Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
23948

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Curso de Especialização em Inteligência Emocional Lisboa - Blended

Formação avançada para o desenvolvimento de competências emocionais aplicadas à liderança, saúde mental e desempenho profissional.

Selecione o regime preferencial

Curso de Especialização em Inteligência Emocional

O Curso de Especialização em Inteligência Emocional, orientado para profissionais da saúde e da educação, pretende capacitar a compreender, desenvolver e aplicar competências emocionais de forma estratégica em diversos contextos pessoais e profissionais.

Com base em evidências científicas e abordagens multidisciplinares, o programa promove uma formação sólida que integra teoria, autoconhecimento e prática, contribuindo para a melhoria da saúde mental, da qualidade das relações interpessoais e do desempenho em ambientes complexos e desafiadores.

Fatores que distinguem este programa:

  • Abordagem inovadora: Foco nas mais recentes práticas em inteligência emocional, com aplicação prática no contexto profissional;
  • Desenvolvimento de competências: Aprofundamento de capacidades emocionais com impacto na liderança, comunicação e trabalho em equipa;
  • Gestão emocional eficaz: Ferramentas para reconhecer, regular e atuar sobre emoções em situações exigentes;
  • Formação ética e prática: Equilíbrio entre teoria e prática, com atividades orientadas para uma atuação profissional responsável;
  • Aprendizagem experiencial: Simulações e casos reais que promovem uma aprendizagem participativa e aplicada.
Blended
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 40 horas, 6 ECTS
Início: Novembro 2025
Faculdade de Ciências da Saúde

Porquê o Curso de Especialização em Inteligência Emocional?

Fundamentos da inteligência emocional

Compreender o conceito e a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Autoconhecimento e autogestão

Identificar e desenvolver competências intrapessoais como a auto-consciência, o auto-controlo e a auto-motivação.

Relações e liderança

Aprofundar competências relacionais como empatia, assertividade e liderança, com impacto direto no ambiente de trabalho.

Aplicação prática

Explorar estratégias de regulação emocional e aplicar a inteligência emocional em contextos exigentes e reais.

A partir de setembro de 2025, a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus.

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

youtube thumbnail

Plano de estudos

MÓDULOCONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORASECTS
MÓDULO 1:
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: DEFINIÇÃO, AUTO-CONSCIÊNCIA, AUTO-CONTROLO E AUTO-MOTIVAÇÃO

Coordenação: Susana Nascimento
Sessão 1
Inteligência Emocional: História e Conceito; Definição e importância; Benefícios no ambiente pessoal e profissional
Susana Nascimento
43
Sessão 2
Os Cinco Pilares da Inteligência Emocional (Daniel Goleman): Autoconsciência, Autorregulação, Motivação, Empatia, Competências sociais
Susana Nascimento
4
Sessão 3
Auto-consciência – O Primeiro Passo: Identificação de emoções em si e nos outros; Interrelação emoções, pensamentos e comportamentos
Susana Nascimento
4
Sessão 4
Auto-controlo – Gestão Eficaz de emoções: Controlar/gerir emoções; Lidar com o stress e a impulsividade; Aplicação ao Quotidiano
Susana Nascimento
4
Sessão 5
Auto-motivação: Importância da Motivação interna; Como desenvolver resiliência emocional; Manutenção do foco em objectivos
Mafalda Leitão
4
MÓDULO 2:
EMPATIA E COMPETÊNCIAS SOCIAIS

Coordenação: Diana Frasquilho
Sessão 1
Competências Sociais e Relacionamento Interpessoal: Empatia; Escuta ativa e comunicação eficaz
Diana Frasquilho
43
Sessão 2
Competências Sociais e Relacionamento Interpessoal: Assertividade I
Diana Frasquilho
4
Sessão 3
Mindfulness, Autoconfiança, crenças e Inteligência Emocional
Maria Rita Albergaria
4
Sessão 4
Os desafios da Inteligência Emocional na Era Digital
Diana Frasquilho
4
Sessão 5
Plano de Desenvolvimento Pessoal em Inteligência Emocional
Diana Frasquilho
4

Metodologias ativas, expositivas, argumentativas e demonstrativas. As aulas articularão uma componente teórica e técnica, em que os estudantes serão confrontados com exercícios, casos práticos e outras atividades de dinamização pedagógica.

A avaliação é feita através de:

  • Exame escrito individual de estrutura objetiva (e.g., verdadeiro/falso, escolha múltipla, associação ou correspondência, de resposta curta) em todos os módulos, com ponderação de 100%

Estas avaliações serão realizadas em formato presencial (sem consulta), numa única tentativa e durante um período fixo, determinado pela coordenação da PG.

Direção do Curso

Teresa Santos

Diretora do Curso

Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário).

Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

    Docente Susana Nascimento

    Susana Nascimento

    Diretora do Curso

    Mestrado Integrado em Psicóloga Clínica (ISPA-Instituto Universitário).

    Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

      Docentes

      Diana Frasquilho

      Psicóloga clínica e da saúde e psicoterapeuta com uma carreira dedicada à promoção da saúde mental e ao bem-estar das populações. Atualmente, é docente na Universidade Europeia. Formada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluiu o doutoramento na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde investigou os determinantes socioeconómicos da saúde mental em contextos de crise financeira. Além disso, possui formação em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da qual tem reconhecidas diversas especializações, incluindo Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia da Saúde Ocupacional e Psicologia Comunitária.

      A sua experiência profissional inclui posições como investigadora na Fundação Champalimaud e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde participou em projetos internacionais relacionados com a saúde mental e os seus determinantes.  Tem também uma presença ativa na comunidade académica, com diversas publicações nacionais e internacionais focadas na saúde mental e nos fatores que influenciam o bem-estar psicológico das populações.

      Mafalda Leitão

      Psicóloga, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia da Saúde (Ispa-Instituto Universitário). Docente na Universidade Europeia. Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, comunicações orais e posters em congressos nacionais e internacionais e recebeu dois prémios/distinções. Participou como investigadora em projetos de investigação que receberam financiamento nacional e internacional. Revisora em várias revistas nacionais/internacionais e membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. Orientadora/co-orientadora de teses de doutoramento e Mestrado, arguente e supervisora de estágios académicos.

      Maria Rita Albergaria

      Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia e Coordenadora da Licenciatura em Psicologia da Universidade Europeia. Licenciada em Ciências Psicológicas, com Mestrado em Psicologia da Saúde e Doutorada em Psicologia da Saúde pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Dispõe de várias pós-graduações, especificamente em Psico-Oncologia, em Intervenção na Crise, Emergência e Catástrofe e em Neuropsicologia.

      No âmbito da investigação científica desenvolvida, tem como principais áreas de interesse explorar variáveis psicossociais em Psico-Oncologia, o comportamento alimentar em pessoas com obesidade e ingestão compulsiva e consequente modificação comportamental, os preditores da gravidade percebida de sintomas de menopausa (entre os quais stress) e o delineamento e a aferição de eficácia de intervenções cognitivo-comportamentais que objetivam a melhoria da qualidade de vida de mulheres de meia-idade. Ainda neste âmbito, é autora de artigos nacionais e internacionais, de 1 capítulo de livro em Psicologia da Saúde, além de ter sido oradora em congressos nacionais e internacionais. Já integrou comissões organizadoras de congressos internacionais.

      Saídas profissionais do curso de Inteligência Emocional

      • Aconselhamento e intervenção emocional em contextos de saúde, educação e empresas;
      • Psicologia clínica e da saúde, com foco em gestão emocional e desenvolvimento pessoal;
      • Promoção de bem-estar emocional em ambientes educativos;
      • Formação e coaching em inteligência emocional para profissionais e organizações;
      • Consultoria em desenvolvimento organizacional com foco em competências socioemocionais;
      • Intervenção em contexto hospitalar e clínico no suporte à regulação emocional de utentes;
      • Programas de promoção da saúde mental e emocional em instituições públicas e privadas;
      • Apoio emocional e intervenção psicoeducativa para públicos diversos (crianças, jovens, adultos e seniores).
      Duas mulheres a sorrir e a cumprimentarem-se com um aperto de mão, transmitindo confiança, empatia e conexão num ambiente profissional acolhedor.

      Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

      Admissões

      Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

      O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

      Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

      1

      Pedido de Informação

      Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

      2

      Documentação

      Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

      3

      Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.

      FAQs

      Os cinco pilares da inteligência emocional, de acordo com Daniel Goleman, são:

      1. Autoconsciência: capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções.
      2. Autocontrolo: habilidade de gerir impulsos e emoções negativas.
      3. Motivação: capacidade de manter-se focado e positivo perante desafios.
      4. Empatia: compreender e respeitar as emoções dos outros.
      5. Competências sociais: gerir relações e interagir de forma eficaz.

      A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e as emoções dos outros. Inclui competências como autoconsciência, regulação emocional, empatia, comunicação e capacidade de influenciar relações interpessoais de forma positiva.

      Embora todos os pilares sejam fundamentais, muitos especialistas consideram a autoconsciência como a base da inteligência emocional ao permitir identificar emoções e compreender como estas influenciam os pensamentos e comportamentos, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento das restantes competências.

      None