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No desporto de alto rendimento, a obtenção de resultados é potenciada por equipas multidisciplinares que permitam dar resposta às diferentes exigências do contexto desportivo. Esta pós-graduação pretende formar fisiologistas do treino que planeiem e promovam o desenvolvimento das qualidades físicas em contextos de rendimento, e que controlem os efeitos fisiológicos da carga promovendo as adaptações pretendidas e de forma a prevenir lesões. Assim, a sua área de atuação será a...
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No desporto de alto rendimento, a obtenção de resultados é potenciada por equipas multidisciplinares que permitam dar resposta às diferentes exigências do contexto desportivo. Esta pós-graduação pretende formar fisiologistas do treino que planeiem e promovam o desenvolvimento das qualidades físicas em contextos de rendimento, e que controlem os efeitos fisiológicos da carga promovendo as adaptações pretendidas e de forma a prevenir lesões. Assim, a sua área de atuação será a preparação e recuperação física, prevenção de lesões e controlo da carga de treino com o objetivo de otimizar o rendimento desportivo, preferencialmente em Federações e Clubes Desportivos.

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Duração

120 horas

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Desporto & Saúde

Coordenador

Ricardo Balbeira

Campus

E-learning - Ensino à distância

Benefícios

  • Corpo docente distinto com reconhecida experiência em equipas de alto rendimento;
  • Programa fortemente orientado para a prática, mas sustentado em conhecimento científico;
  • Temáticas abrangentes no âmbito do desenvolvimento das qualidades físicas e da avaliação e controlo de treino;
  • Formato inovador de grande versatilidade (à distância).

Objetivos

Dotar os formandos de competências que lhe permitam estar integrados em equipas multidisciplinares que potenciem a otimização do rendimento físico-atlético do desportista. No final da pós-graduação o estudante será capaz de:

  • Prescrever, desenvolver e implementar planos de treino das qualidades físicas de acordo com (i) os princípios do planeamento, (ii) o atleta e (iii) o contexto;
  • Utilizar tecnologia avançada para a avaliação das qualidades físicas do atleta;
  • Elaborar relatórios de avaliação e de controlo do treino das qualidades físicas adequados a diferentes modalidades.
  • Prescrever e desenvolver planos de prevenção de lesões considerando os fatores de risco do atleta e do contexto.
  • Planear e implementar a reintegração no treino do atleta no período pós-lesão em colaboração com departamento médico e técnico.
  • Identificar as principais condicionantes da implementação de exercícios e da dinâmica da carga de acordo com o atleta e o contexto.
  • Quantificar a carga de treino e aplicar as principais estratégias de recuperação, minimizando a fadiga e otimizando as adaptações.

Destinatários

Esta proposta formativa é acessível quer a Licenciados, quer a não Licenciados.

O Público-Alvo preferencial são:

  • Preparadores físicos de equipas de desportos individuais e coletivos;
  • Treinadores e profissionais do exercício que pretendam especializar-se na otimização do rendimento físico em contexto de alto rendimento;
  • Praticantes ou ex-praticantes desportivos que procurem especialização nestas matérias;
  • Fisiologistas do treino que atuem em equipas multidisciplinares.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Adaptações Neurais e Musculares ao Treino da Força 3 1
Biomecânica e Modelos Técnicos de Levantamentos Olímpicos 3 0,5
Métodos de Treino da Força: Hipertrofia 3 0,5
Métodos de Treino da Força: Força Explosiva e Potência Muscular I 3 0,5
Métodos de Treino da Força: Força Explosiva e Potência Muscular II 3 0,5
Velocity Based Training 3 1
Periodização do Treino da Força I 3 0,5
Periodização do Treino da Força II 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Determinantes Fisiológicos da Velocidade 3 0,5
Métodos de Treino da Coordenação e Agilidade 3 1
Optimização da Técnica de Corrida 3 0,5
Métodos de Treino da Velocidade I 3 0,5
Métodos de Treino da Velocidade II 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Bioenergéticas e Zonas de intensidade de Treino 3 1
Treino HIIT: Variantes e Adaptações I 3 0,5
Treino HIIT: Variantes e Adaptações II 3 0,5
Jogos Reduzidos como Forma de Treino da Resistência 3 0,5
Métodos de Treino com Hipóxia: Desportos Individuais e Colectivos 3 0,5
Periodização do Treino da Resistência em Desportos Colectivos 3 0,5
Periodização do Treino da Resistência em Desportos Individuais 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Avaliação da Força I 3 0,5
Avaliação da Força II 3 0,5
Avaliação Anaeróbia I 3 0,5
Avaliação Anaeróbia II 3 0,5
Avaliação Aeróbia I 3 0,5
Avaliação Aeróbia II 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Quantificação da Carga de Treino 3 1
Análise de Sistemas de Geolocalização (GPS) I 3 0,5
Análise de Sistemas de Geolocalização (GPS) II 3 0,5
Métodos de Quantificação da Fadiga 3 0,5
Estratégias de Recuperação 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Treino Concorrente: Adaptações neuromusculares e metabólicas 3 0,5
Treino Concorrente: Modelos de Periodização 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Prevenção de Lesões I 3 1
Prevenção de Lesões II 3 0,5
Return to Play I 3 1
Return to Play II 3 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Nutrição: Quantificação de Necessidades Nutricionais e Hídricas I 3 0,5
Nutrição: Quantificação de Necessidades Nutricionais e Hídricas II 3 0,5
Suplementação Ergogénica 3 1

Horário

E-learning

INÍCIO
17 de Abril de 2020 Programa online - Formato à distância.

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