Portal Estudante
toggle menu
O Observatório do Futebol, da Universidade Europeia, foi desenvolvido com o objetivo de desmistificar assuntos de interesse massificado no âmbito do futebol através de evidência científica.
BOLA DE OURO 2019
O estudo “Bola de Ouro 2019" pretende analisar:
1. O perfil do vencedor;
2. Analisar como os diferentes vencedores da Bola de Ouro se posicionam face ao perfil-tipo;
3. Propôr a classificação do Top 10 do Bola de Ouro 2019;
4. Propôr um ranking do melhor jogador português.
TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES
O estudo “Tendências do mercado de transferências de jogadores" pretende analisar:
1. A influência da idade e a posição em campo no valor e quantidade de transferências;
2. Determinar as ligas que gastam e recebem mais dinheiro com transferências;
3. Definir quais os clubes que gastam e recebem mais dinheiro com transferências;
4. Identificar os jogadores mais valorizados no mercado de transferências.
Principais resultados:
O EQUILÍBRIO COMPETITIVO NO FUTEBOL EM PORTUGAL E NAS BIG#5
O estudo “O equilíbrio competitivo no futebol em Portugal e nas Big#5” analisou as últimas quatro épocas desportivas das competições nacionais de futebol em Portugal (Liga NOS), Espanha (La Liga), Inglaterra (Premier League), Itália (Serie A), Alemanha (Bundesliga) e França (Ligue 1), tendo como base a observação das dimensões pontuação, resultados e golos marcados e sofridos de todas as equipas envolvidas nas competições – contrariando a tradicional análise desportiva que se centra na média de pontos obtidos pela equipa vencedora, negligenciando a competitividade existente ao nível dos resultados e dos golos entre equipas que não se sagram campeãs.
Principais resultados:
AS CHICOTADAS PSICOLÓGICAS NA LIGA NOS
Foram recolhidos dados estatísticos de todos os jogos de todos os clubes onde se verificou uma mudança de treinador durante as épocas desportivas 2016-2017, 2017-2018 e 2018-2019 (até à 18ª jornada). Os dados estatísticos recolhidos na plataforma WyScout consistiram em: pontos, golos marcados, golos sofridos, remates, posse de bola (%), número de cartões amarelos e cartões vermelhos. Partindo desta base de dados, calculou-se a média a curto prazo (3 jogos) e a longo prazo (9 jogos), dos jogos imediatamente antes do despedimento do treinador (pré-chicotada) e imediatamente após despedimento do treinador (pós-chicotada). Assim analisou-se o efeito da chicotada psicológica a curto e longo prazo. Posteriormente, procedeu-se à identificação do comportamento de cada variável nos cinco jogos que antecederam o despedimento, na procura de se identificarem tendências que explicam/predizem o momento do despedimento. Por último, analisámos a média de pontos, golos marcados e golos sofridos por jogo antes e depois do despedimento dos treinadores das 8 equipas que o fizeram em 2018/19.
Principais resultados:
O VENCEDOR DA BOLA DE OURO 2018
O estudo “o vencedor da Bola de Ouro 2018” recolheu dados de performance do top #3 da Bola de Ouro de 2005 a 2017, tais como o número de jogos, golos, assistências e classificação nas competições europeias, de seleções e liga nacional. Foram adicionadas ainda o país de origem do clube, o número de títulos conquistado pelo jogador e a posição do jogador em campo.
Principais resultados:
AS FINANÇAS DOS 3 GRANDES
Os dados utilizados para o presente estudo foram recolhidos dos relatórios e contas anual da SADs de Benfica, Sporting e Porto disponíveis online em http://web3.cmvm.pt/.
Foram analisados as últimas três épocas desportivas (15/16, 16/17 e 17/18).
Principais resultados:
Aceda ao estudo completo aqui
Press-release | Cobertura Media
Consinto no tratamento dos meus dados com o fim de receber comunicações comerciais de produtos e serviços próprios ou de terceiros com base na avaliação do meu perfil e estudo do meu comportamento, através de fontes internas e externas.*
Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização: