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Licenciatura em psicologia, admissões…

Curso de Especialização em Gestão de Stress Lisboa

Preparação avançada em intervenção no stress e na ansiedade, dirigida a psicólogos para a compreensão do stress como resposta adaptativa, com foco em fundamentos evolutivos, evidências científicas e aplicação clínica qualificada.

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Curso de Especialização em Gestão de Stress

O Curso de Especialização em Gestão de Stress tem uma resposta evolutiva que oferece uma formação científica e atualizada para psicólogos que desejam aprofundar as suas compreensões sobre os mecanismos do stress a partir de uma perspetiva evolutiva. O programa integra conhecimentos da psicologia, neurociência, biologia e teoria evolucionista para qualificar a avaliação, prevenção e intervenção clínica em diferentes contextos.

Com ênfase em práticas baseadas em evidências, prepara o profissional para atuar de forma ética, crítica e eficaz no confronto do stress em níveis individuais e coletivos. Formação teórica e prática de excelência, com corpo docente especializado e recursos inovadores, preparando profissionais para uma atuação clínica diferenciada e de elevado rigor

Presencial
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 60 horas, 9 ECTS
Início: Novembro 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê o Curso de Especialização em Gestão de Stress?

Excelência do corpo docente

Contacto com um corpo docente com formação académica e especializada em psicoterapia e com anos de prática profissional.

Aprendizagem prática e imersiva

Desenvolvimento de competências através de metodologias ativas, práticas e experienciais.

Especialização em intervenção

Reforço de competências para atuar com eficácia na gestão do stress em contextos exigentes.

Visão integrada e atualizada

Exploração de técnicas de regulação emocional, relaxamento, comunicação e bases de psicofarmacologia.

A partir de setembro de 2025, a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus.

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

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Plano de estudos

MÓDULOCONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORASECTS
Módulo 1:
Os desafios da evolução e adaptação a novos perigos

Coordenação: Susana Nascimento
Conceito e principais Modelos de Stress
Identificação do processo neurofisiológico na ansiedade
Susana Nascimento
Maria Rita Albergaria
43
Evolução versus adaptação
Susana Nascimento
4
“Analfabetismo” emocional do sentir
Susana Nascimento
4
A importância da Imaginação nos processos de somatização
Susana Nascimento
4
Comunicação e Linguagem Corporal: perspetiva compreensiva do ataque de pânico (Aprendizagem Experiencial prática com Simulação)
Susana Nascimento
4
Psicoeducação como fator protetor (Aprendizagem Experiencial prática com Simulação)
Susana Nascimento
4
Módulo 2:
Técnicas e modelos de intervenção I

Coordenação: Diana Frasquilho
Aliança terapêutica: Importância da Validação Empática no stress e ansiedade (Aprendizagem Experiencial prática com Simulação)
Diana Frasquilho
Teresa Santos
43
Stress - Gestão emocional e expetativas
Crenças, Personalidade e Stress
Maria Rita Albergaria
Mafalda Leitão
4
Literacia: Identificar Stress, sinais e sintomas
Continuum Autocuidado - Burnout: reconhecer e atuar
Método dos 6 Passos
Diana Frasquilho
4
Psicoeducação como fator protetor (Aprendizagem Experiencial prática com Simulação)
Susana Nascimento
4
Módulo 3:
Técnicas e modelos de intervenção II

Coordenação: Susana Nascimento
Correlação entre Regulação Emocional e Aumento de Consciência: Aprender a sentir (técnicas de focagem)
Susana Nascimento
43
Da Teoria à prática experiencial: técnicas de respiração, relaxamento e imagética (sessão prática)
Susana Nascimento
4
Identificar, atuar e conduzir uma sessão em contexto clínico de ansiedade (Aprendizagem Experiencial prática com Simulação)
Susana Nascimento
4
Mesa Redonda: Gestão de Stress em Diversos Contextos
No Desporto – Nuno Cardoso
Nas Organizações – Tânia Gaspar
Nas Forças Armadas – Daniel Neves
Mafalda Leitão
4

Metodologias ativas, expositivas, argumentativas e demonstrativas. As aulas articularão uma componente teórica e técnica, em que os formandos serão confrontados com exercícios, casos práticos e outras atividades de dinamização pedagógica, tais como a Simulação com atores.

A avaliação é feita através de:

  • Exame escrito individual de estrutura objetiva (e.g., verdadeiro/falso, escolha múltipla, associação ou correspondência, de resposta curta) em todos os módulos, com ponderação de 100%
  • Estas avaliações serão realizadas em formato presencial (sem consulta), numa única tentativa e durante um período fixo, determinado pela coordenação da PG.

Direção do Curso

Teresa Santos

Diretora do Curso

Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário).

Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

    Docente Susana Nascimento

    Susana Nascimento

    Diretora do Curso

    Mestrado Integrado em Psicóloga Clínica (ISPA-Instituto Universitário).
    Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

      Docentes

      Daniel Neves

      Mestre e Psicólogo Especialista na área Clínica e da Saúde e, desde 2010, Psicólogo na Marinha Portuguesa. Responsável por vários gabinetes de unidades, Coordenador do Gabinete de Apoio Psicológico e Intervenção em crise da Marinha e Auditor na Inspeção-Geral da Marinha, Formador do Departamento de Formação em Comportamento Organizacional na Escola de Fuzileiros, Docente responsável pela Unidade Curricular em Liderança e Comportamento Organizacional no Instituto Universitário Militar – Departamento Politécnico da Marinha.

      Exerce as funções de Responsável pelo Gabinete de Psicologia e de Avaliação de Riscos Psicossociais do Corpo de Fuzileiros, Colaborador com a Agência FRONTEX. Presente em 2003 na missão internacional em Timor-Leste e em vários exercícios nacionais e internacionais. Oficial de Logística e de Pessoal e Formador de novos militares Fuzileiros e de outras Classes. Conhecimento especializado nas áreas de Psicologia clínica; Psicologia Militar; Gestão de Stress; Liderança e Comportamento Organizacional; Promoção da Saúde; Intervenção na Crise; Riscos Psicossociais.

      Diana Frasquilho

      Psicóloga clínica e da saúde e psicoterapeuta com uma carreira dedicada à promoção da saúde mental e ao bem-estar das populações. Atualmente, é docente na Universidade Europeia. Formada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluiu o doutoramento na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde investigou os determinantes socioeconómicos da saúde mental em contextos de crise financeira. Além disso, possui formação em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da qual tem reconhecidas diversas especializações, incluindo Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia da Saúde Ocupacional e Psicologia Comunitária.

      A sua experiência profissional inclui posições como investigadora na Fundação Champalimaud e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde participou em projetos internacionais relacionados com a saúde mental e os seus determinantes. Tem também uma presença ativa na comunidade académica, com diversas publicações nacionais e internacionais focadas na saúde mental e nos fatores que influenciam o bem-estar psicológico das populações.

      Mafalda Leitão

      Psicóloga, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia da Saúde (Ispa-Instituto Universitário). Docente na Universidade Europeia. Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, comunicações orais e posters em congressos nacionais e internacionais e recebeu dois prémios/distinções.

      Participou como investigadora em projetos de investigação que receberam financiamento nacional e internacional. Revisora em várias revistas nacionais/internacionais e membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. Orientadora/co-orientadora de teses de doutoramento e Mestrado, arguente e supervisora de estágios académicos.

      Maria Rita Albergaria

      Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia e Coordenadora da Licenciatura em Psicologia da Universidade Europeia. Licenciada em Ciências Psicológicas, com Mestrado em Psicologia da Saúde e Doutorada em Psicologia da Saúde pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Dispõe de várias pós-graduações, especificamente em Psico-Oncologia, em Intervenção na Crise, Emergência e Catástrofe e em Neuropsicologia.

      No âmbito da investigação científica desenvolvida, tem como principais áreas de interesse explorar variáveis psicossociais em Psico-Oncologia, o comportamento alimentar em pessoas com obesidade e ingestão compulsiva e consequente modificação comportamental, os preditores da gravidade percebida de sintomas de menopausa (entre os quais stress) e o delineamento e a aferição de eficácia de intervenções cognitivo-comportamentais que objetivam a melhoria da qualidade de vida de mulheres de meia-idade. Ainda neste âmbito, é autora de artigos nacionais e internacionais, de 1 capítulo de livro em Psicologia da Saúde, além de ter sido oradora em congressos nacionais e internacionais. Já integrou comissões organizadoras de congressos internacionais.

      Nuno Cardoso

      Licenciatura em Psicologia. Licenciatura em Educação Física e Desporto. Pós-graduação em Psicologia do Desporto. Mestrado em Psicologia do Desporto. Doutorando em Rendimento Desportivo Docente, coordenadora vertical da Faculdade de Ciências da Saúde e da Pós-Graduação em Psicologia do Desporto da Universidade Europeia.

      Tânia Gaspar

      Agregada e Doutorada em Psicologia, Doutorada em Gestão, Mestre em Saúde Pública, Especialização - Promoção da Saúde e Prevenção, e Licenciada em Psicologia Clínica. Professora Associada com Agregação e Diretora do Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC)/ Universidade Lusófona. Coordenadora para Portugal, Coordenadora da Zona A (Países Mediterrâneos) e Membro da Comissão de Coordenação Internacional do Estudo Health Behaviour School Aged Children / Organização Mundial de Saúde.

      Coordenadora do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis. Presidente do Aventura Social Associação, IPSS. Psicóloga Clínica e da Saúde no CENC/Lisboa Focal Point PROMS and PREMS – Satisfação de Doentes – Cancro da Mama e Saúde Mental - OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Investigadora no Digital Human-Environment Interaction Labs (HEI-LAB) / Universidade Lusófona. Membro colaborador no Comprehensive Health Research Center (CHRC) da NOVA Medical School da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa. Expert consultative group on adolescent well-being measurement / Organização Mundial de Saúde e European Observatory on Health Systems and Policies. Membro de Stakeholders Group do National Cancer HUB, AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica. Coordenadora executiva nacional de diversos Estudos Europeus e Estudos Nacionais financiados.

      Autora e co-autora de diversas publicações Nacionais e Internacionais. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro da Assembleia de representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Vice-presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. Membro da Direção da Associação Portuguesa de Ciências da Saúde e do Comportamento. Membro da International Society of Behavioral Medicine.

      Saídas profissionais em Gestão do Stress

      Esta formação, pensada especificamente para psicólogos irá permitir dotar os mesmos de ferramentas pertinentes para a prática clínica, numa das perturbações mais prevalentes na atualidade. Os seus conteúdos será úteis quer para profissionais no início de carreira, quer para outros com mais experiência, ao permitir aprofundar técnicas mais recentes de intervenção terapêutica, centrando-se nos modelos cognitivo-comportamentais e integrativos de última geração.

      Profissional a sorrir e a tomar notas enquanto ouve atentamente uma mulher mais velha, num ambiente acolhedor, sugerindo uma sessão de acompanhamento psicológico ou escuta empática.

      Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

      Admissões

      Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

      O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

      Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

      1

      Pedido de Informação

      Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

      2

      Documentação

      Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

      3

      Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.

      FAQs

      A gestão de stress refere-se ao conjunto de estratégias, técnicas e intervenções destinadas a ajudar os indivíduos a reconhecer, compreender e regular as suas respostas fisiológicas, emocionais e comportamentais face a situações de stress, visando promover o equilíbrio psicológico e o bem-estar.

      O ritmo acelerado da vida moderna, associado a crescentes exigências pessoais e profissionais, tem contribuído para um aumento significativo dos níveis de stress e ansiedade na população. Estes fatores afetam a saúde física e mental, comprometem a qualidade de vida e influenciam negativamente o desempenho em diversos contextos.

      Uma abordagem especializada permite uma compreensão aprofundada dos mecanismos subjacentes ao stress e à ansiedade e oferece ferramentas eficazes para uma intervenção terapêutica mais direcionada, ética e orientada em evidências. Isto contribui para melhores resultados clínicos e para a promoção da saúde mental a longo prazo.

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