Com a transformação digital os diversos desafios económicos, ambientais, éticos e sanitários, torna-se fundamental que os profissionais de comunicação sejam capazes de tomar decisões estratégicas para garantir o posicionamento da organização no mercado e a defesa da sua reputação.
Existe assim uma necessidade contínua de execução estratégica na área da comunicação, manter o foco na comunicação integrada é determinante para o sucesso da organização e também a forma de garantir a importância do contributo dos profissionais de comunicação para as decisões de gestão global.
A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica tem como objetivo dotar os alunos de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, no contexto global da gestão de uma organização.
Online | Português | |
Início: 10 nov. 2023 | 18 ECTS | |
30 semanas | Não conferente de grau | Faculdade Online |
Comunicação, Meios & Stakeholders
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Comunicação: cenários, players e perspetivas globais | 3 |
Tendências de mercado e novos media | 3 |
Bases e desafios da comunicação estratégica | 3 |
Diagnóstico da comunicação organizacional | 3 |
Modelos de comunicação corporativa | 3 |
Identidade e perfil de comunicação
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Identidade corporativa e reputação | 3 |
Gestão de posicionamento e reputação | 3 |
Mapeamento e gestão de stakeholders | 3 |
Criação e partilha de valor com stakeholders | 3 |
Redes de influência e networking | 3 |
Plano de comunicação
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Estratégia e plano de comunicação | 3 |
Comunicação organizacional interna | 3 |
Relações com media | 3 |
Estratégias de marca | 3 |
Comunicação politica | 3 |
Técnicas de comunicação
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Comunicação digital - online e offline | 3 |
Storytelling | 3 |
Técnicas de comunicação com media: regras e armadilhas (do’s e dont’s) | 3 |
Técnicas de entrevista | 3 |
Narrativas digitais e escrita criativa | 3 |
Gestão de crise
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Gestão de crise/risco | 3 |
Comunicação preventiva e reativa | 3 |
Controlo de danos reputacionais | 3 |
Técnicas de construção/controlo de narrativa | 3 |
Marketing/Comunicação de guerrilha | 3 |
Avaliação e promoção
Unidades curriculares | ECTS |
---|---|
Métricas de comunicação | 3 |
Big data, reporte e gestão de informação | 3 |
Gestão integrada de plataformas de comunicação | 3 |
Sustentabilidade:ESG na comunicação | 3 |
Gestão de patrocínios | 3 |
Este programa contribui para reforçar as competências de quem pretende trabalhar ou liderar equipas e projetos de áreas específicas de gestão e consultoria de comunicação (interna e externa, online e offline), assessoria de imprensa, gestão de plataformas e redes sociais. Sendo uma área que as organizações consideram cada vez mais estratégica para consolidar e potenciar o seu posicionamento, a procura de profissionais qualificados em comunicação é transversal a múltiplas áreas de atividade.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line