Portal Estudante
Partilhar

Patrícia Silveira

Comunicação e Jornalismo

Biografia

Professora Associada e Coordenadora Académica da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE) da Universidade Europeia, concluiu o Doutoramento Europeu (2016) em Ciências da Comunicação (financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) pela Universidade do Minho, com uma tese sobre a receção da atualidade informativa pelos públicos infantojuvenis.

A par da atividade de coordenação e de docência, é Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde desenvolve Investigação nas áreas dos públicos e audiências, estudos dos media e jornalismo, literacia mediática e práticas mediáticas e informativas dos públicos infantojuvenis.

Integra a equipa de Investigadores do Projeto de I&D YouNCivic – Youth, news and citizenship (2022-2025), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-OUT/0243/2021). Publica em revistas indexadas nacionais e internacionais, e é autora de livros e capítulos de livros na área dos estudos da comunicação e dos media.

É membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia.

 

Investigação

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3837-584X

SCOPUS ID: 57202402050

ACADEMIA.EDU: https://uminho.academia.edu/Patr%C3%ADciaSilveira

CIENCIAVITAE: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/FA19-EB1F-6377

RESEARCHGATE: https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Silveira-11


Publicações

Silveira, P., Morais, R. & Dias, J. (Eds.) (2021) ´As gerações dos ecrãs: práticas e experiências relacionadas com o online`, Lisboa: IADE Press. ISBN: 978-989-8473-28-8. [Disponível online em https://www.unidcom-iade.pt/publications/edicoes-iade/]

Silveira, P. & Morais, R. (2020) ´Um olhar sobre o storytelling como estratégia na comunicação institucional` In Cunha, A. (Ed.) (2020) Estratégias Narrativas, Lisboa: Universidade Europeia. ISBN: 978-989-54829-1-7.

Silveira, P. & Amaral, I. (Eds.) (2020) ´Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede`, Comunicação Pública, n.28. URL:http://journals.openedition.org/cp/7618

Silveira, P. & Pessôa, C. (2021) ´Teaching media literacy in a new media environment: a qualitative research developed with Portuguese Elementary School children`, 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies Proceedings, pp. 0404 – 0410, ISBN: 978-84-09-31267-2. DOI: doi.org/10.21125/edulearn.2021 (WEB OF SCIENCE)

Silveira, P. & Gancho, S. (2021) ´University Students Engagement with Fake News: the portuguese case`, Observatorio (OBS*), v.15(1): 23-37. DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS15120211696 (SCOPUS, ERIH PLUS)

Silveira, P. & Pessôa, C. (2021) ´Receção mediática e noticiosa por alunos do Ensino Básico: uma experiência em contexto português`, Estudos de Jornalismo, (13). ISSN: 2182-7044.

Silveira, P & Gancho, S. (2021) ´University Students Engagement with Fake News: the portuguese case`, Observatorio (OBS*), v.15(1): 23-37. DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS15120211696 (SCOPUS, ERIH PLUS)

Silveira, P. (2020) ´Fake news consumption through social media platforms and the need for media literacy skills: a real challenge for Z generation`, 14th International Technology, Education and Development Conference Proceedings, pp. 3830-3838. ISBN: 978-84-09-17939-8. DOI: 10.21125/inted.2020.1063. WOS:000558088803136 (WEB OF SCIENCE)

Silveira, P. (2019) ´Representações sobre as Notícias e o Mundo por Crianças a Frequentar o Ensino Primário: o caso português `, Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-599-4. [Disponível online em http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/334].

Silveira, P. (2019) ´The News and It`s Impact on Portuguese Children`s Perspectives`, Journal of Children and Media, v.13 (1): 89-105. DOI: 10.1080/17482798.2018.1548366
(SCOPUS; British Humanities Index; E-lib Bremen; NAVER; PsycINFO; Safety Lit).

Silveira, P. (2019) ´Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças`, Observatorio (OBS*), 13(2), 48-67. DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191467
(SCOPUS; ERIHPLUS; Scielo Portugal; EBSCO; IAMCR)

Amaral, I.; Silveira, P. & Reis, B. (2019) ´Uses and Media Consumption by Portuguese University Students: an exploratory study`, INTED 2019 Proceedings – Exploring new frontiers in education, pp. 9217 – 9222. ISBN: 978-84-09-08619-1. DOI: 10.21125/inted.2019.2285
(WEB OF SCIENCE; Crossref)

Silveira, P. (2019). Jornalistas por um dia: pensar o mundo e construir notícias. In M. J. Brites, I. Amaral & M. T. Silva (Eds.), Literacias cívicas e críticas: refletir e praticar (pp. 123-124). Braga: CECS. [Disponível online em http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/258/showToc?fbclid=IwAR0pm6QmS4nDltRrSi0pzPfzc3t_p3LQd5a5L_7Km7Mr_SHqVJfXZSfJ6bk]

Silveira, P. (2019) ´Manual sobre os Media: Conhecer o Mundo dos Media e da Comunicação`. Guia divulgado pela Direção-Geral de Educação – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. Secção: Educação para os Media: https://bit.ly/2T7apN5

Silveira, P. & Amaral, I. (2018) ´Jovens e Práticas de Acesso e de Consumo de Notícias nos Media Sociais`, Estudos em Comunicação, v.1 (26): 261-280. DOI: 10.20287/ec.n26.v1.a15.
(SCOPUS, ERIHPLUS, EBSCO, ULRICHSWEB, DOAJ, LATINDEX, REDIB)

Amaral, I. & Silveira, P. (2018) ´Young People and Their Practices of Access of Consumption of News in Social Media`, INTED 2018 Proceedings – Meeting the challenges of 21st century learning, pp. 3500 – 3506. DOI: 10.21125/inted.2018.0675. ISBN: 978-84-697-9480-7
(WEB OF SCIENCE; Crossref)

Silveira, P. (2018) ´A Escola e o Mundo: pressupostos para a integração da atualidade na sala de aula`, Revista Observatório, v.4(4): 638-659. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p638.
(Qualis/Capes 2015: B2, Crossref, Doaj, Latindex, EBSCO)

Silveira, P., Pessôa, C., Pinto, D., Petrella, S. & Carvalho, A. (2017) Tratar os Media por Tu: guia prático de educação para os media, Lisboa: Direção-Geral de Educação

Amaral, O.C.A.I., Silveira, S.P.A. & Reis, M. C. B. (2017) ´Discursos Identitários e União Europeia: um estudo exploratório com jovens portugueses`, Livro de Atas do XV Congresso Ibercom, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Lisboa, pp. 1835 – 1842.

Silveira, P. (2015) ´Desafios Metodológicos no Estudo da Relação das Crianças com as Notícias: o recurso a metodologias participativas na dinamização de grupos de foco` in A. Jorge, M.J. Brites & S.C. Santos (Eds.) Revista Media e Jornalismo – Educação para os Media na Era Digital, v.15 (27): 71-86. ISSN: 1645‑5681. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_27_3. (Scielo; Doaj)

Pereira, S., Guimarães, J. & Silveira, P. (2015) ´Explicar o Mundo às Crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil` In A. Barbalho & L. Marôpo (Eds.) (2015) Infância, Juventude e Mídia: olhares luso- brasileiros, Fortaleza: EdUECE, pp.365-394

Silveira, P. (2015) ´Pensar e debater sobre o que está a acontecer no mundo` in M. Pinto, S. Pereira & M.J. Brites (Orgs.) Os Media e a Crise dos Refugiados: Agenda de Atividades, pp.27-28

Silveira, P. (2015) ´As Crianças, as Notícias e o Conhecimento do Mundo`, Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 3º Congresso, realizado em Lisboa nos dias 17 e 18 de Abril de 2015, pp.387-398. ISBN: 978-989-8600-46-2.

Silveira, P. & Marôpo, L. (2014) ´Jornalismo e Construção Social da Realidade: um contributo para o debate teórico`, Revista Comunicando, (3): 7-19. ISSN: 2182-4037

Pedrosa, L.P. & Silveira, P. (2014) ´Desafíos Educativos de los Medios ante los Niños`, Crisis Y Câmbio: propuestas desde la Socíologia - Actas del XI Congreso Español de Sociología, v.2, realizado na Universidade Complutense de Madrid entre os dias 10 e 12 de Julho de 2012, pp.1267-1271. ISBN: 978-84-697-0169-0

Silveira, P. (2014) ´Crianças e Notícias: representações sobre a atualidade e a sua importância para o conhecimento do mundo`, Livro de Atas do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa nos dias 10 e 11 de Maio de 2013, pp.163-264. ISBN: 978-989-96478-3-1

Aguiar, L. & Silveira, P. (2014) ´Literacia Mediática como um dos Fatores de Inclusão e Socialização de Crianças Imigradas`, Livro de Atas do 2º Congresso Literacia, Media e  Cidadania, realizado em Lisboa nos dias 10 e 11 de Maio de 2013, pp.505-514. ISBN: 978-989-96478-3-1

Silveira, P. (2014) ´O Lugar das Notícias na Vida das Crianças`, Comunicação Ibero-Americana: Os Desafios da Internacionalização - Atas do Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, realizado na Universidade do Minho entre os dias 13 e 16 de Abril de 2014, pp.697-705. ISBN: 978-989-8600-29-5

Recensão da obra Martins, M. L. (2002) ´A Linguagem, a Verdade e o Poder: ensaio de semiótica social`, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, publicada na Revista Comunicação e Sociedade (2014), (23): 294-297. ISSN: 1645-2089. DOI: http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.23(2013).1627.

Petrella, S., Silveira, P., Pessôa, C., Carvalho, A. & Pinto, D. (2013) ´Entre a Escola e a Família: um estudo de práticas de educação para os media em Portugal`, Revista Comunicando, (2): 189-202. ISSN: 2182-4037

Silveira, P. (2013) ´O Papel dos Media na Vida das Crianças e no Seu Conhecimento do Mundo`, Congreso Internacional Ibercom Comunicación, Culturas y Esferas de Poder, realizado em Santiago de Compostela entre os dias 29 e 31 de Maio de 2013, pp.3990-3996. ISBN: 978-84-695-7564-2

Ribeiro, S. & Silveira, P. (2013) ´A Implicação da Política Editorial no Tratamento Noticioso - o caso do Jornal de Notícias`, Congreso Internacional Ibercom Comunicación, Culturas y Esferas de Poder, realizado em Santiago de Compostela entre os dias 29 e 31 de Maio de 2013, pp.3998-4007.ISBN: 978-84-695-7564-2

Silveira, P. (2013) ´Crianças e Notícias: produzindo sentidos a partir das mensagens mediáticas`, Congreso Internacional Educación Mediática & Competencia Digital - Ludoliteracy, Creación Colectiva y Aprendizages, realizado em Barcelona nos dias 14 e 15 de Novembro de 2013, pp.381-392. ISBN. 978-84-939995-7-5

Silveira, P., Pereira, S. & Pinto, M. (2012) ´Representações das Crianças sobre a Atualidade: caminhos que se cruzam entre a informação noticiosa e a leitura do mundo` In Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (2012) Comunicação e Cultura, Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, (1): 119-131. ISBN: 978-989-8600-05-9

Silveira, P. (2012) ´Crianças e Notícias: uma abordagem teórica e enquadramento das principais investigações desenvolvidas entre 2000 e 2011`, Revista Comunicando, (1): 57-65. ISSN: 2182-4037

Valente, V. & Silveira, P. (2012) ´Social Networks in "Young People`s World" of 2nd and 3rd Cycles of Basic Teaching`, EDULEARN 2012 Proceedings. ISBN: 978-84-695-3491-5
(WEB OF SCIENCE, Crossref)

Silveira, P. (2012) ´Childrens`Participation in the Critical Reading of News`, Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue: Strategies, Debates and Good Practices. Congresso realizado em Barcelona entre os dias 22 e 25 de Maio de 2012, pp.189-199. ISBN: 978-84-939995-5-1

Carvalho, A., Pereira, E. & Silveira, A.P. (2011) ´A Reconstrução Mediática das Alterações Climáticas`In A. Carvalho (Ed.) (2011) As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos, Coimbra: Grácio Editor, pp.105-144. ISBN: 978-989-8377-17-3

Silveira, P. (2011) ´A Educação para os Media: uma abordagem teórica acerca do conceito e da sua aplicação no contexto escolar`, Livro de Actas do 1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, realizado na Universidade do Minho nos dias 25 e 26 de Março de 2011, pp.797-810. ISBN 978-989-97244-19

 

Voltar

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas

Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade