O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Curso de especialização em Diretor Desportivo de Futebol

Curso de Especialização 100% Online em Diretor Desportivo de Futebol Online

A construção de uma cultura desportiva consubstanciada numa estrutura coordenada é essencial para o rendimento desportivo de um clube de futebol.

Selecione o regime preferencial

Curso de Especialização 100% Online em Diretor Desportivo de Futebol

A construção de uma cultura desportiva consubstanciada numa estrutura coordenada é essencial para o rendimento desportivo de um clube de futebol. O Diretor Desportivo de Futebol é o líder desta estrutura gerindo todas as questões relacionadas com a gestão e construção do plantel, em sinergia com o modelo de jogo do treinador e o benchmark de crescimento da indústria. Os conhecimentos e competências que um Diretor Desportivo de Futebol deverá dominar para desempenhar as suas funções de forma adequada e com eficácia compreendem as dimensões da gestão do futebol, identificação e recrutamento de jogadores, liderança, comunicação e negociação.

Este curso proporcionará a estes profissionais todos os conteúdos que um Diretor Desportivo de Futebol deverá dominar para que possa enfrentar os desafios que o seu clube lhe apresenta todos os dias de forma muito mais segura e capaz.

Online Português
Início: 20 abr. 2023 9 ECTS
4 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós-Graduação?

Competências necessárias

Único programa no mercado que oferece competências necessárias para um Diretor Desportivo

Corpo docente distinto

Com reconhecida experiência no mercado do futebol

Prática

Programa fortemente orientado para a prática

Amplitude das unidades curriculares

Que integram o curso e que permite dotar os formandos das competências essenciais

Formato invador

De grande versatilidade (à distância)

Plano de estudos

  • Organização Nacional e Internacional do Futebol
  • Economia do Futebol
  • Estrutura Financeira de SADs
  • Futebol e Direção Desportiva
  • Marketing aplicado ao Futebol
  • Orçamentação e Modelos de Gestão

  • O contrato de trabalho desportivo
  • Inscrição e Transferências de Jogadores
  • Case-study: International Player Transfer
  • Direitos de Formação
  • Comunicação e Influência em Futebol
  • Coaching Aplicado ao Futebol
  • Negociação e Futebol
  • Media Training
  • Gestão de Conflitos
  • Liderança
  • Construção de um Departamento de Scouting
  • Análise de Jogo e Jogadores
  • Gestão de Carreiras e Intermediação

Corpo docente

Ricardo Balbeira: Coordenador de Curso

Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholders da Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira
  • António Sacavém: Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex.Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
  • Bernardo Morais Palmeiro: Advogado com mais de 10 anos de experiência no âmbito do Direito Desportivo.Foi Consultor Jurídico da FIFA tendo-se especializado em Regulamento da FIFA (TPO / TPI, Proteção de menores, disciplina, transferência de jogadores -TMS, resolução de disputas), resolução de disputas desportivas internacionais, arbitragem desportiva internacional e tributação desportiva.
  • Bruno Carvalho: Agente de Jogadores de Futebol é atualmente CEO e fundados da empresa de Agenciamento Team of Future. A empresa que dirige é responsável pela gestão de carreira de jogadores de futebol com Francisco Trincão, Salvador Agra, Yony Gonzáles entre muitos outros.
  • Edite Dias: Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, Trabalha no jornal A BOLA desde 1996 tendo realizado a cobertura jornalística de vários eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é responsável pela programação do canal de televisão do jornal, A BOLA TV.
  • Gonçalo Almeida: Licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, é Mestrado em Sociologia, Gestão e Direito Internacional Desportivo (CIES –The International Centre for Sports Studies). Especialista em Direito do Futebol foi Advogado da FIFA no Departamento do Estatuto do Jogador. É também sóciofundador da Sociedade de Advogados Almeida, Dias & Associados.
  • João Aragão e Pina: Consultor em Gestão de Conflitos. Ex colaborador da FP de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização emRecursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia.
  • João Leal Amado: Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É doutorado em Direito do Trabalho, tendo a sua dissertação focado, ineditamente, as relações laborais em contexto desportivo.É autor de vasta obra jurídica no campo jurislaboral e desportivo e é membro da Comissão paraa Justiça Desportiva.
  • João Ribeiro: Ex-Administrador Executivo do Estoril Praia SAD foi responsável e reestruturação completa da SAD e pela elaboração do orçamento anual e pelo assegurar da obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais, estratégicos e administrativos.
  • Luis Miguel Henrique: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (curso 1987/1992) com formação em planeamento fiscal internacional tendo como principais áreas de atuação o Direito Fiscal, Direito Financeiro, Fusões e Aquisições, bem como Direito e Marketing Desportivo. É um especialista em negociação tendo liderado vários processos negociais na área do futebol.
  • Luís Vilar: Luís Vilar é Vice Dean da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia. Colaborou como professor auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, UL (2012-2015) e na Faculdade de Educação Física e Desporto, ULHT (2008-2014). É doutorado desde 2012 em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, School of Human Movement Studies (Austrália) e New England Complex System Institute (Estados Unidos da América).
  • Mário Branco: Licenciado em Relações Internacionais e Pós-Graduado em Gestão do Desporto Profissional e Gestão e Administração de Empresas Desportivas, tem larga experiência na área de direção desportiva, foi Diretor Desportivo de Clubes como Estoril Praia Futebol SAD, HNK Hadjuk Split e PAOK FC. Foi também Chief Scout do Steaua Bucharest.
  • Miguel Moita: Treinador certificado UEFA Pro com 10 anos de experiência em clubes de futebol de alto nível. Ex-treinador adjunto / analista de desempenho sénior e analista de jogos do AS Monaco, trabalhou em estreita colaboração com o conceituado treinador português Leonardo Jardim. Foi também Adjunto de Treinador / Performance analistde adversários do Clube Grego Olympiacos FC e do Clube Português do Sporting Clube de Portugal.
  • Pedro Afra: É Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e ao longo de mais de 30 anos de carreira tem assumido cargos de liderança nas áreas da Gestão e do Marketing, tendo passado por empresas como a Nestlé, Sonadel/Colgate, Cadbury Schweppes ou SC Johnson. Foi também Diretor-Geral da Sporting Património e Marketing tendo lançado muitos produtos inovadores na área do Marketing Desportivo. Atualmenteé Consultor Independente, Cofundadore Administrador da empresa CityCare e docente como Prof. Especialista Convidado no IPAM.
  • Pedro Ferreira: Com um percurso já longo no Sport Lisboa e Benfica, é atualmente Chief Scout da equipa sénior deste Clube. Passou pelas funções de Scout, Coordenador Regional de Scouting, Chefe de Recrutamento e Scout da primeira equipa. É Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana.
  • Rémulo Marques: Com Formação base em Jornalismo, é atualmente o diretor de conteúdo da Rádio Estádio. Ainda na área do jornalismo, passou pelo Porto Canal e pela Al-Jazeera. Foi também Diretor Desportivo de vários Clubes como o Boavista FC, Zimbru e AD Fafe.
  • Rui Lança: Atualmente Diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica,desenvolve investigação na área da gestão desportiva e liderança nas organizações, possui seis livros publicados e participa regularmente na comunicação social na vertente da gestão e liderança no desporto.
  • Tomaz Moráis: Ex-treinador da Seleção Nacional de Rugby, é atualmente Diretor Desportivo do Futebol de Formação do Sporting CP. Com formação em Educação Física e Desporto, foi também atleta de Rugby tendo sido chamada à Seleção Nacional por 20 vezes. Foi nomeado para melhor treinador de râguebi do mundo em 2004 sendo, a 19 de abrilde 2005, feito Comendador da Ordem do Mérito.

Saídas profissionais

O presente programa permitirá aos seus alunos desempenhar funções em diferentes extratos da estrutura de um clube ou organização de futebol.

Testemunhos

Comillas
ComillasApesar de viver em Angola, foi-me possível participar neste curso de excelência promovido pela Universidade Europeia. Permitiu-me aprender com os melhores nesta área estando agora mais bem preparado para desempenhar as minhas funções de forma bem mais profissional! Recomendo a todos aqueles que querem saber tudo sobre a área da Direcção Desportiva em Futebol!

João Costa Silva

Chefe do Departamento de Futebol - Petro Atlético de Luanda | Aluno da 1ª Edição do Curso

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos: "

    1

    Pedido de Informação

    Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reune a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line