O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pos-Graduação Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

A Universidade Europeia oferece um plano de estudos renovado para a pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (33ª edição). Desde 2003, esta Instituição tem sido pioneira na lecionação neste domínio e contribuído para o enriquecimento de muitos profissionais. O plano de estudos é vasto e inovador na área e em Portugal. Refira-se que nos últimos anos este segmento de atividade se tem afirmado como significativo na economia nacional.

A frequência deste programa permite adquirir e aprofundar conhecimentos em diversas vertentes da comunicação, solidificando a técnica a quem pretende enveredar por uma carreira neste setor. Os eventos exigem na atualidade competências específicas que foram tidas em consideração com a revisão do plano de estudos. Acreditamos que responde às exigências do mercado e às solicitações dos empregadores.

Presencial
Quinta do Bom Nome 42 ECTS
9 meses/ 164 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos?

Principais Benefícios
  • Tomar conhecimento com 6 Case Studies temáticos referentes a matérias complementares na área dos eventos expostos por especialistas.
  • Planear e organizar um evento.
  • Contactar com um corpo docente composto por profissionais experientes,com relevante formação académica e prática profissional, a nível nacional e internacional.
  • Obter conhecimentos teóricos e práticos assentes em casos adequados à realidade portuguesa e estrangeira.
  • Investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Especializar-se num sector aliciante e em crescimento.
  • Desenvolver em grupo, ao longo do ano letivo, o projeto final correspondendo à organização global de um evento, em todas as suas vertentes.
  • Conhecer profissionais do setor, permitindo um contacto mais próximo com o mercado de trabalho.
Objetivos do Programa
  • Conhecer as diversas tipologias, conceitos e classificações de eventos.
  • Saber planear, organizar e gerir um evento ao longo de todas as suas fases.
  • Dotar os participantes de conhecimentos, competências e ferramentas em organização de eventos.
  • Reconhecer a importância das várias modalidades do protocolo.
  • Dotar os participantes de conhecimentos das várias modalidades de protocolo.
  • Saber aplicar as várias regras e normas do protocolo.
  • Reconhecer a importância da imagem verbal e não verbal em organização de eventos.
  • Saber aplicar técnicas de imagem e de comunicação.
  • Saber apresentar e defender um projeto perante um cliente.
  • Preparar profissionais para o mercado dos eventos, do protocolo e da imagem/comunicação.
Fatores Inovadores
  • Módulos completamente transversais a todas as vertentes da área da Pós-Graduação, permitindo uma formação mais completa e diversificada.
  • Envolvimento com os alunos em todos os momentos através da participação direta destes em sessões de brainstorming, permitindo a troca de ideias e sinergias nestas matérias.
  • Única PG no mercado com 6 case studies em diversas tipologias de eventos.
  • O Trabalho final da PG dá a possibilidade aos alunos de planearem e organizarem um evento real de acordo com um briefing inicial, permitindo que vivam a experiência de planear e organizar um evento que vai sendo construído desde o início da PG até ao final e em todas as unidades curriculares. No final será feita uma apresentação e defesa do projeto perante um júri mistério que desempenha a função do “cliente”.
  • Esta PG é uma referência no mercado, já conta com 32 edições, que em muito reforça a importância Imagem, do Protocolo e da Organização de Eventos.

Plano de Estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Análise Global de Eventos20,5
Criatividade, Briefing e Agências41
Produção de Conteúdos & Materiais Publicitários41
Direção de Meios de Sociedade: da imprensa escrita ao digital20,5
Assessoria de Imprensa41
Redes Sociais & Networking41
Marketing & Branding de Eventos: do tradicional ao digital82
Logística20,5
Licenciamento, Segurança & Operações41
Negociação de Patrocínios & Parcerias41
Orçamentação, Gestão de Meios & Staff41
Sustentabilidade41
Catering41
Gestão de Crises & Riscos41
Fornecedores & Serviços41
Controlo & Avaliação41
Projeto Final de Curso | Projeto 1: Processo Criativo & Planeamento do Evento I82
Projeto Final de Curso | Fase 1: Processo Criativo & Planeamento do Evento II4

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Feiras & Congressos10,5
Eventos Corporate: ativação de Marcas10,5
Eventos Desportivos10,5
Eventos de Solidariedade10,5
Eventos de Moda10,5
Eventos de Luxo10,5

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Imagem Profissional143,5
Decoração41
Apresentação de Eventos e Entretenimento41
Relações Públicas61,5
Media Training: Rádio, TV & Imprensa41
Projeto Final de Curso | Projeto 3: Imagem Global do Evento61,5

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Protocolo Empresarial164
Protocolo Oficial164
Etiqueta & Protocolo Social81
Projeto Final de Curso | Projeto 4: Apresentação & Defesa82

Coordenação

Vasco Ribeiro Santos

Doutorado (PhD) em Ciências Empresariais, na especialidade de Marketing (2016) e Doutorado (PhD) em Turismo (2021). Frequenta 2 programas de pós-doutoramento, nas áreas da economia, gestão e inovação, aplicados ao marketing ético na hotelaria de luxo e à sustentabilidade no turismo de luxo. É professor coordenador no ISLA Santarém. Consultor de Etiqueta e Protocolo no Turismo, Hotelaria e Eventos. É Membro Fundador e Efetivo da Plataforma Nacional de Turismo, desde 2022. É Membro do Conselho Consultivo do Ribatejo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, desde 2022.Responsável por vários Programas de MBA nas áreas de turismo. Diretor de Curso da licenciatura em Gestão Turística e da licenciatura em Gestão Comercial do ISLA Santarém. Leciona, entre outras, as unidades curriculares de Gestão das Organizações, Análise Económica e Financeira, Marketing Turístico e Hoteleiro, Etiqueta e Protocolo, Hotelaria e Restauração, Economia da Aviação Comercial, Gestão Hoteleira e Projeto Aplicado de Turismo. Coordenador da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. Autor de 2 livros: “Etiqueta & Protocolo na Hotelaria de Luxo” (2017) e Etiqueta Moderna (2019). Coordenador do livro "Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo" (2022). Speaker internacional nas áreas de Gestão, Marketing, Turismo, Hotelaria, Etiqueta e Protocolo associados à indústria turística e hoteleira.

Vasco Ribeiro Santos
Carla Cachola

Carla Cachola

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e pós-graduada em Gestão de Destinos Turísticos, pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (Universidade Fernando Pessoa). Iniciou a sua atividade profissional numa agência de publicidade, em Lisboa. Foi técnica de Marketing e Relações Públicas no Grupo André Jordan, na Lusotur, em Vilamoura e no Belas Clube de Campo, em Lisboa. Foi secretária-geral da Associação Nacional das Regiões de Turismo, em Lisboa. Fez parte da equipa do Turismo na Revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Área Metropolitana de Lisboa. Foi diretora de marketing da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa. Foi membro da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa. Foi vogal da Comissão Executiva nas Comemorações dos 100 anos do Turismo em Portugal. Foi coordenadora técnica e formadora dos cursos técnicos de Marketing e Comunicação, Turismo e Organização de Eventos da Escola Profissional da Nazaré. Tem sido, ao longo da sua carreira coordenadora de inúmeros eventos corporativos, sociais e desportivos a nível regional, nacional e internacional. Coordenadora e docente da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. É, atualmente, docente na Pós-graduação de Wine Marketing & Events do ISLA Santarém. Autora de Livro Técnico “Gestão de Pessoas em Lazer, Animação & Eventos”, da Editora d’Ideias (2022).

Docentes

Ana Portugal

Licenciada & Pós-Graduada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-Graduada em Imagem, Protocolo & Organização de Eventos pela Universidade Europeia. Iniciou a sua atividade profissional na área da Organização de Eventos como Congress Manager em 2 Empresas de prestígio em Portugal. Desempenhou funções de Docente durante 12 anos no Curso de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusíada de Lisboa. Há 18 anos que ocupa a função de Head of Corporate Social Responsability & Corporate Events na multinacional GrandVision Portugal, onde já recebeu vários prémios pela sua participação em eventos de Responsabilidade Social nacionais e internacionais. Ocupa o Cargo de Corporate Social Responsability Ambassador em Portugal, responsável pelo desenvolvimento de vários projetos na área com diversas ONGs e Instituições. Participou numa Missão Humanitária em Moçambique, a qual lhe valeu uma homenagem escrita pelo Presidente da República.

Ana Vieira

É Consultora de Imagem e membro da Associação Internacional de Consultoras de Imagem. Curso de Consultora de Imagem pela Blossom Image Consulting e pela Academia Fashion Studio Lab. Foi formadora do curso de preparação da Organização da Miss Portuguesa. Pós-graduada em Comunicação e Media pela Escola Superior de Comunicação Social. Pós-graduada em Turismo (Doutoramento de Turismo) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Universidade de Lisboa). Licenciada em Marketing Turístico pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Instituto Politécnico de Leiria.

António Marques Vidal

Diretor da MarGens FATR, Lda, empresa de Animação Turística, fundada em 1990. É Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas De Congressos Animação Turística e Eventos) e vogal da Direção da CTP – Confederação do Turismo de Portugal para o triénio 2018 – 2021.Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT é Assistente Convidado na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona das Humanidades e Tecnologias e na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Participou e publicou vários artigos na área do Turismo, dos Eventos, das Atividades de Aventura e da Segurança, nomeadamente para o Jornal Expresso, Revista Evasões, Revista Event Point e Revista Publituris.

Catarina Miranda

É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa. Trabalhou 12 anos na Rádio Comercial como locutora onde tive vários programas e horários. É locutora e apresentadora. A sua carreira na televisão começou cedo, na RTP onde passei por programas como só visto, Top+, Operação Triunfo, e muitos outros. Em 2002 venceu um casting nacional para novos locutores, e a partir daí, começou a sua carreira como locutora! Depois de um estágio na TSF, foi locutora na Mega FM, e em 2007 entrou na Rádio Comercial. É produtora de Conteúdos Digitais.

Célia Pratas

É uma profissional com uma vasta experiência como Couture Wedding Planner. Responsável pela Pratas Wedding Design, empresa de referência no sector nupcial alto/luxo, em Portugal e estrangeiro. Célia Pratas é formada em Ciências da Comunicação (Universidade do Algarve, Portugal) e University College of Saint Mark and Saint John, Reino Unido). É também formada em Artes e Literatura Comparada, (Purdue University, Estados Unidos da América), MA e PhD programme, ambos com honras e prémio de mérito. No Reino Unido, recebe ainda, com distinção, o título de Certified Professional Wedding Planner (Blackford Institute for Professional Wedding Planners), reconhecido pelas entidades reguladoras de qualificação profissional em Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A organização Toastmasters Internacional atribuiu-lhe os diplomas de ‘Competent Communicator’ e ‘Advanced Leader Bronze’. É regularmente convidada para dar entrevistas em vários canais de televisão, jornais nacionais e estações de rádio. Publicou o seu primeiro livro ‘Contamos Casar’ em janeiro de 2019. Célia Pratas tem dado palestras e formação especializada em universidades em Portugal e Estados Unidos, em Grupos Hoteleiros do segmento de luxo em vários países e a particulares e figuras públicas de várias nacionalidades.

Fábio Bernardino

Fábio Bernardino é Chef, CEO da Travel&Flavours, professor, consultor gastronómico, formador, organizador de eventos, um jovem Chef cuja excelência o fez passar por grandes hotéis e restaurantes portugueses. É ainda consultor na inovação e desenvolvimento de produtos dietéticos e iguarias tradicionais portuguesas. Com uma forte paixão pela cozinha, e em especial pela pastelaria, iniciou a sua carreira com apenas 14 anos de idade ao frequentar o Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. É licenciado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e frequentou o Doutoramento em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, tendo ainda finalizado várias pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa. Para além de ministrar aulas de cozinha, pastelaria, panificação e restauração, o Chef Fábio Bernardino é ainda consultor na inovação e desenvolvimento de produtos dietéticos e iguarias tradicionais portuguesas. Participa ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronómicos e preservação do património gastronómico-cultural português, assim como em jornadas médicas de cuidados continuados, contribuindo com alguns trabalhos científicos. Desde 2017 que colabora com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde no desenvolvimento de vários materiais de referência na área da promoção da saúde. Foi Chef convidado, “Chefinho”, no Programa “Queridas Manhãs”, com Júlia Pinheiro no canal SIC, para além de júri, enquanto Chef Residente, no programa diário, “A minha mãe cozinha melhor que a tua”, na RTP1. Atualmente, é Chef residente no programa “A Nossa Tarde” com Tânia Ribas de Oliveira na RTP1.Desde o início da pandemia que desenvolveu nas redes sociais o conteúdo “cozinhar na quarentena” com diretos de cozinha todos os dias às 19h, que mais tarde se transformou nos “sabores que nos unem”, e que conta com uma grande “família” em torno das suas receitas.

Fátima Vila Maior

Diretora de Coordenação de Exposições na Feira Internacional de Lisboa (FIL).Diretora e Organizadora de várias Feiras como a BTL - Bolsa Turismo de Lisboa, Alimentação, Nauticampo, FIA - Feira Internacional de Artesanato. Humberto Simões Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve. Diretor da revista Nova Gente. Começou no semanário Euronotícias, tendo passado logo para O Independente. Trabalhou em diversas agências de comunicação e na Newsmagazine Focus como editor. Foi, ainda, chefe de redação e diretor. Foi jornalista da revista VIP e posteriormente passou a chefe de redação da revista Nova Gente, onde ainda onde é diretor desde outubro de 2016.

Hugo Miguel Carvalho

Professor universitário, CEO da Neuro It, business angel, docente, investigador e clínico.É doutorado em neurociências aplicadas em mapeamento de emoções e comportamento para Brain Computer Interface pela Universidade da Beira Interior- Portugal.É diretor geral e diretor de investigação da Neuro IT e é Business Angel. É fundador do projecto "Negócios à (sobre)mesa", “PIGO", "ABAC- Aveiro Business Angels Club", “Geisertech", é também embaixador Nacional do "IGNITE Portugal”. Para além disso foi distinguido nos últimos 7 anos consecutivos como networker do ano (2014 a 2020).João Carvalho Iniciou a sua atividade profissional em 1988 no Grupo Regisconta, conhecido pelo slogan “Aquela Máquina”, sempre ligado à área comercial segue a sua carreira na indústria farmacêutica até ao ano de 1997, paralelamente em 1989 torna-se sócio da Turnatur - Turismo de Natureza C.R.L. empresa pioneira no Turismo de Natureza em Portugal que em 1995 dá origem à TUPER é no ano de 1997 que decide abraçar uma nova aventura, integra a tempo inteiro o projeto TUPER como diretor geral do mesmo, um projeto pioneiro na apresentação de soluções outdoor para a área corporativa, tendo evoluído para aquele que é hoje o Grupo TUPER com 3 empresas distintas todas elas tendo em comum o facto de apresentarem soluções diferenciadoras e de qualidade na prestação de serviços para eventos.”

Joana Jorge

Joana Jorge tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo em proximidade realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, parte para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor. Integra a equipa da ModaLisboa como gestora de projetos, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais.

Jorge Silva

Diretor Executivo do BONS SONS nos anos de 2018 e 2019, integra a Equipa do Festival desde 2008.Com o intuito de conhecer o perfil dos visitantes do BONS SONS, e identificar os impactos económicos e sociais do festival no Concelho de Tomar coordena o Estudo de Públicos BONS SONS desde o ano de 2010. Assumiu em 2012 a Coordenação do Programa de Voluntariado BONS SONS, tendo desenvolvido um programa único a nível nacional, na seleção e recrutamento do perfil de candidatos a colaborar no festival. Tem participado na conceção e produção de dezenas de eventos de cariz cultural, musical e social com expressão regional e nacional, sendo um elemento ativo no associativismo. É Mestre em Psicologia Social e formação em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido trabalho em projetos de investigação nas áreas das ciências sociais, sendo especialista em análise de dados. Desenvolve trabalho como consultor e na prática clínica.

José de Noronha Brandão

Profissional da área da Comunicação há cerca de 20 anos, tem-se dedicado à área institucional e reputacional e especializou-se em Protocolo, sitting e voz on e voz off em eventos institucionais. Assessor de imprensa da Associação Sindical dos Juízes Portugueses há uma década, desempenhou as funções de diretor de Comunicação e Relações Públicas do Teatro Nacional de D. Maria II, Diretor de Relações Públicas do Grupo ZWELA para Angola, Portugal, Moçambique e Cabo Verde, com responsabilidades pelos mercados português e angolano, tendo a seu cargo a Imagem de vários bancos, destacando-se a estratégia de comunicação do Banco Nacional de Angola, Sonangol, Multiperfil, BNA, SAHAM Seguros, Banco BCS, Banco Sol, Banco Keve, DStv, AIBA. Foram vários os clientes trabalhados ao longo de quase duas décadas: Emirates Airlines, TAP, FIMA LEVER, Siemens, Pasta Garofalo. Senior account na LPM Comunicação, com a responsabilidade de alguns clientes entre os quais a CARRIS, Consiste e ANL.

Marcos Pinto

É Apresentador de Televisão/Jornalista. É licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Começou a trabalhar no Jornal Tal&Qual em fevereiro de 2002, passando depois pelas revistas de televisão TV 7 Dias e TV Guia. Em abril de 2006 entra na Media Capital Rádios, onde edita notícias na Rádio Comercial e no Rádio Clube Português. A partir de abril de 2007 apresenta as tardes de fim-de-semana do Rádio Clube Português. Em 2008 salta para a TVI, onde se torna pivô do canal informativo TVI24, tendo sido contratado em 2012 pela CMTV para integrar a equipa fundadora da estação de televisão da Cofina, onde desempenhou as funções de editor e pivô principal nas grandes emissões especiais. Pelo meio, e ainda no presente, dá aulas nas áreas de comunicação, jornalismo, voz e dição e formação em media training. Em setembro de 2014, foi convidado a regressar à Media Capital, para ser apresentador, pivô da TVI e editor da TVI24. Apresentou o programa do canal, “No Tom Certo”, dedicado às grandes figuras da música portuguesa e que está disponível no TVI Player.

Óscar Gouveia

Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Relações Públicas e Assessor de Imprensa de marcas (nacionais e internacionais) corporativas e pessoais (figuras públicas).Possui no curriculum as Relações Públicas de eventos exclusivos das estações de televisão Globo Portugal e SIC assim como a produção de vários eventos para a revista Nova Gente. Produtor de Eventos há mais duas décadas com larga experiência nos mais variados eventos corporativos, culturais, musicais, sociais...Professor convidado em Universidades e Formador em várias disciplinas na área da Comunicação. Orador convidado para os mais variados certames escolares e corporativos. Sócio-Fundador do Banco Alimentar Leiria-Fátima.

Patrícia Carrilho

Founder & CEO da Menta Dourada (empresa de eventos).Pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pela Universidade Europeia. Frequentou o primeiro ano da licenciatura em TIC e o segundo ano da licenciatura em Marketing, Publicidade e RP. Trabalhou durante 9 anos na indústria farmacêutica enquanto Sales Representative. Rosário Carmona Retail Business Owner (MultiOpticas franchise store)Business Partner – SFORI – Strategy for ImprovementHR Senior Consultant – Guest SpeakerHR Director – Grandvision Portugal (1998-2019)Curso intensivo de Wedding Planning and Etiquette by Pratas Wedding Design Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos – Universidade Europeia, 2018-2019PDE - Programa Direção de Empresas – AESE Business School, 2001PARH – Programa Avançado de recursos Humanos – Universidade Católica, 1996-1997Licenciatura em Marketing – IADE – Creative University, 1991-1995.

Rui Ochôa

Jornalista, formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, e pós-graduado em Comunicação e Gestão Cultural pela Universidade Lusófona. Colaborou em diversos jornais e revistas, dos quais se destacam a Visão e o Jornal de Letras, Artes e Ideias. É desde 2011 diretor da revista Event Point, a única publicação portuguesa especializada no segmento Meeting Industry. Na Estação Livre, editora da Event Point, coordena a produção de conteúdos para clientes externos, como o Grupo Ibersol, Unicer e para os convention bureaux de Lisboa, Algarve e Açores. Tem integrado júris de vários prémios internacionais ligados aos eventos, destacando-se os Eventex e os Bea World. Faz parte da organização do MEET@MEOARENA, um evento conjunto Event Point e MEO Arena e que já trouxe alguns dos mais importantes speakers internacionais da indústria dos eventos, como Colja Dams e Kevin Jackson.

Sérgio Morais

Atualmente exerce funções de Coordenador Municipal de Proteção Civil do Bombarral. Formador em vários cursos no âmbito da prevenção e segurança de pessoas e bens. Mestre em Riscos e proteção Civil pelo ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa. Licenciado em Proteção Civil pela Escola Superior de Tecnologia do Mar em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria.

Teresa Byrne

É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. Trabalhou dez anos na Presidência da República, onde acumulou a função de Adjunta Política com a de Responsável de Protocolo da Casa Civil. Teve a seu cargo o acompanhamento protocolar de inúmeras cerimónias e acompanhou o Chefe de Estado na visita aos mais variados sectores do país. Criou a TByrne Consulting, empresa especializada em consultoria e formação nas áreas do protocolo. Visando contribuir para o sucesso estratégico das empresas aposta no recrutamento seletivo e na formação contínua da sua equipa. No leque de oferta de serviços na área dos eventos institucionais conta com o apoio de uma vasta equipa protocol trainees (hospedeiras) e, desde o ano passado, com um novo serviço de liaison officers (oficiais de ligação a delegações estrangeiras).

Tiago Barquinha

Mestre em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária (ESIC Madrid), Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade Católica Portuguesa) e formação em Coaching orientado para a liderança (ISPC - International School of Professional Coaching). É Creative Executive Partner na agência de branding e publicidade Mojobrands - Brand Lifestyle, através da qual realizou vários projetos de comunicação publicitária para para marcas nacionais como a Optimus, Parfois, BA Vidros, WTF, entre outras. Tem mais de 20 anos de experiência em grandes agências de publicidade como a Brandia Novodesign (Lisboa), Comunica+a (Madrid) e Ativism (Madrid e Lisboa), onde teve oportunidade de trabalhar para marcas globais como a Coca-Cola, Fanta, Vodafone, Red Bull, Real Madrid, Sony Ericsson. É professor convidado no Mestrado de Marketing da Universidade Católica Portuguesa na unidade curricular de Publicidade. É membro filiado do Clube de Criativos de Portugal e tem realizado vários workshops sobre comunicação de marcas, na Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, CiDEB e Ordem dos Economistas. Recentemente, premiado com Ouro nos Prémios Luso e Prata no CCP na categoria de ações de RP para Redes Sociais com o Projecto Home is da Parfois.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Integrar empresas de comunicação e de meios ou agências de eventos.

  • Progredir nas carreiras de marketing, comunicação, relações públicas, publicidade, protocolo e organização de eventos.

  • Criar e gerir empresas na área de eventos corporativos, sociais ou outros.

  • Integrar gabinetes de protocolo, assessoria protocolar e empresas de consultoria de protocolo.

Testemunhos

Comillas
Como antigo aluno, a referida Pós-Graduação vale no seu todo. No entanto, destaco o Protocolo, pois do meu ponto de vista, o conhecimento das suas regras é uma necessidade sentida por aqueles que se preocupam em transmitir uma imagem social positiva. Para o meu caso particular, que desenvolvo uma atividade social intensa, convivendo com pessoas de meios e culturas diferentes, o conhecimento destas regras protege-me das situações menos confortáveis do ponto de vista protocolar, funcionando como instrumento de trabalho que uso diariamente para a inserção em qualquer meio social.

Mateus de Sá Miranda

Alumni. Cônsul, República de Angola

Comillas
Exigente, concreto e adequado. O plano de estudos da PG – IPOE é feito de acordo com as necessidades do mercado e com a realidade do meio. Acredito que esta formação contribui de forma positiva para o enriquecimento curricular e pessoal dos alunos, permitindo igualmente uma oportunidade de networking única, tanto entre pares no curso como com o corpo docente – alguns dos melhores profissionais da área. Estou certo de que quem escolha fazer esta formação terá uma vantagem competitiva única no acesso a novas oportunidades e/ou no melhoramento das suas competências sócio-profissionais.

Diogo Rebelo Rodrigues

Alumni. Sales Executive no Lisbon Marriott Hotel

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line