O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Curso de Preparação 100% Online: Exame de Licenciamento de Agentes de Futebol FIFA Online

Em parceria com a Sociedade de Advogados Almeida, Dias & Associados.

Selecione o regime preferencial

Curso de Preparação 100% Online: Exame de Licenciamento de Agentes de Futebol FIFA

Após a sua aprovação pelo FIFA Council em Dezembro de 2022, o novo Regulamento de Agentes de Futebol da FIFA (FFAR) entrou parcialmente em vigor no passado dia 9 de Janeiro, marcando assim uma viragem no sistema de licenciamento e exercício da atividade dos agentes de futebol. Comprometeu-se, assim, a FIFA, a regular tal atividade de enorme preponderância para a indústria do futebol, com o claro intuito de a profissionalizar, tornando-a mais exigente e transparente a todos os níveis.

O novo FFAR é já um marco incontornável na história do agenciamento no futebol, colocando novos desafios aos profissionais da área, nomeadamente introduzindo um sistema de licenciamento universal obrigatório, determinando a proibição de representação múltipla por forma a evitar conflitos de interesses e, entre outros aspetos igualmente relevantes, estabelecendo um teto remuneratório máximo. Tudo isto, com o objetivo de reforçar a estabilidade contratual, proteger a integridade do sistema de transferências e alcançar uma maior transparência financeira.

Assim, de acordo com o novo FFAR, os candidatos a agentes de futebol FIFA, terão de cumprir os requisitos do licenciamento obrigatório, o qual comporta, entre outros aspetos, a necessidade de aprovação (igual ou superior a 75%) num exame de escolha múltipla, que irá exigir o conhecimento de distintas matérias.

Online Português
Início: 31 mar. 2023 15 Horas Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê?

Benefícios
  • Único programa no mercado que oferece a preparação para o Exame de Licenciamento de Agentes de Futebol da FIFA.
  • Formato inovador de grande versatilidade (à distância).
Objetivos

O presente curso visa preparar todos os candidatos a agentes de futebol FIFA para o exame que terá lugar no próximo dia 19 de Abril de 2023. A frequência deste curso irá possibilitar o contacto direto e detalhado com os referidos regulamentos, o que permitirá aos candidatos compreender melhor as novas dinâmicas do FFAR, bem como a organização e funcionamentos dos órgãos da FIFA e, ainda, consolidar conhecimentos em torno do estatuto dos jogadores, a sua elegibilidade para participar no futebol organizado, e a sua transferência entre clubes pertencentes a diferentes associações membro da FIFA, entre muitos outros aspetos.

Programa de Conteúdos

  • FIFA Football Agent Regulations;
  • FIFA Regulations on the Status and Transfer of Players;
  • FIFA Statutes;
  • FIFA Code of Ethics;
  • FIFA Disciplinary Code;
  • FIFA Guardians: Child Safeguarding Toolkit;
  • FIFA Procedural Rules Governing the Football Tribunal;
  • Circular FIFA n.º 1805: categorização de clubes e períodos de inscrição;
  • Circular FIFA n.º 1827: Regulamento da FIFA sobre Agentes de Futebol;
  • Regulamento sobre o exame da FIFA para agentes de futebol.

Coordenador

Ricardo Balbeira

Co-coordenador

Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholdersda Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente

Gonçalo Almeida

Após conclusão da licenciatura em Direito, inscreveu-se na Ordem dos Advogados Portugueses em 2000 (e do Brasil em 2010), tendo posteriormente frequentado a primeira edição do MA em Sociologia, Gestão e Direito do Desporto (hoje em dia denominado de FIFA Master), lecionado pelo CIES, em Inglaterra, Itália e Suíça. Em agosto de 2001, integrou o Departamento do Estatuto do Jogador da FIFA, onde permaneceu até abril de 2006. Em 2009, após 3 anos em prática individual, fundou a Almeida, Dias & Associados - Sociedade de Advogados SPRL, dedicando-se, desde então, ao Direito do Desporto, praticamente em regime de exclusividade.

Ao longo dos últimos 16 anos desde que deixou Zurique, teve o privilégio de representar inúmeros clubes de futebol, jogadores, treinadores e agentes/intermediários de diversas nacionalidades, assim como associações nacionais, nomeadamente, junto das instâncias desportivas portuguesas, da UEFA, da FIFA e do CAS.

Parceiro

A Universidade Europeia em Parceria com a Sociedade Almeida, Dias & Associados.

Público-Alvo

Intermediários de Futebol

Candidatos a agentes de futebol FIFA

Todos aqueles que desempenham funções nesta área que pretendam conhecer profundamente o novo Regulamento de Agentes de Futebol da FIFA (FFAR)

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line