Portal Estudante
toggle menu
A Universidade Europeia organiza o seminário “Jogo e Mobilidade na cidade”, no âmbito do ciclo de comunicações de lançamento do Programa Doutoral em Psicologia, no próximo dia 2 de maio, às 14h00, no Auditório do Campus da Quinta do Bom Nome.
O Jogo e o Brincar têm um papel muito importante no desenvolvimento humano. Apesar da sua forte expressão na infância, as suas raízes estendem-se às restantes etapas do ciclo de vida e têm um forte impacto nos vínculos que estabelecemos com o mundo. Nesta atividade ancestral e universal, o corpo, o movimento e o imaginário são as ferramentas primordiais de conhecer o mundo. Um corpo que fala, e que permite que, a partir da análise cuidada do seu discurso, possamos vislumbrar um registo mais marcado pela saúde, harmonia e espontaneidade, ou em sentido inverso pela patologia, entropia e clivagem.
Neste seminário iremos refletir sobre impacto do Jogo e do Brincar na saúde e na educação, abordando algumas problemáticas atuais, com base na vasta literatura nas áreas científicas da Psicologia, Etologia, Psicanálise, Neurociências e Motricidade Humana.
O seminário contará com a presença do Professor Carlos Neto, professor catedrático jubilado, da Professora Ana Quitério, da Faculdade Motricidade Humana, e com o Professor Miguel Nery, da Universidade Europeia.
PROGRAMA
14h – Abertura
Ana Passos, Diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
15h05 – A importância do Jogo no Desenvolvimento Humano: perspetivas atuais
Miguel Nery, Professor Universidade Europeia
15h45 – Jogo e Mobilidade na cidade: perspetiva da sociedade e da academia
Carlos Neto, Professor Catedrático Jubilado
Ana Quitério, Professora Faculdade de Motricidade Humana
Miguel Nery (moderador)
16h00 Encerramento
Ana Passos
O seminário é aberto e pode ainda ser assistido via streaming neste link.
Consinto no tratamento dos meus dados com o fim de receber comunicações comerciais de produtos e serviços próprios ou de terceiros com base na avaliação do meu perfil e estudo do meu comportamento, através de fontes internas e externas.*
Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização: