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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
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Presencial: +351969704048
Mediação de Conflitos

Curso de Especialização em Mediação de Conflitos: do Tradicional ao Digital com IA Lisboa

Curso que reinventa a mediação de conflitos: do método tradicional às soluções digitais potenciadas pela Inteligência Artificial.

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Curso de Especialização em Mediação de Conflitos: do Tradicional ao Digital com IA

Num mundo cada vez mais interligado, a capacidade de resolver conflitos de forma eficaz tornou-se essencial. O Curso de Mediação de Conflitos prepara finalistas universitários, licenciados e profissionais para gerir disputas de forma construtiva, utilizando técnicas avançadas de mediação e resolução de conflitos.

O programa combina métodos tradicionais com soluções digitais inovadoras, incluindo Inteligência Artificial, para tornar a mediação e resolução de conflitos mais eficiente. A formação é prática e dinâmica, com estudos de caso, simulações e workshops interativos, permitindo aplicar os conhecimentos adquiridos a desafios reais.

Os participantes irão explorar temas como mediação online, algoritmos para análise de conflitos e plataformas digitais para facilitar a comunicação. Mais do que uma especialização, este curso oferece ferramentas concretas para melhorar a tomada de decisão e promover um ambiente profissional mais harmonioso e produtivo.

Presencial
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 60 horas, 9 ECTS
Início: Novembro 2025
Faculdade de Ciências da Saúde

Porquê o Curso de Especialização em Mediação de Conflitos?

Corpo docente especializado

Aprenda com especialistas nacionais e internacionais, com experiência académica e prática na resolução de conflitos.

Aprendizagem imersiva

Desenvolva competências através de simulações realistas, com cenários práticos e atuação profissional.

Técnicas modernas e inovadoras

Domine estratégias avançadas de negociação e mediação, integrando ferramentas digitais e inteligência artificial.

Plano personalizado de gestão de conflitos

Crie o seu próprio Conflict Management Roadmap (CMR), aplicável à sua realidade profissional.

A partir de setembro de 2025, a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus.

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

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Plano de estudos

MÓDULOCONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORASECTS
MÓDULO 1:
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Coordenação: Marta Mello e Sampayo
Sessão de Abertura e Apresentação do Curso – Direção/Coordenação13
Sessão 1
Conceitos Básicos de Conflito
Gestão Emocional em Situações de Conflito
Marta Mello e Sampayo
4
Sessão 2
A Importância da Comunicação na Resolução de Conflitos
Estratégias de Resolução de Conflitos
Marta Mello e Sampayo
4
Sessão 3
Conflitos nas Equipas de Trabalho
Ana Junça Silva
4
Sessão 4
Técnicas Virtuais de Gestão de Conflitos
Ana Junça Silva
4
Sessão 5
Gestão de Conflitos nas Organizações
Isabel Moço
4
MÓDULO 2:
NEGOCIAÇÃO

Coordenação: Marta Mello e Sampayo
Sessão 1
Introdução ao Conceito de Negociação
Ana Pinto
43
Sessão 2
Estilos e Estratégias de Negociação
Ana Pinto
4
Sessão 3
Negociação em Equipas de Trabalho
Filipa Fernandes
4
Sessão 4
Técnicas Virtuais de Negociação
Filipa Fernandes
4
Sessão 5
Negociação: Um Caso Prático (com Simulation-based Learning)
Filipa Fernandes e Marta Mello e Sampayo
4
MÓDULO 3:
MEDIAÇÃO

Coordenação: Marta Mello e Sampayo
Sessão 1
Fundamentos e Técnicas de Mediação de Conflitos
Teresa Santos
43
Sessão 2
Aspetos Legais e Éticos
Fernanda Carneiro
4
Sessão 3
Técnicas Virtuais de Mediação
Catarina Carnaz
4
Sessão 4
Gestão de Conflitos a Diferentes Vozes:
Nas organizações – Armanda Antunes
Na Saúde – Carlos Sá
Nas Forças Segurança – Bruno Pereira
Na Justiça – Anabela Quintanilha
Na Educação – Maria Luz Cabral
Mesa Redonda e World Café (metodologia interativa)
4
Sessão 5
Apresentação do Trabalho Final de Grupo
Marta Mello e Sampayo, Ana Junça Silva, Filipa Fernandes
4

Direção do Curso

Teresa Santos

Diretora do Curso

Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

    Docentes

    Marta Mello e Sampayo

    Licenciatura em Psicologia Clínica e de Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Mestrado em Saúde Pública com especialização em Saúde Ocupacional pela Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública. Doutoramento em Psicologia na área de Comportamento Organizacional pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Formação Executiva em Digitalização de Recursos Humanos pela ESADE - Barcelona. Experiência de trabalho comprovada nas áreas de coordenação e gestão de projetos, na área da saúde.

    Professora Convidada nas áreas de psicologia do trabalho e das organizações, comportamento organizacional, gestão de conflitos, trabalho em equipa, design thinking e pensamento crítico. Formadora no Programa UPskill - Digital Skills & Jobs. Atualmente, colabora como Professora convidada na Universidade Europeia, ISCTE-IUL e IPAM- Lisboa.

    Ana Catarina Carnaz

    Licenciada em Gestão de empresas, possui ainda um Mestrado e Doutoramento em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, ambos atribuídos pelo ISCTE- IUL. Foi líder nas áreas de Comunicação Interna e Responsabilidade Social, numa grande empresa de consultoria, durante 16 anos, tendo ainda experiência profissional nas áreas de gestão da formação, employer branding e business development.

    É docente no IPAM Lisboa e no ISCTE-IUL, sendo ainda coordenadora pedagógica dos programas formativos de cariz comportamental da empresa Moorish Partners, bem como mentora individual nas áreas de comunicação ativa e digital, negociação, imagem e protocolo.

    Ana Junça da Silva

    Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e das Organizações e Doutorada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se no bem-estar, micro-eventos diários, digitalização, contextos de teletrabalho, mindfulness e a intersecção dos animais de estimação com a vida profissional.

    Tem mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais indexadas, como Personality and Individual Differences, Journal of Happiness Studies, Social Indicators Research, European Journal of Work and Organizational Psychology e Business Research Quarterly, entre outras. Atualmente, colabora como Professora Assistente do Departamento de Gestão de Recursos Humanos do ISCTE - IUL.

    Isabel Moço

    Doutoranda em Gestão pela Universidade Europeia, Pós-graduada em Recursos Humanos, pela Universidade Católica e pelo ISLA Lisboa, e em Comunicação, pelo ISCTE- IUL. Licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL.

    Docente de Recursos Humanos em vários domínios do Comportamento Organizacional, em inúmeros programas da Universidade Europeia, desde 2000. Coordenadora de Programas de Pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação da Universidade Europeia, desde 2001. Docente convidada, em Executive Masters, Consultora e formadora internacional, em várias entidades, em domínios de GRH e Comportamento Organizacional.

    External Relations Manager e Board Team Member do ISLA Campus Lisboa até 2012. Exerceu cargos de Direção de Recursos Humanos e Formação em várias entidades, desde 1992. Diretora de Qualidade e RH da Ensilis, SA até 2011.

    Co-autora de manuais de recursos humanos e oradora em várias conferências, seminários, simpósios e eventos profissionais. Membro do Conselho Editorial da RH Magazine, Embaixadora Aliança ODS Portugal #ods8, Membro da Direção da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Core Team Coordinator do HR After Work.

    Ana Pinto

    Trabalha há mais de 20 anos em Recursos Humanos nas áreas de Formação e Desenvolvimento, Desenvolvimento Organizacional, Gestão do Talento, Gestão de Desempenho, Avaliação, Coaching, Mentoring.

    Com experiência em consultoria e responsável de L&D em empresas de diferentes nacionalidades e áreas de negócio (NOS, LIDL e Leroy Merlin), tem a visão de que, por mais diferentes que sejam os contextos, há algo em comum: pessoas apaixonadas fazem mais e melhor.

    Hoje é docente na Universidade Europeia e diretora de conteúdos e desenvolvimento de Recursos Humanos no IIRH (Instituto de Informação em Recursos Humanos), onde contribui para o desenvolvimento de competências para a área que considera ser a mais importante nas organizações - as Pessoas!

    Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE-IUL.

    Filipa Fernandes

    Gestora com uma forte presença global nos setores do retalho, imobiliário, moda, FMCG, TI e farmacêutico. Com uma carreira de mais de duas décadas, ocupou cargos de liderança estratégica em organizações internacionais de renome, liderando iniciativas de desenvolvimento de negócios, transformação digital e expansão de mercado.

    Atualmente, como Managing Director da Expansion Labs International, tem sido fundamental na orientação de retalhistas globais e proprietários de centros comerciais na digitalização, estratégias omnicanal, expansão internacional e soluções de inteligência empresarial. Além disso, como Global Business Development & Strategy Director na Emplate, impulsiona o crescimento baseado em dados, recorrendo à Inteligência Artificial e à análise de dados para escalar estratégias inovadoras a nível global.

    A sua experiência abrange Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, gamificação, crescimento digital, business intelligence e e-commerce, com um forte enfoque na fusão entre tecnologia e inovação no retalho. Possui um historial comprovado na introdução de marcas internacionais em novos mercados, na otimização das experiências de retalho e centros comerciais e na consultoria sobre estratégias digitais de alto impacto.

    Professora académica, especializada em marketing digital, Inteligência Artificial e inteligência estratégica de negócios, contribuindo ativamente para a formação de executivos e para a investigação. Publicou artigos sobre aplicações do metaverso, análise de big data e transformações digitais no retalho.

    Oradora em conferências globais e membro-chave de prestigiadas redes de retalho e negócios.

    Fernanda da Silva Carneiro

    Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidades avançadas em Psicologia da Justiça e em Psicoterapia reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Os seus interesses focam-se na reabilitação de ofensores em contexto comunitário e prisional, na avaliação de risco de reincidência e de violência auto e hétero dirigidas e na intervenção na cultura organizacional com a promoção de treino comportamental em especial nas áreas da Ética e Postura Profissional, do Trabalho de Equipa e da Gestão de Conflitos.

    Neste âmbito, é autora e coautora de diversos manuais, dinamiza ações de formação nas áreas comportamentais, relacionais, e dirigidas a problemáticas criminais especificas, aplica programas de elevada intensidade, dirigidos a criminalidade violenta, em ambiente prisional.

    É Técnica Superior na Direção-Geral de Reinserção e Serviço Prisionais, desde 2000. No presente integra o Centro de Estudos, de Investigação e Planeamento, e desde 2017 que está designada para a Equipa Especializada de Aplicadores de Programas.

    Armanda Antunes

    Professora Auxiliar na Universidade Europeia, Coordenadora do Mestrado e da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos Online. Doutorada em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UL), Mestre em Gestão na Universidade Lusíada de Lisboa, e licenciada em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UL). Pós-graduada em Educação Digital pela Universidade Europeia.

    Tem publicado em jornais científicos de referência, com autores renomados a nível internacional. Escreve ainda para revistas nacionais na área de Gestão de Recursos Humanos.

    Foi, durante vários anos, gestora de projetos e diretora em Consultoria de Desenvolvimento de Capital Humano, contando com uma vasta experiência em projetos estratégicos de Recursos Humanos, a nível nacional e internacional. Hoje é responsável de Learning & Development e Qualidade na Dashlane, uma multinacional tecnológica, tendo a seu cargo a estratégia de desenvolvimento de equipas em diferentes geografias.

    Carlos Manuel Ferreira de Sá

    Professor Auxiliar Convidado no Mestrado de Gestão em Saúde da Universidade Europeia, leciona também em diversas instituições do ensino superior. É Mestre em Gestão da Saúde, com especialização em Gestão de Organizações de Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, possui um Bacharelato em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela ETSSL.

    Tem mais de 30 anos de experiência na liderança de equipas multifuncionais no setor da saúde, nomeadamente como Presidente do Conselho de Administração de Unidades Hospitalares Públicas e Privadas e como Diretor Comercial na Indústria Farmacêutica. É Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ULS Amadora/Sintra. Anteriormente foi Presidente da Comissão Executiva do Hospital Cruz Vermelha, CEO do Hospital Lusiadas Amadora, Administrador da PPP de Cascais e PCA do Centro Hospitalar do Oeste. Exerceu funções de Diretor de Marketing e Vendas na Indústria Farmacêutica.

    Possui experiência na gestão geral, turnaround e no desenho e implementação de novas estratégias de negócios com foco nas pessoas, nas necessidades dos clientes, rentabilidade e sustentabilidade das organizações. Tem ampla experiência em processos de negociação com entidades governamentais, e principais decisores no setor público e privado.

    Foi coordenador de Programas de Saúde para executivos no Nova Fórum da UNL, tendo sido responsável pela coordenação do Programa de Formação em Saúde, Future Leaders in Healthcare e pelo desenvolvimento de case studies, nas áreas da Gestão Hospitalar e Indústria Farmacêutica.

    Bruno Pereira

    Licenciado em Ciências Policiais e Segurança Interna pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tem Mestrado Científico em Ciências Jurídico-Criminais e Pós-Graduação em Direito da Investigação Criminal e da Prova, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e é ainda finalista do curso de Direito. Tem diversos cursos profissionais como sejam o Curso de Análise de Informações Criminais , Curso de Investigação Criminal da PSP, o Curso de Análise da EUROPOL, o Curso Intensivo de Contra-Terrorismo , o Curso de Interação com os MEDIA e o Common Security Defense Policy Orientation Course.
    Subintendente da PSP, foi comandante de diversas esquadras e esquadrões do Comando Metropolitano de Lisboa, foi Adjunto do Comandante da divisão policial de Loures e Chefe da Área Operacional da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, tendo sido Seconded National Officer na EUROPOL.

    Foi Chefe da Área Operacional da Divisão Policial de Loures do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
    Atualmente, é subintendente da PSP e Adjunto do Comandante da Divisão da Amadora.

    Maria da Luz Cabral

    Doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE-IUL e Mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas no ISCTE- IUL, Senior Executive Program SCML no ISEG. Estudos Avançados em Psicologia Social e das Organizações pela Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH), ISCTE-IUL. Pós-graduação em Psicogeriatria pelo Instituto CRIAP- Psicologia Avançada.

    Auditora Interna da Qualidade ISO 9001:2008 e da Qualidade das Respostas Sociais. Formadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em organizações sindicais e equipamentos sociais.

    Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), onde coordenou o Departamento de Política e Trabalho Social e integra o Conselho Técnico Científico.

    Dirigiu o Grupo de Trabalho Políticas Públicas na Longevidade da SCML de elaboração da Estratégia Nacional para a Integração da Longevidade nas Políticas Públicas, integrou o Grupo de Trabalho da SCML para a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, Long Term Care, o Grupo Restrito COVID – 19 e coordenou as Equipas de Intervenção Preventiva e as Unidades de Retaguarda.

    Participou internacionalmente, na Formação Avançada em Metodologia da Acão Inspetiva e no Sistema (informático) de Gestão da Inspeção da REFISC - Reestruturação da Fiscalização da Segurança Social no Instituto Nacional da Segurança Social de Angola e na Licenciatura de Serviço Social no Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA), em Moçambique e no Brasil com a UNICESUMAR e UNISC.

    Designada para a Comissão Coordenadora do Fórum das ONG, no âmbito da 4ª Conferência de Ministros da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e posteriormente assessorou a Presidência de Portugal no Standing Working Group on Ageing da UNECE, entre novembro de 2017 e novembro de 2022. Organizou e participou em Ciclos de Conferências, Palestras, Debates e Simpósios de pertinência e atualidade nacionais e internacionais. Publicou diversos Artigos Científicos, Artigos de Opinião, Posters e Livros em contexto nacional e internacional.

    Anabela Quintanilha

    Advogada, a exercer exclusivamente na área do Direito da Família e das Crianças. Mestre em Direito com especialização em Justiça Alternativa. Pós-Graduada em Proteção de Menores.

    Mediadora de Conflitos Familiares desde 1995.

    Sócia-Gerente da MEDIARMAIS – Formação, Mediação e Coaching, Ldª, que tem parcerias de formação com Universidades portuguesas.

    Parceira em projetos europeus de Investigação/ação na área da formação em Mediação.

    Saídas profissionais

    • Gestão e Mediação de Conflitos – Domine técnicas de mediação e resolução de disputas para criar ambientes mais produtivos, aplicando métodos inovadores e ferramentas digitais.
    • Gestão e Consultoria – Aplicação de competências de mediação e resolução de conflitos em diversos contextos organizacionais.
    • Recursos Humanos – Gestão eficaz de conflitos internos e promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo.
    • Negociação e Mediação – Desenvolvimento de estratégias para resolver disputas em diferentes setores.
    • Inovação na Resolução de Conflitos – Utilização de ferramentas digitais e Inteligência Artificial para otimizar processos de mediação.
    Mestrado em Psicologia Social e das Organizações

    Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

    2

    Documentação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

    3

    Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.

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