O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Curso de Especialização Valor em Saúde

Curso de Especialização Valor em Saúde Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Curso de Especialização em Valor em Saúde

Em todos os setores da saúde tem-se abordado a utilidade de fazer propostas de valor no sentido de aumentar a eficiência, proporcionar o acesso e melhorar a eficácia dos sistemas e serviços de saúde. Entre a teoria e a prática continua a haver um longo caminho a percorrer. As propostas de valor envolvem todos os stakeholders da saúde, financiadores, prestadores e fornecedores, criando potencialmente compromissos de todas as partes de forma a garantir a melhoria da saúde dos cidadãos. As propostas de valor na saúde deverão por isso ser centradas nos cidadãos, sãos e doentes, cobrindo ações de prevenção, de literacia, de cuidados e de gestão da saúde. A realidade da saúde em Portugal continua muito centrada no cumprimento orçamental, com pouca orientação estratégica e sem planificação a longo prazo, manifestando dessa forma a pouca valorização da saúde. Com a pandemia do COVID-19 a valorização da saúde ganhou uma nova esperança. Este programa serve para aproveitar essa onda iniciando um caminho em que a saúde passa a ser valorizada através da relação, compromisso e interdependência entre os stakeholders da saúde.

Presencial
Quinta do Bom Nome
3 meses / 44 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê o Curso de Especialização em Valor em Saúde?

Benefícios
  • Programa especializado que visa dotar os participantes com elementos essenciais para criar, monitorizar e avaliar propostas que mudem a forma como os stakeholders negoceiam entre si, motivados pelo objetivo comum de aumentar a eficiência e a eficácia dos sistemas e serviços de saúde.
  • Modelo académico baseado na aprendizagem experiencial – os estudantes aprendem através de casos reais de instituições nacionais e internacionais.
  • Corpo docente experiente com sólida formação académica e multidisciplinar.
Objetivos

Capacitar os participantes com conhecimentos que lhes permita avaliar, efetuar e apresentar propostas de valor abrangentes, com partilha ajustada de risco entre as partes, de forma a tornar os sistemas de saúde mais sustentáveis. Essas propostas terão de se munir de metodologias de avaliação contínua dos resultados, com benefício evidente para a sociedade em geral ou para um grupo homogéneo de contribuintes de um sistema de saúde.

Destinatários
  • Profissionais que desenvolvam atividade no setor da saúde - financiadores, prestadores e fornecedores.
  • Profissionais qualificados de outras áreas setoriais em transição para o setor da saúde.
Forum Saúde Século XXI

Parceiros

Este Curso de Especialização conta com a parceria do Fórum Saúde XXI.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/Semana
Introdução15 min
A Saúde enquanto sistema2
História da Saúde na Europa2
Stakeholders2
Diferentes sistemas de saúde na Europa2
Envolvimento Jurídico2
MASTER CLASS: Tendências tecnológicas na saúde2

Unidades curricularesHoras/Semana
Medicina pela evidência2
A investigação como motor da inovação2
Value Based Health Care2
Literacia e a valorização política da saúde2
A centralidade do doente2

Módulo III - Perspectiva do Financiador de Saúde

Unidades curricularesHoras/Semana
Serviço Nacional de Saúde2
Subsistemas de Saúde2
Seguros Sociais e Privados2

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão Hospitalar2
Gestão Clínica2

Unidades curricularesHoras/Semana
Fornecedor de produtos Farmacêuticos2
Fornecedor de Dispositivos Médicos2
Fornecedor de Serviços e Equipamentos Médicos2

Unidades curricularesHoras/Semana
Discussão de propostas dos participantes3

Unidades curricularesHoras/Semana
Conferência de Encerramento1

Coordenação

Luis Lopes Pereira: Co-coordenador do Curso

PhD pela Universidade de Aveiro na área de Tecnologias de Saúde, Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE e frequência do curso de Economia na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou carreira ligada à indústria farmacêutica e às tecnologias de saúde na Multinacional Abbott onde veio a assumir a Direção Geral fora de Portugal, nomeadamente na Hungria e mais tarde na Noruega. Regressou a Portugal para dirigir localmente a líder mundial em tecnologias e dispositivos médicos, a multinacional Medtronic. Foi Presidente da Apormed, Associação das empresas dos Dispositivos Médicos, onde atualmente ainda faz parte da Direção, e foi convidado para o board do prestigiado Health Cluster Portugal, o maior cluster de saúde no país, onde mantém funções. É investigador da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica Portuguesa. No sentido de aproximar as empresas do conhecimento, colaborou em diversas situações com outras Universidades tais como o Instituto Superior Técnico, a Lisbon Business School e a Universidade da Beira Interior. Participa em diversos fóruns relacionados com a saúde e escreve artigos de opinião sobre o mesmo tema. Tem investido parte do seu tempo em melhorar a presença da indústria portuguesa na cadeia de valor das tecnologias de saúde nomeadamente a indústria transformadora e o software. Mais concretamente tem indiciado e participado em ações concretas que aliam as indústrias e empresas que apresentam elevados padrões de qualidade e capacidade de escala mundial às tecnologias de saúde mais promissoras no mercado internacional como os diagnósticos, o fenómeno do active ageing e as terapêuticas mais interventivas.

Luis Pereira
Ana Paula Martins

Ana Paula Martins: Co-coordenadora do Curso

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990. Completou o Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 e o Doutoramento em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa em Maio de 2005, e a agregação em Outubro de 2020. Foi, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos entre 2016-2022, e é ainda Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa até Julho de 2022. Tem dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e participou como autora e coautora em capítulos de livros na área da Farmacoepidemiologia. As suas áreas de interesse da monitorização da segurança de novos medicamentos e efetividade comparativa, no âmbito da Avaliação de Tecnologias da Saúde. É membro da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e Membre Correspondant Étranger da Académie Nationale de Pharmacie (França) . Membro do Júri do Prémio Aluíseo Marques Leal. É membro do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida. É Membro da SEDES e Presidente do Conselho de Supervisão da Dignitude. É atualmente Coordenadora da área de Ciências Farmacêuticas da Universidade Europeia.

Docentes

Adalberto Campos Fernandes

Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2018-2021). Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. É especialista em Saúde Pública, detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde e em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e em Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios (AESE). Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Foi administrador de diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Cascais, SAMS - Prestação Integrada de Cuidados de Saúde). Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É membro da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. É autor ou coautor de diversos trabalhos e publicações nas áreas da administração, das políticas e da gestão dos serviços de saúde, integrando diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais. É atualmente Coordenador Estratégico da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia.

José Mendes Ribeiro

jos_mendes_ribeiro_500x500.jpg

Economista (ISEG, Lisboa). Formação especializada em “Advanced Managed Care” (EUA, Chicago, 1998 e “Architecting Business Change in Health Services” (EUA, Chicago, 1999); Post Graduação em “Gestão de Instituições Financeiras” (Universidade Católica Portuguesa, 2000);

Tem desempenhado funções de gestão no setor da saúde, em insituições públicas e privadas. Foi responsável pelo lançamento dos Hospitais Empresa (Ministério da Saúde (2003) e pela Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012).

Foi Administrador no Hospital da Cruz Vermelha, no INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e no Grupo Português Saúde. Diretor da área de saúde da Accenture, e membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos e do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico da Universidade de Coimbra.

Lourdes Martín Méndez

lourdes_martin.png

Doutorada em Medicina e Cirurgia pela Universidad Autónoma de Madrid, (Licenciatura em 1997, Doutoramento em 2012), Especialista em Medicina Geral e Familiar, Mestre em Administração Médica e Gestão Clínica (Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Instituto Carlos III e Escuela nacional de Sanidad, 2014). Instrutora de Simulação (Center for Medical Simulation, Boston 2015), MBA (Universidad Europea de Madrid, 2017). Exerceu enquanto médica de família, na Gestão de Cuidados de Saúde Primários e no Serviço de Urgências do Hospital Ramón y Cajal. Diretora do Centro de Cuidados de Saúde Primários e Subdiretora Médica da Dirección Asistencial Oeste de la Gerencia de Atención Primaria de la Comunidad de Madrid. Coordenadora de Ensino (Académico-Hospitalar) da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidad Europea de Madrid, foi Diretora do Hospital Simulado da Universidad Europea de Madrid, sendo atualmente, desde novembro de 2021, Diretora Executiva da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia em Portugal. Do ponto de vista da investigação, realizou inúmeros estudos na área de Cuidados de Saúde Primários e qualidade e gestão no ensino superior, os quais resultaram em inúmeras publicações científicas, nacionais e internacionais, capítulos de livros, bem como participações em congressos.

Luís Drummond Borges

Filipe Drummond Borges 400x225.png

Chief Growth Officer / Chief Commercial Officer da Lusiadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional, incluindo um hospital gerido em regime de parceria público-privada, a Lusíadas Saúde tem aproximadamente 7 mil colaboradores em Portugal, gerando receitas anuais de aproximadamente 350M€.

Antes de assumir o referido cargo, Luis Drummond Borges foi CEO da AdvanceCare S.A., plataforma de gestão de saúde, CEO da Esumédica, Medicina e Segurança do Trabalho e membro do comité de gestão da ADV Health International, da ADV Angola e da United Health International Inc.. Antes, ainda, assumiu a responsabilidade de Lead Sénior Manager da Accenture Portugal na área de Finantial Services.

Luis Drummond Borges tem uma licenciatura em organização e gestão de empresas pelo ISCTE, uma pós-graduação no PASGEF programa avançado para gestores do setor privado, pela Universidade Católica Portuguesa.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Serviços de compras hospitalares

  • Análise de risco de seguros de saúde

  • Subsistemas de saúde

  • Áreas comerciais, marketing e market access das indústrias de bens e serviços de saúde (indústria farmacêutica, indústria de tecnologias médicas, indústria de software de saúde e outras relacionadas)

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line