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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
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Presencial: +351969704048
Pós-Graduações Business Analytics

Pós-Graduação em Data Analytics for Business Lisboa -

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Data Analytics for Business

No mercado global em constante evolução através de pressões competitivas e regulatórias, decisões de negócio rápidas e precisas são cada vez mais importantes.

Com a revolução digital em aceleração, ser capaz de extrair, combinar e analisar grandes volumes de dados complexos ajuda a melhorar a visibilidade da informação, gerando oportunidades e aumentando a vantagem competitiva.

“Este programa visa fornecer experiência num conjunto de ferramentas de análise dados e, simultaneamente, reflexão sobre a sua utilização em contextos de negócio variados.”

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: Novembro 2024
145 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Data Analytics for Business?

Principais benefícios
  • Desenvolvimento de competências fundamentais em Business Analytics
  • Corpo docente de excelência, combinando valências académicas e profissionais, com extensa experiência e reconhecimento nas suas áreas de atuação e especialidade
  • Metodologia PBL (Project Based Learning), centrada no desenvolvimento de um projeto, com acesso a mentoria especializada, podendo o participante desenvolver e materializar o seu próprio projeto
  • Abordagem multidisciplinar, possibilitando a descoberta e a prática de aspetos variados de business analytics: técnicos, analíticos, estratégicos, comunicacionais e de conceção e implementação de projetos
  • Contacto com docentes certificados em gestão de projetos
  • Integração da visão do mercado, com um conjunto de seminários e/ou webinars de especialistas oriundos da academia e indústria
  • Atribuição de ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos).
Objetivos do programa

O Programa está desenhado para desenvolver nos participantes competências em análise e gestão de informação, fundamentais para a tomada de decisões no seio das organizações. Visa dotar os participantes de:

  • Capacidade de analisar e comunicar soluções baseadas em evidência para desafios de negócio com uso de análise quantitativa
  • Capacidade de utilizar técnicas de business analytics para avaliação de estratégias comerciais e soluções domésticas e internacionais

O participante adquire também:

  • Confiança no manuseio de grandes volumes de dados
  • Competências básicas em programação, com uso de plataformas populares.
Fatores inovadores
  • Docência: Corpo docente de excelência, combinando valências académicas e profissionais, com extensa experiência e reconhecimento nas suas áreas de atuação e especialidade
  • Metodologia: Ensino baseado em projeto (PBL), com exploração de uma variedade de ferramentas de Business Analytics
  • Aplicabilidade: Projeto aplicado final ajustado aos interesses em necessidades dos participantes, com mentoria por professores, consultores e empresas de referência
  • Dupla perspetiva: Combinação da perspetiva académica e técnica com a visão da Indústria, com acesso a sessões de seminário e/ou webinar de especialistas oriundos da academia e indústria
  • Continuidade: Possibilidade de consideração dos créditos obtidos para continuação posterior de estudos
Destinatários
  • Quadros empresariais que pretendam desenvolver competências numa área em acelerado crescimento, possibilitando a tomada de decisões de negócio mais informadas
  • Dirigentes de start ups
  • Dirigentes de PMEs
  • Licenciados na área de gestão e que pretendam adquirir competências adicionais em análise de dados e em gestão de informação
  • Licenciados em engenharia, com valências em ciências da computação ou em análise de dados, e que pretendam familiarizar-se com a aplicação em contexto de negócio
  • Profissionais que estejam a iniciar a sua carreira em business analytics ou queiram aprofundar conhecimentos na área.
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Parcerias

Algumas das empresas que colaboram em seminários, resolução de casos e problemas práticos reais propostos em sala de aula, em projetos curriculares.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Business Analytics Summit
Docentes: Fernando Gonçalves e Orlando Fontan.
3
Fundamentos de Negócio para Analytics
Docentes: Fernando Matos.
123
Análise e Visualização de Dados
Docentes: Fernando Gonçalves.
123
Programação para Ciência de Dados
Docentes: Filipe Santos e Mariana Cavique.
123
Seminário I
Docentes: Fernando Gonçalves & Convidado.
2
Projeto Aplicado I
Docentes: Fernando Gonçalves e Orlando Fontan.
2

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Bases de Dados & Big Data
Docentes: Orlando Fontan e Mariana Cavique
123
Análise Preditiva
Docentes: José Cruz e Filipe Santos
123
Tópicos Avançados em Gestão Estratégica
Docentes: José Manuel da Fonseca
123
Seminário II
Docentes: Orlando Fontan e Convidado
2
Projeto Aplicado II
Docentes: Fernando Gonçalves e Orlando Fontan
4

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Business Intelligence - Reporte e Visualização
Docentes: Orlando Fontan.
123
Manipulação de Dados & Machine Learning
Docentes: Filipe Ramos e José Cruz.
123
Seminário III
Docentes: Fernando Gonçalves e Convidado.
2
Projeto Aplicado III
Docentes: Fernando Gonçalves e Orlando Fontan.
4

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Finanças com Data Analytics
Docentes: João Reis.
123
Marketing com Analytics
Docentes: Maria do Carmo Leal.
123
Seminário - Inteligência Artificial
Docentes: Orlando Fontan e Convidado.
2
Projeto Aplicado IV
Docentes: Fernando Gonçalves
4

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Projeto Aplicado (I-II-III-IV)
Docentes: Fernando Gonçalves e Orlando Fontan.
143

Coordenação

Fernando Gonçalves

PhD em Matemática e Estatística pela University of Edinburg. Foi Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Visiting Fellow no Mathematical Sciences Institute da Australian National University. É pós-graduado em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL e licenciado em Economia, ramo de Planeamento e Métodos Quantitativos, pelo ISEG.

Os seus interesses de investigação são em Matemática Financeira e, secundariamente, em Econometria Aplicada, sendo membro integrado do REM - Research in Economics and Mathematics, centro de investigação sediado no ISEG. Tem desenvolvido projetos de investigação internacionais, como: STRIKE - Novel Methods in Computational Finance, programa Marie Curie da Comissão Europeia; e Analysis of Nonlinear Partial Differential Equations in Mathematical Finance, programa de cooperação transnacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas científicas internacionais da especialidade.

É Professor na Universidade Europeia, coordenando a licenciatura, os mestrados e as pós-graduações na área de Ciência de Dados.

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.

Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).

Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unversidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

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Orlando Fontan

Docentes

Fernando Matos

Co-Founder & Partner da Closer e membro do board da Red Zebra Analytics, liderando as equipas de marketing, desenvolvimento de negócio e soluções em Portugal, UK e Brasil. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas no ISCTE.

Tem mais de 25 anos de experiência em consultoria e 15 de empreendorismo, desenvolvidos maioritariamente na área de dados, data science, advanced analytics, artificial intelligence e business intelligence.

Com responsabilidades de Gestão, Marketing, Desenvolvimento de Negócio, Execução de Projetos, Desenho, Arquitetura de Soluções e R&D. Passou por empresas como a General Electric, Capital IT Solutions, Arthur Andersen, Wedo Consulting e KPI Solutions.

Orador em conferências e seminários sobre Advanced Analytics, Business Intelligence, Dashboarding, Customer Service, Digital Signage e Internet of Things, desenvolve ainda ações comunitárias e desportivas.

Presidente da Data Science Portuguese Association (DSPA) desde a sua fundação em 2018.

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Filipe Ramos

Doutorado em Gestão, na especialidade de Métodos Quantitativos, pelo ISCTE-Business School. Mestre em Matemática Financeira, pelo ISCTE-Business School/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), mestre em Ensino da Matemática, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Matemática (Ensino) pela FCUL.

É Professor Convidado da FCUL e colaborador da Universidade Europeia. Anteriormente, foi docente no ISCTE-Business School.

Tem como interesses de investigação a Análise de Dados e a Modelação Matemática, nomeadamente “Time Series Analysis and Forecasting”, aplicada às áreas da Economia, Gestão e Finanças. O seu foco presente de investigação é em Data Analysis/Data Science, com ênfase em Machine Learning/Deep Learning. Tem o trabalho publicado em revistas científicas da especialidade. É membro integrado do CEAUL, centro de investigação da FCUL.

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Filipe Santos

Doutorado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG (2020), com a tese "Bochi-Mañé dichotomy for 2n-Hamiltonians, random perturbation techniques" e orientação de João Lopes Dias. Mestre em Matemática Financeira (2012) com tese "Analysis of the diffusion through probabilistic methods and Hausdorff dimension" e Licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pela mesma instituição.

Entre 2010 e 2019 leccionou disciplinas das várias Licenciaturas no ISEG, incluíndo Matemática I e II, Linguagens de Programação e Estatística.

Desde 2020 e até ao presente, desempenha a função de "Quantitative Research Analyst" no BNP Paribas onde desenvolve metodologias para "Market Risk" e "Counterparty Credit Risk". Continua activo em investigação, apresentando em Conferências Internacionais, trabalho desenvolvido nas actuais funções.

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João Reis

Doutorado em Finanças pelo ISCTE com a tese “Barrier Options and Dynamic Debt” em 2022, completada enquanto bolseiro pela mesma instituição. Mestre em Matemática Financeira pelo ISCTE e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) com a tese com o título “American Options under Stochastic Volatility via a Transformation Procedure” em 2017 e licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics em 2013.

Tem como interesses de investigação tópicos de finanças quantiativas como Risco de Crédito e Option Pricing.

Enquanto doutorando, leccionou disciplinas na Área de Matemática e de Economia no ISCTE e atualmente lecciona disciplinas na Área de Finanças na Universidade Europeia.

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José Cruz

Doutorado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG (2020), com tese “Option Pricing in Iliquid markets with jumps” e orientação por Daniel Sevcovic e Maria do Rosário Grossinho. Mestre em Matemática Financeira (2013), com tese “Integro-Differential Equations for Option Pricing in Exponential Levy Models”, e licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pela mesma instituição.
Tem publicados os artigos científicos: “Option Pricing in iliquid markets with jumps” e “On solutions of a partial integro-differential equation in Bessel potential spaces with applications in option pricing models”.

Enquanto prosseguia os seus estudos pós-graduados, lecionou a estudantes de licenciatura e de mestrado no ISEG. Atualmente, é docente na Universidade Europeia.

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José Manuel Fonseca

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas em 1984 pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, em 94, Doutorado em Management pela Business School da Universidade de Hertfordshire em Inglaterra, em 1998. É atualmente professor na Universidade Europeia. Fellow do Complexity and Management Centre - University of Hertfordshire, Invited Researcher de Chalmers University of Technology em Gutemburgo.

Foi Professor na Nova School of Business and Economics responsável pela cadeira de Estratégia e coordenador do Leardership Stream do Lisbon MBA MIT/Nova/Católica e formador da Nova Fórum nas áreas de Comunicação Humana e Liderança entre 2006 e 2011.

Foi administrador e diretor geral de empresas de confeções, de construções técnicas e de comércio de equipamentos industriais e consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais, com trabalhos desenvolvidos em sectores como Mármores, Confecções e Têxtil, Agro-Alimentares, Construção, Química, Equipamentos Industriais, Componentes para Indústria Automóvel, Moldes para Plásticos, no sector de serviços em Publicidade, Tecnologias e Sistemas de Informação em Portugal, Bélgica, Suécia, Espanha, Angola e Inglaterra.

Autor de “Complexity and Innovation in Organizations” (2001)London: Routledge; “O Paradoxo da Inovação Empresarial: A necessidade de certeza num mundo imprevisível” Lisboa: Metáfora (1998), “Empresas, Caos e Complexidade”(2001) Cunha M., Fonseca J. & Gonçalves, F. (eds.) Lisboa: RH Editores, “Caminhos de Desenvolvimento: Perspectivas em projectos apoiados pela Fundação Luso Americana" (2001) Gonçalves, F. & Fonseca J. Lisboa: Fundação Luso Americana.

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Maria do Carmo Leal

Doutorada em Marketing pelo ISCTE-IUL, com tese em Branding in Social Economy Companies. Tem um MBA pela Universidade Católica, com especialização em Marketing, e tese também na área de branding.
Tem investigado, predominantemente, nas áreas de marketing and socialmarketing, com publicação em revistas científicas como: Journal of Marketing Education, Qualitative Market Research e Marketing Intelligence & Planning.
É Professora na Universidade Europeia, onde leciona vários cursos nas áreas de Marketing e de Digital Marketing em licenciaturas e programas de mestrado. É também Professora Convidada no ISCTE-IUL, lecionando Social Marketing a nível pósgraduado.

Mariana Cavique

Doutoranda em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL. Mestre e licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

É docente na Universidade Europeia desde 2019, onde tem lecionado disciplinas relacionadas com Sistemas Informáticos e Business Intelligence. Anteriormente, foi consultora na Nokia e na Altran, onde trabalhou na área de telecomunicações na vertente de rádio.

Os seus interesses de investigação são em Data Science, em particular em text mining. O seu foco presente de investigação é na extração de conhecimento de texto não estruturado com aplicação ao turismo.

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Beatriz Malheiros Leal (Convidada)

Data Analyst na Teleperformance Portugal, desenvolvendo vários projetos na análise de dados e automatização de processos. Foi Professora na Universidade Europeia, onde lecionou unidades de Matemática e Estatística a estudantes de Gestão.

No âmbito académico, é doutoranda no PhD em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo ISEG, com tópico de investigação na área das aplicações computacionais à Matemática Financeira. É mestre em Mathematical Finance e licenciada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pela mesma instituição. Fora da área científica, obteve o grau secundário de Música (piano) pelo Conservatório das Caldas da Rainha.

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Didier Rodrigues Lopes (Convidado)

Founder & CEO da OPENBB. Foi, anteriormente, Sensor Fusion Engineer na NURVV, Software Design Engineer na U-BLOX e Assistente de Teoria de Sinal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Mestre (MSc) em CONTROL SYSTEMS pelo Imperial Co llege London, com tese "Energy savings from an Ecological Cooperative Adaptive Cruise Control: a Battery Electric Vehicle platoon investigation". Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa.
Tem publicados os artigos científicos: “Energy savings from an Eco-Cooperative Adaptive Cruise Control: a BEV platoon investigation” e “Step Detection using SVM on NURVV Trackers.

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Diogo Ribeiro Santos (Convidado)

É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, pós-graduado em Gestão e Direito de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e tem o Executive MBA AESE/IESE. Encontra-se a concluir o Doutoramento em Gestão na Universidade Europeia.
É professor de Finanças na AESE, onde dirige o Next Generation Program, consultor independente e administrador não-executivo da Insight Venture – Sociedade de Capital de Risco, SA.
Foi consultor na One to One Corporate Finance e CEO na Sixt Rent-a-Car Portugal, tendo desempenhado ainda as funções de administrador financeiro da Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, SA. Ainda anteriormente, exerceu as funções de adjunto do Ministro da Defesa Nacional, de diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério da Defesa Nacional e de vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

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Gilson Silva (Convidado)

Senior Quantitative Research Analyst no Departamento de Risco do PNB Paribas.

Doutorando em Matemática Aplicada à Economia e Gestão no ISEG, com um artigo publicado sobre o estado da arte em apreçamento de opções, mestre em Economia e Finanças Matemáticas pela Universidade do Minho e licenciado em Matemática pela Universidade de Cabo Verde.
Desde 2011, tem ensinado tópicos variados a estudantes de graduação em Cabo Verde, Lisboa e em universidades europeias.
Apaixonado pela matemática e as suas aplicações financeiras, pelo ensino e pela partilha de conhecimento e experiência.

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Nuno Faustino (Convidado)

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ISCTE e licenciado em Economia pela mesma instituição, possui mais de 15 de experiência em análise de dados.
Em Portugal, começou na INFARMED e, depois, em ciência de dados na CEGEDIM. Também especialista em “Business Intelligence”, trabalhou para clientes no Reino Unido e em França, como J&J e Consumer Intelligence. Tem trabalhado com sucesso para empresas FinTech, da Banca, de Seguros, Farmacêuticas e de Jogos.
Presentemente, é Director de “Analytics Data Preparation - Data Science & AI” na AstraZeneca, Cambridge, Reino Unido.

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Sandra Matos (Convidada)

Diretora Executiva - NetMentora by Réseau Entreprendre.
Sandra Matos é licenciada em Economia, com Pós-Graduação em Economia Social e Solidária, e tem 20 anos de experiência na área de Customer Experience e Gestão de Equipas Operacionais. Ao longo da sua vida profissional trabalhou na Vodafone, KPMG , NOS (previamente TV Cabo e ZON), sendo atualmente Head of Operations da SIBS Processos. Apaixonada pelo desenvolvimento de talento e de pessoas, conta com muita experiência na área da Formação, sendo facilitadora certificada LEGO Serious Play. Com espírito empreendedor, foi Diretora Executiva de uma associação internacional sem fins lucrativos de apoio ao Empreendedorismo, e dedica o seu tempo livre a atividades de voluntariado e impacto social.

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Saídas profissionais

Em época de revolução digital, o domínio das técnicas de análise de grandes volumes de dados complexos é crescentemente decisiva para as organizações.

Uma grande vantagem de um programa em business analytics é fornecer conhecimento e competências atrativas para um grande espectro de indústrias. O domínio de competências técnicas, como em machine learning e análise preditiva, e a capacidade de as utilizar para obter resultados são muito importantes e muito valorizados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

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