O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-graduação Diretor Técnico de Futebol

Pós-Graduação 100% em Diretor Técnico de Futebol Online

O pontapé de saída rumo à excelência no mundo do futebol

Selecione o regime preferencial

Online

Pós-Graduação 100% em Diretor Técnico de Futebol

Cada vez mais os resultados no futebol não dependem somente do talento dos jogadores e da capacidade do treinador. A organização estrutural de um clube de futebol em torno dos seus principais ativos é, cada vez mais, uma variável preditora do sucesso a longo prazo. Um gestor da área técnica do futebol deve, não só conhecer os processos de jogo e treino inerentes ao rendimento dos jogadores e das equipas, como também dominar competências de gestão e marketing, identificação e recrutamento de jogadores, liderança, comunicação e negociação.

A área profissional de direção técnica é, cada vez mais, uma vertente de grande crescimento e procura nacional e internacional. Estas funções podem ser desempenhadas quer no Futebol Profissional, no Futebol de Formação e também em Academias e Escolas de Futebol. Para melhor preparar estes profissionais para o desempenho das funções associadas à Direção Técnica, promovemos um curso inédito no mercado Português que permite oferecer aos treinadores um conjunto de conhecimentos e competências adequadas a estas funções.

Online Português
Início: 20 abr. 2023 18 ECTS
120h Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós Graduação?

Uma Pós Graduação adequada ao mercado

Corpo Docente especializado

Corpo docente distinto com reconhecida experiência no mercado do futebol

Da prática...para o mercado

Visão multidisciplinar com diversas oportunidades no mercado de trabalho

Alta procura no mercado

Desenvolvimento de projetos inovadores com e de competências com elevada procura no mercado de trabalho

Certificações

Esta pós-graduação é certificada pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto atribuindo créditos para efeitos da renovação do título profissional de treinador de futebol.

Plano de estudos

Módulo 1 - Gestão de Futebol

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Welcome Session1
Economia do Futebol43,6
Estrutura financeira das SADs Futebol e Direção Desportiva I43,6
Futebol e Direção Desportiva II43,6
Marketing aplicado ao Futebol43,6
Orçamentação e Modelos de Gestão43,6

Módulo 2 - Legal & Regulamentar

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
O contrato de trabalho desportivo41,8
Inscrição e Transferências de Jogadores41,8
Direitos de Formação21,8
Inscrição e Transferências de Jogadores​21,8

Módulo 3 - Liderança, Comunicação e Negociação

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Comunicação e Influência em Futebol21,8
Coaching Aplicado ao Futebol41,8
Negociação em Futebol21,8
MEDIA Training21,8
Gestão de Conflitos21,8
Liderança21,8

Módulo 4 – Identificação & Recrutamento de Jogadores

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Construção de um Departamento de Scouting41,8
Análise de Jogo e Jogadores41,8
Modelo de análise e observação41,8
Gestão de Carreiras e Intermediação22,1
Estratégias de comunicação: do relatório à exposição​22,1

Módulo 5 - Metodologia de Treino

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Métodos de Treino43,6
Organização, estruturação e planeamento do treino43,6
Constrangimentos no Treino43,6
Strenght and Conditioning em Futebol23,6
Avaliação e Controlo do Treino43,6
Prevenção de Lesões43,6

Módulo 6 – Análise de Jogo

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Principios de jogo41,8
Concepção do Modelo de Jogo41,8
Análise de Jogo41,8

Corpo docente

Ricardo Balbeira

Coordenador

Co-coordenador da Pós Graduação em Scouting no Futebol e Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholders da Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Antonio Sacavém: Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
  • Bernardo Morais Palmeiro: Advogado com mais de 10 anos de experiência no âmbito do Direito Desportivo. Foi Consultor Jurídico da FIFA tendo-se especializado em Regulamento da FIFA (TPO / TPI, Proteção de menores, disciplina, transferência de jogadores - TMS, resolução de disputas), resolução de disputas desportivas internacionais, arbitragem desportiva internacional e tributação desportiva.
  • Bruno Carvalho: Agente de Jogadores de Futebol é atualmente CEO e fundados da empresa de Agenciamento Team of Future. A empresa que dirige é responsável pela gestão de carreira de jogadores de futebol com Francisco Trincão, Salvador Agra, Yony Gonzáles entre muitos outros.
  • Diogo Coutinho: Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro / Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) com tese sobre Small Sided Games. É treinador de futebol desde 2011, tendo sido treinador adjunto em Clubes de Futebol profissionais como Académica OAF e Varzim Sport Club e CD Chaves.
  • Edite Dias: Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, Trabalha no jornal A BOLA desde 1996 tendo realizado a cobertura jornalística de vários eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é responsável pela programação do canal de televisão do jornal, A BOLA TV.
  • Gonçalo Almeida: Licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, é Mestrado em Sociologia, Gestão e Direito Internacional Desportivo (CIES – The International Centre for Sports Studies). Especialista em Direito do Futebol foi Advogado da FIFA no Departamento do Estatuto do Jogador. É também Sócio fundador da Sociedade de Advogados Almeida, Dias & Associados.
  • João Aragão e Pina: Consultor em Gestão de Conflitos. Ex-colaborador da FP de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia
  • João Leal Amado: Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É doutorado em Direito do Trabalho, tendo a sua dissertação focado, ineditamente, as relações laborais em contexto desportivo. É autor de vasta obra jurídica no campo jurislaboral e desportivo e é membro da Comissão para a Justiça Desportiva.
  • João Luis Afonso: Atual director de Scouting do Al-Nassr Football Club (Arábia Saudita), depois de passagens como director de scouting no Futebol Clube do Porto, Antalyaspor Kulübü (Turquia) e Paris Saint-Germain Football Club (França).
  • João Ribeiro: Ex Administrador Executivo do Estoril Praia SAD foi responsável e reestruturação completa da SAD e pela elaboração do orçamento anual e pelo assegurar da obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais, estratégicos e administrativos.
  • João Tralhão: Treinador com experiência em clubes como AS Monaco FC e SL Benfica. Foi treinador adjunto / treinador principal em todas as faixas etárias (excepto abaixo dos 14/15) no SL Benfica e teve oportunidade de treinar jogadores como Bernardo Silva, João Félix, Renato Sanchez, André Gomes e muitos, muitos outros grandes talentos. Mais recentemente, foi convidado por Thierry Henry para ser o seu treinador adjunto no AS Monaco FC.
  • Joaquim Rolão Preto: Treinador UEFA Pro com mais de 25 anos de experiência, tem uma longa carreira na área do treino tendo passado por clubes como Sporting CP, Rennes, Al Jazira, Standard Liége, Al Wahda, PAOK, Al-Khor entre outros. Mais recentemente desempenhou a função de Diretor Técnico do projeto “Figo Football Academy” na China sendo responsável por toda a estratégia técnica do projeto. Atualmente desempenha funções de treinador adjunto do Portimonense Sporting Clube.
  • Jorge Castelo: Treinador de Futebol Profissional com mais de 30 anos de experiência. Professor de metodologia de treino para Federação Croata de Futebol, Real Federação Espanhola de Futebol, Federação Norueguesa de Futebol, Federação Polónia de Futebol, Federação Angola de Futebol, Federação Moçambicana de Futebol e outros.
  • Luis Miguel Henrique: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (curso 1987/1992) com formação em planeamento fiscal internacional tendo como principais áreas de atuação o Direito Fiscal, Direito Financeiro, Fusões e Aquisições, bem como Direito e Marketing Desportivo. É um especialista em negociação tendo liderado vários processos negociais na área do futebol.
  • Luis Vilar: Luís Vilar é Vice-Dean da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia. Colaborou como professor auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, UL (2012-2015) e na Faculdade de Educação Física e Desporto, ULHT (2008-2014). É doutorado desde 2012 em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, School of Human Movement Studies (Austrália) e New England Complex System Institute (Estados Unidos da América).
  • Mário Branco: Licenciado em Relações Internacionais e Pós-Graduado em Gestão do Desporto Profissional e Gestão e Administração de Empresas Desportivas, tem larga experiência na área de direção desportiva, foi Diretor Desportivo de Clubes como Estoril Praia Futebol SAD, HNK Hadjuk Split e PAOK FC. Foi também Chief Socut do Steaua Bucharest.
  • Miguel Moita: Treinador certificado UEFA Pro com 10 anos de experiência em clubes de futebol de alto nível. Ex-treinador adjunto / analista de desempenho sénior e analista de jogos do AS Monaco, trabalhou em estreita colaboração com o conceituado treinador português Leonardo Jardim. Foi também Adjunto de Treinador / Performance analist de adversários do Clube Grego Olympiacos FC e do Clube Português do Sporting Clube de Portugal.
  • Óscar Tojo: Treinador de Futebol e Diretor Técnico da Associação Regional de Futebol de Évora. Em 2011 passou a fazer parte do quadro técnico de Pedro Caixinha em clubes como o UD Leiria e o Nacional da Madeira, da primeira liga portuguesa, e o Clube Santos Laguna, da Primeira Liga do México. Atualmente desempenha funções no clube Saudita, Al-Shabab.
  • Paulo Cardoso:
  • Paulo Leitão: Ex Coordenador Técnico da Academia Sporting, foi treinador de vários escalões deste clube. Em 2012, no âmbito de uma parceria entre o Sporting e o Al Ahli da Arábia Saudita, Paulo Leitão foi um dos treinadores que embarcaram num projecto de formação futebolística a desenvolver naquele país. Mais recentemente desempenhou funções de Diretor Técnico na Associação de Futebol de Chengdu (China).
  • Pedro Afra: É Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e ao longo de mais de 30 anos de carreira tem assumido cargos de liderança nas áreas da Gestão e do Marketing, tendo passado por empresas como a Nestlé, Sonadel/Colgate, Cadbury Schweppes ou SC Johnson. Foi também Diretor-Geral da Sporting Património e Marketing tendo lançado muitos produtos inovadores na área do Marketing Desportivo. Actualmente é Consultor Independente, Co- Fundador e Administrador da empresa CityCare e docente como Prof. Especialista Convidado no IPAM.
  • Pedro Fatela: Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Da Saúde e Desporto da Universidade Europeia, especialista em treino de Futebol é Doutorado em Motricidade Humana, Biomecânica. Para além da sua ligação ao Observatório do Futebol, Pedro Fatela é também comentador desportivo na SIC.
  • Pedro Ferreira: Com um percurso já longo no Sport Lisboa e Benfica, é atualmente Chief Scout da equipa sénior deste Clube. Passou pelas funções de Scout, Coordenador Regional de Scouting, Chefe de Recrutamento e Scout da primeira equipa. É Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana.
  • Pedro Silva: Doutorado em Ciências do Desporto, é atualmente Performance Coach no Olympique de Marselha. Integrando a equipa técnica do Treinador André Villas-Boas, desempenhou funções em clubes como o Shanghai SIPG FC e FC Zenit.
  • Rémulo Marques: Com Formação base em Jornalismo, é atualmente o diretor de conteúdo da Rádio Estádio. Ainda na área do jornalismo, passou pelo Porto Canal e pela Al-Jazeera. Foi também Diretor Desportivo de vários Clubes como o Boavista FC, Zimbru e AD Fafe.Rita TomásMédica Especialista em Medicina Desportiva e Medicina Física e de Reabilitação. Mestre em Exercício e Saúde pela FMH/UL e pós-graduada em Medicina Desportiva pela SPMD e em Acupunctura Médica pela NMS|FCM/UNL. Colaboradora da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde.
  • Rodrigo Magalhães: Atual Coordenador técnico da iniciação do Sport Lisboa e Benfica, é Licenciado em Ciências da Educação Física e do Desporto. Coautor do Livro “Aprender a Jogador Futebol – Um caminho para o sucesso”, é também colunista na Revista “Futebolista”.
  • Rui Lança: Atualmente Diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica, desenvolve investigação na área da gestão desportiva e liderança nas organizações, possui seis livros publicados e participa regularmente na comunicação social na vertente da gestão e liderança no desporto.
  • Tomás Morais: Ex-treinador da Seleção Nacional de Rugby, é atualmente Diretor Desportivo do Futebol de Formação do Sporting CP. Com formação em Educação Física e Desporto, foi também atleta de Rugby tendo sido chamada à Seleção Nacional por 20 vezes. Foi nomeado para melhor treinador de râguebi do mundo em 2004 sendo, a 19 de Abril
    de 2005, feito Comendador da Ordem do Mérito.

Saídas profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona

  • Direção desportiva do Departamento de Futebol Profissional;

  • Coordenação Técnica do Departamento de Futebol de Formação;

  • Diretor de Academias de Futebol;

  • Coordenação Técnica de Escolinhas de Futebol;

  • Coordenação Técnica em Associações de Futebol Distrital;

  • Coordenação Técnica de projetos de futebol em autarquias;

  • Suporte às funções de coordenação técnica.

Testemunhos

Comillas
ComillasEncontre nesta Pós-Graduação um leque de conhecimentos, entregues pelos maiores especialistas em diferentes matérias, que me permite aspirar a desempenhar funções na área da Direcção Técnica nos maiores clubes de futebol mundiais! O formato online permitiu-me gerir a minha disponibilidade para que não perdesse nenhum dos conteúdos entregues. Altamente recomendável!

Rogério Matias

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reune a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line