Programa prático que lhe irá permitir adquirir técnicas e conhecimentos de comunicação aplicadas às atuais necessidades do sector da saúde - One Health.
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Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
O Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde combina um modelo académico teórico e prático em ambientes simulados dotar os participantes de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, a fim de promover a saúde e o bem-estar num contexto One Health.
Presencial | |
Quinta do Bom Nome | Início: Maio 2024 |
9 meses / 90 horas | Faculdade de Ciências da Saúde |
Não conferente de grau |
A simulação clínica proporciona aos estudantes uma base sólida de autoconfiança, enquanto confere ao sistema de saúde uma segurança adicional em relação aos pacientes. Realizada em ambientes totalmente seguros, sob o controlo atento dos docentes, a simulação clínica é um valioso instrumento de aprendizagem e garantia de qualidade nos cuidados de saúde.
Este Programa conta com a Acreditação da Ordem dos Psicólogos, o Patrocínio Científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a parceria da Universidad Europea de Madrid.
Ao frequentar este programa poderá participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu o no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.
É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.
A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.
O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições.
Unidades curriculares | Horas |
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Apresentação | |
Sessão de Abertura - One Health | 2 |
Módulo 1 - Princípios de Comunicação em Saúde | |
Tendências e Evolução da Sociedade: Promoção da Saúde & Bem-Estar | 4 |
A definição de públicos-alvo na saúde - Aulas Online Live | 4 |
Fundamentos da Comunicação na saúde (importância da comunicação verbal, não verbal, entre outros) | 4 |
Módulo 2 - Comunicação Integrada em Saúde | |
Plano Estratégico de Comunicação de Saúde | 4 |
Comunicação Interna, Comunicação Externa e Media Relations | 4 |
Comunicação de Crise / Comunicação de Risco | 4 |
Métricas de Comunicação | Webinar - Aulas Online Live | 2 |
Media Training - workshop | 4 |
Módulo 3 - Comunicação em Saúde: profissional de saúde/ doente e família / cuidadores | |
Relação Terapêutica: barreiras, atitudes e competências. Comunicação com clientes com diversidade funcional | 4 |
Mudança Comportamental (Adesão, Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis) - Entrevista Motivacional | 4 |
Gerir emoções em Saúde. Como transmitir "más notícias" (diagnóstico, doença crónica, luto, entre outros) | 4 |
Comunicação ao longo do ciclo Vital (adolescentes, crianças, entre outros) | 4 |
Simulador: UE Madrid | 8 |
Módulo 4 - Comunicação, Informação e Literacia em Saúde | |
Informação e Literacia em Saúde | 4 |
Comunicação e Fontes de Informação - Aulas Online Live | 4 |
Comunicação Baseada na Evidência (Como Comunicar Ciência?) | 4 |
Seminário sobre Marketing Social - Webinar - Aulas Online Live | 2 |
Módulo 5 - Comunicação em Saúde - ferramentas digitais e tecnologia | |
Estratégia de comunicação online - social media - Aulas Online Live | 4 |
A Inteligência Artificial na Comunicação de Saúde | 4 |
Gestão de Conteúdos / Storytelling | 4 |
Organizar e Gerir Eventos - Webinar - Aulas Online Live | 2 |
Apresentação final | 6 |
Ricardo Mena: Co-coordenador do Curso
Doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Vigo. Foi diretor do IPAM Porto, diretor do programa de Mestrado em Gestão de Marketing do IPAM Porto e professor adjunto da área de Marketing Estratégico. Foi igualmente convidado para vários cursos de pós-graduação e conferências na área de Gestão Estratégica de Marcas. Ricardo Mena foi fundador e diretor de inovação de marca da MM+A Branding, uma empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de branding na área da saúde, a partir de um método autodesenvolvido chamado 3´S Brand Three Method. É co-autor do livro Healthcare Marketing editado pela Leya em 2016 e do livro Branding: Back to Basics pela Almedina em 2022.
Teresa Santos: Co-coordenador do Curso
Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Educação; e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga certificada pela EFPA (European Federation of Psychologists Associations - EFPA). Coordenadora de Psicologia e Professora Associada na Universidade Europeia. Professora Auxiliar Convidada no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa, CatolicaMed Platform.
Coordenadora científica, clínica e investigadora em diversos projetos internacionais e nacionais e autora de diversas publicações científicas na área da Psicologia.
Coordenador da Equipa Intra-hospitalar de cuidados paliativos do Hospital Lusíadas Lisboa, onde ainda exerce as funções de presidente da CES (Comissão de Ética) desde 2018. Docente de Bioética e Ética Médica na FCS-UBI – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Coordenador do Núcleo de Estudos em Bioética NEBUBI, da FSC-UBI. Mestre em Bioética pelo Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull - Barcelona (Espanha), desde 2019. Competência em Cuidados Paliativos à Ordem dos Médicos desde 2015. Doutorando em Medicina na Universidade da Beira Interior na área dos Cuidados Paliativos, Saúde Digital e Bioética. Especialista em Medicina Geral e Familiar e Licenciado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de Estremadura em 2000. Investigador na área de saúde digital e dos cuidados paliativos. Conselheiro da CES do IVI/GINEMED.
Professora Universitária e consultora. Acima de tudo, apaixonada pelo Conhecimento e Inovação disruptiva. Iniciou carreira na advocacia e, posteriormente, trabalhou cerca de 13 anos em Retalho- gestão de centros comerciais, onde desempenhou várias funções (marketing manager, leasing manager, coordenação comercial). Foi ainda consultora de marketing digital, com foco em gestão de conteúdos e redes sociais. Possui o título especialista em Marketing e Publicidade e é doutorada em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais (com tese em Novos Media e Marketing Político). É pós-graduada em marketing e em gestão empresarial, contando ainda com cursos e especializações em Digital Strategy, Marketing Digital de Moda, Storytelling e life e executive coaching. É autora do blog marketingdigitalretalho.com
Possui experiência Profissional como Gestora de Eventos e Comunicação no Centro de Congressos da Alfândega do Porto: vertente comercial e operacional dos eventos; gestão de toda a comunicação da marca no canal online e offline; sistemas de certificação da Qualidade. Departamento de marketing e comunicação e impulsionadora de formação executiva dos programas do ISAG-European Business School. Responsável de ativação de marca de grandes grupos em eventos como Primavera Sound, Meo Marés Vivas, Essência do Vinho, Serralves em Festa, Web Summit, entre outros. Possui um curso profissional em comunicação, marketing, relações públicas, licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura (vertente do marketing) e é atualmente mestranda em Gestão de Marketing. 10 anos de experiência na área do marketing e da organização de eventos.
Psicóloga Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e doutorada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na área de Saúde Mental, onde desenvolveu investigação ligada aos determinantes socioeconómicos da saúde mental das populações em contexto de crise financeira. Psicoterapeuta pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses Desempenhou funções como investigadora PostDoc na Fundação Champalimaud, na área da resiliência em cancro de mama. Exerce a sua atividade profissional como psicoterapeuta na clínica AlterStatus.
Médico especialista em saúde pública, formador e consultor, com experiência em comunicação em saúde, visualização de dados e gestão de infodemia. Fundador da Academia de Comunicação em Saúde, marca dedicada à formação sobre comunicação em saúde. Possui Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento (Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade Nova de Lisboa), Pós-Graduação em Visualização de Dados (ISCTE-IUL e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública (Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica de Lisboa).
Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialização em Comunicação em Saúde pela Faculdade de Medicina de Lisboa.
Jornalista da RTP mais de 20 anos onde desempenhou múltiplas funções, de grande repórter a editora de sociedade, desenvolvendo paralelamente a função de jornalista especialista em saúde durante mais de uma década.
Assessora de comunicação do Ministério da Saúde, de 2015 a 2018. Além da assessoria mediática e política aos responsáveis governamentais, participou no desenvolvimento de diversas campanhas de comunicação no âmbito da Saúde Pública, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de promoção de alimentação saudável, prática de exercício físico, cessação tabágica, entre outras. Assessora de Comunicação no Ministério da Defesa, foi responsável pela Comunicação interna e externa da Defesa Nacional, na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE 2021).
Formadora de Media Training. Docente universitária na licenciatura de Comunicação Social, no Instituto Português de Estudos Superiores e palestrante convidada na Pós-Graduação de Comunicação em Saúde, da Faculdade de Medicina de Lisboa.
É atualmente a responsável de Políticas Públicas na Roche Farmacêutica, onde promove e desenvolve parcerias e projetos de Políticas Públicas na área da Saúde.
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Health Economics and Outcomes Research Manager no Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa durante 9 anos onde desenvolveu e coordenou revisões sistemáticas, meta-análises, estudos de avaliação do valor terapêutico e económico de medicamentos, avaliação do impacto orçamental da introdução de medicamentos no mercado e estudos de custo e carga da doença. Information Specialist do Grupo de Revisão Cochrane das Doenças do Movimento, onde foi responsável pela qualidade e desenvolvimento das estratégias de pesquisa das revisões, e investigadora do Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana até 2020. Formadora em cursos pós-graduados nos módulos de revisões sistemáticas e meta-análises na Faculdade de Medicina e no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Exerce atualmente a sua atividade profissional como Access Partner na Roche Farmacêutica e Química, Lda e é assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Empresário e investigador com interesse pelas áreas da gestão de conhecimento, cognição e aprendizagem; tanto em pessoas como em agentes artificiais. Em 2013 criou a Empresa HIKARI, da qual é fundador, sendo esta uma marca na área dos serviços com base na cognição e comportamento humano. É também responsável da estratégia da empresa e dos projetos de inovação. Dentro deste projeto, desenhou um programa de estímulo cognitivo para promoção de aprendizagens ao longo da vida. Antes desta etapa trabalhou com equipas multidisciplinares para resolver problemas em sectores como tecnologia assistida (ou ajudas técnicas) e saúde mental. É docente convidado no IPAM. A sua filosofia de trabalho assenta em quatro pilares: razão, ciência, humanismo e progresso. Considera o desenvolvimento tecnológico e a aplicação de inteligência artificial como ferramentas para colocar ao serviço das pessoas para a elaboração de soluções eficazes e eficientes. Mestre em ciência cognitiva (Universidade de Lisboa), realizou um MBA (AESE/IESE) e tem formação avançada em neurociência para a educação (Universidade Católica). Os seus tópicos atuais de investigação relacionam-se com funções executivas e resolução de problemas. Está neste momento a iniciar o doutoramento em ciências cognitivas (Universidade Católica).
Licenciado em Psicologia Clínica e Doutorado em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior. Chefe da Divisão de Literacia em Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde (2018 ao momento). Colaboração como Docente na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior e Universidade Católica Portuguesa.Responsável pela coordenação do Plano de Ação da DGS para a Literacia em Saúde 2019/2021 e membro das Task Force (TF) da DGS na resposta à COVID-19 e TF para as Ciências Comportamentais aplicada ao contexto da pandemia de COVID-19. Coordenação da OMS European Action Network on Health Literacy for Prevention and Control of NCDs e ponto focal da Behavioural and Cultural Insights unit da OMS Investigador com vários artigos publicados. Vencedor do Prémio Saúde Pública, do Ministério da Saúde, Dr. Francisco George 2018.
Especialista em Comunicação, Marketing e Relações Públicas nas diferentes áreas da Saúde
Jornalista especialista em Saúde
Consultor em Saúde
Diretor/gestor de comunicação em organizações de saúde
Organização de eventos de Saúde
Organizações de Saúde para gestão do atendimento com pacientes
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.
Programa acreditado pela Ordem dos Nutricionistas.
Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.
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Obrigado! Iremos entrar em contacto contigo em breve.
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A entidade Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais é a ENSILIS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO UNIPESSOAL, LDA. (doravante ENSILIS) com o NIPC 504 669 788 e com sede em Quinta do Bom Nome, Estr. da Correia 53, 1500-210 Lisboa.
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Da mesma forma, procura adotar as medidas técnicas e organizativas adequadas necessárias para garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência dos Dados Pessoais de que é Responsável pelo Tratamento.
Sem prejuízo do referido, a legislação aplicável prevalecerá sobre esta Política se – e na medida em que – exceda as normas da mesma, ou imponha requisitos mais rigorosos e, por último, proporcione um grau maior de proteção.
Nos casos em que esta Política proporcione um maior grau de proteção do que a lei aplicável ou proporcione salvaguardas e direitos adicionais para os Titulares dos Dados, a presente Política será aplicável.
A Lei Nacional Portuguesa de Proteção de Dados Pessoais (Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto, a seguir designada “LERGPD”) e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, doravante denominado “RGPD” ou “Regulamento”) asseguram a proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de Dados Pessoais e à livre circulação desses dados.
Nos termos legais, consideram-se Dados Pessoais qualquer “informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («Titular dos Dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular”.
Este documento descreve a forma como a ENSILIS se define internamente e cumpre a legislação aplicável em matéria de proteção de Dados Pessoais, podendo, no entanto, ser complementada por outros procedimentos sobre a Proteção de Dados, que sejam definidos e divulgados pela ENSILIS, através dos vários canais disponíveis.
Pretende-se que esta Política sirva como orientação, sempre que existam dúvidas relativamente ao tratamento de Dados Pessoais nas diversas realidades com as quais possam estar correlacionados os Titulares dos Dados.
Durante o processo de recolha apenas se solicitarão os dados absolutamente necessários para o cumprimento da finalidade da recolha informada, ou finalidades com essa conexas e sob pressuposto do fundamento de licitude explanado ao Titular dos Dados.
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Os Dados Pessoais só podem ser transferidos para outra entidade fora do Espaço Económico Europeu (EEE), se esta transferência estiver em conformidade com os princípios de Proteção de Dados e as outras regras estabelecidas na presente Política e nas leis e deliberações aplicáveis em matéria de Proteção de Dados.
Como tal, essa transferência só pode ocorrer se estiver em conformidade com a finalidade para a qual os dados foram recolhidos e se a transferência for necessária para essa finalidade.
Ao implementar a presente Política, a ENSILIS respeitará os requisitos legais que imporá condições específicas às Transferências Internacionais de Dados Pessoais.
Assim, os Dados Pessoais só podem ser transferidos de um país do EEE para países fora deste (“países terceiros”) quando a Comissão Europeia considere que garantem um nível adequado de proteção.
Se o país terceiro não oferecer este nível de proteção, os Dados Pessoais só podem, regra geral, ser transferidos para esse país se o exportador e o importador de dados implementarem alguma das garantias adequadas previstas no artigo 46.º, n.º 2 e 3 do RGPD.
Ainda assim, a probabilidade de a ENSILIS efetuar essas transferências será residual e, a existir, fá-lo-á aplicando requisitos adicionais.
Os Titulares dos Dados têm a prerrogativa de exercer os seguintes direitos:
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Para tal, poderá exercer os seus direitos de forma direta e gratuita, salvo raras exceções, para:
Os Dados Pessoais são tratados com o nível de proteção legalmente exigido para garantir a sua segurança e prevenir a sua alteração, perda, tratamento ou acesso não autorizado, tendo em conta o estado da tecnologia.
O acesso aos Dados Pessoais dos Titulares dos Dados será sempre realizado sob o compromisso de:
Os Dados Pessoais apenas serão armazenados e tratados pelo período que se revele necessário ou obrigatório para o cumprimento dos fins acima descritos, aplicando-se critérios de conservação adequados a cada tratamento e em consonância com as disposições legais, regulamentares aplicáveis e até mesmo a prescrição de responsabilidade civil e criminal.
Depois de decorrido o respetivo período de conservação dos dados, estes serão eliminados ou tornados anónimos, quando não devam ser mantidos para um fim separado que possa prevalecer.
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Em caso de eventuais alterações legislativas, a ENSILIS reserva o direito de alterar a presente Política, a todo o tempo, pelo que deverá consultá-la sempre que utilizar esta aplicação.
O Titular dos Dados tem o direito de apresentar uma reclamação, se considerar existir um fundamento para tanto, em matéria de Proteção de Dados Pessoais, à Autoridade de Controlo competente.
A ENSILIS atualizará este documento periodicamente, sendo esta a sua versão 2.0.
A atualização será feita conforme for adequado, procurando dar resposta às alterações legislativas, às necessidades de negócio e ao desenvolvimento do estado da arte e da tecnologia, por forma a manter o Titular dos Dados informado, pelo que deve consultá-la com alguma regularidade, se quiser saber mais informações sobre como os seus dados serão tratados
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Última atualização: 26 de janeiro de 2024.