INFO Menu
Close

Mensagem do Reitor da Universidade

Pedro Barbas Homem - Reitor da Universidade EuropeiaA Universidade Europeia constitui um projecto científico e cultural sólido, com raízes na mais antiga instituição de ensino superior particular de Portugal, e que se insere na maior rede mundial de ensino superior: a Rede Laureate.

A Universidade Europeia tem vindo a destacar-se no panorama nacional de ensino superior pela sua qualidade, modelo académico inovador, mas também pelas suas áreas de especialização que, cada vez mais, são desenvolvidas numa perspetiva internacional, de forma a investir numa formação sem fronteiras e atraindo estudantes de outros países.

Agora é o momento de reforçar a qualidade e diferenciação do projeto educativo centrado na realização pessoal e profissional dos estudantes, formando cidadãos do mundo e agentes ativos de mudança, de modo a que a Europeia se continue a distinguir como uma universidade internacional de referência e a primeira escolha para estudantes e para recrutadores.

Os objectivos da Universidade Europeia para os próximos anos são extraordinariamente ambiciosos: Consolidar o modelo académico; Criar uma faculdade na área da saúde e dotá-la de uma sólida oferta formativa; Proceder à expansão para a Região Norte; Internacionalizar o ensino, a formação e a investigação; Melhorar a qualidade científica e pedagógica; Contribuir para a realização pessoal e profissional dos seus estudantes, de modo a fazer da Universidade Europeia uma referência cada vez mais presente na sociedade portuguesa, símbolo de qualidade e de prestígio, sinónimo de profissionalismo e de internacionalização, primeira escolha de estudantes e empregadores.


Prof. Doutor Pedro Barbas Homem

Discurso Tomada de Posse (abril de 2018) >

Aceder à súmula curricular >



Reitoria - Estrutura Interna


Professora Doutora Diana Dias, Vice-Reitora

Professora Associada com Agregação. É Investigadora associada, desde 2009, do CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Universidade do Porto). Licenciada em Psicologia (UP), Pós-graduada em Psicoterapia e Orientação Vocacional (UP), Doutorada em Ciências da Educação (UP) com uma tese sobre a integração dos estudantes no Ensino Superior, obteve Agregação à Universidade do Minho na especialidade de Psicologia da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, integra o seu Conselho Científico e é membro efetivo da sua Comissão para a coordenação com o Ensino Superior e Investigação em Psicologia. Tem vasta obra científica publicada em revistas indexadas (Web of Science e SCOPUS), nomeadamente sobre o ensino superior e é a representante europeia no grupo de investigação Teaching and Learning, na Laureate International Universities. Ao longo da sua carreira assumiu vários cargos de responsabilidade de coordenação científica e pedagógica, nomeadamente o de Diretora de uma Escola Superior e foi Presidente do Conselho Pedagógico de um Instituto Politécnico. Consultora em políticas do ensino superior, tem trabalhado com diversas entidades de relevo nacional e internacional, nomeadamente A3ES, CNE, EUA, UNESCO e OCDE.

A Vice-Reitora terá sob a sua responsabilidade o processo de avaliação institucional reacreditação de ciclos de estudo, para além do acompanhamento e substituição do Reitor nos restantes assuntos.

Professor Doutor Carlos Duarte, Pró-Reitor

Professor Catedrático. Licenciado em Design na opção de Design Industrial pelo IADE - Escola Superior de Design, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade da Beira Interior e agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É, desde 2014, Professor Catedrático do IADE - Universidade Europeia, tendo assumido o cargo de Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Design (2006–2012); Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Marketing e Publicidade (2007–2012); Presidente do IADE (2008-2014); Reitor do IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (2014-2016). Colabora com a Rede Nacional de Mentores, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., no âmbito da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – StartUP Portugal (desde 2015); é membro na qualidade de “stakeholder” do Projeto KATCH_e: uma Aliança de Conhecimento entre instituições do ensino superior, empresas e centros de investigação.

Foi membro da Comissão de Especialistas em Design e Artes Plásticas, DGES – Direcção Geral do Ensino Superior (2006-2009); membro do Painel de Avaliação do Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-doutoramento na área da Arquitetura, Urbanismo e Design, FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (2012); membro do Júri para os Prémios Nacionais de Design, Troféu Sena da Silva – Carreira, Centro Português de Design (2003). Foi distinguido como sócio honorário do Clube de Criativos de Portugal (2016); com o Prémio de Sustentabilidade Gold Mercury e Personalidade do Ano, atribuído pela Gold Mercury (2010).

Professor Doutor Adelino Cunha, Pró-Reitor

Professor Auxiliar. Historiador e professor de História Contemporânea e de Jornalismo da Universidade Europeia – Laureate Internation Universities. Licenciou-se em História na Universidade Lusíada e doutorou-se, com distinção e honra por unanimidade, em História Contemporânea na Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Lisboa (Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora, Instituto de Ciências Sociais e ISCTE). Foi diretor da revista Focus, editor de política nos jornais O Independente, A Capital, Correio da Manhã e Jornal de Notícias, tendo terminado a carreira no jornalismo como repórter da revista NS do Diário de Notícias. É autor dos livros: A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva (Edeline, 2005), Álvaro Cunhal – Retrato Pessoal e Íntimo (Esfera dos Livros, 2010), António Guterres – Os Segredos do Poder (Alêtheia, 2013) e Filhos da Clandestinidade (Esfera dos Livros, 2016).