O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-Graduação Gestão de Recursos Humanos

Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos Lisboa

Programa distintivo e de referência, no panorama nacional, na área de Gestão dos Recursos Humanos | 44.º Edição

Selecione o regime preferencial:

-30% Candidate-se até 7 de junho e beneficie da Bolsa de Apoio ao Estudo.

Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

Com mais de duas décadas de longevidade, a Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos (44.ª Edição) é um programa reputado e rigoroso que conta com a formação de centenas de excelentes profissionais do nosso mercado, hoje referência nos círculos profissionais.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos é um programa de carácter técnico transversal e visa dotar os profissionais das competências gerais de gestão de pessoas, chegando, em alguns domínios, ao aprofundamento e treino de competências técnicas específicas desta área da gestão. Percorre ao longo do seu programa um itinerário construído para preparar todos os que, tendo ou não formação/experiência na área, integrem (ou visem integrar) profissionalmente estruturas de RH, num enquadramento que sublinha a importância estratégica que a gestão de pessoas deverá ter em qualquer negócio, sem esquecer a transposição destas orientações para os processos e a operacionalização.

Assente num corpo docente de excelência, os profissionais têm a possibilidade de, numa prespetiva de gestão integrada, conhecer as principais linhas de orientação, abordagens e práticas essenciais para o exercício da atividade de gestão de recursos humanos, sobretudo nas tarefas críticas – aquelas que visam a atracão, desenvolvimento e retenção das melhores pessoas.

(This programme is lectured only in Portuguese)

Presencial
Quinta do Bom Nome 35 ECTS
Início: Outubro 2024
10 meses/ 162 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Mais de 60 anos a formar profissionais na área dos Recursos Humanos

logo-03.png

Porquê a Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos?

Benefícios
  • Conteúdos permanentemente revistos e atualizados, de acordo com as mais prementes necessidades da indústria, mas também seguindo as principais tendências, aproveitando o legado de mais de 60 anos de experiência na área.
  • Corpo Docente de excelência, composto por profissionais e académicos de referência;
  • Conteúdos programáticos baseados em princípios práticos com aplicabilidade real.
  • Seminários com convidados especialistas e devidamente reconhecidos na área.
  • Uma vasta rede de ex-alunos formados ao longo dos anos, potenciando o networking e oferecendo oportunidades de colaboração e crescimento profissional – programa com 43.º edições.
  • Seminários de apoio à empregabilidade e carreira - Boost your career – Nestes seminários, com reconhecidos profissionais do mundo corporativo, serão trabalhados temas como perfil profissional, ações de promoção profissional, carreira, competências e upskilling, que tem como objetivo dar resposta a necessidades e expectativas dos estudantes.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Dotar os estudantes com os conhecimentos técnicos e operacionais que lhes permitam o exercício de atividades profissionais nos domínios operacionais de RH.
  • Conhecer, treinar e saber aplicar os fundamentos básicos das operações de RH que permitam uma rápida (re)inserção no mercado profissional da Gestão de Recursos humanos.
  • Saber estruturar diversos processos críticos da Gestão de Recursos humanos e saber conduzir a sua operacionalização.
Fatores Inovadores
  • Incorporação do contributo de ex-alunos, permitindo a sua constante atualização.
  • Docência por profissionais de referência no mercado.
  • Dinâmica de condução das sessões.
  • Metodologia pedagógica experiencial, baseada em casos reais e exemplos práticos.
  • Processo de avaliação modular e sequencial.

Parceiro

apg_300px.jpg

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Welcome - Employee Life Cycle40,5

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Comportamento Organizacional
DOCENTE: Isabel Moço
16 | 2h Online Síncrono3,5
Employee Life Cycle - Gestão de Competências
DOCENTE: Helena Santos
16 | 2h Online Síncrono3,5
Seminário 2 | IA Aplicado à GRH
DOCENTE: Pedro Caramez
40,5

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Atração de Talentos
DOCENTE: Catarina Horta
12 | 4h Online Síncrono3,5
Learning & Development
DOCENTE: Isabel Moço
16 | 4h Online Síncrono3,5
Desempenho e Experiências de Valorização
DOCENTE: Miguel Faro Viana
16 | 4h Online Síncrono3,5
Seminário 3 | Wellbeing Management
DOCENTE: Daniela Lima
40,5

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Planeamento, Orçamentação e Controlo de Gestão
DOCENTE: Diogo Antunes e Francisco Morais Sarmento
16 | 4h Online Síncrono3,5
Política Salarial, Remuneração e Reconhecimento
DOCENTE: Graça Rebocho
14 | 2h Online Síncrono3
HR Compliance
DOCENTE: Ivo Dias
123

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Direito do Trabalho
DOCENTE: João Atanásio
163,5
Segurança Social
DOCENTE: Alcides Martins
123

Módulo V - Seminários Boost your career

Coordenação

Isabel Moço

Doutoranda em Gestão pela Universidade Europeia; Pós-graduada em Recursos Humanos, pela Universidade Católica e pelo ISLA Lisboa, e em Comunicação, pelo ISCTE. Licenciada em Sociologia pelo ISCTE. Docente de Recursos Humanos e vários domínios do Comportamento Organizacional, em vários programas, da Universidade Europeia, desde 2000; Coordenadora de Programas de Pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação, da Universidade Europeia, desde 2001. Docente convidada, em Executive Masters, desde 2006. Consultora e formadora internacional, em várias entidades, desde 1992, em domínios de GRH e Comportamento Organizacional. External Relations Manager e Board Team Member do ISLA Campus Lisboa até 2012. Exerceu cargos de Direção de Recursos Humanos e Formação em várias entidades, desde 1992. Diretora de Qualidade e RH da Ensilis, SA até 2011. Coautora de manuais de recursos humanos e oradora em várias conferências, seminários, simpósios e eventos profissionais, desde 1994. Membro do Conselho Editorial da RH Magazine. Membro dos Órgãos de Gestão de ONGD, desde 2013. Vice-Presidente do Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020.

Docentes

Alcides Martins

Advogado; Presidente de Alcides Martins, Bandeira, Simões & Associados - Soc. de Advogados, RL, Autor e docente do Ensino superior.

Catarina Horta

Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; desenvolveu carreira como Diretora de Recursos Humanos em vários sectores de atividade. Recentemente foi DRH da Schering-Plough e do Grupo Randstad. Foi Diretora de Recursos Humanos do Montepio e da ANA Aeroportos; Atualmente é Diretora de Capital Humano do Novo Banco.

Daniela Lima

PhD in Organizational Behaviour & University Professor | Managing Partner at SWAIFOR | Well-Being Consultant | International Speaker | Coordenadora do Grupo Português do Well-Being Doutorada em Ciências Sociais, na Especialidade de Comportamento Organizacional, Licenciada e Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduada em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, Managing Partner da SWAIFOR e Professora Ajunta Convidada no IP Setúbal e na Universidade Europeia. Coordenadora do Well-Being Group da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas.

Diogo Antunes

Head of People Analytics at Santander Portugal. Mais de 13 anos de experiência em consultoria de gestão e estratégia e desenvolvimento de RH na Europa, África e América do Sul. Experiência na liderança de pessoas e projectos multifuncionais em ambientes multiculturais em empresas multinacionais de vários sectores, tais como telecomunicações, serviços financeiros, meios de comunicação social, energia, construção, minas e bens de consumo. Vários projetos executados e geridos numa variedade de âmbitos, tais como Estratégia de RH, People Analytics, Agile Enablement, Transformação Digital, Otimização Organizacional, Gestão de Talentos, Desempenho e Recompensas, Cultura e Mudança e Estudos de Tendências de Capital Humano.

Francisco Morais Sarmento

Mestre em Estratégia e Empreendedorismo pela Universidade Católica. Operational Efficiency Expert na AGEAS Portugal

Helena Santos

Licenciada em Ciência Política / Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de RH pelo antigo ISLA. Formadora. Certificada em Coaching. Desenvolve a sua atividade profissional em RH desde 2000, tendo passado 16 anos em ambiente multinacional. Exerceu funções de Direção e Gestão de RH em empresas como Vorwerk Portugal, Drive on Holidays.

Atualmente é Diretora de Gestão de Pessoas na Transportes Paulo Duarte.

Graça Rebocho

Diretora de Recursos Humanos da Altice Portugal até 2023 e Diretora da Fundação PT, até jan2019, com responsabilidades ao nível da Cidadania Empresarial e Inclusão, Desenvolvimento de Soluções, com foco em áreas prioritárias de atuação como a Educação, a Cultura, o Empreendedorismo e a Intervenção Social; 19 anos na Direção de RH, tendo exercido a funções de Direção em diversas empresas do Grupo PT; Quadro superior na Direção de Planeamento da Rodoviária Nacional; Docente na universidade europeia, desde 2015; Foi docente na Universidade Lusíada e formadora no ISPA; Licenciada em Economia, pelo Instituto Superior de Economia; Mestrado em Gestão de Recursos Humano, pelo ISCTE.

Ivo Dias

É Professor Auxiliar na Universidade Europeia, onde leciona desde 1996. É Doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Tem lecionado várias unidades curriculares nos domínios da Economia, Gestão, Recursos Humanos e Técnicas Quantitativas em diferentes estabelecimentos de ensino superior, designadamente Academia da Força Aérea, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Universidade Lusíada e no Instituto Superior de Serviço Social (Lisboa e Beja), em todos os ciclos de estudo, bem como formação pós-graduada e especialização. Os seus domínios de interesse incluem a Economia Social e o Empreendedorismo, a Economia e a Gestão dos Recursos Humanos e o Turismo. Tem participado em vários eventos científicos, nacionais e internacionais, com comunicações, publicações e integrando comissões científicas e/ou organizadoras. Profissionalmente, foi, durante mais de 30 anos, Oficial da Força Aérea Portuguesa onde desempenhou diversos cargos na área RH, tendo recebido várias condecorações e louvores.

João Atanásio

É Professor Assistente na UE, coordenador da área de Direito da UE e investigador associado do CIDEEFF. É doutorando em Direito e mestre em Direito Europeu pela Faculdade de Direito de Lisboa. As suas áreas de interesse ao nível de ensino e investigação são o Direito da Educação, Europeu, Empresarial, do Trabalho e do Turismo. Iniciou a sua colaboração com o ISLA em 1990. Foi docente da Faculdade de Direito de Lisboa entre 1996 e 2009. É Presidente do Conselho de Administração da ENSICAPITAL, SGPS, S.A. e da ENSIMÓVEL, S.A., membro da Direção do IDEFF, do Conselho de Ensino Superior Militar e da Associação Portuguesa do Direito da Educação. Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior (2011/2013), Administrador da ENSILIS, S.A. (2003/2011), membro da Direção Universitária da APESP (2006/2009), Adjunto da Direção Pedagógica do ISLA (1993/2000) e Gerente do Banco Totta & Açores (1992/1996).

Miguel Faro Viana

Psicólogo, doutorando na área de Psicologia Social e das Organizações. Atualmente Diretor da Academia das Infraestruturas de Portugal, EP, foi Diretor de RH da REFER EPE, SCML, Unisys Portugal e da Plataforma de Televisão Digital Portuguesa - PTDP. Foi Consultor de RH nas empresas SHL Portugal, Mercer e Arthur Andersen. Docente Universitário.

Pedro Caramez

Licenciado e Mestre na área do Desporto pela Universidade do Porto; Docente em várias instituições de ensino superior, na Lisbon Digital School; Autor de vários livros, Orador internacional, Formador e Consultor; Especialista em tecnologias de IA.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Integração em equipas técnicas de gestão de recursos humanos

  • Desenvolvimento da atividade de consultor de gestão de recursos humanos

  • Coordenação de atividades de gestão de recursos humanos, como, por exemplo, recrutamento e seleção, gestão da formação e desenvolvimento de competências.

Testemunhos

Comillas
A APG | Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas reconhece o contínuo trabalho de excelência que a Universidade Europeia tem vindo a fazer na formação e capacitação dos profissionais da comunidade de gestão de pessoas em Portugal e no mundo. A permanente dinâmica de inovação revelada através dos seus programas, do perfil do corpo docente e da ligação entre a Academia e o mundo das organizações, numa lógica de partilha e de parceria, faz com que a APG tenha enorme confiança na Universidade Europeia como pólo de disseminação de melhores práticas e de geração de conhecimento na área de gestão de pessoas.

Ricardo Fortes da Costa

Vice-Presidente da APG e Partner da The Key Talent Portugal

Comillas
A minha experiência na Pós-Graduação em Recursos Humanos na Universidade Europeia está a ser extremamente positiva. A qualidade dos professores e a profundidade dos conteúdos abordados excederam/excedem as minhas expectativas. A estrutura do curso está a permitir-me desenvolver competências essenciais para a minha carreira profissional. Recomendo vivamente esta experiência a todos os que procuram aprimorar os seus conhecimentos e expandir as suas oportunidades no mercado de trabalho.

Sara Galvão

Responsável de RH e Transitário: TIBA PORTUGAL, Lda

Comillas
A minha participação na Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos foi uma experiência transformadora para minha carreira. Durante o curso, adquiri um conhecimento profundo sobre as melhores práticas em gestão de pessoas, desenvolvi habilidades estratégicas e ampliei minha rede de contactos.

Nuno Pires

Coordenador de Formação, A Padaria Portuguesa

Comillas
Participar na Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Europeia foi um experiência muito enriquecedora para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desde o início do programa fui constantemente surpreendido pela positiva com a qualidade dos conteúdos e com o profissionalismo da equipa docente que demonstraram desde cedo um bom background académico e uma excelente experiência profissional que se revelou muito inspiradora. Esta pós-graduação não só consolidou e expandiu os meus conhecimentos existentes em Recursos Humanos, mas também me proporcionou uma compreensão mais profunda das tendências atuais. O facto de existir na turma pessoas dos mais variados sectores de atividade com outras vivências também foi uma mais valia na troca de experiências que nos ajudam a aumentar a confiança e nos ajuda a ultrapassar os desafios do dia-a-dia profissional. Se houvesse uma versão 2.0 certamente teriam em mim mais um aluno.

Rodrigo Russo

Learning and Development Specialist, GALILEU

Comillas
A Pós-graduação de Recursos Humanos tem sido bastante enriquecedora, permitindo-me aprofundar conhecimento e contribuir positivamente na gestão diária de pessoas.

Elma Borges

HR Director, Greenvolt Next

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None