INFO Menu
Close

Informática de Gestão


Mensagem do Coordenador
No actual panorama da sociedade da informação existe uma procura crescente de recursos aptos a enfrentar os desafios das empresas e dos seus Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação. A adopção de estratégias e politicas dinamizadoras da transformação digital são, cada vez mais, encaradas pelas empresas como abordagens estruturantes na forma como operam no mercado global. As empresas percebem que têm de se transformar e adaptar a uma nova realidade, para se manterem competitivas e explorarem novas oportunidades de negócio. A licenciatura em Informática de Gestão endereça os desafios que as empresas têm de superar, ajudando a repensar a forma como estas apresentam os seus produtos e se relacionam com o mercado e os seus clientes.

O plano de estudos do curso está orientado para a formação de profissionais capazes de alinhar os sistemas e serviços de informação com os modelos e processos de negócio das empresas. A licenciatura aposta igualmente no desenvolvimento de competências que englobam a análise, modelação, implementação e operação de sistemas de informação adequados às necessidades do mercado. Atua em domínios de conhecimento relacionados com a gestão de informação, nomeadamente ao nível da recolha e análise de grandes volumes de dados (Big Data), na implementação de sistemas de suporte à decisão (Business Intelligence), com uma proximidade à realidade profissional através de seminários, projetos e estágios em contexto empresarial.

ACEF/1213/23892
R/A-Ef 2868/2011/AL01
Despacho nº 10563/2015, de 22/09, DR II Série nº 185


Lista de objetivos:

  • Conhecer novas metodologias e paradigmas computacionais para lidar com as organizações enquanto sistemas complexos, dos quais os sistemas de informação fazem parte.
  • Capacidade de recolha e análise de grandes volumes de informação (Big Data), endereçando os desafios decorrentes da transformação digital nos processos de negócio nas organizações públicas e privadas.
  • Atualidade tecnológica e intermediação ao nível da integração dos sistemas informáticos, sobretudo na gestão operativa e de suporte à decisão.
  • Responder à necessidade crescente de recursos aptos a enfrentar os desafios atuais das empresas e dos seus Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação.
  • Formação orientada para a governação dos sistemas de informação em contexto empresarial.

Internacional

A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 75 universidades em 29 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional.

Empresas

Parceiros:



Ao longo da licenciatura, o estudante terá um constante contacto com o mundo empresarial, quer através de seminários com líderes e profissionais de referência de empresas nacionais e multinacionais - ifuture e master classes - quer através da possibilidade de realização de estágios.

Bruno Belfo
Sou testemunho de um corpo docente de elevada qualidade e sempre disponível para auxiliar os estudantes. Foi sem dúvida uma grande mais-valia e uma escolha mais do que acertada.

Bruno Belfo

Estudante

  • plano de
    ESTUDOS

  • CARREIRAS


O licenciado em Informática de Gestão terá um perfil capaz de alinhar os Sistemas de Informação com os modelos e processos de negócio das empresas. Perfis específicos:


> Analista de Sistemas de Informação

    • Analista Funcional
    • Analista Programador
    • Analista de Dados (Data Analyst)
    • Analista Programador

> Gestão de Serviços de Informação & IT Business Architect

> Administração e Gestão de Sistemas de Informação

> Gestão de Projetos Informáticos

> Investigação e Ensino na área das Ciências Informáticas



Horário Diurno

INÍCIO DO
ANO LECTIVO

Setembro 2018

CAMPUS
Santos

Provas de acesso

Matemática ou Economia + Matemática ou Geografia + Matemática

Pedir Informações

Cursos relacionados