INFO Menu
Close

Gestão de Saúde

A Saúde representa hoje uma das principais áreas da economia nas sociedades modernas. Exige profissionais altamente capacitados em múltiplos domínios técnicos, o que potencia estruturas de ensino e de investigação de qualidade e essenciais em qualquer economia aberta. A exigência colocada quer em medicamentos quer em dispositivos médicos encoraja a uma modernização constante de tecido empresarial, potenciando a sofisticação dos modelos de produção. Como área de saberes muito complexos, a Saúde tem sido um fator decisivo para o aperfeiçoamento dos sistemas de qualidade de bens e serviços. Por todas as razões, a Saúde estará no século XXI no centro das atividades económicas mais competitivas e mais decisivas das sociedades. A capacidade de compreender as dinâmicas em Saúde, a sua múltipla complexidade, as opções, as oportunidades de introdução de novos saltos tecnológicos, as tendências geradas a partir das dinâmicas económicas, as expetativas sociais e – sempre – a realização profissional de detentores de tão diversos saberes que convergem para uma razão fulcral e que é o paciente, exigem um domínio solido de perspetivas. A Pós-Graduação de Gestão em Saúde constitui-se como uma oportunidade singular para o facultar de um vasto conjunto de conhecimentos que permitam olhar o complexo setor da Saúde a partir de abordagens diversificadas, onde a relevância económica, o primado da exigência técnica e a qualidade do resultado final da atividade se harmonizam para uma competitividade vencedora. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

    • Conteúdos programáticos baseados em princípios práticos e aplicados à realidade;
    • Corpo docente composto por profissionais e académicos de referência;



    DESTINATÁRIOS:

    Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Técnicos Superiores de Saúde que pretendam uma especialização em Gestão de Saúde e, em geral, todos os profissionais de nível superior que pretendam adquirir conhecimentos em saúde ou exercer funções no âmbito da Gestão de Serviços de Saúde, tais como administradores hospitalares, diretores de clínicas, laboratórios e diretores de serviços de ação médica e de enfermagem.

    PATRONO: Dr. Francisco George

    PATRONO: Dr. Francisco George

    Diretor-Geral da Saúde

    Licenciado em Medicina com Distinção pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1973, foi Interno de Medicina Interna dos Hospitais Civis de Lisboa no Hospital de Santa Marta e completou, em 1977, o Curso de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, tornando-se Especialista em Saúde Pública. Foi nomeado Diretor-geral da Saúde a 16 de Agosto de 2005 continuando a exercer funções até aos dias de hoje.
    Representou Portugal na reunião de peritos da UE no domínio da saúde VIH/SIDA e no Comité de Doenças Relacionadas com a Poluição. Membro de diversos comités de saúde. Foi nomeado como Representante do Estado Português para o triénio 2014-2017 na OMS Europa. É autor e co-autor duma dezena de artigos científicos publicados, bem como do Guia de Clínica Médica, destinado a ser utilizado nos PALOP, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e do livro Histórias de Saúde Pública. É Relator e co-editor da publicação intitulada Health in Portugal publicada, em língua inglesa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (2007).
    Condecorado, em 2006 com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 2014 recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde Grau Ouro.

    Empresas


    Pós-Graduação ministrada em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, beneficiando do conhecimento e experiência desta instituição.

    Joana Pereira Trinta
    Estou na área da saúde há 5 anos e decidi aprimorar os meus conhecimentos. Após pesquisa da oferta existente escolhi o programa da Pós-graduação em Gestão da Saúde da UE por ser um dos mais bem estruturados e completos que existe. Penso que os conhecimentos que estou a adquirir me dão uma visão mais abrangente do vasto mundo da saúde nas suas várias vertentes e que será uma mais valia no meu percurso profissional, destacando-me pela especialização e diferenciando-me dos restantes.

    Joana Pereira Trinta

    Gestora de Processos
    Luz Saúde

    • plano de
      ESTUDOS

    • CARREIRAS

    • Corpo Docente

    Módulo 0
    Unidades Curriculares Docentes
    Gestão da Saúde Summit » Carlos Andrade Costa »
    Saúde e Certificações
    Unidades Curriculares Docentes
    A Qualidade e a Certificação em Saúde » Rosa Guimarães Amora »

    Este curso gestão de saúde confere aos seus participantes habilitações para:

    • O exercício de funções na área de administração hospitalar;
    • O exercício de funções nas áreas intermédias na gestão de unidades de saúde, designadamente nos departamentos de recursos humanos, financeiros, logísticos, de produção, de instalações e equipamentos de saúde;
    • O desempenho de funções técnicas diferenciadas e qualificadas nas unidades de saúde, nomeadamente a nível de comunicação, de certificação em qualidade e de gestão da informação;
    • Progressão na carreira como profissional de saúde ou instituições de saúde.

    Horário Pós-Laboral | 2 dias por semana

    INÍCIO DO
    ANO LECTIVO

    Outubro 

    Duração

    9 meses

    Pedir Informações

    Cursos relacionados