O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Técnico Deportivo Superior de Fútbol + CAFYD en Madrid

Curso de especialização 100% Online em Agenciamento e Gestão de Carreiras em Futebol Online

Desenvolva competências nos vários extratos da indústria do futebol

Selecione o regime preferencial

Curso de especialização 100% Online em Agenciamento e Gestão de Carreiras em Futebol

A relação entre o atleta e um clube de futebol no momento da sua contratação é uma atribuição, de acordo com a regulamentação atual, do Intermediário de Futebol. Porém, este profissional desempenha funções bem mais abrangentes do que a simples “intermediação”.
Os conhecimentos e competências que um Intermediário de Futebol (ex-agente de jogadores) deverá dominar para desempenhar as suas funções de forma adequada e com eficácia compreendem as dimensões da área jurídica e regulamentar, identificação de jogadores talentosos, gestão de carreira, comunicação e negociação. Este curso proporcionará a estes profissionais todos os conteúdos que um Intermediário de Futebol (ex-agente de jogadores) deverá dominar para que possa enfrentar os desafios que esta atividade lhes oferece de forma mais capaz colocando-se, assim, um passo à frente da sua concorrência.

Online Português
Início: 10 abr. 2023 10 ECTS
10 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê?

Benefícios
  • Único programa no mercado que oferece competências necessárias para um Intermediário de Futebol (ex agente de jogadores)
  • Corpo docente distinto com reconhecida experiência no mercado do futebol
  • Programa fortemente orientado para a prática
  • Amplitude das unidades curriculares que integram o curso e que permite dotar os formandos das competências essenciais e avançadas
  • Formato inovador de grande versatilidade (à distância)
Objetivos

Disponibilizar aos Intermediários de Futebol (ex agentes de jogadores), presentes ou futuros, uma série de conhecimentos e competências relacionadas com as suas funções que lhes permitam estar mais bem preparados para:

  • Entender as dinâmicas de interação entre os diversos stakeholders da indústria
  • Conhecer o actual quadro legal e regulamentar aplicável à actividade e as suas especificidades
  • Analisar jogadores de futebol e detectar talento
  • Dominar técnicas e instrumentos relacionados com a gestão de carreira e da comunicação dos atletas que representam
  • Liderar e gerir recursos humanos
  • Dominar técnicas de negociação

Plano de estudos

Unidades curricularesDocenteFormatoDataECTS
Welcome SessionRicardo BalbeiraSíncrono24/10/20223
O contrato de trabalho desportivoJoão Leal AmadoSíncrono31/10/2022
Actividade da intermedárioGonçalo AlmeidaAsíncrono
O contrato de trabalho desportivo - Casos práticosRui CarvalhoSíncrono07/11/2022
Direitos de imagem e publicidadeMiguel VieiraAsíncrono
Contrato de Cedência de JogadoresJosé Gomes MendesSíncrono14/11/2022
Contrato de representação de JogadoresRicardo J. MorgadoSíncrono14/11/2022
Direitos de FormaçãoBernardo Morais PalmeiroAsíncrono
O regime fiscal dos rendimentos dos jogadores de futebolDiogo FeioSíncrono21/11/2022
Inscrição e Transferência de jogadoresGonçalo AlmeidaAsíncrono
Case-study I: International Player TransferGonçalo AlmeidaSíncrono25/11/2022
Impacto económico-financeiro das transferênciasLuís VilarAsíncrono2,4
Cultura e identidade desportivaRui LançaSíncrono05/12/2022
Análise de Jogo e Jogadores IMiguel MoitaAsíncrono
Análise de Jogo e Jogadores IIMiguel MoitaSíncrono12/12/2022
Sistemas e Jogadores: Perfil Competitivo IAsíncrono
Sistemas e Jogadores: Perfil Competitivo IISíncrono19/12/2022

PAUSA LETIVA

Unidades curricularesDocenteFormatoDataECTS
Modelo de análise e observaçãoJoão Luis AfonsoAsíncrono2,4
Estratégias de comunicação: do relatório à exposiçãoJoão Luis AfonsoSíncrono02/01/2023
À conversa com... José BotoRicardo BalbeiraAsíncrono
À conversa com... Ricardo MoreiraRicardo BalbeiraAsíncrono
Media TrainingEaite DiasSíncrono09/01/2023
Gestão de imagem I: Redes SociaisFilipe CarreraAsíncrono
Gestão de imagem II: Redes SociaisFilipe CarreraSíncrono16/01/2023
Coaching aplicado ao FutebolRui LançaAsíncrono
Case Study II: Jogador de topoEaite DiasSíncrono23/01/2023
Desenvolvimento de Programas de Patrocínios IHugo MedeirosAsíncrono
Desenvolvimento de Programas de Patrocínios IIHugo MedeirosSíncrono30/01/2023
À conversa com… Pedro PintoRicardo BalbeiraAsíncrono
Comunicação e Influência em FutebolLuis Miguel HenriqueSíncrono06/22/20231,8
Negociação. Estratégia e ModelosAntónio SacavémAsíncrono
Negociação. ConduçãoAntónio SacavémSíncrono13/02/2023
Gestão de conflitosJoão Aragão e PinaAsíncrono
Case Study III: Jogador vs. ClubeJoão Aragão e PinaSíncrono20/02/2023

Corpo docente

Ricardo Balbeira

Co-coordenador

Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholdersda Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • António Sacavém: Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais(ex.Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
  • Bernardo Morais Palmero: Advogado com mais de 10 anos de experiência no âmbito do Direito Desportivo. Foi Consultor Jurídico da FIFA tendo-se especializado em Regulamento da FIFA (TPO / TPI, Proteção de menores, disciplina, transferência de jogadores -TMS, resolução de disputas), resolução de disputas desportivas internacionais, arbitragem desportiva internacional e tributação desportiva.
  • Daniel Barreira: Especialista em Scouting, Daniel Barreira é atualmente Professor Faculdade Desporto da Universidade do Porto e Scout Internacional no Futbol Club Barcelona. Doutorado em Ciências do Desporto pela FADEUP, o Daniel tem dezenas de publicações na área do treino de futebol e do Scouting.
  • Diogo Feio: Mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente do MBA Executivo da Oporto Business School, desde 2012. Foi membro da Comissão para a Reforma do Imposto sobre as Pessoas Singulares (IRS) e Árbitro Tributário do CAAD –Centro de Arbitragem Administrativa, em 2014. Foi deputado ao Parlamento Europeu, na VII Legislatura de 2009 a 2014.
  • Edite Dias: Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, Trabalha no jornal A BOLA desde 1996 tendo realizado a cobertura jornalística de vários eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é responsável pela programação do canal de televisão do jornal, A BOLA TV.
  • Filipe Carrera: Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital no IADE, IPAM de Lisboa e Porto, é autor dos livros “Marketing Digital na Versão 2.0”, “Networking –Guia de Sobrevivência Profissional” e "Comunicar 2.0 -A Arte de Comunicar no Século XXI". É vice-presidente da Digital Marketers -Associação de Marketing Digital e Vice-Presidente da European Mentoring & Coaching Council –Portugal.
  • Gonçalo Almeida: Licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, é Mestrado em Sociologia, Gestão e Direito Internacional Desportivo (CIES –The International Centre for Sports Studies). Especialista em Direito do Futebol foi Advogado da FIFA no Departamento do Estatuto do Jogador. É também Sócio fundador da Sociedade de Advogados Almeida, Dias &Associados.
  • Hugo Medeiros: Atualmente a desempenhar funções como Global Senior Partnerships Manager na Web Summit, foi, entre 2013 e 2018, Head of Sponsors & Media na Everything is New onde foi responsável por todas as relações com patrocinadores e media (publicidade) até ao iníciode 2018. Em 2018 assume as funções de Head of Sponsors and Media na New Sheet, sendo responsável por todas as associações de marca em eventos como a Revengeofthe90's e I Love Baile Funk.
  • João Aragão e Pina: Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia. Professor convidado no ISCTE-IUL, consultor e formador em diferentes Organizações, autor de livros e artigos científicos.
  • João Luis Afonso: Atual diretor de Scouting do Al-Nassr Football Club (Arábia Saudita), depois de passagens como director de scouting no Futebol Clube do Porto, Antalyaspor Kulübü (Turquia)e Paris Saint-Germain Football Club (França).
  • João Leal Amado: Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É doutorado em Direito do Trabalho, tendo a sua dissertação focado, ineditamente, as relações laborais em contextodesportivo.É autor de vasta obra jurídica no campo jurislaboral e desportivo e é membro da Comissão para a Justiça Desportiva.
  • José Gomes Mendes: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto é,atualmente, Advogado na Promosport -Professional Football Players's Career Management.
  • Luis Vilar: Luís Vilar é Dean da Universidade Europeia Online. É doutorado desde 2012 em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, School of Human Movement Studies (Austrália) e New England Complex System Institute (Estados Unidos da América). Colabora como comentador desportivo com a TVI e com A Bola TV.
  • Luis Miguel Henrique: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (curso 1987/1992) com formação em planeamento fiscal internacional tendo como principais áreas de atuação o Direito Fiscal, Direito Financeiro, Fusões e Aquisições, bem como Direito e Marketing Desportivo. É um especialista em negociação tendo liderado vários processos negociais na área do futebol.
  • Miguel Vieira: Advogado na Jorge Vieira, Miguel Vieira & Associados, Sociedade de Advogados RL. Investigador no Centro de Investigação Jurídico-Económica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
  • Miguel Moita: Treinador certificado UEFA Pro com 10 anos de experiência em clubes de futebol de alto nível. Ex-treinador adjunto / analista de desempenho sénior e analista de jogos do AS Monaco, trabalhou em estreita colaboração com o conceituado treinador português Leonardo Jardim. Foi também Adjunto de Treinador / Performance analist de adversários do Clube Grego Olympiacos FC e do Clube Português do Sporting Clube de Portugal.
  • Ricardo J. Morgado: Consultor Jurídico da Universidade Europeia, foi adjunto do Secretário Estado do Ensino Superior. Docente na Universidade Europeia, foi também membro do comité organizador do curso de Direito do Futebol na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
  • Rui Carvalho: Advogado no Conselho de Disciplina da Associação de Futebol do Porto e Responsável Jurídico no Varzim Sport Clube.
  • Rui Lança: Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Gestão do Desporto pela FMH-UTL, doutorando em Comportamento Organizacional pelo ISCSP Desenvolve investigação na área da gestão desportiva e liderança nas organizações, possui seis livros publicados e participa regularmente na comunicação social na vertente da gestão e liderança no desporto. É atualmente Diretor de Modalidades de Pavilhão no Sport Lisboa e Benfica.

Saídas profissionais

O presente programa permitirá aos seus alunos desempenhar funções em diferentes extratos da indústria do futebol, nomeadamente:

Recrutamento

Agenciamento

Intermediação

Gestão de Carreiras de Jogadores

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line