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Pos-Graduações Gestão

Pós-Graduação em Gestão Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

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Pós-Graduação em Gestão

O ambiente competitivo apresenta inúmeros desafios que advêm da incerteza que caracteriza o contexto em que vivemos, amplificada pela volatilidade dos comportamentos dos agentes; políticos, económicos, reguladores, consumidores, influenciadores. Daqui decorrem novos cenários estratégicos que implicam maior criatividade e adaptabilidade, impõem flexibilidade organizacional e o domínio de metodologias e ferramentas que são novas e por vezes provêm de áreas pouco tradicionais. Este programa visa fornecer duas coisas complementares e igualmente importante: experiência concreta com as novas ferramentas (de análise e atuação) e um espaço de reflexão e de interpretação destes novos contextos competitivos.

Presencial
Quinta do Bom Nome 30 ECTS
Início: 19 abr. 2023
10 meses/ 144 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Gestão?

Benefícios
  • Contato e experiência com ferramentas sofisticadas de análise, decisão e atuação.
  • Discussão e modelação dos contextos competitivos e dos novos desafios.
  • Identificação, análise e discussão dos principais fatores críticos de sucesso no futuro próximo.
  • Experiência com metodologias de design thinking e discussão de casos de reinvenção da atividade.
  • Projeto pessoal e empresarial com apoio de especialistas em áreas críticas.
Objetivos
  • Aumento de competências analíticas de situações complexas em termos de contextos de competição.
  • Identificação de variáveis criticas e de utilização de metodologias e ferramentas de análise de dados.
  • Inovação e criação de soluções disruptivas.
  • Aumento de competências nos domínios das soft skills e no relacionamento e gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
  • Desenvolvimento integrado de competências e foco no contexto pessoal.
Destinatários
  • Quadros para posições de maior responsabilidade organizacional.
  • Dirigentes de start ups para os contextos de mercado em fases de scale up.
  • Dirigentes de PMEs para contextos de expansão e internacionalização.
  • Quadros oriundos de áreas de engenharia e ciências sociais para contextos de direção e gestão.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Inteligência Competitiva
DOCENTES: Luís Madureira
123
Experiência Digital
DOCENTES: Maria do Carmo Leal
123

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Procura Digital Aplicada
DOCENTES: José Morais da Silva
123
Contabilidade de Gestão
DOCENTES: Vera Lúcia Pinho
123
Finanças em Tempo de Incerteza
DOCENTES: José Morais da Silva
123

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Pensamento Estratégico
DOCENTES: José Manuel Fonseca
123
Coaching de Liderança
DOCENTES: Andrea Fontes
123
Gestão da Jornada do Cliente
DOCENTES: Rui David Cruz
123
Projeto
DOCENTES: José Manuel da Fonseca e Orlando Fontan
123

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Gestão de Pessoas em Tempo de Volatilidade
DOCENTES: António Sacavém
123
Gestão de Projeto Agile
DOCENTES: Orlando Fontan
123
Projeto
DOCENTES: José Manuel da Fonseca e Orlando Fontan
81

Coordenação

José Manuel Fonseca

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas em 1984 pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, em 94, Doutorado em Management pela Business School da Universidade de Hertfordshire em Inglaterra, em 1998.É actualmente professor na Universidade Europeia. Fellow do Complexity and Management Centre - University of Hertfordshire, Invited Researcher de Chalmers University of Technology em Gutemburgo. Foi Professor na Nova School of Business and Economics responsável pela cadeira de Estratégia e coordenador do Leardership Stream do Lisbon MBA MIT/Nova/Católica e formador da Nova Fórum nas áreas de Comunicação Humana e Liderança entre 2006 e 2011. Foi administrador e director geral de empresas de confecções, de construções técnicas e de comercio de equipamentos industriais e consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais, com trabalhos desenvolvidos em sectores como Mármores, Confecções e Têxtil, Agro-Alimentares, Construção, Química, Equipamentos Industriais, Componentes para Indústria Automóvel, Moldes para Plásticos, no sector de serviços em Publicidade, Tecnologias e Sistemas de Informação em Portugal, Bélgica, Suécia, Espanha, Angola e Inglaterra.

Investigação

Autor de “Complexity and Innovation in Organizations” (2001)London: Routledge; “O Paradoxo da Inovação Empresarial: A necessidade de certeza num mundo imprevisível” Lisboa: Metáfora (1998), “Empresas, Caos e Complexidade”(2001) Cunha M.,Fonseca J. & Gonçalves, F. (eds.) Lisboa: RH Editores, “Caminhos de Desenvolvimento: Perspectivas em projectos apoiados pela Fundação Luso Americana" (2001) Gonçalves, F. & Fonseca J. Lisboa: Fundação Luso Americana.

Docentes

Andrea Fontes

É professora na Universidade Europeia, psicóloga, coach e consultora de Recursos Humanos. Possui duas licenciaturas, respetivamente nas áreas de Organização e Gestão de Empresas e Psicologia e um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia. É e doutora em Psicologia Organizacional pelo ISCTE. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing & Vendas até Pesquisa do Mercado e Recursos Humanos. As suas publicações em revistas científicas ou capítulos de livros têm sido principalmente na área do Coaching. Tem apresentado o seu trabalho de investigação em várias conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.

António Sacavém

Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.

Carlos Pinho

Partner Auren Auditores.
Doutorado em Gestão, possuindo igualmente um mestrado em Finanças, MBA e licenciatura em Gestão.
Docente do ensino superior desde há mais de 20 anos, nas áreas das finanças, contabilidade, auditoria e estatística.
Experiência, também de mais de 20 anos, como auditor financeiro, desde os níveis de staff até ao nível de sócio, sendo atualmente partner em empresa internacional de auditoria. Possui igualmente experiência de 5 anos como diretor de empresa do setor segurador na área do atuariado e planeamento.
Revisor Oficial de Contas Especialista, Economista, Atuário e Contabilista Certificado.

José Morais de Silva

José Morais da Silva é licenciado em Marketing, Publicidade e Relações-Públicas pelo ISLA -Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa, Mestre em Psicologia das Emoções pelo ISCTE-IUL –Instituto Universitário de Lisboa, com especialização em comunicação subliminar e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com especialização em comunicação não verbal. É investigador júnior do CECC -Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP, inserindo-se na linha de investigação “Media, Tecnologia e Contextos”. As suas principais áreas de interesse são as Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, e a ciência do Comportamento do Consumidor. Tem desenvolvido especialização nas áreas do Marketing Digital, onde leciona nos programas de Licenciatura, Mestrados e Formação de Executivos. Domina as técnicas de SEO e os modelos de negócio online. Para além da docência, exerce funções de consultor na área do Business Development, Transformação Digital e Comunicação Estratégica, tendo participado recentemente como consultor para a implementação e lançamento da plataforma digital da oferta formativa da SGS Academy em Portugal, da multinacional SGS.

Maria do Carmo Leal

Doutorada em Marketing pelo ISCTE-IUL, com tese em Branding in Social Economy Companies. Tem um MBA pela Universidade Católica, com especialização em Marketing, e tese também na área de branding.
Tem investigado, predominantemente, nas áreas de marketing and socialmarketing, com publicação em revistas científicas como: Journal of Marketing Education, Qualitative Market Research e Marketing Intelligence & Planning.
É Professora na Universidade Europeia, onde leciona vários cursos nas áreas de Marketing e de Digital Marketing em licenciaturas e programas de mestrado. É também Professora Convidada no ISCTE-IUL, lecionando Social Marketing a nível pósgraduado.

Luis Madureira

Luis Madureira licenciou-se em Economia com especialização em Marketing na NOVA School of Business and Economics, e é acreditado com o CIP-II (Master of Competitive Intelligence) pela Academy of Competitive Intelligence, um de apenas 2 em Portugal e um em 500 profissionais a nível mundial.
Criou e implementou o SMINT, a primeira abordagem a nível mundial ao Competitive Intelligence (CI) em tempo-real, assim com o INNOVaction, um programa de inovação end-to-end que suporta inovação relevante e de valor acrescentado.
É Chairman do SCIP Portugal, uma organização non-profit para o desenvolvimento do Competitive Intelligence. Lançou a OgilvyRED em Portugal, e foi Global Competitive Intelligence Practice Lead.
Neste momento lidera agora a (R)evolução em Brand Building na ÜBERBRANDS, consultora que aconselha empresas, conselhos executivos e os seus líderes na navegação do ambiente competitivo informando a tomada de decisão com insights acionáveis. Estes suportam o desenho de estratégias de sucesso, desenvolvimento de novos produtos, serviços e Modelos de Negócio na construção de Marcas de sucesso. As suas áreas de foco são o CI, a Estratégia, a Inovação, o Crescimento e o Design Thinking, disciplinas que leciona a nível internacional.

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.
Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).
Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Universidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Rui David da Cruz

É sócio fundador da SCAL3, consultor de Marketing Programático e Digital Customer Journey e docente convidado no programa de formação para executivos na Universidade Europeia. Especializado em Marketing Digital e em Business Analytics e Big Data pela Universidade Católica, começou por estudar Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico em Lisboa mas foi no IADE com o curso superior de Marketing e Publicidade que consolidou a sua formação. Iniciou carreira e desenvolveu atividade em agências de meios onde trabalhou diversos clientes, desde o setor automóvel como o Grupo Volkswagen ao setor financeiro com a OK! Teleseguro passando por coordenação de projetos “Brand Entertainment” para a Procter & Gamble. Conta com mais de 20 anos de experiência profissional, sobretudo na área do planeamento e compra de meios e também no desenvolvimento estratégico de comunicação para as marcas numa perspectiva integrada. Em 2012 criou a sua própria unidade de negócio pioneira em Portugal baseada em marketing programático com o desenvolvimento de projetos internacionais para empresas portuguesas exportadoras. Com um pensamento analítico aliado à inteligência emocional da comunicação publicitária, é o defensor de uma abordagem baseada em dados. Hoje tem uma linha dedicada com vários parceiros tecnológicos internacionais e é responsável pelo desenho e implementação de soluções programáticas de marketing e publicidade para as marcas.

Vera Pinto

É professora assistente na Universidade Europeia desde 2014, onde leciona nas áreas de contabilidade financeira, contabilidade de gestão e gestão financeira, e professora convidada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É doutoranda em Gestão na Universidade Europeia, segue a linha de investigação na área da Gestão, no âmbito da extensão do serviço oferecido e categorias de clientes: o caso dos contabilistas certificados. Integra a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), onde se insere na linha de investigação de Políticas Públicas, Instituições e Inovação, da Universidade de Aveiro, e é membro da Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade (GRUDIS). É mestre em Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos – na perspectiva da gestão com as pessoas – pelo ULHT e licenciada em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Ciências da Administração (ISCAD). É formadora profissional desde 2010 e contabilista certificada desde 2009, sendo, ainda, sócia da Montibalanço – Gabinete de Contabilidade e Serviços Lda. e mentora do projeto Vera Pinto Contabilidade e Serviços. É presidente do conselho fiscal da Associação Profissional de Formadores.

Saídas Profissionais

O curso dota os participantes de incrementos substantivos em domínios de competências essenciais para a participação em atividades de gestão com carácter transversal aos sectores de atividade.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line