Portal Estudante

Licenciaturas

Gestão Hoteleira

Gestão Hoteleira

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que podes encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Investimento e bolsas disponíveis
    • Processo de candidatura
    • Parcerias internacionais
    • Empresas parceiras
    • Testemunhos de estudantes
    • Entre outras informações
  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Calcular Média

    Para calculares a tua média de acesso ao Ensino Superior, preenche os dados abaixo:

    Escolhe qual foi a tua área

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões


A licenciatura em
Gestão Hoteleira foi desenhada com base nas necessidades do sector, nomeadamente, a crescente profissionalização dos recursos humanos ligados à atividade hoteleira; a exigência da qualidade na prestação de um serviço de excelência, a emergência de grandes grupos...

Ver mais


A licenciatura em
Gestão Hoteleira foi desenhada com base nas necessidades do sector, nomeadamente, a crescente profissionalização dos recursos humanos ligados à atividade hoteleira; a exigência da qualidade na prestação de um serviço de excelência, a emergência de grandes grupos hoteleiros e o incremento da concorrência, quer a nível nacional, quer a nível Internacional. O curso de Gestão Hoteleira é fortemente orientado para a criação de relações entre os inúmeros stakeholders do sector, tendo por base, o foco no cliente, nas tecnologias de informação, na capacidade de planeamento, análise e organização, na gestão de tempo, mas sobretudo na gestão e motivação dos recursos humanos. Este conjunto de pressupostos permite aos estudantes obter um elevado desempenho em contexto global, colocando em prática técnicas de liderança positiva aplicadas ao sector.

A Escola de Turismo e Hotelaria (ETH) da Universidade Europeia tem mais de 170 parcerias na área do turismo e da hotelaria, que propiciam experiências reais e diversificadas aos seus estudantes. Neste âmbito, oferecemos experiências com parceiros na área da hotelaria, onde se destacam grupos hoteleiros como o Vila Galé, o grupo Pestana, o grupo hoteleiro Real e o grupo Marriott, entre outros. Na área das redes colaborativas, temos parcerias como a AirBnB e a Uniplaces que contribuem para o desenvolvimento da economia partilhada e a Zomato e o the Fork, plataformas de e-commerce na área da restauração, apenas para citar alguns[i]. Tratam-se de importantes players no mercado e representam parcerias estratégicas para o desenvolvimento escolar e profissional dos nossos estudantes e futuros profissionais do sector hoteleiro. Destacamos ainda a parceria estratégica com a Escola de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal que permite aos alunos desenvolver as suas capacidades do domínio prático saber-fazer e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A licenciatura em gestão hoteleira na Universidade Europeia tem uma taxa de empregabilidade muito elevada, como confirmado pelo website Infocursos que refere 93,4%. A diversidade de conteúdos permite aos alunos desenvolver competências e aplicar os seus conhecimentos nas áreas de organização de eventos, gestão hoteleira, área de marketing, comercial e vendas aplicadas ao sector hoteleiro.

As razões para frequentar a licenciatura são inúmeras, mas a melhor forma de confirmar o seu sucesso e eficácia é frequentá-la e ter contacto com um corpo docente altamente motivado para criar os melhores profissionais da área e participar nos novos laboratórios orientados para a inovação e desenvolvimento de boas-práticas no sector hoteleiro.


Licenciatura reconhecida pelo:

Ver menos
Duração

3 anos

Tipo

LICENCIATURAS PÓS-LABORAIS

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Campus

Lispolis

Saídas Profissionais

Gestor de alojamento
Gestor de cateringGestor de eventos
Diretor de restaurante
Gestor/Diretor hoteleiro
Gestor de Hostels e Alojamento local

 

 

Provas de Ingresso

Economia ou Geografia ou Português.

Experiência Internacional

A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por  todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia) entre outras. Temos também parcerias exclusivas dos nossos programas globais, nomeadamente a MODUL University Vienna (Áustria), a Universidade da Califórnia (Riverside e Berkeley), a Dublin City University (Irlanda), a PACE University (Nova Iorque, E.U.A) e a Universidade Europeia de Madrid (Espanha).


Empresas


Grupos Hoteleiros

                        



Redes Colaborativas

        

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Contabilidade

Os objetivos desta Unidade Curricular passam por compreender a Contabilidade como um sistema de informação; identificar e compreender o Capital Próprio e a sua dinâmica; identificar contas a usar e o correto registo contabilístico perante a existência de um facto; avaliar os inventários à entrada e à saída do armazém utilizando os diversos critérios; entender a aplicação e a diferença entre os sistemas de inventário; identificar a aplicação da periodização económica e da prudência e compreender as regras do encerramento e reabertura do período económico.

4 6
Introdução ao Turismo e Hotelaria

Esta Unidade Curricular visa transmitir os principais conceitos, metodologias e técnicas para o estudo do Turismo e da Hotelaria assim como compreender as várias perspetivas de análise e de inter-relacionar as várias componentes da matéria.

4 6
Economia

O objetivo desta Unidade Curricular é dar a conhecer as bases da teoria económica e sua aplicação ao mercado turístico. Neste contexto, visa compreender a importância do turismo enquanto atividade económica, as suas características e as relações que se estabelecem com outras atividades. Tem ainda como objetivo conhecer as diferentes formas de medição do turismo como atividade e os métodos e técnicas utilizadas neste contexto.

4 6
Ciência, Fontes e Métodos

O principal objetivo desta Unidade Curricular é distinguir conhecimento popular de conhecimento científico. Os estudantes aprendem nesta disciplina a: construir uma questão de investigação e analisar de que forma esta se articula com os objetivos, hipóteses e teoria; dominar as ferramentas informáticas que auxiliam a pesquisa bibliográfica de artigos científicos e livros técnicos, bem como as que auxiliam a pesquisa de dados estatísticos; a construir fichas de leitura que auxiliam o desenvolvimento de um racional teórico coerente, enquadrado na investigação mais atual e relevante; as regras citação e de redação de referências bibliográficas de acordo com o tipo de documento e com o modelo mais usado em ciências sociais. São ainda analisadas diferentes opções metodológicas adequadas a diferentes tipos de questões e objetivos de investigação, concebidos instrumentos de avaliação assim como articular todas as componentes de um trabalho científico de forma clara, coerente e rigorosa.

2 3
Técnicas de Expressão Escrita

A Unidade Curricular prepara os estudantes para escrever de forma profissional, com vocabulário adequado e respeitando as regras de ortografia, pontuação e gramática; comunicar por escrito de forma cativante e com precisão, citando fontes quando necessário; organizar informação e apresentá-la por escrito de forma clara, concisa e organizada; criar documentos com estrutura, tamanho e linguagem adequados ao tópico e ao público e argumentar e persuadir em textos de diferentes géneros.

2 3
Inglês I

Nesta Unidade Curricular é proporcionado aos alunos o nível A1 (CEFR) em inglês, introduzindo as noções básicas de todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, oral e compreensão aplicado à indústria de turismo.

2 3
Língua Estrangeira I

Esta Unidade Curricular tem como objectivos: participar em conversas face a face e telefone, sobre pessoas e lugares, atividades quotidianas, gostos e interesses ou aprender a relacionr as permissões, instruções, pedidos, ofertas; - interpretar e entender as notas, cartazes, formulários e brochuras, menus e cartas de restaurantes, notas, postais e e-mails (curtas e simples), propagandas, curtas, formas de narrativa simples e previsível, assim como dados básicos sobre programas de rádio e televisão, produtos, preços, horóscopos, clima, vagas de emprego; -preenchimento de formulários simples; - escrever (curtas e simples) cartões-postais, cartas, notas e e-mails pessoais, biografias, diários; -sugerir, agradecer, dar desculpas, convidar.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estatística

Esta Unidade Curricular visa proporcionar uma formação geral na área, útil a todos os cursos com componente quantitativa, evidenciando simultaneamente a centralidade da Estatística na Sociedade Contemporânea.

4 6
Direito do Turismo e Hotelaria

A Unidade Curricular de Direito do Turismo pretende assegurar a estudantes de um primeiro ciclo integrado na área do Turismo um conhecimento das principais linhas de enquadramento legal da atividade turística e hoteleira, com especial enfoque na disciplina dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

4 6
Contabilidade Analítica

Nesta Unidade Curricular pretende-se identificar a missão da Contabilidade Analítica aplicada à Gestão Hoteleira; Entender a Contabilidade Analítica como um instrumento imprescindível para o controlo da execução dum plano estratégico da organização; Conhecer a linguagem e conceitos básicos da Contabilidade de Gestão; Conhecer, especialmente, o modelo USALI (Uniform System of Accounts for the Lodging Industry), sua filosofia, sua estrutura e o seu funcionamento; Saber interpretar e analisar os relatórios de gestão extraídos da Contabilidade Analítica aplicada à Hotelaria.

4 6
Sistemas Informáticos

A presente Unidade curricular pretende que os estudantes aprendam a utilizar folhas de cálculo e sistemas gestores de bases de dados, como ferramentas de produtividade e suporte à gestão e tomada de decisão. Os principais objectivos são: realizar operações recorrendo a funcionalidades avançadas do Microsoft Office Excel e Access 2016 e posteriormente analisar os resultados e produzir indicadores que permitam desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão, com competência, executando tarefas de modo eficiente e correto, recorrendo a métodos e técnicas adequadas no âmbito da utilização profissional de folhas de cálculo e na utilização profissional de bases de dados relacionais de suporte a aplicações empresariais.

4 6
Inglês II

Nesta Unidade Curricular é proporcionado aos alunos o nível A1 (CEFR) em inglês, introduzindo as noções básicas de todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, oralidade e compreensão aplicado à indústria de turismo.

2 3
Língua Estrangeira II

Nesta Unidade Curricular os estudantes são preparados para executar com autonomia tarefas que correspondem os descritores do nível A1 do QECR para as línguas.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Informática Aplicada à Hotelaria

Os objetivos desta Unidade Curricular passam por dar a compreender a importância do suporte informático no negócio hoteleiro; escolher um sistema adequado a determinada realidade de negócio e criticar um suporte informático para a hotelaria selecionado: Micros Fidelio Materials Control e Micros Fidelio Opera.

4 6
Gestão Financeira

Esta Unidade Curricular visa iniciar os estudantes nos principais conceitos e teorias da Gestão Financeira, visando dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam aferir da importância da Gestão Financeira na empresa.

Pretende ainda dar a conhecer um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas de análise financeira e sua integração no processo de decisão empresarial, designadamente a análise financeira de empresas, a análise de risco e rentabilidade, o planeamento financeiro e a gestão equilibrada dos recursos financeiros.

4 6
Gestão de Alojamentos

Esta Unidade Curricular deve conferir a capacidade de identificar, estruturar e organizar os diversos departamentos que fazem parte da área de alojamentos. Reconhecer as principais características de cada secção e ficarem aptos a encontrar soluções para os diversos problemas e imprevistos que fazem parte do dia a dia de uma unidade hoteleira, no que ao departamento de Alojamentos diz respeito.

4 6
Gestão de Alimentos e Bebidas

A Unidade Curricular está focada nos temas principais da gestão de comidas e bebidas no contexto da indústria hoteleira internacional. Permite aos estudantes adquirir conhecimentos dinâmicos no setor da hotelaria, e demonstrar a importância do setor. Faculta ainda um vasto leque de conhecimentos táticos, operacionais e estratégicos de gestão de um importante departamento de uma unidade hoteleira.

4 6
Inglês III

A Unidade Curricular de inglês III proporciona aos alunos o nível A2 (CEFR), consolidando os conceitos básicos de todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, a oralidade e a compreensão aplicado à indústria de turismo a fim de preparar o caminho para um nível pré-intermediário de linguagem.

2 3
Língua Estrangeira III

A Unidade Curricular Espanhol III tem como objetivo fornecer aos participantes os recursos linguísticos para executar as tarefas que correspondem os descritores de nível A2 do quadro europeu comum de referência (QECR) para a aprendizagem, ensino e avaliação de idiomas com autonomia.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Revenue Management

Esta Unidade Curricular tem como objectivos principais, reconhecer os principais conceitos e terminologias no âmbito da gestão de receita; aplicar métodos e técnicas revenue management e yield management e estruturar planos de ação devidamente segmentados e ajustados a cada setor operacional do hotel.

4 6
Plano de Negócios

Nesta Unidade Curricular promove-se a aplicação de conhecimentos técnico-científicos adquirido nas diferentes Unidades Curriculares que permitam desenvolver a capacidade de analisar e formular uma estratégia, para elaborar um plano de Negócios e sua monitorização. É ainda objetivo da unidade curricular estimular a inovação, a criatividade e o espírito crítico e construtivo e promover temáticas na área do Turismo.

4 6
Gestão de Equipamentos e Design Hoteleiro

A Unidade Curricular dota os estudantes com o conhecimento básico necessário para o estudo e interpretação do que aos equipamentos hoteleiros diz respeito, mormente nos aspetos relacionados com a gestão.

Caraterizar os conhecimentos inerentes à gestão de equipamentos e design hoteleiro, para os estudantes, futuros gestores ou diretores de empresas hoteleiras, assim como descrever os conhecimentos básicos que lhes permitam, abordar os problemas relacionados com os equipamentos e respetiva manutenção e dialogar com os técnicos responsáveis pelo parque de máquinas e equipamentos de uma forma mais conhecedora e realista e classificar os equipamentos hoteleiros, em função das suas características de utilização, em cada departamento são os principais objetivos.

4 6
Optativa I 2 3
Competências Comunicacionais

Esta Unidade Curricular prepara os estudantes para organizar os pensamentos e falar de forma profissional e com confiança, utilizando linguagem e vocabulário adequados a diversos contextos profissionais e a públicos distintos, exprimindo-se de forma clara, assertiva e criativa ao dominar técnicas de comunicação oral eficazes.

2 3
Inglês IV

A Unidade Curricular de inglês III proporciona aos alunos o nível A2 (CEFR), consolidando os conceitos básicos de todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, a oralidade e a compreensão aplicado à indústria de turismo a fim de preparar o caminho para um nível pré-intermediário de linguagem.

2 3
Língua Estrangeira IV

A Unidade Curricular de espanhol IV visa fornecer aos participantes os recursos linguísticos para executar as tarefas que correspondem os descritores de nível A2 do quadro europeu comum de referência (QECR) para a aprendizagem, ensino e avaliação de idiomas com autonomia.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Qualidade de Serviço

A Unidade Curricular visa proporcionar competência técnica e conhecimento dos Sistemas de Gestão e processos de certificação, nomeadamente das normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Ambiente, OHSAS 18001/NP 4397 – Segurança e Saúde no Trabalho, ISO 22000 – Segurança Alimentar e SA 8000 – Responsabilidade Social, metodologias de auditorias.

4 6
Marketing Turístico e Hoteleiro

Esta Unidade Curricular ensina a construir um plano de marketing e ajuda os alunos a pensarem de forma critica sobre o funcionamento do mercado e a aplicabilidade dos conceitos apreendidos.

4 6
Gestão de Recursos Humanos

Esta Unidade Curricular tem como principais objectivos, compreender a importância do comportamento organizacional na atividade turística e hoteleira e Avaliar os fatores que afetam o desenvolvimento de uma cultura organizacional.

4 6
Optativa II 2 3
Inglês V

A Unidade Curricular de Inglês V proporciona aos alunos um limiar B1 (CEFR) nível de inglês, consolidando todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, oralidade e compreensão aplicado à indústria de turismo a fim de preparar o caminho para um nível intermediário superior de língua.

4 6
Língua Estrangeira V

Esta Unidade Curricular tem como objetivo desenvolver ações que permitem ao aluno adquirir a competências para entender aspetos-chave de textos e discursos claros no idioma padrão, que, por um lado, lidar com questões que são conhecidos por você (o mundo do lazer, trabalho, estudo, etc.) e, por outro lado, abordá-lo para questões relacionadas com vários elementos do mundo de turismo.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estratégia

Os objetivos desta Unidade Curricular consistem en compreender a dinâmica de competição empresarial num contexto aberto, globalizado e em mudança e compreender os mecanismos que promovem a capacidade das empresas em sobreviver e obterem sucesso num tal contexto. É ainda explorada a capacidade para identificar, analisar e compreender o impacto dos processos de competição, das dinâmicas da indústria e das macro variáveis que influenciam os graus de liberdade das empresas nas suas escolhas de possíveis cursos de ação. Os estudantes ficarão aptos a compreender os processos de desenvolvimento de competências em domínios chave da competição com o propósito de desenvolver vantagens competitivas sustentáveis.

4 6
Marketing Digital

A Unidade Curricular de marketing digital pretende dar a conhecer as potencialidades da Internet; aprofundar os conhecimentos de e-commerce e potenciar o seu papel no desenvolvimento de uma estratégia na Internet; utilizar a Web para aumentar a visibilidade dos players do sector hoteleiro e aumentar a venda de room nights. Os estudantes irão aprender a manusear o back Office de uma plataforma de CRS; identificar os principais canais de distribuição na Internet e o seu funcionamento para chegar de forma eficaz junto do cliente final.

Serão ainda abordadas temáticas relacionadas como o aparecimento de um novo público: Traveler Tribes e o desenvolvimento de técnicas de aproximação, a monitorização e mensuração de resultados para otimizar a estratégia de e-commerce, através de estratégias de webmarketing (webdesign, webpromotion e webperfomance).

4 6
Integração de Conhecimentos / Estágio

Esta Unidade Curricular tem como objetivo aumentar a consciência dos alunos sobre vários temas relacionados com a gestão hoteleira e turismo, com o intuito de os orientar para uma melhor gestão dos aspetos críticos nestas áreas. Neste sentido, esta Unidade Curricular foi projetada para fornecer aos alunos as competências em termos criação de (1) projetos que visem promover novas de ideias e resolver problemas concretos no setor hoteleiro e/ou (2) relatórios das atividades desenvolvidas durante o estágio e respetiva análise crítica.

4 6
Optativa III 2 3
Inglês VI

A Unidade Curricular de Inglês V proporciona aos alunos um limiar B2 (CEFR) nível de inglês, consolidando todas as quatro habilidades na língua inglesa: leitura, escrita, oralidade e compreensão aplicado à indústria de turismo a fim de preparar o caminho para um nível intermediário superior de língua.

4 6
Língua Estrangeira VI

Esta Unidade Curricular tem como objetivo desenvolver ações que permitem ao aluno adquirir as competências para entender os aspetos principais dos textos e discursos clara na linguagem padrão de vocabulário conhecido (lazer), trabalhar, estudar e o mundo do turismo em geral.

2 3

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Setembro Campus da Lispolis
Testemunhos

A Licenciatura de Gestão Hoteleira da Universidade Europeia foi fundamental para a minha formação e sobretudo para o desenvolvimento profissional e pessoal onde pude adquirir as soft e hard skills essenciais para o desempenho e sucesso da minha atividade profissional. Desta forma, a Universidade Europeia permitiu-me aprofundar conhecimentos fundamentais proporcionando um bom ambiente onde a relação existente entre docentes e alunos é de proximidade. A Universidade Europeia é como uma segunda casa para mim.

Catarina Benedi
Estudante

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 07/31/2012.
CEF/0910/25701
Registo nº R/A-Ef 193/2012/AL01, de 07-07-2016 (DGES).
Despacho 9713/2016, DR n.º 144/2016, Série II de 2016-07-28

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Gestão Hoteleira
Hospitality & Tourism Management

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade