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Empower Brands – da criação à internacionalização de uma marca é uma especialização inovadora que dotará os participantes de conhecimentos transversais que acompanham o processo desde a criação de uma marca até à sua internacionalização, física ou digital. Num mercado com uma vasta oferta na área da formação executiva, este programa destaca-se pela atualidade dos seus conteúdos, pela relevância e experiência do seu corpo docente,...
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Empower Brands – da criação à internacionalização de uma marca é uma especialização inovadora que dotará os participantes de conhecimentos transversais que acompanham o processo desde a criação de uma marca até à sua internacionalização, física ou digital.

Num mercado com uma vasta oferta na área da formação executiva, este programa destaca-se pela atualidade dos seus conteúdos, pela relevância e experiência do seu corpo docente, que cruzam o mundo do saber com o mundo do fazer.

O Programa Empower Brands – da criação à internacionalização de uma marca concilia a teoria com a prática, e leva o conhecimento do mercado à academia e a academia às empresas, numa simbiose perfeita entre o conhecimento científico e as necessidades de atrair e reter talento para e nas organizações.

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Duração

9 meses

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Marketing & Comunicação

Campus

Quinta do Bom Nome

Objetivos

  • Atualizar conceitos e aprofundar boas práticas relacionadas com a marca
  • Acompanhar tendências nacionais e internacionais
  • Alargar o seu networking e oportunidades de negócio
  • Consciencializar para a valorização dos produtos e serviços nacionais

Fatores Distintivos

  • Parceria com a Brands Community
  • Corpo docente de excelência, ativo no mercado e com longa experiência no negócio e gestão de marca
  • Know-how e experiência da Universidade Europeia no mundo académico e na área do Marketing e Brand em particular
  • Workshops com especialistas convidados e devidamente reconhecidos na área
  • Possibilidade de os alunos criarem o seu próprio projeto relacionado com marcas, com o suporte de professores e de profissionais de referência no setor

Saídas Profissionais

  • Gestor de produto, de marcas, de clientes (“key account”) e de vendas
  • Gestor comunicação, de merchandising e de relações públicas
  • Gestor de publicidade (planeador de meios, supervisor de contas)
  • Gestor de marketing online
  • Gestor de comércio eletrónico (“e-commerce”)
  • Gestor comercial
  • Analista de mercado ("market researcher")
  • Consultor de Marketing
  • Departamentos de Marketing e Comunicação Social: rádio, televisão, jornais e digital
  • Instituições Públicas

Provas de Ingresso

  • Grau de licenciado ou experiência profissional compatível; 
  • CV, Carta de Motivação e Entrevista.

Curadoria e Parceria

Cristina Amaro

  • Autora e curadora da pós-graduação Empower Brands – da criação à internacionalização de uma marca
  • Autora e rosto do programa Imagens de Marca há quase duas décadas
  • Fundadora e presidente da Brands Community, a comunidade das marcas em Portugal que conta com mais de 1500 membros

Parceria

          

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Introdução à Pós-Graduação Empower Brands, da criação à internacionalização de uma marca 4
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Como se constrói uma marca relevante num mundo em constante mudança?

Uma marca é o sonho de um homem perpetuado na economia.

Mas como se cria hoje uma marca com valor num mercado local ou global?

Que importância tem a gestão de uma marca com anos de vida? E como se deve criar uma nova marca?

A imagem identitária e sua alma (a forma e o conteúdo).

A emoção, a sustentabilidade e a relevância num mundo mais esclarecido.

O que é e como se constrói essa emoção, uma política de sustentabilidade e a relevância para o consumidor.

8
Comportamentos e tendências de consumo

O que está a mudar no comportamento do consumidor?

Quando é que o digital passou a fazer parte da sua vida?

Qual a sua relação com as marcas? Existe ou são-lhe indiferentes?

Envolve-se e apaixona-se ou tem tendência a fugir delas?

Onde está e como é hoje o consumidor-tipo de marcas no mercado nacional e internacional.

Como são vistas as marcas nacionais nos mercados externos e como podem as empresas tirar partido do valor das suas marcas para aumentar o seu negócio.

Docentes

António Jorge

8
Marcas e emoções

Políticas sociais que movem as marcas.

As campanhas que ganharam leões em Cannes e que deixam marca no mercado.

Tendências: o que se fala hoje sobre as marcas estarem a “deixar de ser das empresas e passarem a ser da comunidade”.

As causas e os movimentos.

A arte e as emoções.

Docentes

Pedro Pires

4
Workshop - O propósito das marcas

O propósito das marcas.

Como criar valor na empresa e impacto no mundo, através da ativação da essência das pessoas e das marcas.

O fazer em vez de promover.

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual.

Docentes

Rita Sambado

2
Workshop - A reciclagem e a sustentabilidade

A importância do packaging numa altura em que é obrigatório pensar num planeta cada vez mais sustentável e amigo do ambiente.

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual.

Docentes

Ana Trigo Morais

2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
A proteção legal da marca

a) A propriedade industrial, com destaque na Marca:

Conceito; Proteção/meios de defesa da marca; eficácia; valorização; o mundo digital e a marca; o INPI e o tribunal da propriedade intelectual

b) Os direitos de autor:

A importância do elemento novidade;

O que é inovação e o que é contrafação

A usurpação

A marca livre

O mundo digital e os direitos de autor

c) O direito do Marketing:

Aspetos fundamentais do direito da regulação da atividade, designadamente código da publicidade e autodisciplina

Práticas comerciais (des)Leais – uma visão europeia

Os direitos da Personalidade, em especial o direito de imagem

O contrato de comunicação e marketing

O direito à informação na celebração dos contratos

d) A proteção de dados

12
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
A Marca Pessoal

A Marca Pessoal é um dos ativos mais importantes de uma pessoa. Apesar do aspeto intangível, apresenta uma série de promessas que se agrupam em autenticidade, diferença e consistência.

Assume um conjunto de expectativas que se querem fiáveis e convincentes, significando valores e capacidades que se podem explorar.

Ocupam um posicionamento na perceção dos outros, indo além de uma mera estratégia de marketing.

A descoberta e desenvolvimento da marca pessoal depende de cada um e pode estabelecer uma vantagem competitiva, quando se sabe projetar o seu valor para o exterior.

 - O ADN da marca pessoal,

- Consciência e clareza,

- Visão e valores,

- Posicionamento, diferenciação e notoriedade.

4
Gestão da Imagem corporativa e da imagem de marca – a imagem como fator estratégico para o desenvolvimento das organizações. A reputação externa e interna da marca e da empresa. A gestão de perceções

A imagem e a reputação corporativa representam um importante ativo intangível para as empresas. Enquanto representação das perceções sobre as ações passadas e futuras de uma empresa, na forma como são percecionadas pelos diferentes stakeholders, constituem um agregado de julgamentos ou atitudes de coletivos face à atuação da organização.

Para a sua gestão podem contar com um conjunto de atividades e ferramentas de comunicação, sendo simultaneamente, o reflexo da identidade da organização e um conjunto alargado de informação transmitida, por si ou por terceiros.

Conceitos:

- Públicos-alvo e funções da marca;

- Valores de marca;

- Notoriedade;

- Estima;

- Posicionamento;

- Imagem de marca;

 - Reputação corporativa;

Conceitos relacionados;

- Medição da reputação corporativa;

- A influência da comunicação na formação da reputação corporativa.

Docentes

Sofia Almeida

8
A importância das pessoas na gestão da imagem de marca

Como podemos empoderar as pessoas para que estas possam empoderar as marcas e as empresas? De que forma a comunicação interna pode ser uma estratégia infalível na união da equipa e qual deve ser a importância das pessoas para a gestão de uma marca e de uma empresa.

Empower people. Full power companies.

4
Força e valor financeiro de marca Workshop

Como se mede o valor de uma marca? E que vantagens apresenta para a empresa?

 Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual.

Docentes

Pedro Tavares

2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
A criatividade e a comunicação

Neste módulo os participantes vão perceber as diferenças entre agências de publicidade, media e comunicação e a sua importância para a estratégia de comunicação de uma marca ou empresa.

Vão também ter oportunidade de trabalhar ou rever conceitos como

- Briefing;

- Planeamento de media (quando os media têm tantos e novos desafios);

influencers;

- Diferença entre informação e comunicação e as fake news que tanto tocam as perceções e influenciam a imagem de uma marca.

- A importância da BD para a comunicação das marcas e das empresas.

Docentes

Nuno Antunes

24
Workshop - A comunicação humanizada

Workshop dinâmico sobre o que é a “comunicação humanizada” e quais os passos para a criar em contexto empresarial.

A importância da “comunicação humanizada” como fator que ajuda a aumentar o bem-estar e a felicidade de todos os colaboradores, com consequências diretas no aumento da produtividade e sucesso das marcas e das empresas.

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual.

Docentes

Fátima Lopes

2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Empower Strategy

Imagine-se no seu mercado, em que a sua ideia tem elevado valor reconhecido pelos seus clientes e sem concorrentes?

Impossível?

A solução está na sua capacidade de se projetar para além do seu atual “mundo”. Pensar fora da caixa, através de métodos de trabalho que desafiam a sua situação atual e o conhecimento da sua área profissional é a forma de lá chegar. Criar, em vez de reinventar ou conquistar mercado, é o objetivo.

Quando não souber definir o resultado a que chegou, nos habituais padrões de mercado, nas categorias conhecidas de produtos ou de serviços, então, estará a criar algo de verdadeiramente inovador. Esse é o poder da Estratégia.

Docentes

Pedro Alves

12
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
A internacionalização e a exportação do Made in Portugal
Workshop – mercados globais

A importância dos mercados globais para as marcas portuguesas.

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual.

Docentes

David Lopes

4
A importância do empreendedorismo na criação e internacionalização de uma marca/empresa Made in Portugal

A importância do Made in Portugal. Como devem as empresas olhar para os mercados externos e preparar a internacionalização?

Alguns conceitos teóricos importantes deixados por quem conhece bem a realidade empresarial portuguesa e internacional.

Docentes

António Jorge

4
A exportação de uma marca nacional para os mercados externos

O caso da internacionalização de uma empresa/marca.

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual

2
A exportação de marcas internacionais num mercado global. Que diferenças em relação ao made in Portugal

O caso da internacionalização de uma empresa/marca.

Que diferenças sente na afirmação e aceitação de uma marca portuguesa VS marca internacional? Barreiras a vencer.

Oportunidades a explorar.

Docentes

Nuno Teles

2
Workshop – digital

Como criar uma loja online?

Workshop com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual

2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Projeto Aplicado em regime de mentoria 12

Horário

Pós-laboral

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Outubro 2022 Campus Quinta do Bom Nome

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