O Curso de Especialização em Inteligência Emocional, orientado para profissionais da saúde e da educação, pretende capacitar a compreender, desenvolver e aplicar competências emocionais de forma estratégica em diversos contextos pessoais e profissionais.
Com base em evidências científicas e abordagens multidisciplinares, o programa promove uma formação sólida que integra teoria, autoconhecimento e prática, contribuindo para a melhoria da saúde mental, da qualidade das relações interpessoais e do desempenho em ambientes complexos e desafiadores.
Fatores que distinguem este programa:
Blended | Lecionado em Português | Oriente Green Campus | 40 horas, 6 ECTS | Início: Novembro 2025 | Faculdade de Ciências da Saúde |
O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.
MÓDULO | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS | HORAS | ECTS |
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MÓDULO 1: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: DEFINIÇÃO, AUTO-CONSCIÊNCIA, AUTO-CONTROLO E AUTO-MOTIVAÇÃO Coordenação: Susana Nascimento | Sessão 1 Inteligência Emocional: História e Conceito; Definição e importância; Benefícios no ambiente pessoal e profissional Susana Nascimento | 4 | 3 |
Sessão 2 Os Cinco Pilares da Inteligência Emocional (Daniel Goleman): Autoconsciência, Autorregulação, Motivação, Empatia, Competências sociais Susana Nascimento | 4 | ||
Sessão 3 Auto-consciência – O Primeiro Passo: Identificação de emoções em si e nos outros; Interrelação emoções, pensamentos e comportamentos Susana Nascimento | 4 | ||
Sessão 4 Auto-controlo – Gestão Eficaz de emoções: Controlar/gerir emoções; Lidar com o stress e a impulsividade; Aplicação ao Quotidiano Susana Nascimento | 4 | ||
Sessão 5 Auto-motivação: Importância da Motivação interna; Como desenvolver resiliência emocional; Manutenção do foco em objectivos Mafalda Leitão | 4 | ||
MÓDULO 2: EMPATIA E COMPETÊNCIAS SOCIAIS Coordenação: Diana Frasquilho | Sessão 1 Competências Sociais e Relacionamento Interpessoal: Empatia; Escuta ativa e comunicação eficaz Diana Frasquilho | 4 | 3 |
Sessão 2 Competências Sociais e Relacionamento Interpessoal: Assertividade I Diana Frasquilho | 4 | ||
Sessão 3 Mindfulness, Autoconfiança, crenças e Inteligência Emocional Maria Rita Albergaria | 4 | ||
Sessão 4 Os desafios da Inteligência Emocional na Era Digital Diana Frasquilho | 4 | ||
Sessão 5 Plano de Desenvolvimento Pessoal em Inteligência Emocional Diana Frasquilho | 4 |
Metodologias ativas, expositivas, argumentativas e demonstrativas. As aulas articularão uma componente teórica e técnica, em que os estudantes serão confrontados com exercícios, casos práticos e outras atividades de dinamização pedagógica.
A avaliação é feita através de:
Estas avaliações serão realizadas em formato presencial (sem consulta), numa única tentativa e durante um período fixo, determinado pela coordenação da PG.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.
Os cinco pilares da inteligência emocional, de acordo com Daniel Goleman, são:
A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e as emoções dos outros. Inclui competências como autoconsciência, regulação emocional, empatia, comunicação e capacidade de influenciar relações interpessoais de forma positiva.
Embora todos os pilares sejam fundamentais, muitos especialistas consideram a autoconsciência como a base da inteligência emocional ao permitir identificar emoções e compreender como estas influenciam os pensamentos e comportamentos, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento das restantes competências.