INFO Menu
Close

Corpo Docente

Adelino Saraiva da Cunha

Comunicação e Jornalismo

Bio

E-mail: adelino.cunha@universidadeeuropeia.pt

Historiador, professor de História Contemporânea e de Jornalismo, pró-Reitor da Universidade Europeia para o conhecimento cultural e responsável pela Fábrica – Unidade de Projectos do IADE.
Licenciou-se em História na Universidade Lusíada e doutorou-se, com distinção e honra por unanimidade, em História Contemporânea na Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora, Instituto de Ciências Sociais e ISCTE), com a tese Os Comunistas Portugueses no Exílio (1960-1974).
Foi diretor da revista Focus, editor de política nos jornais O Independente, A Capital, Correio da Manhã e Jornal de Notícias, tendo terminado a carreira no jornalismo como repórter da revista NS do Diário de Notícias.
É autor dos livros: A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva (Edeline, 2005), Álvaro Cunhal – Retrato Pessoal e Íntimo (Esfera dos Livros, 2010), António Guterres – Os Segredos do Poder (Alêtheia, 2013) e Os filhos da Clandestinidade (Esfera dos Livros, 2016).