Com a transformação digital e os diversos desafios económicos, ambientais, éticos e sanitários, é fundamental que os quadros empresariais sejam capazes de tomar decisões estratégicas para garantir o posicionamento no mercado ou a defesa da sua reputação, mas também definir e organizar planos de comunicação e produzir conteúdos para a sua organização.
Existe assim uma necessidade contínua de execução estratégica na área da comunicação, manter o foco na comunicação integrada é determinante para o sucesso da organização e também a forma de garantir a importância do contributo dos profissionais de comunicação para as decisões de gestão global.
A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica tem como objetivo dotar os alunos de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, no contexto global da gestão de uma organização, seguindo as boas práticas da Comunicação 360.
Online | Português |
Início: Outubro 2024 | 8 meses, 18 ECTS |
Faculdade Online |
Módulos | Unidades de Ensino | Docentes |
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Estratégias e Soluções de Comunicação | - Conceitos essenciais de comunicação - Mensagem e contexto: Perceção, exposição e memória seletiva - Diagnóstico da comunicação - Plano de Comunicação - Relações com media e estratégias de marca - Copywriting de conteúdo | Paulo Agostinho |
Identidade e Perfil de Comunicação | - Identidade corporativa e reputação - Digital Branding - Gestão de posicionamento e reputação - Mapeamento de influência e networking - Redes de influência e de networking - Líderes de opinião e comunicação a 2 níveis - Lobby e relações públicas - Direito da Comunicação e da Publicidade | Luís Pedro Miguel, Paulo Agostinho e Carlos Ribeiro |
Técnicas de Comunicação | - Comunicação digital – online e offline - Storytelling e transmedia - Técnicas de comunicação com media: regras e armadilhas (do’s e dont’s) - Técnicas de entrevista - Gestão de Social Media - Public Speaking | Névia Vitorino |
Prevenção e Gestão de Crise | - Modelos de gestão de crise -Crise e emergência – estudos de caso - Gestão de perceções - Comunicação preventiva e reativa - Os 10 mandamentos da Gestão de Crise - Planeamento e prevenção - Estratégias de gestão de crise - Técnicas de construção e controlo de narrativa - Controlo de danos reputacionais - Marketing/Comunicação de guerrilha | João Costa |
Avaliação e Controlo de Comunicação | -A trilogia: Negócios, Marketing e Comunicação - Pilares da análise, gestão e controlo de comunicação omnicanal - Ecossistema das Audiências, Segmentos e Targets - Análise de Comportamento e Tendências Omnicanal - Indicadores de Sucesso (KPI), métricas e dimensões: Identificação e definição - Gestão e Medição de ações de amplificação, conversação e envolvimento - Gestão de Notoriedade, Reputação e Conflito - Processos, técnicas e métodos de análise qualitativa e quantitativa | Maria Moura |
Produção de Conteúdos | - Comunicação multimodal - Transmedia e Crossmedia - Comunicação 360 - Bases e desafios da comunicação estratégica - Produção de conteúdos aplicada - Construção de meios e estratégias - Ferramentas de produção de conteúdos | Bruno Rego |
Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.
Este programa contribui para reforçar as competências de quem pretende trabalhar ou liderar equipas e projetos de áreas específicas de gestão e consultoria de comunicação (interna e externa, online e offline), assessoria de imprensa, gestão de plataformas e redes sociais. Sendo uma área que as organizações consideram cada vez mais estratégica para consolidar e potenciar o seu posicionamento, a procura de profissionais qualificados em comunicação é transversal a múltiplas áreas de atividade.
Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.
Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.
Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura online.