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Pós-Graduação Project Management

Pós-Graduação Project Management Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

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Pós-Graduação em Project Management

A Pós-Graduação em Project Management oferece uma formação académica de referência, com uma profunda orientação para as necessidades do mercado, através do domínio dos principais modelos e técnicas associadas ao “estado da arte” na gestão e avaliação de projetos. Com base nas últimas tendências na gestão de projetos, este programa dotará os participantes com os conhecimentos necessários, permitindo também aos profissionais com experiência acumulada na função, consolidarem e aprofundarem os seus conhecimentos. A Pós-graduação é orientada à normalização do Project Management Institute (PMI®) e cobre os diferentes métodos e técnicas adequados para uma boa Gestão de Projetos através de referências a boas práticas. Com esta formação concluída, os participantes poderão candidatar-se à obtenção do certificado PMP® (Project Management Professional) do PMI® (Project Management Institute) que garante a atribuição do conhecimento de produto ou projeto que vai ser realizado e pelo fluxo que este deverá seguir.

Presencial
Quinta do Bom Nome 30 ECTS
Início: 19 abr. 2023
11 meses Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Project Management?

Principais Benefícios
  • Conteúdos programáticos ajustados às necessidades do mercado, com base no PMBoK® Guide*.
  • Contacto com docentes certificados em gestão de projetos;
  • Estudo de casos de gestão de projetos no mercado nacional e internacional.
  • Metodologia PBL (Project Based Learning), centrado no desenvolvimento de um projeto, com acesso a mentoria especializada, podendo o aluno vir a desenvolver e materializar a sua ideia em contexto laboral.
  • Corpo docente com experiência profissional e prática provenientes das seguintes empresas: Vodafone, Caixa Geral de Depósitos, Reloading, NBCC, Conceptchange, Wrightia e Scopphu.
  • Atribuição de ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) Possibilidade de prosseguimento de estudos para Mestrado.
Objetivos do Programa
  • Utilizar os processos adequados na Gestão de Projetos;
  • Identificar e analisar as diferentes fases e características de um projeto;
  • Utilizar os meios adequados na gestão de cronogramas e orçamentos apropriados;
  • Identificar e gerir o âmbito, problemas, comunicação e riscos;
  • Identificar e gerir o nível de qualidade adequado num projeto;
  • Identificar métricas para otimizar os processos e avaliar o desempenho dos projetos.
Fatores Inovadores
  • Desenvolvimento de um projeto real que acompanha o aluno no percurso de desenvolvimento do projeto no decorrer do curso.
  • Abordagem estruturada e conceptual das várias temáticas com a sua aplicação prática.
  • Utilização de ferramentas e boas práticas em Gestão de Projetos.
  • Coaching individualizado de acordo com o plano de desenvolvimento do aluno.
  • Programa atualizado de acordo com as melhores práticas do mercado.

Parceiros, Certificações e Add-ons

Preparação para o exame PMP® do PMI®.

Curso certificado pela entidade acreditada pelo PMI® com os créditos necessários para a certificação PMP®.

Plano de Estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Project Management Summit3
Project I - From idea to design41

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Project II - Project Interaction41
Seminar I - Industry Evolution and Strategy20,5
Decision and Negotiation82
Project Financial Analysis82
High Performance People Management82

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Change Project Management122
Scheduling and Planning of Projects in the Organization102
High Performance People Management82
Seminar II - Storytelling - Seduce your stakeholders102
Project III - Project Interaction42

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Project Typification - Case Study82
Management of Techniques and Tools102
Risk Management102
Seminar III - Creativity or Management?20,5
Project IV- Project Interaction41

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Agile Methodologies in Project Management102
Technology Project Management - Case Study82
Project Final - Project Final Presentation82,5

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
PMP Exam Preparation35

Coordenação

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.

Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).

Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unversidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Orlando Fontan
  • Bruno Nobre: Designer e Especialista em Design de Comunicação, mestre em Design e Cultura Visual, doutorando também em Design no IADE, onde é professor desde 2009. Tem lecionado em diversas disciplinas, tais como: Design de Interação, Web Design, Projeto Web, Design de Interfaces, Interfaces e Usabilidade, Avaliação de UX, entre outras na área dos media digitais interativos. Desde 2011, tem vindo a coordenar diversos Programas de Especialização e de Pós-Graduação, estando atualmente a coordenar os cursos de Pós-graduação em Web UX/UI (presencial e online), Pós-graduação em Design para as Indústrias Criativas, Pós-graduação em Design de Interação (online) e Especialização em Web Front-End no IADE – Universidade Europeia. Em 2018 foi convidado a coordenar o Digital Lab, um laboratório integrado na unidade orgânica Fábrica-IADE. Este tem como missão partilhar conhecimento e experimentar novas abordagens de comunicação para a web, assim como incentivar o pensamento critico e de resolução de problemas em ecossistemas digitais de forma colaborativa e interdisciplinar. Colabora também com a UNIDCOM/IADE através do IADE-UX.LAB, tendo participado em diversos projetos de I&D na área dos media digitais. Tem ainda colaborado com diversas empresas e organizações de vários setores e em variados âmbitos, particularmente como Designer, Consultor em Comunicação, Estratégia Digital, Web Design, UX, UI e Marketing Digital. Co-fundador da Tágide Creative Studio.
  • Carlos Pinho: É docente do ensino superior há 20 anos, tendo ministrado unidades curriculares nas áreas das finanças empresariais, contabilidade, relato financeiro, estatística e auditoria. Atualmente, exerce funções de Professor Auxiliar convidado na Universidade Europeia, ministrando disciplinas de cursos de 2º ciclo. É Licenciado em Gestão de empresas (ISG), possui um MBA em Gestão e um Mestrado com Especialização em Finanças, (ISCTE - IUL) sendo Doutorado em Gestão, com especialização em Contabilidade (UAb). Além da sua experiência académica, é Revisor Oficial de Contas. Trabalhou durante mais de 15 anos em empresas de auditoria assumindo funções desde os níveis de staff até ao de partner e, durante 4 anos, foi responsável pelo Departamento de Planeamento e Atuariado de uma companhia do setor segurador.
  • João Franco: Opera transversalmente, em todos os niveis hierárquicos, em formatos one-to-one ou em grupos, em sala ou em acções deacompanhamento on-job. Acredita que os programas e acções visam promover o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, uma comunicação eficaz e o desenvolvimento de culturas orientadas para a aprendizagem constante. Defende que ser produtivo e simultaneamente “tornar-se pessoa”, é o caminho que trilham os seres humanos que corporizam organizações que constituem culturas "saudáveis" e sustentáveis, enquanto negóciose comunidades práticas. Actualmente é Executive Manager na NBCC Academy e Head of Culture & Training na NBCC Consulting. Tem uma vasta experiência de mercado, tendo passado por organizações como a RICOH Portugal como Key Account e pela Páginas Amarelas SA como Sales Manager, National Account e Sales Cunsultant. Foi Founder da SHIFT Vendas e da Jazz & Pessoas e Partner na BOOST Vendas com Sentido. Detém um Executive Master em Sales Management pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education, uma licenciatura em Psicologia das Organizações pela Universidade Lusíada de Lisboa e o programa curricular do Doutoramento em Gestão pela Universidade Europeia de Lisboa.
  • João Lacerda Matos: Formou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1996. Esteve 5 anos em exclusivo no jornalismo, passando pelos cargos de redator, editor e editor em chefe em publicações como a revista FACTOS e o jornal Semanário e foi fundador do site de breaking news tsf.pt. Em 2001 aceitou o desafio da produtora NBP para começar a escrever ficção para televisão e desde então essa é a sua atividade principal. Foi co-autor de projetos televisivos como “Anjo Selvagem”, Morangos com Açúcar”, “Saber Amar” ou “Mundo Meu”, telenovelas que conquistaram audiências e deixaram marcas profundas em várias gerações de telespectadores. Em 2005 migra para a SIC e é responsável por novos projetos de grande impacto como “Floribella” ou “Jura”. Paralelamente, começa a escrever, em co-autoria, algumas obras infanto-juvenis para a editora Guerra e Paz, tendo editado em 2017 três títulos (Caderno de Memórias de Difícil Acesso vol. 1 e vol. 2 e a adaptação de Frankenstein de Mary Shelley). Mais recentemente, foi co-autor do telefilme “E depois matei-o”, para a RTP, galardoado com o Prix Italia para melhor Argumento e exerceu as funções de story editor e script editor na produtora Plural. Dividindo o seu tempo entre a escrita e produção de histórias em múltiplos formatos (TV, cinema, internet) e as aulas de guionismo e escrita criativa, encontrou ainda vontade para fazer um mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
  • Júlio Coelho: Neste momento é CEO e fundador da Wrightia. É uma empresa de integração onde existe o conhecimento como construir arquiteturas de integração e desenvolvem serviços REST com a máxima eficiência. Otimizar, identificar dependências complexas com a migração de arquiteturas de integração complexas em operações. Foi diretor da Capgemini e após a sua formação esteve como formador na Rumos. Licenciado Informática pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    E os seus principais skills são em EAI (Enterprise application integration) e em SoA (Service-oriented architecture).
  • José Manuel Lopes da Fonseca: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas em 1984 pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, em 94, Doutorado em Management pela Business School da Universidade de Hertfordshire em Inglaterra, em 1998. É actualmente professor na Universidade Europeia. Fellow do Complexity and Management Centre - University of Hertfordshire, Invited Researcher de Chalmers University of Technology em Gutemburgo. Foi Professor na Nova School of Business and Economics responsável pela cadeira de Estratégia e coordenador do Leardership Stream do Lisbon MBA MIT/Nova/Católica e formador da Nova Fórum nas áreas de Comunicação Humana e Liderança entre 2006 e 2011. Foi administrador e director geral de empresas de confecções, de construções técnicas e de comercio de equipamentos industriais e consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais, com trabalhos desenvolvidos em sectores como Mármores, Confecções e Têxtil, Agro-Alimentares, Construção, Química, Equipamentos Industriais, Componentes para Indústria Automóvel, Moldes para Plásticos, no sector de serviços em Publicidade, Tecnologias e Sistemas de Informação em Portugal, Bélgica, Suécia, Espanha, Angola e Inglaterra.
    Investigação: Autor de “Complexity and Innovation in Organizations” (2001)London: Routledge; “O Paradoxo da Inovação Empresarial: A necessidade de certeza num mundo imprevisível” Lisboa: Metáfora (1998), “Empresas, Caos e Complexidade”(2001) Cunha M.,Fonseca J. & Gonçalves, F. (eds.) Lisboa: RH Editores, “Caminhos de Desenvolvimento: Perspectivas em projectos apoiados pela Fundação Luso Americana" (2001) Gonçalves, F. & Fonseca J. Lisboa: Fundação Luso Americana.
  • Pedro Fontoura: Licenciado em Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, possui certificação em Project Management Profissional do Project Management Institute desde 2010. Mais recentemente concluiu o Managing the future pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management. Iniciou a sua carreira profissional na Novabase em 1991 transitando para Rumos aquando da sua criação em 1992, sendo um dos seus fundadores. Em 1995 ingressou nos quadros da Caxa Geral de Depósitos desempenhando funções de Auditor Informático. Em 1999 integrou o departamento informático do Banco tendo colaborado na criação do Data Warehouse / Data Marts. Em 2002 assumiu a gestão de vários projetos na Área de Risco (Basileia) e Business Intelligence. Foi responsável pela implementação e acompanhamento da vários acordos de Gestão de Níveis de Serviço de TI e desde 2015 responsável pela área de Business Intelligence do Banco. Foi professor assistente entre 1998 e 2003 na Universidade Autónoma de Lisboa lecionando várias cadeiras relacionadas com Sistema de Gestão de Bases de Dados, Programação e Engenharia de Software.
  • Sandra Matos: Diretora Executiva - NetMentora by Réseau Entreprendre. Licenciada em Economia, com Pós-Graduação em Economia Social e Solidária, e tem 20 anos de experiência na área de Customer Experience e Gestão de Equipas Operacionais. Ao longo da sua vida profissional trabalhou na Vodafone, KPMG , NOS (previamente TV Cabo e ZON), sendo atualmente Head of Operations da SIBS Processos. Apaixonada pelo desenvolvimento de talento e de pessoas, conta com muita experiência na área da Formação, sendo facilitadora certificada LEGO Serious Play. Com espírito empreendedor, foi Diretora Executiva de uma associação internacional sem fins lucrativos de apoio ao Empreendedorismo, e dedica o seu tempo livre a atividades de voluntariado e impacto social.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Este programa executivo permite ao participante adquirir conhecimentos que o permitem evoluir enquanto especialista na gestão de projectos, dando-lhe as competências necessárias ao desenvolvimento e coordenação de um projecto de A a Z.

  • Desenvolvimento de competências que garantem uma evolução enquanto especialista na gestão de projetos, dando-lhe as competências necessárias ao desenvolvimento e coordenação de um projeto de A a Z. A Gestão de Projetos foi no passado, no presente e no futuro uma ferramenta fundamental para a gestão das várias atividades e as várias iniciativas decorrentes da estratégia organizacional.

Testemunhos

Comillas
ComillasA perfeita simbiose entre os mundos académico e profissional, aliado à elevada qualidade dos docentes e à organização do curso, em ambiente de partilha de conhecimentos e experiências, numa permanente atmosfera de desafio e aventura, são características que sobressaíram no EMPM e que enriqueceram a minha carreira profissional e pessoal, libertando receios e elevando os níveis de segurança e certeza.

Jorge Saraiva

Alumni 1.ª Edição

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line