Portal Estudante
  • Início
  • Media
  • Universidade Europeia dedica o dia à investigação no Turismo
14 Fevereiro 2019

Universidade Europeia dedica o dia à investigação no Turismo

A Universidade Europeia vai dedicar o dia 20 de fevereiro à investigação reunindo 23 profissionais que vão partilhar as mais recentes tendências turísticas e hoteleiras com os estudantes da licenciatura e de mestrado.

A 2ª edição do Research Day constitui uma imersão dos estudantes de turismo e hospitalidade no caminho da investigação e o programa esta estruturado em torno das temáticas que marcam as agendas de investigação mundiais: comportamento do consumidor, gestão do turismo e da hotelaria, turismo, cultura e território e sustentabilidade.

A sessão de abertura é presidida por Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia, e Antónia Correia, Diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia.

No primeiro painel – comportamento do consumidor - destacam-se as motivações dos estudantes internacionais que decidem estudar em Portugal por influência dos seus pares mais do que pelas vicissitudes do destino. Analisa-se o comportamento de compra de luxo com abordagens inovadoras num segmento que está a encetar a sua relação com Portugal, mas sobre o qual pouco se conhece: os chineses. Exploram-se experiências criativas num dos principais recursos de Portugal: as salinas. Discute-se a segurança dos turistas numa era em que os contingentes sociais apontam para insegurança e instabilidade e a nostalgia na diáspora Europeia.

Sobre a “gestão do turismo e da hotelaria”, focam-se processos de filiação e competição entre hotéis que demonstram que o segredo já não é a alma do negócio, mede-se a viabilidade de rotas de tapas, por processos que justificam a necessidade de continuar a realizar eventos como estes. Porque o turismo é uma indústria de pessoas para pessoas, fala-se de emoção no trabalho como fator alavanca para a melhoria da produtividade, e, porque a produtividade é muito influenciada pela liderança discutem-se estilos de liderança. A 2a sessão termina com a apresentação dos iphones no neuromarketing tecnologias que revolucionaram a indústria e muito rapidamente vão revolucionar o turismo.

No painel turismo, cultura e património, discute-se turismo religioso numa perspetiva criativa para devolver ao turismo a espiritualidade. Introduz-se a mediação cultural e a literatura e a simbologia cinematográfica no turismo porque uma imagem vale mais do que 1000 palavras, juntam-se experiências enogastronómicas e o tão popular turismo de saúde e bem-estar.

No painel Sustentabilidade reflete-se sobre a necessidade de relatórios integrados nas empresas hoteleiras e turísticas, passa-se para a necessidade e ânsia que os locais mostram pelo desenvolvimento turístico em regiões claramente vetadas ao abandono. Analisa-se sector publico e a proteção aos animais em contexto turístico e a cooperação e a inovação entre todos os agentes intervenientes no setor para promover a sustentabilidade.

A sessão de encerramento é apresentada por Diana Dias, Vice-Reitora da Universidade Europeia, e reveladas as novas tendências de educação em turismo.


PROGRAMA

9:30-10:00 – SESSÃO DE ABERTURA (L02)
Reitor Professor Doutor, Pedro Barbas Homem
Diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, Antónia Correia


10:00-12:00 –RESEARCH EXPERIENCES II – Painéis da Manhã

Painel 1- Turismo e Hospitalidade: Comportamento do Consumidor- Sala (L02)
10:00-10:20 Anabela Monteiro, Motivos de viagem dos alunos Erasmus: uma abordagem com base na segmentação por análise fatorial
10:20-10:40 Antónia Correia, Metin Kozak & Seongeop (Sam) Kim, Pesquisa de luxury values no turismo de compras recorrendo a uma abordagem Fuzzy-Set
10:40-11:00 Jorge Ramos, Veronika Rosová, Ana Cláudia Campos, Uma solarenga, ventosa, lamacenta e salgada experiência de turismo criativo numa salina
11:00-11:20 Shuye Huang, Modificação, validação e aplicação de uma escala de atitude de segurança de viagem (TSAS) num contexto transcultural
11:20-11:40 Áurea Rodrigues, Constrangimentos, nostalgia e as visitas dos Norte Americanos à Europa Rural
11:40-12:00 Manuel do Carmo, Carmo Leal & Pedro Dionísio, Como é que os Portugueses escolhem a cama onde querem dormir?

Painel 2- Gestão do Turismo e da Hoteleira- Sala (L22)
10:00-10:20 Sofia Lopes, Hospitalidade nos Hospitais
10:20-10:40 Sofia Almeida, Carlos Costa & José Manuel Simões, Fatores de motivação para a escolha da independência ou afiliação a um consórcio de marketing hoteleiro: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas
10:40-11:00 Manuel Serra, Elidomar Alcoforado, Abílio Guerreiro & Carimo Rassal, Yield Management na Restauração Baseado na Perspetiva “Early Bird” e “Night Owl”: uma Análise do Evento Gastronómico “Rota De Tapas” em Faro
11:00-11:20 Ivo Dias, Gestores de Projetos, perceções sobre Estilos de Liderança mais eficientes
11:20-11:40 Gabriela Marques, Anabela Correia & Carlos Costa, A influência da orientação para o cliente no trabalho emocional e consequências no trabalho: Um estudo na atividade turística
11:40-12:00 José Neto & José Bonito, Apple: o caso do iPhone 6 à luz do neuromarketing.

14:00-16:00 –RESEARCH EXPERIENCES II – Painéis da Tarde

Painel 3 – Turismo, Cultura, Território - Sala (L02)
14:00-14:20 Isabel Roque & Maria João Forte, Turismo religioso criativo
14:20-14:40 Marcelo G. Oliveira, Maria do Carmo Leal, Maria Isabel Roque, Maria João Forte, Sara Rodrigues de Sousa & Antónia Correia, Mafra e Saramago: Estratégias de mediação cultural entre um candidato a Património da Humanidade e a obra-prima de um Nobel da Literatura
14:40-15:00 Sara Rodrigues de Sousa, Turismo, cinema e cenários pós-coloniais: o caso do “The Best Exotic Marigold Hotel”
15:00-15:20 Arlindo Madeira & Antónia Correia, Experiências Eno-Gastronómicas Memoráveis: uma abordagem qualitativa
15:20-15:40 Ivo Oliveira, As termas e o turismo de saúde, uma proposta de potenciação
15:40-16:00 João Pedro Portugal, Constrangimentos e facilitadores para participar em festivais de música 

Painel 4 – Sustentabilidade - Sala (L22)
14:00-14:20 Maria Albertina Rodrigues & Ana Isabel Morais, Legitimidade e Sustentabilidade: uma pesquisa elaborada com recurso a Relatórios Integrados
14:20-14:40 Joana Pintéus, Miguel Portugal & Antónia Correia, Turismo e Desenvolvimento Social: Uma Combinação Essencial para o Progresso do Destino Turístico: Os casos de Piodão, Belmonte, Trancoso e Sortelha
14:40-15:00 Inês Carvalho, Carlos Costa & Nina Lykke, Para além do Teto de Cristal – Turismo e Processos de Construção de Género
15:00-15:20 Valerie Sheppard & David A. Fennel, Progresso na política do setor público de turismo: em direção a uma ética para os animais não humanos
15:20-15:40 Michelle Morais, Inputs e Outputs de Inovação: Cooperação, Confiança e Capacidade de Absorção

16:00-16:30 Sessão de encerramento (Sala L02)
Vice-Reitora da Universidade Europeia, Professora Doutora Diana Dias, O Turismo no Mapa do Ensino Superior Português: Abordagem Conceptual dos Resultados de Aprendizagem

Voltar

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIRpara receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade