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Curso de Especialização em Legislação Laboral Lisboa

Aplicada à Gestão Administrativa de Recursos Humanos

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Curso de Especialização em Legislação Laboral - Aplicada à Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Este programa pretende fazer a ligação entre o aprofundamento de matérias legais no plano laboral, e a sua operacionalização prática. É uma formação que proporciona competências e ferramentas estratégicas com utilidade imediata quanto à melhor abordagem a adotar no âmbito da resolução de questões de natureza laboral, “in-house”.

Propõe-se transmitir conhecimentos que permitem às organizações endereçar, de forma mais transversal e prática as suas questões laborais internas implementando, em simultâneo, as melhores práticas de gestão estratégica de pessoas no seu dia-a-dia.

Presencial
Quinta do Bom Nome
64 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Mais de 60 anos a formar profissionais na área dos Recursos Humanos

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Porquê o Curso de Especialização em Legislação Laboral?

Benefícios

  • Aprendizagem intensiva com transmissão de conhecimentos essenciais na vertente legal e operacional RH, de uma perspectiva prática.
  • Conhecer o enquadramento legal transversalmente, em questões laborais estruturantes no âmbito da gestão de pessoas.
  • Saber aplicar os conhecimentos adquiridos;
  • Fomentar a empregabilidade dos estudantes por via da aquisição de ferramentas de gestão transversais e com aplicação prática no mercado.
  • Desenvolver o espírito crítico na análise e resolução de casos práticos
Objetivos
  • Dotar os participantes com os conhecimentos gerais sobre a Legislação Laboral portuguesa, complementado com a prática da sua aplicação em contexto de Gestão Administrativa de RH.
  • No final do curso, os estudantes estarão habilitados a gerir a dimensão administrativa de RH, respeitando os preceitos legais.

Destinatários

  • Gestores de Empresas.
  • Profissionais de Recursos Humanos.
  • Profissionais com responsabilidades de gestão administrativas.
  • Prestadores de serviços a empregadores (exemplo, contabilistas).
  • Outros interessados em adquirir know-how específico nas áreas de prática objeto do curso.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras
Fase “Pré-contratação”
Contrato de trabalho vs Contrato de prestação de serviços
Contratação: A admissão de colaboradores por contrato de trabalho
Externalização contratual
Execução do Contrato de Trabalho – principais aspetos a regular
Docentes:
Graça Quintas e Catarina Rodrigues Fernandes
16

 

Unidades curricularesHoras
Organização do tempo de trabalho
Gestão da remuneração
Docentes:
Graça Quintas e Catarina Rodrigues Fernandes
16

 

Unidades curricularesHoras
Suspensão contratual
Cessação de Contratos de Trabalho
Outras vicissitudes (especificidades?) contratuais
Docentes:
Graça Quintas e Catarina Rodrigues Fernandes
16

 

Unidades curricularesHoras
Segurança Social / Fiscalidade / Obrigações Legais principais
Saúde e Bem-estar / obrigações conexas
Docentes:
Graça Quintas e Catarina Rodrigues Fernandes
16

 

Unidades curricularesHoras
Relações de domínio e de grupo
Políticas e Regulamentos internos
Boas Práticas
Relações Coletivas de Trabalho
Docentes:
Graça Quintas e Catarina Rodrigues Fernandes
16

 

Coordenação

Isabel Moço

Doutoranda em Ciências Sociais – Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa, – tese em desenvolvimento sobre HR Sustainability; Pós-graduada em Recursos Humanos, pela Universidade Católica e pelo ISLA Lisboa, e em Comunicação, pelo ISCTE. Licenciada em Sociologia pelo ISCTE. Docente de Recursos Humanos e vários domínios do Comportamento Organizacional, em vários programas, da Universidade Europeia, desde 1999; Coordenadora de Programas de Pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação, da Universidade Europeia, desde 2001. Docente convidada, em Executive Masters, desde 2006. Consultora e formadora internacional, em várias entidades, desde 1992, em domínios de GRH e Comportamento Organizacional. External Relations Manager e Board Team Member do ISLA Campus Lisboa até 2012. Exerceu cargos de Direção de Recursos Humanos e Formação em várias entidades, desde 1992. Diretora de Qualidade e RH da Ensilis, SA até 2011. Coautora de manuais de recursos humanos e oradora em várias conferências, seminários, simpósios e eventos profissionais, desde 1994. Membro do Conselho Editorial da RH Magazine. Membro dos Órgãos de Gestão de ONGD, desde 2013. Vice-Presidente do Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020.

Docentes

Graça Quintas

Vinte anos de experiência profissional relevante como Advogada Juslaboralista em Sociedades de Advogados de matriz eminentemente multinacional (ex: Uria & Menéndez, Cuatrecasas e CCR Legal), sempre na área de especialização do Direito Laboral aplicada a Clientes empresariais e a Associações de Empregadores

Formadora certificada, detentora de CPP (Curso de Formação de Formadores)

Experiência relevante em contratação, reestruturações, operações de M&A (vertente legal laboral – área transacional, nacional e internacional), negociação no âmbito das relações coletivas, etc.

Pós-Graduações em Direito das Empresas, em Direito do Trabalho e em Gestão de Recursos Humanos

Frequência de Programas de Formação de Executivos promovidas pela Universidade Católica Portuguesa em Estratégias de Negociação, Gestão Efetiva de Reuniões, Managing Difficult Conversations, Networking & Building Client Relationship

Competências no âmbito da gestão de conflitos, negociação, boas práticas laborais, comunicação organizacional e trabalho desenvolvido primacialmente com Clientes empresariais multinacionais

Frequência de Curso de Direito de Trabalho Desportivo – Ordem dos Advogados (em curso)

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É atualmente e desde Janeiro de 2020, Head of Employment Law na Sociedade de Advogados Sousa Machado, Ferreira da Costa & Associados – S.P., gerindo o Departamento de Direito Laboral.

Catarina Rodrigues Fernandes

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica, tem mais de dezasseis anos de experiência profissional relevante na área de Recursos Humanos. Tem desempenhado sempre a sua atividade profissional em multinacionais de referência no setor do Retalho Não Alimentar, focando na área de Gestão Administrativa. Pós Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social. Nos últimos anos tem ampliado a sua experiência profissional na área da Compensação, Benefícios e Relações Laborais, sendo atualmente Diretora de Compensação, Benefícios e RH Legal na Leroy Merlin.

Saídas Profissionais

Com este Programa ficarão preparados para dar resposta a uma necessidade de qualquer empresa, no âmbito da Gestão de Recursos Humanos: a gestão da sua componente administrativa. Este é um domínio absolutamente necessário a qualquer empregador, pelo que ser competente nestas atividades é um perfil muito procurado no mercado de emprego. Assim, serão as principais saídas profissionais do curso:

  • Integrar equipas de gestão operacional de RH

  • Órgãos de assessoria de RH

  • Integrar empresas prestadoras de serviços de RH

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

3

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.