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A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, de carácter técnico transversal, visa dotar os seus estudantes das competências gerais de gestão de pessoas, chegando, em alguns domínios, ao aprofundamento e treino de competências técnicas específicas desta área da gestão. Percorre ao longo do seu programa um itinerário construído para preparar todos os que, tendo ou não formação/experiência na área, integrem (ou visem integrar) profissionalmente estruturas de RH, num enquadramento que sublinha a importância estratégica que a gestão de pessoas deverá ter em qualquer negócio.
Ao frequentar este curso, o estudante tem a possibilidade de, numa perspetiva de gestão integrada, conhecer as principais linhas de orientação, abordagens e práticas essenciais para o exercício da atividade de gestão de recursos humanos, sobretudo nas tarefas críticas – aquelas que visam a atracão, desenvolvimento e retenção das melhores pessoas.
Objetivos:
Principais Benefícos:
Destinatários:
APOIO:
A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, de carácter técnico transversal, visa dotar os seus estudantes das competências gerais de gestão de pessoas, chegando, em alguns domínios, ao aprofundamento e treino de competências técnicas específicas desta área da gestão. Percorre ao longo do seu programa um itinerário construído para preparar todos os que, tendo ou não formação/experiência na área, integrem (ou visem integrar) profissionalmente estruturas de RH, num enquadramento que sublinha a importância estratégica que a gestão de pessoas deverá ter em qualquer negócio.
Ao frequentar este curso, o estudante tem a possibilidade de, numa perspetiva de gestão integrada, conhecer as principais linhas de orientação, abordagens e práticas essenciais para o exercício da atividade de gestão de recursos humanos, sobretudo nas tarefas críticas – aquelas que visam a atracão, desenvolvimento e retenção das melhores pessoas.
Objetivos:
Principais Benefícos:
Destinatários:
APOIO:
9 meses
PÓS-GRADUAÇÕES
Gestão & Direito
IPAM Porto
Integração em equipas técnicas de gestão de RH;
Coordenação de actividades de gestão de recursos humanos, como, por exemplo, recrutamento e selecção, gestão da formação e desenvolvimento de competências;
Desenvolvimento da actividade de consultor e gestor de RH.
Proximidade ao mundo empresarial através de seminários, estágios e projetos, entre outros.
A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 70 instituições em 20 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional, através dos programas garcilaso e erasmus.
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão de Recursos Humanos Summit
Tendências e Boas prática Docentes |
2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Comportamento Organizacional
Atitudes e comportamentos em contexto organizacional. Princípios fundamentais de previsão, compreensão e controlo comportamental. Fatores individuais determinantes do comportamento e sua aplicação à Gestão de Pessoas – Calling, Job Crafting e Work-Life Balance. Principais fenómenos grupais e sua aplicação à GRH – Dinâmicas de grupo, Comunicação, Liderança e Gestão de Talentos. Docentes |
16 | 3 |
Gestão de Competências
Desafios e tendências atuais da Gestão do Capital Humano. Conceito de Competências e níveis de proficiência. Conceção e aplicação de modelos de gestão de competências e metodologias para identificação de competências para todos os níveis da organização. Conceção de instrumentos de desenvolvimento de competências. A relação entre a Gestão de Competências e as outras práticas de Gestão de Recursos Humanos. Docentes |
14 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Atracão e Retenção de Talentos
Explorar o conceito de talento na gestão de pessoas nas vertentes de atração - recrutamento e seleção, employer branding - e retenção – desenvolvimento. Metodologias de identificação e desenvolvimento de talentos. Pipeline de talento. |
14 | 3 |
Processos de Gestão do Desempenho
Enquadramento estratégico das práticas de Gestão de Desempenho, a sua interdependência com as outras áreas técnicas de GRH e com o negócio da Organização; Conceitos de desempenho, gestão do desempenho e avaliação do desempenho; Processo global de Gestão do Desempenho e as suas diferentes fases: acordo de desempenho/definição de objetivos, plano de desenvolvimento individual/competências, acompanhamento e avaliação do desempenho; Princípios, técnicas e vieses na avaliação de pessoas e equipas; Técnicas de feedback do desempenho, coaching e reconhecimento para potenciar a mudança de comportamentos e os resultados; Articulação com os sistemas de compensação e benefícios da organização; Princípios e estratégias de preparação e implementação dos sistemas de gestão do desempenho; Novas tendências na gestão e avaliação de desempenho. Docentes |
14 | 3 |
Gestão e Avaliação da Formação
Código do Trabalho – Enquadramento legal da formação na empresa; Gestão dos processos de formação em contexto empresarial: Identificação de necessidades de formação, Conceção e gestão do dispositivo de operacionalização e avaliação da formação. Novos formatos de aprendizagem em contexto empresarial. Docentes |
14 | 3 |
Política Salarial e Sistemas de Remuneração
Politica Salarial e Cultura Organizacional. Sistemas de Conceitos retributivos base: sistemas de remuneração fixa e variável. Pilares de eficácia da política salarial: equidade externa, equidade interna e equidade individual. Análise de competitividade da política salarial. Surveys Salariais: construção e análise. Docentes |
14 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Planeamento, Orçamentação e Controlo de Gestão
Planeamento de Recursos humanos: Análise do meio externo; Previsão de necessidades futuras; Análise da situação. Orçamento: O que é um orçamento de pessoal, a sua importância para a organização e elementos constituintes; Processo de preparação de um orçamento de pessoal e monitorização da sua execução; Resolução de casos práticos. Controlo de gestão: Desvios e análise dos desvios; Ações corretivas; Informação de gestão (Indicadores, definição e objetivos). Docentes |
14 | 3 |
Direito do Trabalho
Objeto e âmbito do Direito do Trabalho. O Contrato de Trabalho. Os sujeitos das relações laborais individuais. A formação do contrato de trabalho. Cláusulas de limitação da liberdade de trabalho. Cláusulas acessórias. Retribuição. Férias. Faltas. A cessação do contrato de trabalho. Docentes |
16 | 3 |
Auditoria e Sistemas da Qualidade aplicadas a RH
Auditoria de Recursos Humanos e Métricas aplicadas à Qualidade em Gestão de Recursos Humanos. Políticas, Processos e Práticas em GRH, Gestão de Risco associado ao fator humano, Indicadores em RH, Auditoria e melhoria. |
14 | 3 |
Segurança Social
Código contributivo da Segurança Social; Regimes de prestações da Segurança social; Efeitos e montantes devidos; Operação de aplicação e processamento; Processamento de descontos em várias situações da prestação laboral. |
16 | 3 |
Pós-Laboral
Uma pós-graduação muito bem desenhada e enquadrada com a realidade organizacional do presente, com um corpo docente profissional e de elevadas competências técnicas e humanas, que ajudaram no meu enriquecimento enquanto profissional da área.
Esta Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos representa a agregação das melhores processos e práticas da Gestão das Pessoas nos seus vários contextos organizacionais. Uma oportunidade única para a formação e qualificação efetiva dos atuais e futuros Gestores de Pessoas que já descobriram que as suas funções são cada vez mais estratégicas e cada vez menos transacionais. Um conjunto de profissionais e docentes reuniram teorias, desbravaram meios e processos, mas sobretudo identificaram e selecionaram instrumentos práticos de trabalho que o ajudarão a desenvolver-se como Gestor de Pessoas capaz de integrar Pessoas & Negócios como a mais eficaz equação na definição e implementação da Estratégia Organizacional.