Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.
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O setor do turismo e hotelaria continua a ser o principal motor da economia portuguesa, além do seu peso no PIB é um dos setores com melhor recuperação depois de crises económicas e sociais. Num mundo em constantes mudanças e sendo estas cada vez mais rápidas torna-se fundamental aos gestores manterem-se atualizados sobre as tendências e boas práticas no setor hoteleiro. Esta pós-graduação oferece os conhecimentos mais importantes para profissionais de hotelaria e turismo ou que tenham interesse neste setor de atividade, além das componentes e conteúdos operacionais fundamentais ao funcionamento de uma unidade hoteleira de sucesso, promovemos outras áreas do conhecimento sempre com especial importância para duas realidades cada vez mais presentes na gestão de um hotel, a sustentabilidade e tecnologia. A ligação ao mundo empresarial é outra preocupação deste curso, permitindo aos participantes durante as “master class” desenvolver o seu networking com os alguns dos melhores profissionais do setor, ouvir as suas opiniões sobre os desafios presentes e futuros, e até recomendações sobre oportunidades profissionais.
(This programme is lectured only in Portuguese)
Presencial | |
Quinta do Bom Nome | 7 ECTS |
Início: Novembro 2024 | |
10 meses/ 162 horas | Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia |
Não conferente de grau |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
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Hospitality Management Summit DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
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Briefing do Projeto de Grupo DOCENTES: Tutoria Coordenação do curso | 2 | |
Gestão de Alojamentos & Guest Service DOCENTES: Pedro Pinto | 16 | |
Gestão em F&B DOCENTES: Carlos Costa | 16 | 3 |
Projetos Pré-Opening Hoteleiro DOCENTES: Adélia Carvalho | 4 | |
Master Class 1 - Desafios na Operação * DOCENTES: Sofia Brandão | 2 | |
Master Class 2 – Supply Chain Management * DOCENTES: HotelShop | 2 | |
Master Class 1 - Desafios na Operação * DOCENTES: Sofia Brandão | 2 | |
Hotel Management Experience DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Acompanhamento do Projeto de Grupo DOCENTES: Tutoria Coordenação do curso | 2 | |
Modelos de Gestão Hoteleira & Assets management DOCENTES: Francisco Moser | 14 | |
Hotel and Restaurant Design DOCENTES: Nuno Leónidas | 8 | |
Estratégias de Marketing e Vendas DOCENTES: Rita Machado | 10 | |
Liderança e Gestão de Pessoas DOCENTES: Vitor Silva - Diretor de RH Intercontinental | 8 | |
Master Class 4 –Desafios na Inovação* DOCENTES: Mamma Shelter | 2 | |
Master Class 5 – Quality & Reputation management * DOCENTES: ReviewPro | 2 | |
Master Class 6 – Concept Development * DOCENTES: Memmo - Rodrigo Machaz | 2 | |
Hotel Management Experience DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Acompanhamento do Projeto de Grupo DOCENTES: Tutoria Coordenação do curso | 2 | |
Gestão Financeira aplicada à Hotelaria (USALI) DOCENTES: Vitor Amaral | 8 | |
Análise de Investimentos DOCENTES: a definir | 10 | |
Revenue Management DOCENTES: Duarte Pimentel | 12 | |
Master Class 7– Software RM * DOCENTES: Climber | 2 | |
Master Class 8 – Distribution Strategies * DOCENTES: Guest Centric | 2 | |
Hotel Management Experience DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Acompanhamento do Projeto de Grupo DOCENTES: Tutoria Coordenação do curso | 2 | |
Enviroment Sustainability and Governance DOCENTES: Hugo Teixeira | 6 | |
Transformação Digital DOCENTES: Marco Gouveia | 10 | |
Master Class 9 – New Hotel Concepts: saúde e bem-estar na hotelaria* DOCENTES: ABC Hospitality? Ana Cristina | 2 | |
Master Class 10 – New Hotel Concepts: Luxury and Innovative Projects DOCENTES: Miguel Guedes de Sousa | 2 | |
Master Class 11 – New Hotel Concepts: Storytelling and Distribution DOCENTES: Design Hotels | 2 | |
Master Class 12 – New Hotel Concepts: Hotel Branding DOCENTES: Carlos Miró | 2 | |
Visita Hotel + Palestra Diretor DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 | |
Apresentação dos Projetos DOCENTES: Coordenação do Curso | 2 | |
Visita Hotel + Palestra Diretor DOCENTES: Duarte Pimentel | 2 | |
Summit de Encerramento DOCENTES: Sofia Almeida | 2 |
Duarte Pimentel
Doutorando em Gestão na Europeia, tem um mestrado em Turismo e licenciatura em Gestão Hoteleira pela ESHTE, pós-graduação em Gestão de Marketing pelo ISEG, curso de Gestão Estratégica Hoteleira pela Cornell University e é Especialista com provas públicas em Hotelaria e Restauração. Professor na Universidade Europeia desde 2014, leciona também na ESHTE na NovaSBE e na Católica Porto Business School em vários ciclos de estudos e formação de executivos nas áreas de Marketing Hoteleiro, Operações Hoteleiras e Revenue Management. Mais de 20 anos de experiência profissional, nomeadamente como Consultor Hoteleiro, foi Diretor de Marketing e E-business nas Pousadas de Portugal, tendo também desempenhado outros cargos de gestão em Pestana Hotels & Resorts, Tivoli Hotel Group, Hotel da Lapa, Hotéis do Bom jesus, Hotel de Fátima, Hotel Alcazar e Hotel Herdade da Cortesia.
Hospitality CEO na Arrow Golbal Portugal e Professor na Nova SBE. Formado em Gestão Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, pós-graduação em Hotel management em Glion, Licenciatura em Gestão Hoteleira na ESHTE, Executive master em Finanças da Universidade Católica e Mestrado em Marketing do INDEG-ISCTE Executive Education. Mais de 30 anos de know-how na indústria hoteleira, com sólida experiência em gestão de operações, marketing, vendas, desenvolvimento e estratégia em diferentes tipos de hotéis. Liderou reconhecidos grupos hoteleiros tendo participado ativamente na definição de novos conceitos. Colabora regularmente com Escolas de Hotelaria e Universidades ensinando Gestão Hoteleira. Autor do Livro “Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas” (Edições Cetop 2002).
Senior Lecturer - Food & Beverage Management at ESHTE - Foodservice Strategic Consultant (Concept, Viability & Coaching)
Especialista no desenvolvimento de restaurantes finos do conceito à operação, com especial ênfase na inovação alimentar e de bebidas, formação e superação das expectativas dos clientes, tendo como âncoras a rentabilidade e a sustentabilidade financeira e ambiental.
O meu projeto mais recente foi o JNcQUOI, um restaurante premiado em Lisboa, integrado no maior grupo de marcas de luxo portuguesas – Amorim Luxury. Durante os dois anos e meio como Diretor de Operações, contribuí para o desenvolvimento do conceito e gestão operacional do restaurante e bar deli, bem como do primeiro salão de chá Ladurée em Lisboa.
Antes do JNcQUOI fui Diretor de Operações de F&B no The El Corte Inglés Lisboa por 8 anos. O El Corte Inglés é líder europeu em grandes armazéns e uma referência no retalho espanhol e português.
As principais áreas de especialização incluem Conceitos e Operações de Alimentos e Bebidas; Compras e Cadeia de Suprimentos; Key Performance Indicators; Custo de Alimentos e Bebidas (Engenharia de Menus); Análise de Custo de Mão de Obra; Análise de Eficiência por Área Funcional; Planeamento e Estratégia de Negócios; Estratégia de Diferenciação e Posicionamento; Reformulação; Desenvolvimento de Talentos.
Frequentou o curso superior de turismo do I.N.P. de 1995 a 1998. Iniciou a carreira no hotel A.S. Lisboa, com passagens de sucesso pelo Altis Park Hotel, Sana Sesimbra, Altis Grand Hotel, Altis Belém e por fim no Corpo Santo Hotel (desde 2017), onde tem mantido as classificações mais elevadas a nível da hotelaria portuguesa no que diz respeito à Booking.com (9.5/10), Tripadvisor (1ºlugar Lisboa/Portugal), Expedia (9.6/10) e Google.com (4.8/5).
Continua com a sua equipa a ganhar prémios e distinções, algumas delas únicas como o prémio de melhor Director de Hotel Global, atribuído pelo World Luxury Hotel Awards em 2020.
Actualmente exerce a função de director de operações, coordenando a gestão deste último com a coordenação da abertura de mais 3 unidades durante o ano de 2023. Interessa-se pelas temáticas de liderança e de qualidade de serviço, algo que é inegociável, considerando-se um aficionado pelos convidados.
Diretora Geral no Valverde Hotel
Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da U. Técnica de Lisboa, em 1993, é mestre em Património Edificado e Conservação pelo Instituto Superior de Tecnologia de Portugal (IST). Ele colaborou com a Exxon e várias práticas de design antes de ingressar na PROMONTORIO. Appleton também trabalhou na produção de cinema e teatro amador e, nos últimos anos, esteve envolvido em design universal e acessibilidade para deficientes. Nesta qualidade, tem lecionado e servido em vários órgãos e júris como perito da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Integrou vários júris de arquitetura em representação da Ordem dos Arquitetos, incluindo o prémio Conde de Oeiras. No PROMONTORIO, Appleton concentrou-se na sustentabilidade do design e nas estratégias de design ambiental, implementadas, entre outras, no aclamado Aquário do Rio Mora.
Nascido em Lisboa, Portugal (1968), Luís possui um M.Arch pela Universidade Técnica de Lisboa (1993) e foi estagiário Erasmus na Oxford Brooks University (1993). Entre 1990 e 1993, colaborou em vários atelieres de arquitectura em Lisboa. Tendo se juntado PROMONTORIO em 1994, nesta função atuou como contato na David Chipperfield Arquitetos no concurso conjunto para a Feira Internacional de Lisboa (2º prémio). Desde então, Luís tem liderado projetos-chave no escritório com responsabilidade crescente na equipe de gestão, coordenação de projetos e documentação de construção. Com foco em hospitalidade, ele projetou, coordenou e supervisionou algumas das maiores e mais projetos turísticos complexos que a parceria realizou.
Licenciado em Direito, com um MBA em Gestão de Negócios e Pós-Graduação em Gestão Hoteleira, desempenha funções nos departamentos de recursos humanos de diversas empresas nacionais e internacionais onde se destaca a Salvador Caetano Lisboa, LNP – Logística Automóvel, Eurest e atualmente no Corinthia Lisbon. Em 2013, ganha o prémio nacional de Best Team Leader, galardão que volta a vencer em 2019. Em 2016, é eleito Diretor de Recursos Humanos do Ano, pela RH Magazine e nos últimos anos tem sido sucessivamente nomeado para os Xénios na categoria de Gestor de Capital Humano para o sector hoteleiro galardão que venceu em 2020.
É membro e fundador de diversos movimentos de profissionais de RH dos quais se destacam “Movimento RH 21” e “HR Afterwork”. Em 2004, participa como coautor no livro “Gestão de Recursos Humanos para o século 21” e já em 2018, participa também como coautor no livro “Conta-me Estórias - Storytelling – Na Gestão de Pessoas”. Enquanto professor lecciona em diversas pós-graduações, desenvolve actividade de formador em acções de formação e como orador em diversas conferências.
Apaixonado por pessoas, construção de equipas e desenvolvimento de liderança!
Board Member ,Great Hotels of The World. Com uma longa carreira na indústria hoteleira, gerindo equipas de alto desempenho, procura selecionar, desenvolver e motivar cuidadosamente o talento certo.
Com foco nas operações, demonstrou resultados no estabelecimento e aprimoramento de operações em toda a empresa, fornecendo supervisão executiva de iniciativas de grande escala desde a concepção até a conclusão, bem como um sólido histórico na redefinição, renomeação e reposicionamento de marcas de hotéis.
Isso inclui trazer com sucesso as tendências globais de hospitalidade para projetos locais como as marcas Alila Hotels e Banyan Tree em cenários competitivos.
Forte crente na excelência do serviço e no perfeccionismo, com fortes habilidades de negociação e capacidade de adquirir e construir um relacionamento sólido com o cliente, levando a boas parcerias.
Consultor de Marketing Digital. Dentro do marketing digital especializou-se em SEO, Google Ads e Web Analytics e tem como missão transmitir todo o conhecimento para ajudar as pessoas a concretizarem os seus objetivos através do Digital.
Iniciou o percurso de formador em marketing digital em 2013 e, um ano mais tarde, recebeu o convite para se tornar Google Regional Trainer em Portugal. Professor do Atelier Digital Google, um curso presencial e online de marketing digital que já formou mais de 50 mil portugueses.
Acumula as funções de CEO e consultor: Marco Gouveia - Digital Marketing Consulting, CEO e formador: Escola Marketing Digital e CEO da Influenza - Agência Marketing Influência. Também docente nas universidades mais reputadas do país.
Em 2022 lançou o Livro Marketing Digital - O Guia Completo que é, desde então, TOP de vendas na área do marketing.
MBA em Gestão de Empresas Hoteleiras, pela Cornell University, Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, actualmente CEO da HotelShop+SocialShop, Diretor da revista Best Buyer, foi Administrador Executivo do Grupo Hoteleiro Eduardo VII, Vice-Presidente da Confederação do Turismo Português, foi Administrador-Delegado da Best Western Portugal, foi Presidente-Adjunto do Turismo de Lisboa, foi Membro do Conselho Estratégico de Promoção Turística e do Núcleo Executivo de Promoção Turística. Tem vários artigos publicados sobre temas de gestão de compras e política do turismo.
Foi responsável pelas operações do Discovery Fund com 40 ativos turísticos, tendo trabalhado ativamente na recuperação e reposicionamento dos principais investimentos.
Criou o Discovery Gestão Hoteleira e também trouxe para Portugal várias marcas reconhecidas como Six Senses. Trabalhou no Aman Resorts, como Amanjena e Amanpulo. Trabalhou no IHG (Reino Unido, Espanha e Tailândia), The Coco Palm Resorts (Maldivas) e no Hotel Albatroz como diretor adjunto.
Tem licenciatura em Gestão Hoteleira do Institut Hotelier Cesar Ritz, Certificados em Administração Geral, Marketing e F&B de Cornell University (NY), um Certificado de Chef pela Culinary Institute of America (NY) e participou da Gestão Avançada Programa (AMP 189) na Harvard Business School.
A Rita é VP Sales & Marketing da Great Hotels of the World. É ainda responsável pelas vendas e marketing da Small Portuguese Hotels, uma cadeia hoteleira com cerca de 140 membros, entre hotéis, alojamentos locais e casas de campo em Portugal.
O foco da Rita é gerar negócio e notoriedade para os hotéis membros das cadeias. Após vários anos em consultoria de gestão, a Rita transitou para a área de Vendas e Marketing – tanto em pequenas cadeias hoteleiras como em cadeias internacionais e de maior dimensão, com foco internacional. Ambas as experiências contribuíram para o seu conhecimento da hotelaria independente, na qual tanto acredita.
A Rita fala cinco línguas fluentemente, tendo estudado e vivido em vários países, antes de decidir voltar para Portugal. A sua formação académica engloba Gestão de Empresas Turísticas, com uma Pós-Graduação em Marketing. A Rita colabora ainda com o ISCTE, em Lisboa, lecionando na Pós-Graduação ligadas à indústria turística.
Apaixonada por tendências de mercado e de consumo, a Rita acredita que empresas como a Great Hotels of the World e a Small Portuguese Hotels, que se mantêm sempre um passo à frente do mercado, trazem valor acrescentado para os seus hotéis membros – abrindo-lhes novas oportunidades de negócio em diferentes mercados, sob uma marca única de hotéis independentes semelhantes.
Ana Beatriz
Hoteleira ainda antes de nascer e com uma vasta experiência em consultoria e gestão hoteleira, Ana Beatriz é CEO & New Business Manager da ABC Hospitality. Frequentou o curso profissional de Restaurante e Bar, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Licenciada em Gestão de Hotelaria na Universidade Lusófona, Lisboa, e com uma Especialização de Gestão Financeira & Hotelaria na Universidade de Cornell, em Itaka, EUA, Ana Beatriz iniciou a sua carreira no Grupo Hoteis Heritage Lisboa aos 19 anos na qual, anos mais tarde, assumiu o cargo de Diretora-geral, aos 28 anos.
A paixão pela hospitalidade faz parte do seu ADN e a sua própria viagem de autoconhecimento por que passou e que continua, levou-a a este momento exato da sua vida e carreira – traz hotéis para viver como Consultora de Hotelaria e fundadora da ABC Sustainable Luxury Hospitality, uma empresa de consultoria especializada em bem-estar e projetos hoteleiros sustentáveis através dos quais tenta reunir o maior número possível de pessoas em nome do Crescimento do Segmento Wellness e Sustentabilidade na Hotelaria Nacional.
Growth & Partnerships Manager at XLR8 Revenue Management System
Key Account Manager na GuestCentric Systems
Head of Strategic Marketing na Infraspeak
Director of Operations na AlmaLusa Hotels
Cristina Cavaco é formada em International Hospitality Management pela ESEC Business School de Paris e em Gestão Hoteleira – Turismo pelo Instituto Superior das Novas Profissões. Com experiência internacional em marcas de referência, trabalhou em diversas áreas da hospitalidade, desde vendas & marketing, operações passando pelo segmento MICE até chegar á direção geral. Passou por grupos e unidades como a Leading Hotels of the World, Barceló Hotels & Resorts e Tui. Entre 2012 e 2022, foi no grupo Accor que desenvolveu a sua atividade profissional, ocupando a posição de Diretora Geral em vários hóteis da marca no Reino Unido em mercados muito competitivos, como Londres e Bristol.
Na Accor, foi ainda, Governance Director para a Europa do Norte sendo responsável por 31 países num periodo de grande estruturação organizacional e cultural.
Desde setembro de 2022, é Diretora Geral do Mama Shelter Lisboa.
Director Geral na Memmo Hotels
Amorim Luxury Group - FOUNDER & CEO "JNCQUOI"
Director of Sales em Pousadas de Portugal /Pestana Group. Small Luxury Hotels of the World Embassador
Carlos Miró é certificado em Real State, Development e Hotel Investment pela Cornell University e concluiu o Executive Management Program in Real State na IE Business School. Ao longo de seus 30 anos de experiência no setor hoteleiro, ocupou cargos na área de operações hoteleiras (principalmente no Grupo Barceló na Espanha, China e Filipinas), como proprietário de hotel (na imobiliária Metrovacesa) e liderou a expansão processos (20 anos de experiência). Nos últimos 14 anos, Carlos foi responsável pela expansão do grupo Hilton Worldwide na Espanha e em Portugal. Carlos é um palestrante regular em fóruns sobre expansão hoteleira.
Administração e Gestão de Empresas e/ou Organizações do sector Hoteleiro, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos e apartamentos turísticos, unidades de turismo de habitação e turismo em espaço rural e unidades de Alojamento Local; empresas gestoras de estabelecimentos de Restauração e Bebidas;
Cruzeiros Turísticos;
Associações Empresariais;
Empresas de consultoria e Assessoria de gestão no sector hoteleiro;
Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração;
Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração;
Gestão de projetos nas áreas dos eventos, restauração e hoteleiras.
Empresas de consultoria e Assessoria de gestão no sector hoteleiro;
Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração;
Gestão de projetos nas áreas dos eventos, restauração e hoteleiras.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Visão 360º sobre as diversas componentes do mercado dos eventos.
Mestrado avançado, com um modelo académico experiencial, assente em projetos e casos reais com empresas renomadas do setor.
Obrigado! Iremos entrar em contacto contigo em breve.
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A entidade Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais é a ENSILIS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO UNIPESSOAL, LDA. (doravante ENSILIS) com o NIPC 504 669 788 e com sede em Quinta do Bom Nome, Estr. da Correia 53, 1500-210 Lisboa.
A ENSILIS nomeou formalmente um Encarregado da Proteção de Dados, com o seguinte canal de comunicação habilitado para com o mesmo comunicar: dpo@universidadeeuropeia.pt.
A ENSILIS procura aplicar as melhores práticas do mercado em matéria de proteção de dados e segurança da informação.
Da mesma forma, procura adotar as medidas técnicas e organizativas adequadas necessárias para garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência dos Dados Pessoais de que é Responsável pelo Tratamento.
Sem prejuízo do referido, a legislação aplicável prevalecerá sobre esta Política se – e na medida em que – exceda as normas da mesma, ou imponha requisitos mais rigorosos e, por último, proporcione um grau maior de proteção.
Nos casos em que esta Política proporcione um maior grau de proteção do que a lei aplicável ou proporcione salvaguardas e direitos adicionais para os Titulares dos Dados, a presente Política será aplicável.
A Lei Nacional Portuguesa de Proteção de Dados Pessoais (Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto, a seguir designada “LERGPD”) e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, doravante denominado “RGPD” ou “Regulamento”) asseguram a proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de Dados Pessoais e à livre circulação desses dados.
Nos termos legais, consideram-se Dados Pessoais qualquer “informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («Titular dos Dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular”.
Este documento descreve a forma como a ENSILIS se define internamente e cumpre a legislação aplicável em matéria de proteção de Dados Pessoais, podendo, no entanto, ser complementada por outros procedimentos sobre a Proteção de Dados, que sejam definidos e divulgados pela ENSILIS, através dos vários canais disponíveis.
Pretende-se que esta Política sirva como orientação, sempre que existam dúvidas relativamente ao tratamento de Dados Pessoais nas diversas realidades com as quais possam estar correlacionados os Titulares dos Dados.
Durante o processo de recolha apenas se solicitarão os dados absolutamente necessários para o cumprimento da finalidade da recolha informada, ou finalidades com essa conexas e sob pressuposto do fundamento de licitude explanado ao Titular dos Dados.
Os Dados Pessoais só podem ser tratados para as finalidades específicas – ou outras, mas quando com essas relacionadas – comunicadas ao Titular dos Dados no momento em que os dados foram originalmente recolhidos. As mesmas serão:
A ENSILIS, para gestão e organização da receção das suas instalações, da biblioteca e do controlo das suas instalações por recurso à videovigilância, recolhe e trata Dados Pessoais, para:
A ENSILIS recolhe e trata Dados Pessoais, para a gestão de:
A ENSILIS recolhe e trata Dados Pessoais, para a gestão da:
Para os objetivos e finalidades relacionadas com publicidade e marketing próprio da ENSILIS e das suas diferentes marcas, as atividades serão a:
Este tratamento vê como principais atividades sobre tratamento de dados, a gestão de:
Este tratamento vê como principais atividades sobre tratamento de dados, o apoio na:
A ENSILIS recolhe e trata Dados Pessoais, para a gestão da:
Em nenhum caso serão solicitados diretamente Dados Pessoais de origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, filiação sindical, dados relativos à saúde e vida sexual, dados genéticos ou biométricos, exceto quando, nos momentos em que a solicitação ocorrer, o Titular dos Dados utilizador expresse livremente a sua vontade e o seu consentimento ou seja uma obrigação legal da ENSILIS.
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Caso o aluno seja menor de idade, dever-se-á fazer acompanhar pelos seus responsáveis parentais para a tomada de decisões informadas relacionadas com a relação contratual com a ENSILIS.
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Como tal, essa transferência só pode ocorrer se estiver em conformidade com a finalidade para a qual os dados foram recolhidos e se a transferência for necessária para essa finalidade.
Ao implementar a presente Política, a ENSILIS respeitará os requisitos legais que imporá condições específicas às Transferências Internacionais de Dados Pessoais.
Assim, os Dados Pessoais só podem ser transferidos de um país do EEE para países fora deste (“países terceiros”) quando a Comissão Europeia considere que garantem um nível adequado de proteção.
Se o país terceiro não oferecer este nível de proteção, os Dados Pessoais só podem, regra geral, ser transferidos para esse país se o exportador e o importador de dados implementarem alguma das garantias adequadas previstas no artigo 46.º, n.º 2 e 3 do RGPD.
Ainda assim, a probabilidade de a ENSILIS efetuar essas transferências será residual e, a existir, fá-lo-á aplicando requisitos adicionais.
Os Titulares dos Dados têm a prerrogativa de exercer os seguintes direitos:
Os Titulares dos Dados também têm o direito de retirar ou alterar, a qualquer momento, o consentimento que deram à ENSILIS para a utilização dos seus Dados Pessoais, quando este tiver sido a base da legalidade para o tratamento dos mesmos.
Para tal, poderá exercer os seus direitos de forma direta e gratuita, salvo raras exceções, para:
Os Dados Pessoais são tratados com o nível de proteção legalmente exigido para garantir a sua segurança e prevenir a sua alteração, perda, tratamento ou acesso não autorizado, tendo em conta o estado da tecnologia.
O acesso aos Dados Pessoais dos Titulares dos Dados será sempre realizado sob o compromisso de:
Os Dados Pessoais apenas serão armazenados e tratados pelo período que se revele necessário ou obrigatório para o cumprimento dos fins acima descritos, aplicando-se critérios de conservação adequados a cada tratamento e em consonância com as disposições legais, regulamentares aplicáveis e até mesmo a prescrição de responsabilidade civil e criminal.
Depois de decorrido o respetivo período de conservação dos dados, estes serão eliminados ou tornados anónimos, quando não devam ser mantidos para um fim separado que possa prevalecer.
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O Titular dos Dados tem o direito de apresentar uma reclamação, se considerar existir um fundamento para tanto, em matéria de Proteção de Dados Pessoais, à Autoridade de Controlo competente.
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Última atualização: 26 de janeiro de 2024.