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Mensagem da equipa Coordenadora

"Vivemos num tempo de acelerada transformação. Super-smartphones, robots inteligentes, carros auto-conduzidos, melhorias cerebrais de cariz neuro-tecnológico, são sinais dos tempos em que vivemos mas, sobretudo, dão-nos uma perspetiva de como as empresas vão, no curto-prazo, intervir na sociedade e realizar negócios.  O Professor Klaus Schwab, Fundador e Executive Chairman do World Economic Fórum, no seu livro “The Fourth Industrial Revolution” faz uma...

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Mensagem da equipa Coordenadora

"Vivemos num tempo de acelerada transformação. Super-smartphones, robots inteligentes, carros auto-conduzidos, melhorias cerebrais de cariz neuro-tecnológico, são sinais dos tempos em que vivemos mas, sobretudo, dão-nos uma perspetiva de como as empresas vão, no curto-prazo, intervir na sociedade e realizar negócios.  O Professor Klaus Schwab, Fundador e Executive Chairman do World Economic Fórum, no seu livro “The Fourth Industrial Revolution” faz uma antevisão das potencialidades e dos riscos tecnológicos inerentes à 4ª revolução industrial que, segundo ele, está à nossa porta. Esta revolução espera-se que venha a impactar todas as disciplinas, setores e economias, de forma muito significativa. Neste contexto, será mais visível ainda que nada falha como o sucesso, ou seja, a fórmula que hoje funciona amanhã está ultrapassada. 

O Executive Master em Innovation Management oferece os modelos e as ferramentas de gestão mais atuais para gerir a mudança, liderar equipas no caminho da excelência e preparar-se para a 4ª revolução industrial que vai revolucionar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam. Temáticas como Business Intelligence and Big Data, Sentimental Analysis, Business Analytics, Customer Journey e Leading High-Performance Teams, entre outras, asseguram que este programa executivo reúne as condições ideais para acrescentar valor ao executivo de hoje, que quer precisa de estar preparado para o dia de amanhã."


Benefícios

- Adquira skills inovadores de management - para resolução rápida dos principais problemas de qualquer organização.
- Conversão de informação em insights - para levar avante a estratégia da empresa
- Leadership Development Plan - para alavancar as suas competências de liderança e de comunicação para o nível seguinte.
- Adquira modelos e ferramentas eficazes para fazer crescer o negócio - para satisfazer as necessidades dos stakeholders internos e externos e servir com excelência a comunidade.
- Aprenda a identificar novas sinergias - para capitalizar sobre as relações existentes entre as competências-chave de management.
- Invista no Give-Back - para reforçar as comunidades onde o negócio se insere e liderar com responsabilidade social.
- Estratégias para implementação das práticas  do ITIL (Service Strategy; Service Design;  Service Transition; Service Operations e  Continuous Service Improvement) e preparação  para a Certificação ITIL.


Destinatários

O Executive Master in Innovation Management foi desenhado tendo em vista a integração de participantes com formações e experiências anteriores relevantes e diversificadas com ligação à temática da gestão. Assume-se que os participantes tenham uma elevada predisposição para um processo intenso de transformação pessoal tendo em vista o aumento das suas responsabilidades na esfera profissional e dos negócios.

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Duração

9 meses

Tipo

EXECUTIVE MASTERS

Área Formação

Gestão & Direito

Campus

Quinta do Bom Nome

Carreiras

Este programa permite desempenhar funções na área da gestão, estratégia, consultoria e desenvolvimento de projetos dentro da área do empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.

Corpo Docente

Coordenador
António Sacavém

Economia e Gestão

Coordenador
Gabriel Pestana

Tecnologias

Graça Rebocho

Recursos Humanos

João Carvalho das Neves

Formação de Executivos

José Bancaleiro

Formação de Executivos

Luís Todo Bom

Formação de Executivos

Paula Carvalho

Sociologia e Soft skills

Raquel Gonçalves

Formação de Executivos

Raquel Soares

Economia e Gestão

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Business Strategy

1. O Processo de Gestão Estratégica

2. Visão, Missão e Objectivos Estratégicos.

3. Estratégias Competitivas e Direccionais.

4. Cultura Empresarial e Implementação da Estratégia.

5. Alianças Estratégicas e Empresas Familiares.

Docentes

Luís Todo Bom

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Business Ethics & Social Responsibility

1. Ética e Cultura organizacional

2. Instrumentos: Lei, Consultores Éticos, Códigos de Conduta

3. Contratos e Influências; corrupção; obsolescência planeada

4. Ética na Gestão de Recursos Humanos - A relação empresa / trabalhador; Políticas de Recrutamento e Seleção; Recompensas e Meritocracia; Avaliação do Desempenho; Desvinculação; Qualidade de Vida no Trabalho / RSI

5. Responsabilidade Social:  Razões empresariais; Parcerias; Programas de Intervenção Social; Voluntariado

Docentes

Graça Rebocho

14
Marketing Innovation

1. O marketing, as necessidades atuais e emergentes e os desejos dos clientes

2. A proposta de valor

3. As ofertas e as estratégias da concorrência

4. A cultura do serviço enquanto fator de diferenciação sustentável

5. A marca enquanto ativo e fator de criação de valor

Docentes

Raquel Soares

14
Operations Management & Optimization

1. Gestão de operações em loja

2. Gestão logística da Supply Chain

3. KPIs da Gestão do retalho

4. Thinking process: Processos de melhoria contínua

5. A Omnicanalidade

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Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Business Intelligence & Big Data
  1. Introdução aos conceitos de Governação de Dados no contexto do BI

  2. Qualidade de dados: impacto no negócio e programas de melhoria contínua da qualidade dos dados

  3. Estabelecimento dos Modelos de Informação Multidimensionais para o Negócio: conceitos de multidimensionalidade (OLAP), exemplos aplicados a domínios como Vendas, Contratos (SLA’s), Gestão e Controlo Orçamental, e RH

  4. Processos de tratamento de dados (ETL): responsabilidades na definição, implementação e gestão

  5. Análises e relatórios: reporting organizacional (sistema de reporting, desempenho do negócio, rastreabilidade e auditabilidade), geração de relatórios, análises ad-hoc

14
Strategic Planning Project

1. Aplicação das Ferramentas Teóricas da Gestão Estratégica a um Estudo de Caso complexo.

2. Discussão e Análise das várias soluções desenvolvidas pelos grupos de alunos.

Docentes

Luís Todo Bom

28
Business Analytics

1. Business Analytics

Definição
Modelo DELTA de Davenport

2. Estratégia de Business Analytics

Cenários
Prioridades de Informação

3. Business Analytics na prática

Técnicas e Ferramentas
Análise de Mercado
Modelos de Segmentação
Modelos de Abandono (churn)
Modelos de Propensão
Modelos de Previsão
Modelos de Atribuição
Modelos de Satisfação e Lealdade

4. Tendências

Machine Learning e Inteligência Artificial. Impactos. Facilitadores e Desafios

5. Caso de estudos

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Financial Insights for Decision

1. Teoria da empresa e objetivos do negócio

  • Maximização do lucro
  • Utilidade para os gestores e teoria da agência
  • Criação de valor para o acionista
  • Responsabilidade social
  • Criação de valor para os “stakeholders”

2. O valor temporal do dinheiro na tomada de decisão

  • Valor atual e valor futuro
  • Perpetuidades e anuidades
  • Juro simples e juro composto
  • Taxa efetiva de juro
  • Deve usar-se fluxos de caixa ou resultados nas decisões de investimento?
  • Comparar a rendibilidade do capital investido com a taxa interna de rendibilidade
  • Usar o Valor Atual Líquido (VAL) ou a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) nas decisões de investimento?
  • Usar o valor temporal do dinheiro na prática nos descontos de pronto pagamento ou de antecipação dos prazos de recebimento
  • Como selecionar um portfólio de investimentos com restrições orçamentais?
  • Custo equivalente anual em decisões de substituição de equipamento
  • Devo comprar ou arrendar?


3. Incorporar a incerteza e risco nas decisões estratégicas

  • Risco e incerteza
  • Noção de valor esperado, desvio padrão e curvas de indiferença na análise do risco
  • Análise de sensibilidade no Excel
  • Análises de cenários no Excel
  • Break-even analysis do VAL
  • Usar a simulação de Monte-Carlo na análise de risco
  • Opções reais e árvores de decisão

4. Custos de produção, eficiência e vantagem competitiva

  • Funções de produção e mensuração da produtividade
  • Custo total, custo médio e custo marginal
  • Economias de escala e de gama
  • Curva de aprendizagem e estratégia baseada no custo

5. Política de preço

  • Conceitos de custos relevantes na política de preços
  • Cost plus, o mercado e a concorrência
  • Em concorrência perfeita, oligopólios, mercados com empresas dominantes e mercados regulados
  • A elasticidade da procura face ao preço
  • A função lucro e a política de discriminação de preços
  • Target costing
  • Peak load pricing
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Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Business Process Management

1. Fundamentos sobre gestão de processos de negócio (BPM)

  • Enquadramento aos conceitos do BPM, importância e benefícios da modelação de processos de negócio
  • Entendimento sobre os níveis de maturidade do BPM, desafios, riscos e factores críticos de sucesso na aplicação do BPM
  • Compreender as funções de análise, gestão, redesenho de processos e melhoria contínua dos processo
  • Alinhamento entre Processos e Arquitectura de Sistemas de Informação
  • Introdução a técnicas de business activity monitoring (BAM)

2. Introdução à notação BPMN

3. Aplicação de conceitos avançados sobre BPMN

  • Processos públicos, processos privados e colaborações
  • Orquestração de processos versus coreografia
  • Verificação e validação do controlo de fluxos, recursos e artefatos informacionais
  • Controlo de fluxo, decomposição e reutilização de processos, gestão de eventos e de excepções
  • Boas práticas e princípios de modelação de processos, identificar tipos de métricas de processo

4. Modelação de fluxos de informação em processos de decisão

5. Introdução aos conceitos da notação de modelação de regras de decisão (DMN)

Docentes

Gabriel Pestana

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Customer Journey
  • Mapeamento da jornada do consumidor: O que é e a sua importância.
  • A mudança de paradigma – de modelos centrados na marca para modelos centrados no consumidor.  
  • Metodologias de research, pesquisa e análise de informação.
  • Experiência imersiva: Pensar como um consumidor e encontrar insights acionáveis.  
  • Framework para desenvolvimento de Personas e desenho da proposta de valor da marca.
  • Mapeamento da Customer Journey; para as várias personas, nos vários canais. Identificação e desenho das diferentes fases.
  • Planos de implementação, desenhando os touchpoints para a interação com o consumidor. O modelo P.O.E. (Paid, Owned e Earned Media)
  • Casos de estudo e aplicação prática
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Sentiment Analysis & Storytelling 14
Applied Analytics in Business Context 28
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Leading High-Performance Teams

1. Liderança
A inteligência emocional em liderança
Abordagens Situacionais/Contingenciais
Liderança Transacional e Transformacional
Servant Leadership
Influenciar sem autoridade: a comunicação humana em liderança (verbal + não-verbal)
Leadership credo: o propósito em liderança
O leader coach: o líder enquanto facilitador de processos de transformação e crescimento
Liderar a mudança: gestão do processo de mudança organizacional através dos modelos mais eficazes e robustos
Leadership development plan: identificação e análise das forças e fraquezas em liderança, por parte de cada participante, e desenho das principais áreas de crescimento
Leadership case-study

2. As Equipas
Estádios de Desenvolvimento
Belbin team roles
Dinâmicas de grupo 
A motivação e as equipas de trabalho
A gestão de conflitos
Team building case-study

14
People Management

1. Atrair, identificar e planear

  • Introdução - O que é talento e a sua importância
  • Como identificar os talentos
  • Fatores potenciadores - Cultura Organizacional
  • Identificação das necessidades de desenvolvimento
  • People Plan


2. Desenvolver e Mobilizar

  • Envolvimento, Empenho e Compromisso
  • Satisfação e Motivação
  • Incentivar e motivar
  • Expetativas do colaborador
  • Papéis do Líder
  • Planos Individuais de Desenvolvimento
  • Liderança Coaching


3. Reter os talentos
A importância de reter os Talentos
Fatores de retenção - EVP
Metodologias práticas de retenção

Docentes

José Bancaleiro

14
Service Design Thinking 14
Applied Analytics in Business Context 28

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
março 2 dias por semana
Testemunhos

Quando tomei a decisão de voltar a estudar fiz uma pesquisa e desde logo me pareceu que o Executive Master in Management da Universidade Europeia podia ser a solução ideal, até porque as referências de que dispunha eram as melhores e isso deu-me a confiança para apostar nesta atualização do meu currículo. Mas apesar das expectativas já serem altas, devo confessar que a frequência do curso ultrapassou em muito aquilo que poderia ambicionar, sobretudo pela componente prática do mesmo e pela confirmação do grau de excelência do corpo docente, que tem contribuído para que este Master esteja a constituir uma experiência extremamente enriquecedora e que muito me irá ajudar a desenvolver no futuro em termos profissionais.

Pedro Petronilho
Diretor Financeiro Grupo Carmo

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