INFO Menu
Close

Docência Universitária

No cenário contemporâneo, exige-se cada vez mais que os profissionais valorizem a dimensão docente da sua atividade profissional, sendo para isso necessário que invistam no seu desenvolvimento profissional, inovem de forma criativa cenários de ensino-aprendizagem, e desenvolvam competências pedagógico-didáticas, para fazer face aos novos desafios que emergem no contexto do ensino superior. Torna-se premente ressaltar o valor da formação pedagógica, na sua dimensão teórica e técnica, garantia de uma praxis de qualidade e promotora do sucesso académico dos estudantes.

Assim, a Pós-Graduação em Docência Universitária atende à crescente necessidade de formação pedagógica dos docentes que atuam ou pretendem atuar no ensino superior, visando satisfazer as exigências da constante qualificação destes profissionais, proporcionando conhecimentos teóricos e metodológicos, em consonância com os novos paradigmas da aprendizagem presentes na agenda europeia para o ensino superior. 

PRINCÍPAIS BENEFÍCIOS:

  • Perspetivar o papel do ensino superior e do docente na construção e difusão do saber no mundo global;
  • Propiciar diversas práticas indutoras de desenvolvimento profissional, atendendo às experiências e biografias individuais dos docentes;
  • Trabalhar as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação), a pedagógica (didática adequada ao ensino superior), a reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos), e a identitária (formação da identidade profissional docente);
  • Contactar com um corpo docente composto por profissionais experientes, com relevante 
formação académica e prática profissional, a nível nacional e internacional; 

  • Articular a teoria e a prática, através da organização de ambientes de aprendizagem, propiciadoras do desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias para promover a aprendizagem e disseminar o conhecimento;
  • Aplicar diferentes correntes teóricas e práticas pedagógicas em diversos cenários de ensino-aprendizagem;
  • Trabalhar as dimensões da relação pedagógica e da promoção da aprendizagem do aluno.

Destinatários:

  • Professores de ensino superior que pretendam aperfeiçoar sua atuação profissional enquanto docentes;
  • Profissionais de diferentes áreas do conhecimento com interesse em vir a atuar no ensino superior.


  • plano de
    ESTUDOS

  • CARREIRAS

  • Corpo Docente

  • O detentor deste curso poderá atuar na docência ao nível do ensino superior em componentes curriculares relacionadas com a sua área de formação, nos gabinetes de desenvolvimento profissional e formação contínua das instituições de ensino superior, bem como melhorar a sua prestação em funções de coordenação cientifico-pedagógica e no seu próprio exercício profissional docente;
  • Reconhecimento da especificidade da dimensão da docência, do conhecimento didático-pedagógico no ensino superior.

Horário Pós-laboral

INÍCIO DO
ANO LECTIVO

Outubro 2017

Duração

9 meses

Pedir Informações