O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-Graduação 100% Online em Esports Marketing & Management Online

Aprenda todos os conhecimentos e instrumentos que o possibilitarão ficar altamente qualificado na área da gestão dos Esports.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação 100% Esports Marketing & Management

Aprenda todos os conhecimentos e instrumentos que o possibilitarão ficar altamente qualificado na área da gestão dos Esports.

Online Português
Início: 18 nov. 2022 30 ECTS
8 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós-Graduação?

Atualmente, um dos maiores desafios desta indústria é encontrar recursos humanos devidamente qualificados que possam trazer todo um novo nível de profissionalismo e qualidade à industria.Para atender a esta necessidade, a Universidade Europeia lança um programa inovador com todos os conhecimentos e instrumentos que possibilitarão formar recursos humanos altamente qualificados na área da gestão dos Esports.

Programa fortemente orientado para a prática

Único programa no mercado que oferece as competências necessárias para formar profissionais para atuar na área do marketing, dos negócios e da gestão dos Esports.

Corpo docente de excelência

Corpo docente distinto com reconhecida experiência no mercado mundial do Esports.

Inovação

Formato inovador de grande versatilidade (à distância).

Plano de estudos

Módulo I: A Indústria dos Esports

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Jogos Competitivos e Plataformas Digitais266,5
Esports como Competição e Entretenimento266,5
Tendências do Desportos Eletrónicos266,5
Panorama Legislativo266,5
Hábitos de Vida Saudável, Atividade Física e Esports266,5
Integridade, Beeting & Doping em esports266,5
Desporto e Esports (Cidades do Desporto-ACES)266,5
Desporto e Esports (Investigação)266,5
Desporto e Esports (Relação presente e futuro)266,5

Módulo II: Gestão de Eventos de Esports

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Introdução aos Eventos de Esports389,5
Eventos Presenciais: Planeamento389,5
Plano de Comunicação389,5
Gestão da Logística e Fornecedores389,5
Gestão de Recursos Humanos389,5
Gestão Financeira de eventos389,5
Eventos Presenciais: Operacionalização389,5
Gestão de Competições Produção & Conteúdos em eventos389,5

Módulo III: Marketing & Comunicação em Esports

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
O Marketing em Esports328
Ativação e Desenvolvimento de Marcas328
Social Media & Social Networking328
Desenvolvimento de Sponsorship Assets328
Desenvolvimento de Programas de Patrocínios328
Venda e Negociação de Programas de Patrocínio328
Controlo e Performance em Marketing328

Módulo IV: Gestão de Equipas de Esports

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Estruturas de equipas, liderança e gestão246
Criação de Conteúdo para equipas246
O Processo de treino em Esports246
Motivação, retenção e desenvolvimento de talento246
Representação de Jogadores246
Gestão Financeira de equipas246

Corpo docente

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

Coordenador:

  • Ricardo Balbeira: Coordenador da Pós-Graduação Esports Marketing & Management.

Docentes:

  • Álvaro Lopes: Fundador da Jazzy, impulsionou uma nova dinâmica na forma como sevê a dança em Portugal: jovem, inovadora, irreverente, inclusiva, sexy.Rock in Rio, MeoSudoeste, Belém ArtFestsão alguns dos maiores festivais que a Jazzy se tornou parceira, criando também produções próprias como Yorn Dancers,Dança Lisboa, Dance Summit,HipHopUnite,Jazzy Dance Camp e Shows de Final de Épocaem palcos como Tivoli e Coliseu de Lisboa.
  • Amílcar Araújo: Com formação base na área das ciências do desporto, é treinador de futebol certificado com a licença UEFA B. É fundador da Grow uP Gaming.
  • Carlos Rebelo: Especialistaem escrita criativa e desenvolvimento de conteúdos, tendo passado por vários projetos de televisão colaborando com empresas como a RTP.Através da Magicshot entrou para o universo do Gaming e esports com o objetivo de levar o melhor do entretenimento de norte a sul do país.
  • Fernanda Lobão: Com 15 anos de experiência em organizações como Oi, Grupo Globo, Grupo Claro e GO4IT, é atualmente CEO da Final Level, “realityshow” que reúne mais de 4,5 milhões de inscritos no YouTube e mais de 2 milhões de seguidores no Instagram. Com média mensal de 20M de views e watchtimesuperior a 60%, o seu formato atualmente evoluiu para um hub de colaboração e cocriação com os influenciadores que participam do conteúdo, entre eles, Bruno Playhard, Gelli Clash, funBabe, Sheviii2K e Gabriel Araújo.
  • Filipe Carrera: Coordenador das Pós-Graduações em Marketing Digital e em e-Commerce, do IPAM. Professor dos Mestrados e Pós-Graduações do ISEG –Universidade Técnica de Lisboa. Orador em eventos em mais de 50 países na Europa, América, Ásia e África. Autor dos livros “Marketing Digital na versão 2.0 –O que não pode ignorar”, “Networking –Guia de Sobrevivência Profissional” e “Comunicar 2.0 –A Arte de Bem Comunicar no Século XXI”.
  • Fernando Pereira: Já com 18 anos de experiência na Indústria dos Esports, foi sócio fundador da GROW UP ESPORTS (2002). Atualmente representa Macau como membro titular da Federação Internacional de Esportes. Foi responsável pelo desenvolvimento do evento GIRLGAMER Esports Festival em 2017. Atualmente é consultor da ONTOP, CAPSL, EmotAI e como consultor de investimentos para a Portugal Ventures em projetos relacionados com Esports.
  • Fernando da Veiga Gomes: Sócio da Abreu Advogados desde 2009, estando na Abreu desde de 2007, trabalhando essencialmente em assuntos relacionados com fusões e aquisições de empresas e com direito do desporto. Atualmente é Presidente da Sports Law Commission na União Internacional de Advogados.
  • Gonçalo Catarino: Foi gerente de projetos que vão desde a Discoteca Kapitalem Lisboa ao Blissem Vilamoura. Atualmente é Diretor-Geralde uma empresa de produção de eventos, que hoje é conhecida por ser a criadora e produtora do Revengeofthe90’s.
  • Hugo Medeiros: Foi, entre 2013 e 2018, Head of Sponsors & Media na EverythingisNew onde foi responsável por todas as relações com patrocinadores e media (publicidade) até ao iníciode 2018. Em 2018 assume as funções de HeadofSponsors andMedia na New Sheet, sendo responsável por todas as associações de marca em eventos como a Revengeofthe90's e I LoveBaile Funk.
  • Ian Smith: Comissário na “Esports Integrity Commission (ESCI)”, é especialista em governança e regulamentação desportiva, com particular interesse em questões de integridade -anticorrupção e antidoping.Consultor de organizações desportivas em questões de governança e regulamentação com foco em questões de integridade, principalmente anticorrupção e antidopagem.
  • Jamil Heneni: Fundadorda MAGICSHOT, marca líder de arenas gaming para festivais e eventos de grande dimensão. Em 2015 decidiu apresentar a sua primeira proposta de produção gamingde grande dimensão ao Rock in Rio Lisboa, tendo em 2017sido convidado para integrar a equipa.Atualmente dirige uma equipa com mais de uma dezena de pessoas que trabalham diariamente paraa criação de soluções tecnológicas e de comunicação.
  • Karen Ramirez: Gestora de redes sociais trabalhou com várias marcas de jogos globais e equipes de esports na região da América Latina, como OMEN by HP, Logitech, Hafnet Esports, Girl Gamer Esports Festival e STMN Esports. Especializada em screenwritingde filmes e TV pela UNIACC e com experiência no desenvolvimento de videogames, Karen tem participado como palestrante em seminários e entrevistas para TV sobre narrativa de jogos.
  • Miguel Ángel Betancort León: Atual Diretor do Centro de Estudos de Arbitragem Desportiva do ULPGC, um centro de pesquisa dedicado à arbitragem, é Membro da Cátedra UNESCO de Saúde Intercultural. É também Conselheiro educacional EHF European Handball Federation e Diretor do projeto eSPORT Talent Canarias.
  • Nuno Santos: Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto Associação esta criada no âmbito doapoio e promoção das candidaturas provenientes das Autarquias Portuguesas ao reconhecimento por parte da ACES EUROPE como Cidades ouCapitais Europeias do Desporto. É também vice-presidente da Associação Portuguesa de esports.
  • Pedro Antunes: É um dos nomes referência na indústria de gaminge desportos eletrónicos em Portugal.Em 2018 integrou a equipa da Inygon detentora da LPLOL, a principal liga de League ofLegendsnacional. Jáem2020 foi convidado para integrar os OFFSET, clube de esportscom grande presença na scenenacionaldesenvolvendofunçõesnasáreasde produção de eventos, criaçãodeconteúdos, redes sociais e transmissões do clube.
  • Pedro Sequeira: Presidente da Confederação de Treinadores de Portugalé também Presidente da Comissão Instaladora da Confederação Lusófona de Treinadores. Presidente da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa de Esports, APD, desempenha também funções como Árbitro do Tribunal Arbitral de Desporto.
  • Pedro Silveira: Fundador e Diretor da E2Tech, empresa responsável pela organização da Lisboa Games Week, entre muitos outros eventos, foi Diretor do Departamento de Esportsdo Sporting Clube de Portugal entre 2016 e 2018. Atualmente é também Diretor e Fundador da empresa “Be Influence Management” empresa dedicada à representação dos maiores influenciadores nacionais.
  • Pedro Varela: Diretor de Produção e Operações na Produtora de Eventos New Sheet, é responsável pela produção de eventos como a RevengeOfThe90s, ElRowentre muitos outros, tendo sempre proporcionado mais do que um evento de sucesso, experiências inesquecíveis às milhares de pessoas que por lá passam.
  • Ramiro Teodósio: Com formação base no âmbito do Direito, é CEO da principal equipa de esports em Portugal “For the Win esports club”, estáprofundamente envolvido em todas as operações diárias, bem como trabalhando ativamente com as marcas como um componente de valor agregado para seus esforços de branding e comunicação.
  • Ricardo Tomé: Responsável pela direção da área digital do Grupo Media Capital, coordenando as equipas dedicadas de Conteúdos, IT, Web-Development, Marketing, Operações & Financeira e fazendo a ligação à Direção Comercial do grupo. No geral e de forma resumida, abrangendo os projetos: TVI, TVI24, MaisFutebol, IOL, IOL-Negócios, AutoPortal, Spot+ e sites parceiros.
  • Rui de Jesús: Pós-Graduado em Direito Desportivo, é atualmente consultor na CDS Sports Mayfair. É também Diretor de Relações Internacionais na WESCO (World Esport Consortium) e Advisor para o mercado português na Yes! Esports Asia Hoildings. Foi também membro fundador da Associação Portuguesa de Scouts de Futebol e Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
  • Telmo Silva: Empreendedor e Marketer, é o fundador e CEO da Grow uP eSports, uma prestigiada associação de desportos electrónicossem fins lucrativos, que é pioneira na indústria em Portugal desde 2002 e que se expande por todo o mundo incluindo Macau. Ele também é o cofundador do GIRLGAMER Esports Festival.
  • Tiago Fernandes: Fundador de uma das melhores equipas de Esports em Portugal, é membro fundador da Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos. Atualmente integra a equipa da Grow uP eSports para trabalhar no principal evento mundial para celebrar e promover a competitividade feminina nos Esportes, o premiado GIRLGAMER Esports Festival.

Saídas profissionais

As competências que o pós-graduado adquire potenciam consideravelmente a empregabilidade conferida pós-graduação e aos já empregados proporciona-lhes o acesso a um conjunto alargado de referenciais atualizados da organização de eventos, marketing e gestão.

Competências diversas

Este programa desenvolve assim competências diversas, cobrindo as áreas fundamentais da industria do esports.

Área de Marketing

Se trabalha na area de marketing, e tem o objetivo de desenvolver a sua carreira ou mudar de funções aprofundando os seus conhecimentos, este é o programa certo para si.

Team Manager

Se ambiciona chegar a Team Manager ou um cargo equivalente nos próximos anos, então esta é a oportunidade de se valorizar.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line