Portal Estudante

LICENCIATURAS

Ciência de Dados e Gestão

Ciência de Dados e Gestão

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que podes encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Informação sobre o curso
    • Processo de candidatura
    • Entre outras informações
  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Calcular Média

    Para calculares a tua média de acesso ao Ensino Superior, preenche os dados abaixo:

    Escolhe qual foi a tua área

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
A Ciência de Dados é uma área recente, em desenvolvimento acelerado pela necessidade de gestores, organizações e sociedades em geral lidarem com o crescimento exponencial do volume de dados disponíveis. Ser capaz de extrair, combinar e analisar grandes volumes de dados complexos melhora a visibilidade da informação, gera oportunidades, permite decisões rápidas e precisas, e aumenta a vantagem competitiva. Para os gestores do futuro, no tempo da “big data”, da inteligência artificial e da aprendizagem...
Ver mais

A Ciência de Dados é uma área recente, em desenvolvimento acelerado pela necessidade de gestores, organizações e sociedades em geral lidarem com o crescimento exponencial do volume de dados disponíveis. Ser capaz de extrair, combinar e analisar grandes volumes de dados complexos melhora a visibilidade da informação, gera oportunidades, permite decisões rápidas e precisas, e aumenta a vantagem competitiva.

Para os gestores do futuro, no tempo da “big data”, da inteligência artificial e da aprendizagem máquina, é decisiva a capacidade de usar técnicas estatísticas e computacionais para a construção de modelos de análise, previsão e decisão, em combinação com uma formação em gestão.

A licenciatura em Ciência de Dados e Gestão integra três áreas de científicas bem desenvolvidas na Universidade Europeia, Matemática e Estatística, Ciências Empresariais e Computação, e emerge da aposta estratégica da Universidade na formação STEM (“Science, Technology, Engineering, and Mathematics”).

A licenciatura permite formar profissionais com uma sólida formação em matemática e estatística, em computação e em gestão, com capacidade de fazer face aos novos desafios e de responder ao ecossistema de negócios na era 4.0.

Ver menos

Duração

6 semestres

Tipo

LICENCIATURAS

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Fernando Gonçalves

Campus

Quinta de Bom Nome

Benefícios

• Formação: Formação dos gestores do futuro, com sólida preparação em Ciência de Dados e em Gestão, e na aplicação da Ciência de Dados à Gestão;

• Docência: Corpo docente de excelência, comprovado por integração em centros de investigação de reconhecida qualidade e produção científica de reconhecido mérito, acrescida de experiência pedagógica relevante;

Metodologia: Extensa componente prática e utilização de métodos ativos de aprendizagem orientados para projeto (“Project Based Learning”);

• Aplicabilidade: Exposição dos estudantes a problemas reais provindos do tecido empresarial.

Objetivos

Este ciclo de estudos visa proporcionar uma formação sólida em ciência de dados, em gestão e na aplicação da ciência de dados à gestão.

Pretende-se, igualmente, que os estudantes tenham uma sã base ética e deontológica na sua prática profissional, e que a sua atividade siga os principais padrões internacionais.

Com o programa, os estudantes devem:


1) Dominar o raciocínio matemático e as técnicas computacionais;

(2) Dominar as técnicas de gestão de organizações;

(3) Adquirir a capacidade de desenvolver soluções baseadas nos dados para diferentes problemas e domínios;

(4) Desenvolver uma prática profissional regulada por princípios e condutas éticas;

(5) Adquirir competências necessárias para trabalhar com atores organizacionais variados.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Ciência de Dados e Gestão permite uma rápida integração nos mais variados setores de atividade, incluindo: Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Banca, Seguros, Auditoria e Consultoria, Comunicação, Biomédico e Farmacêutico, Industrial e na Administração Pública.

Durante o ciclo de estudos são desenvolvidos projetos em colaboração com empresas, facilitando uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Com a licenciatura, é proporcionada formação para o desempenho de um espectro alargado de funções, como:

• Data Analyst

• Business Analyst

• Auditor

• Gestor

• Consultor

Provas de Ingresso

16 Matemática ou 19 Matemática A ou 16 Matemática + 04 Economia

Empresas

Algumas das empresas que colaboram em seminários, estágios, resolução de casos e problemas práticos reais propostos em sala de aula, em projetos curriculares e concursos de ideias para a licenciatura.

                                                              

Experiência Internacional

A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia), entre outras.

Cada programa apresenta uma listagem de parcerias específicas, a consultar junto do International Office.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Análise Matemática I

A unidade curricular é uma introdução ao cálculo diferencial e integral de funções de uma variável. Visa desenvolver pensamento analítico e, também, criatividade através da aplicação dos instrumentos em contextos diferenciados. São particularmente exploradas aplicações nos domínios da economia, finanças e teoria da probabilidade e introduzido o uso de aproximações numéricas.

4 6
Álgebra Linear e Aplicações

A Unidade Curricular é uma introdução à Álgebra Linear e visa apresentar os conceitos fundamentais de Álgebra Linear, com especial ênfase na linguagem de teoria de matrizes. Assim, pretende-se desenvolver competências na operacionalização dos conhecimentos da UC e na sua aplicação à resolução de exercícios e problemas, incutindo a necessidade de rigor matemático e apresentação de raciocínios de forma clara e precisa. Serão apresentadas ao longo do curso algumas utilizações de software e exploradas algumas aplicações da Álgebra Linear (por exemplo nas áreas afetas ao Business e Ciências da Computação).

4 6
Fundamentos de Programação

Nos dias de hoje, qualquer profissional a trabalhar em ciência de dados, deve ter estar munido de uma forte componente de programação. Esta Unidade Curricular tem como objetivo ensinar os conceitos base de programação, num contexto de aprendizagem progressivo. A UC tem uma forte componente de prática laboratorial com a aplicação dos conceitos aprendidos a exercícios e/ou no desenvolvimento de um projeto de programação.

4 6
Princípios de Economia

O estudo da Economia possibilita a compreensão das múltiplas dimensões da atividade económica, o desenvolvimento do espírito crítico sobre as questões económicas, tendo em vista avaliar as soluções propostas e respetivos impactos e a identificação dos diferentes modelos de mercado, do papel do Estado e das relações internacionais. Estes objetivos atingem-se dominando os conceitos básicos das ciências económicas, apercebendo o desenho das principais teorias e estimulando a visão de racionalidade e equilíbrio implícitas na explicação dos comportamentos dos agentes económicos.

4 6
Princípios de Gestão

A Unidade Curricular tem como objetivo possibilitar a análise e a compreensão da dinâmica de gestão empresarial, no contexto atual, aberto, global e em mudança em torno dos principais objetivos empresariais, proporcionando a capacidade para identificar e analisar os conceitos fundamentais em gestão

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Análise Matemática II

A unidade curricular aborda os temas fundamentais de equações diferenciais ordinárias e de cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais com valores escalares e vetoriais e integral de funções escalares de várias variáveis. São exploradas aplicações nos domínios da economia, finanças e teoria da probabilidade, assim como aproximações numéricas.

4 6
Análise Exploratória de Dados

A unidade curricular é uma introdução à estatística, apresentando os conceitos e instrumentos básicos de estatística descritiva e análise de dados. São extensamente exploradas aplicações, com uso de folhas de cálculo.

4 6
Estruturas de Dados e Algoritmos

Esta UC pretende desenvolver os conceitos de algoritmia e estruturas de dados no sentido de analisar e desenvolver algoritmos fundamentais. De igual modo, apresentar e aplicar estruturas de dados lineares e não lineares como filas, pilhas e árvores, e as suas vantagens na resolução de problemas. Finalmente, esta UC pretende também aprofundar os conhecimentos de programação dos estudantes com base no uso e compreensão das estruturas de dados e algoritmos estudados.

4 6
Comportamento Organizacional e Liderança

Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam a atividade desenvolvida pelos atores organizacionais, focalizando-se nos processos individuais, interpessoais e de equipa que ocorrem em contexto organizacional. Pretende-se igualmente apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e discutir a sua importância para o sucesso das organizações.

4 6
Contabilidade de Gestão

Nesta unidade curricular pretende-se transmitir ao aluno um conjunto de conceitos, modelos e instrumentos de tomada de decisão no contexto das organizações do tipo empresarial. O programa apresenta estes conceitos, modelos e instrumentos de forma prática, com recurso frequente a estudos de casos e exercícios, levando a uma melhor compreensão do contexto do mercado pelos alunos. Procura-se que apreendam técnicas de análise e gestão económica e financeira das empresas e sejam capazes de desenvolver boas práticas de gestão de recursos, nomeadamente financeiros.

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tópicos de Probabilidade e Estatística

A unidade curricular consiste numa introdução à probabilidade e estatística inferencial (com uma e duas populações). Procura-se assim desenvolver um racional que permita estabelecer uma escolha adequada dos procedimentos estatísticos a problemas de natureza inferencial. Serão desenvolvidas aplicações concretas com dados reais no contexto de gestão.

4 6
Matemática Discreta

A unidade curricular é uma breve introdução à Matemática Discreta, uma área basilar da Matemática e das Ciências da Computação. Visa a exposição dos alunos a noções e ferramentas novas, o desenvolvimento tanto do pensamento analítico como da intuição heurística e, ainda, a promoção de uma "porta" singular para a modelização.

4 6
Bases de Dados e Fontes de Informação em Gestão

Esta Unidade Curricular apresenta o conceito de Bases de Dados, os seus modelos e principais Sistemas Gestores de Bases de Dados existentes no mercado. São abordadas metodologias na conceção e administração de base de dados. A utilização da linguagem SQL tem por pressuposto a visão do mercado e a transposição do mundo académico para o tecido empresarial. Esta UC fornece os conceitos e as ferramentas fundamentais para que os estudantes possam aplicar criticamente diferentes metodologias de análise semiótica a diferentes tipos de conteúdo.

4 6
Análise Financeira

Esta unidade curricular apresenta os principais conceitos e teorias da Gestão Financeira. Neste enquadramento, propicia o desenvolvimento nos estudantes de uma capacidade técnica e analítica para aplicar um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas de análise financeira e sua integração no processo de decisão empresarial, designadamente a análise financeira, a análise de risco e a rendibilidade, o planeamento financeiro e a gestão equilibrada dos recursos financeiros.

4 6
Príncipios de Marketing

Esta Unidade Curricular foca a importância do marketing e das suas várias áreas de aplicação, no contexto de uma sociedade em transformação no que respeita ao perfil de consumo dos vários segmentos de público, em face de alterações sociais e económicas que têm alterado prioridades e comportamentos mais tradicionais. Em contexto muito imprevisíveis e dinâmicos, ganha relevância o conhecimento do comportamento dos consumidores nos vários canais (online e offline), bem como a implementação de estratégias capazes de ir ao encontro de audiências cada vez mais segmentadas e especializadas.

3 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estatística Aplicada

A unidade curricular incide na inferência para duas populações e na exploração conjuntos multivariados de dados. Os objetivos específicos são: (i) decidir qual a metodologia para comparar duas ou mais populações; (ii) implementar técnicas de redução de dimensionalidade; (iii) executar as metodologias com software estatístico; e (iv) interpretar os resultados da análise e incorporar a informação em relatórios.

4 6
Otimização

Nesta unidade curricular, o principal objetivo é o de promover a aprendizagem dos principais processos de otimização com o intuito de resolver problemas reais em gestão. Adicionalmente introduzir conceitos introdutórios de programação linear, programação linear inteira e de programação não linear.

4 6
Programação para Ciência de Dados

A unidade curricular serve como um curso prático para trabalhar a teoria e noções previamente adquiridas de Estatística e Ciência de Dados, utilizando as linguagens Python e R para resolver exercícios em Ciência de Dados.

4 6
Finanças Empresarias

Partindo de uma visão integrada da empresa, as Finanças Empresarias classificam as decisões em três grupos: onde investir recursos (decisão de investimento), como originar fundos para financiar esses investimentos (decisão de financiamento) e como remunerar os donos da empresa (decisão de distribuir dividendos). Esta Unidade Curricular transmite os princípios e metodologias que permitem enquadrar essas decisões num referencial coerente – as políticas financeiras – bem como os instrumentos para medir o seu impacto. As políticas financeiras são explicadas à luz de conceitos como crescimento, rendibilidade, liquidez, valor atual, custo de oportunidade e criação de valor.

4 6
Logística

Operações e Logística constituem uma área da gestão que tem um efeito profundo na produtividade e desempenho de qualquer negócio. Operações e Logística respeitam à criação de serviços e produtos. Esta unidade curricular proporciona uma introdução integrada à função operações e logística de uma forma realista e prática. Os estudantes desenvolverão uma compreensão abrangente sobre os principais problemas envolvidos e as técnicas aplicáveis mais atuais.

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Modelos Econométricos

A unidade curricular é uma introdução à econometria e tem como objetivos a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares, assim como de produção de resultados empíricos. São particularmente exploradas aplicações nos domínios da economia e finanças.

4 6
Inteligência Artificial

Esta Unidade Curricular (UC) serve como uma introdução à área de inteligência artificial (IA). A UC irá apresentar vários dos problemas e técnicas base da IA permitindo ao estudante perceber o que é a inteligência artificial e para que serve.

4 6
Business Intelligence & Big Data

Este UC confere ao estudante conhecimentos em gestão de informação, nomeadamente ao nível da recolha e análise de grandes volumes de dados, assim como saber operar com mecanismos e indicadores de monitorização. Conhecer e implementar metadados de caracterização de indicadores mapeados em interfaces gráficas do tipo Dashboards. Estudo de técnicas de visualização de informação. Saber especificar e implementar Dashboards interativos como um instrumento para sistematizar informação relevante, visualizar desvios e tendências face ao planeado. Aprender a desenvolver estruturas de dados multidimensionais otimizadas para suporte ao processo de decisão.

4 6
Mercados e Instrumentos Financieros

A unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes a análise de temas de índole teórica e a informação prática na área dos mercados e instrumentos financeiros. Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos sobre os Mercados e Instrumentos Financeiros na empresa. Dar a conhecer um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas de análise que permitam a tomada de decisão sobre os mercados financeiros internacionais e gestão financeira internacional.

4 6
Estratégia

Esta Unidade Curricular analisa a importância de um posicionamento competitivo, para organizações empresariais que tenha em conta, e reflita, os novos desafios de sustentabilidade e responsabilidade social das organizações nas suas múltiplas trajetórias atinentes ao sucesso financeiro e económico. Neste quadro, a disciplina parte do método clássico de formulação da estratégia e analisa, avalia e ilustra a necessidade de adoção de metodologias que alarguem os âmbitos de atuação a uma perspetiva de inputs e efeitos sistémicos para além da mera esfera dos mercados, no contexto de teorias de agência mais modernas que enfatizam a complexidade, interação e interdependência, das ações e políticas executadas pelas empresas.  

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Previsão

Nesta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos dos principais métodos estatísticos usadas para obter previsões de dados temporais. Em particular, serão estudadas séries temporais com dados económicos e financeiros capacitando os alunos de ferramentas computacionais adequadas (R/Python e Excel ou Eviews).

4 6
Aprendizagem Máquina & Aplicações

A Unidade Curricular (UC) é uma extensão da análise preditiva permitindo o contacto com modelos alternativos aos métodos de previsão clássicos com uso de metodologias de Machine Learning (ML). A UC explora as técnicas modernas de Econometria e ML no contexto de Ciência de Dados e Business. A iteração entre teoria e prática é enfatizada, sendo os estudantes preparados para formulação e teste de modelos, nomeadamente envolvendo metodologias de Deep Learning. Pretende-se que dominem não apenas os aspetos teóricos, mas também que as saibam aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas de previsão em contexto real nos domínios da gestão.

4 6
Projeto Aplicado

Nesta Unidade Curricular, os estudantes desenvolvem um projeto de ciência de dados com dados reais em ambiente empresarial ou académico, identificando necessidades, manipulando dados e identificando as metodologias apropriadas para o problema empresarial a resolver. Os estudantes têm, em particular, de: proceder à limpeza e e pré-processamento dos dados; selecionar as visualizações adequadas; seleccionar e implementar os procedimentos estatísticos e/ou algorítmicos relevantes; apresentar e comunicar os resultados. É privilegiado o acolhimento pelas empresas em projetos reais.

4 12
Optativa 3 6

Horário

Diurno

INÍCIO
Setembro 2022   Campus Quinta do Bom Nome

Galeria

Aprovado pela A3ES em 15/06/2022 

R/A-Cr 147/2022 de 16-07-2022

Despacho n.º 11386/2022, de 22 de setembro de 2022, II Série nº 184 D.R.

Declaração de Retificação nº 844/2022, de 6 de outubro de 2022, II Série nº 193 D.R.


Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Gestão de Recursos Humanos + Gestão
Management
Gestão
Direito + Gestão

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas

Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade