INFO Menu
Close

Corpo Docente

Tawfiq Rkibi

Economia e Gestão

Bio

E-mail: Tawfiq.Rkibi@universidadeeuropeia.pt

Tawfiq Rkibi, licenciou-se em Administração de Empresas, ramo de Finanças, pelo ISCAE de Casablanca. Obteve, na Universidade de Ciências Sociais de Toulouse, o Diploma de Estudos Superiores Especializados. Ingressou, de seguida, na Universidade de Grenoble onde concluiu o DEA – Diploma dos Estudos Aprofundados em Management. É titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela referida Universidade de Grenoble (com reconhecimento na Universidade Nova de Lisboa).
Foi docente do ISEG – Instituto Superior de Economia e de Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, onde leccionou, entre 1991 e 1994, no Mestrado de Economia Internacional e na Pós-graduação em Estratégia de Exportação. Leccionou no ISLA de Leiria, entre 1995 e 2000, e presidiu este mesmo Instituto entre 1997 e 2000. De 2000 até junho de 2013, desempenhou o cargo de Director Académico e de Presidente do Conselho Científico do ISLA Campus de Lisboa. De 2013 a 2015 foi o primeiro Reitor da Universidade Europeia de Lisboa. Em agosto de 2015, foi nomeado, pelo grupo Laureate, Reitor da Universidade Internacional de Casablanca onde exerceu até 2017. Na atualidade, Tawfiq Rkibi é Professor Catedrático da Universidade Europeia de Lisboa onde preside a Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão.
No plano internacional, exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 14 países europeus e da bacia do Mediterrâneo). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». É, igualmente, membro do Comité de Revisão da publicação, também francesa, “la Revue des Sciences de Gestion”.
Autor de vários artigos e trabalhos científicos publicados no país e no estrangeiro.
Foi condecorado com as ordens do Trono e do Mérito Económico.