O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-graduação Scouting

Pós-graduação em Scouting Online

Adquira competências para procurar e identificar talento no mundo do Futebol.

Selecione o regime preferencial

Online

Pós Graduação em Scouting no Futebol

Se procura adquirir conhecimentos e instrumentos para o desenvolvimento de competências em Scouting de equipas de Futebol de alta-performance, encontrou a formação ideal para si! A Pós-graduaçao Online em Scouting é o único programa pós-graduado em Portugal em Scouting no Futebol de Alta Performance em formato exclusivamente online que oferece um alargado leque de conhecimentos e instrumentos que permitirão aos alunos especializarem-se nesta área.

Online Português
Início: 13 mar. 2023 18 ECTS
8 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós Graduação?

Uma Pós Graduação adequada ao mercado

Corpo Docente especializado

Corpo docente distinto com reconhecida experiência no mercado do futebol

Da prática...para o mercado

Visão multidisciplinar com diversas oportunidades no mercado de trabalho

Alta procura no mercado

Desenvolvimento de projetos inovadorese de competências com elevada procura no mercado de trabalho

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Módulo 1 - Fundamentos121,8
Módulo 2 - Organização e Comunicação162,4
Módulo 3 - Tecnologia e Data121,8
Módulo 4 - Análise Individual365,4
Módulo 5 - Análise Colectiva121,8
Módulo 6 - Masterclasses e Scout Talks400

Corpo docente

Ricardo Balbeira

Co-coordenador da Pós Graduação em Scouting no Futebol e Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholders da Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • João Luís Afonso (Coordenador): Um dos nomes mais reconhecidos do Scouting no Futebol em Portugal e no estrangeiro. Ex-Chefe de Scouting em Clubes como Paris Saint-Germain, Futebol Clube do Porto, Al-Nassr Futebol Clube e Antalyaspor Kulübü.
  • Admar Lopes: Diretor Desportivo do FC Girondins de Bordeaux. Ex-Scout do FC Porto, Mónaco e Lille.
  • Adrien Tarascon: Responsável pela Análise de Jogadores & Data no LOSC Lille.
  • André Monteiro: Treinador Adjunto no FC Girondins de Bordeaux.
  • André Villas-Boas: Ex-Treinador da Académica de Coimbra, FC Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit, Shanghai SIPG e Olympique de Marseille.
  • Antero Henrique: Ex-Diretor Desportivo do Paris SG e Ex-Administrador da FC Porto SAD.António BarrosoJornalista no Jornal “O Jogo”. Ex-Diretor de Comunicação da Liga Portugal.
  • Armando Evangelista: Treinador do Arouca. Ex-treinador do Vilafranquense, Penafiel, Varzim, Vitória, Vitória B e Vizela
  • Carlos Gonçalves: Agente de jogadores de futebol. Fundador e Diretor Geral da PROELEVEN.
  • Daniel Correia: Treinador de Guarda-redes do Al Duhail SC. Ex-treinador de Guarda-redes no AEK FC, Sporting CP e Federação Venezuelana de Futebol.
  • Débora Chaves: Gestão Planeamento e Logística. Com mais de 15 anos de experiência em ambiente internacional. Iniciada num grupo inglês na gestão e formação de equipas e auditorias internas, seguindo-se um percurso de assistente de direção na alta finança e no desporto. A colaborar desde 2017 com a Direção Desportiva do PSG, tendo a cargo missões de coordenação e planeamento logístico de jogadores, direção e scouting.
  • Denis Kunuev: Responsável pelo Departamento Internacional da InStat.
  • Diogo Santos: Cofundador da BION, empresa que promove relação estreita entre futebol e tecnologia, através de uma plataforma digital para otimização da performance do atleta. Formado em Ciência do Desporto, especialização em Futebol com Pós-Graduação em Treino Desportivo para Crianças e Jovens. Durante 15 anos foi praticante de futebol maior parte dos quais em competições nacionais. Após vários anos como treinador de formação, ingressou no futebol profissional tendo estado recentemente associado ao projeto UD.Leiria, como Preparador Físico. Exerceu cargos de gestão na SCFitness, cadeia responsável pelos ginásios Solinca, como Fitness Manager e Club Manager. Fazendo também parte do seu currículo um Pós-Graduação Internacional Club Manager.
  • Duarte Dantas: Médico Fisiatra. Reabilitação Desportiva – Hospital For Special Surgery, New York.
  • Hélder Gomes: Formado em Publicidade. Fundador da agência de publicidade “Ponto Ímpar“ em Aveiro, e responsável de branding da ONU para o futebol (Match Against Poverty - All Stars). Desde 2007 é Branding Manager do FC Porto.
  • Joaquim Evangelista: Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
  • Johan Inamo: Wyscout e Customer Success Manager na Hudl, uma empresa que ajuda os clubes e federações a tirar o máximo proveito das ferramentas de análise de vídeo. Antes de trabalhar na Hudl, passou 3 anos a trabalhar para empresas de tecnologias no desporto, nomeadamente Solive (software de publicação nas redes sociais) e a Mycujoo (recentemente adquirida pela Eleven Sports). Pós-graduado em Marketing Desportivo da Cruyff Institute.
  • Jorge Aguiar: Coordenador Técnico e Coach Mentor em Clubes e organizações como SC Braga, Coerver Coaching Nordic e outras.
  • Jorge Silvério: Especialista em Psicologia Desportiva. Psicólogo da Seleção Nacional de Futsal.
  • José Conceição: Treinador de Futebol. Ex-treinador adjunto do AL Nassr FC, FC Porto sub15 e sub13.
  • José Gomes: Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação portuguesa de Futebol. Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
  • Luca Cattani: Scout Profissional. Ex-Scout do Chelsea FC e Diretor Desportivo do Palermo FC.
  • Mara Vieira: Treinadora de Futebol no Lusitânia de Lourosa. Ex-Treinadora da Seleção Feminina na Associação de Futebol do Porto.
  • Maxwell Cabelino: Ex-Jogador Internacional de Futebol.
  • Michael Rigg: Ex-Diretor Técnico do Burnley FC e fundador da Associação de Diretores Desportivos.
  • Pablo Sainz: Ex-jogador profissional de futebol e Treinador Adjunto no FC Sevilla.
  • Paulo Costa: Ex-Árbitro de Futebol. Vice-Presidente da Secção Não Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
  • Paulo Noga: Responsável pela estratégia, avaliação e recrutamento da formação do Sporting Clube de Portugal.
  • Pedro Ribeiro: Treinador do Futebol Clube de Penafiel. Ex observador do Futebol Clube do Porto.
  • Rafael Sardinha: Change Management Lead na Claranet Portugal, empresa líder de serviços tecnológicos a atuar no mercado Português, onde inicialmente desempenhou funções de consultoria e gestão de projeto, atualmente é responsável pelo desenvolvimento de negócio e gestão de equipa. Cofundador da BION, empresa que promove relação estreita entre o futebol e tecnologia, através de uma plataforma digital para otimização da performance do atleta. Tendo estado ligado ao desporto durante mais de 20 anos, nomeadamente Futebol, integrou durante a formação clubes como o Futebol Clube do Porto, Boavista Futebol Clube, Leixões Sport Clube, e Sporting Clube de Coimbrões. Licenciado em desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com especialização em treino desportivo. Posteriormente, concluiu o mestrado em Gestão na Universidade Católica do Porto, com menção em Gestão de Serviços. Certificado em Change Management pela Prosci, concluiu a pós-graduação Digital Enterprise Management, pela Universidade Nova de Lisboa.
  • Ramez Sayhe: Especialista em IT e Inteligência Artificial. CEO e Cofundador da AÇÇ Sport AI.
  • Ricardo Alves: Licenciatura em Ciências do Desporto pela FCDEF-UC e Mestrado em Treino Desportivo com especialização em Futebol na Análise de Jogo pela FCDEF-UC. Atualmente, é aluno de Doutoramento em Ciências do Desporto, no Ramo do Treino Desporto, com especialização em Futebol na Análise de Jogo, na FCDEF-UC. Envolvido na área do treino, do Futebol, desde os 19 anos de idade, trabalhou com Analista do CD Tondela (2016-18) (1ª Liga Portuguesa), Treinador Adjunto no FC Oliveira do Hospital (2018/19) e responsável pelo processo de observação e análise do CD Tondela (2019-presente – 1ª Liga Portuguesa. É ainda formador em várias ações de formação, autor e colaborador em artigos científicos, realizando trabalho externo para empresas e treinadores de Futebol.
  • Ricardo Nascimento: Advogado. Especialista em Direito do Desporto.
  • Rui Ferreira: Scout na Next Lever Sports (Portugal). Ex-scout na Slworldteam e FC Porto.
  • Rui Jorge Silva: Ex-gestor de informação no Departamento de Scouting do FC Porto.Rui VitóriaEx-treinador do Vilafranquense, Benfica (U19), Fátima, Paços de Ferreira, Vitória Guimarães, Benfica, Al Nassr e Spartak Moscovo.
  • Sandra Coelho: Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Letras da U.P. Membro do Conselho de Coordenação do Cive Morum - Núcleo de Estudos e Intervenção Cívica.
  • Stephan Ehrhart: Especialista em Player Welfare na UEFA Academy.

Saídas profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

Scout de Futebol

Direcção, Coordenação e operacionalização de um departamento de scouting

Cargos de liderança dentro da estrutura de futebol

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line