23365

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Executive Master em Cibersegurança

Executive Master 100% Online em Cibersegurança Estratégica Online

Conhecimento técnico e visão estratégica ao serviço da proteção da informação.

Selecione o regime preferencial

Executive Master em Cibersegurança Estratégica

O Executive Master em Cibersegurança Estratégica é um programa, desenvolvido para capacitar líderes e profissionais experientes na área de segurança da informação a enfrentar os desafios complexos da cibersegurança no cenário digital atual. Este curso oferece uma combinação única de teoria avançada e práticas de mercado, abordando as mais recentes técnicas e tendências da área, incluindo defesa em profundidade, gestão de riscos, resposta a incidentes e conformidade regulatória.

Ao longo do programa, os profissionais desenvolvem competências avançadas em Cibersegurança, na conceção de estratégias de defesa em profundidade, na gestão e mitigação de incidentes, na avaliação e gestão de riscos, na liderança de projetos e equipas, na capacidade de resposta a ameaças emergentes como a IA (learning machine), ransomwere, e segurança na computação em nuvem.

O corpo docente, composto por especialistas com experiência de mercado asseguram uma aprendizagem exigente, atualizada e alinhada com as melhores práticas internacionais.

O Executive Master conta ainda com o apoio de entidades de referência como a ISACA Lisbon Chapter e a CIIWA, promovendo a ligação direta ao setor e o acesso a redes profissionais de excelência. Ao concluir esta formação, os participantes posicionam-se como elementos-chave na resiliência digital das suas organizações.

Online
Lecionado em Português
Início: Novembro 2025
30 semanas / 3 vezes por semana, 48 ECTS Faculdade Online

Porquê escolher o Executive Master em Cibersegurança Estratégica?

Competência técnica aplicada à realidade organizacional

O programa alia domínio técnico avançado — como criptografia, segurança de redes, software seguro e análise forense, baseando-se em normas e ferramentas internacionais — a uma visão prática da segurança da informação, focada em soluções eficazes e apoio à decisão.

Formação orientada à liderança e certificação

O programa prepara para funções de elevada responsabilidade, incluindo CISO, Gestor de segurança da informação, especialistas em gestão de riscos, criptografia e proteção de dados, e inclui preparação para a certificação CISSP®.

Reconhecimento e ligação ao setor

Desenvolvido com o apoio de um corpo docente especialista do setor e parcerias com entidades de referência como a ISACA Lisbon Chapter e a CIIWA.

Projeto Executivo

Construção de um projeto final realista e prático, onde é integrada a Metodologia PBL (Project Based Learning) para consolidação de competências e aplicação das ferramentas apreendidas. Este projeto poderá ser sobre a forma de simulação de ataque cibernético (ex. pentest + relatório).

Plano de estudos

Unidades CurricularesConteúdos ProgramáticosECTS
Criptografia aplicadaEstudar e implementar técnicas criptográficas, levando em consideração fatores como desempenho, segurança, conformidade com padrões e requisitos específicos do sistema. Compreender as limitações dos mecanismos criptográficos e as principais ameaças.6
Segurança de redes e sistemasAplicar conceitos básicos de segurança (e.g., criptografia, firewalls, autenticação, honey pots, proteção de perímetros), incluindo topologia de rede, protocolos de comunicação, componentes e princípios (e.g., defense-in-depth, zero trust).6
Direito na cibersegurançaAprofundar as medidas de garantia da segurança das redes e dos sistemas de informação previstas no Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço, essenciais ao exercício de profissões na área da cibersegurança.6
Arquitetura de sistemas de informaçãoDisponibilizar aos alunos, uma visão geral e revisão sobre as temáticas associadas ao termo Sistemas e Tecnologias de Informação, desde a evolução da informática, passando pela Internet, a componente de software e hardware, redes e comunicações, linguagens de programação, base de dados e sistemas de informação. A componente prática tem por objetivo introduzir a linguagem de marcação HTML para o desenvolvimento de páginas web.6
Desenvolvimento de sofware seguroConceber software seguro através de testes de segurança, testes de penetração, análise estática e dinâmica de código, e verificação de conformidade com padrões de segurança.6
Gestão da segurança de informaçãoDesenhar o Sistema de Gestão de SegInfo, incluindo os processos e os indicadores de performance; desenhar o processo de gestão de incidentes e o plano de recuperação de desastres. Adequar os controlos recomendados pelas normas internacionais e nacionais (ISO/IEC 27001, NIST 800-53, CIS, QNRCS).6
Análise forense digitalUsar aplicações para análise forense de dados de rede ou da memória volátil e não-volátil dos sistemas informáticos. Adequar procedimentos e formas de reconhecer e obter diferentes tipos de dados forenses em diversos suportes digitais. Observar a existência de táticas, técnicas e procedimentos anti-forenses.6
Administração da InformaçãoCompreender e descrever os conceitos de administração de dados através da tecnologia MongoDB. Desenvolver consultas avançadas em MongoDB, através de técnicas de agregation pipeline. Discutir conceitos de Big Data com MongoDB. Analisar as possibilidades aplicadas a machine learning.6

Direção do Curso

Jorge Cobra Diretor do Curso

Jorge Cobra

Diretor do Curso

Nascido a 17/02/1972, iniciou a sua carreira docente em 1998, a qual tem exercido de forma ininterrupta até à data presente.

Das várias universidades onde tem desempenhado funções de docência e investigação, destacam-se, a Universidade do Algarve e a Universidade de Lisboa.

É autor de 7 livros, e vários artigos especializados. É, ainda, Investigador do Observatório de Atividades Económicas.

    Docentes

    Ricardo Vozone

    Jurista, com 20 anos de experiência em funções públicas, atualmente, para além da assessoria jurídica, integra uma equipa ministerial dedicada à proteção de dados que tem como objetivo delinear a estratégia de implementação de políticas e práticas que assegurem a conformidade com as normas nacionais e internacionais.

    É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (Clássica) mestrando em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, possuí pós-graduações nas áreas da Contratação pública e Igualdade de Género e é certificado em diversos cursos de especialização, nomeadamente nas áreas da proteção de dados e das ciências comportamentais.

    Desempenha igualmente funções de Coordenação de Autoria em vários mestrados e foi orador em diversos eventos, nomeadamente nas áreas da Proteção de Dados.

    Francisco Veiga

    Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL), Mestre em Engenharia Eletrotécnica Militar, pela Academia Militar. Participou em diversos grupos de trabalho, nacionais e internacionais, tanto no âmbito dos SI/TIC, como no âmbito da Ciberdefesa, destacando a representação no Information Assurance And Cyber Defence Capability Panel (CAP 4), o exercício Cyber Coalition da NATO, a participação no NATO Multinational Smart Defence Project on Cyber Defence Education & Training, e a participação no exercício de ciberdefesa do Exército, Ciberperseu.

    Desde 2016 desempenha funções na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, tendo tido a seu cargo a gestão do projeto de industrialização do Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército (SIC-T), em execução através da NATO Communications and Information Agency (NCIA), participou na coordenação do processo de relocalização da NCISS (agora denominada NATO Communications and Information Academy (NCI Academy) de Latina, Itália, para Oeiras, coordenou o Nucleo de Ligação à Indústria. Coordena as atividades referentes ao European Defence Industrial Development Programme (EDIDP) e desempenha as funções de Ponto Focal nacional para o Fundo Europeu de Defesa. Desde 1 de setembro de 2019 exerce as funções de chefe da Divisão de Normalização e Catalogação (DNC).

    Fernando Correia

    Licenciado em Ciências Militares Navais (Engenharia Naval – Armas e Eletrónica) pela Escola Naval, é mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e doutor em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Foi investigador convidado no INESC-ID e desempenhou funções técnicas e de comando em unidades navais, com responsabilidade sobre comunicações, sistemas eletrónicos e de armas. Entre 2016 e 2019 integrou o staff da NATO em Bruxelas.

    No percurso académico, coordenou mestrados e lecionou na Escola Naval, ISEGI-UNL e IST-UL em áreas como redes de computadores, segurança informática e sistemas digitais. Desde 2024, é professor na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade Europeia, no Mestrado de Cibersegurança.

    Sérgio Nunes

    Doutor em Gestão de Sistemas de Informação (ISEG), mestre em Segurança da Informação (Carnegie Mellon University) e mestre em Segurança Informática (FCUL). É professor convidado na Universidade Europeia. Membro fundador da AP2SI. Possui várias certificações profissionais tais como: CISSP, CISA, CISM, CEH, CPTS, APOGEP/IPMA-D, COBIT, ITIL.

    Vladan Stojkovic

    Senior UC/Voice Engineer com mais de 20 anos de experiência no design, implementação e segurança de soluções de Comunicações Unificadas (UC) e Voz para empresas e operadores de telecomunicações. Especialista em arquiteturas complexas de UC, SIP, e integração de soluções Microsoft Teams e Cisco Voice, alia o conhecimento técnico profundo à experiência prática em ambientes empresariais críticos.

    Com forte enfoque na segurança de infraestruturas de UC, criptografia e testes de intrusão em sistemas de comunicação, Vladan traz para a sala de aula uma abordagem orientada à prática, integrando automação (Python, Perl, Ansible) e metodologias modernas de serviço (ITIL).

    Na Universidade Europeia, leciona no âmbito da pós-graduação, MBA e Master em Cibersegurança, contribuindo com a sua vasta experiência e visão prática para formar profissionais preparados para os desafios atuais do setor.

    Carla Pereira

    Doutorada (2011) e mestre (2003) em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, ramo de especialização em Sistemas de Informação, tendo como áreas de interesse e investigação Arquitetura Empresarial e Modelação de Processos de Negócio. Licenciada em Engenharia de Sistemas de Informação (1998), iniciou a sua carreira profissional há mais de 30 anos, estando na AMA – Agência para a Modernização Administrativa desde março 2022, onde foi Diretora de Estratégias e Governo Digital, atualmente tem responsabilidade sobre a equipa de Arquitetura, Engenharia e Conformidade no TicAPP.

    Conjuga a carreira empresarial com a carreira académica desde 2000, tendo sido docente na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (2000-2004), na Pós-Graduação em Sistemas de Informação (POSI) do IST, entre 2006-2009, investigadora no Centro de Engenharia Organizacional (CODE) do INOV/INESC, entre 2004-2012. Professora Convidada na Universidade Europeia desde 2014 e Coordenadora de Autoria da Licenciatura de Engenharia Informática Online no IADE desde 2024.

    Mário Silva

    Professor na Universidade Europeia e Diretor do Departamento de Engenharia e Ciências da Computação da Universidade Autónoma de Lisboa. É também investigador no Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, e membro sénior do IEEE. Obteve a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica em 1992, e os graus de Mestrado e Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, em 1999 e 2005.

    Trabalhou entre 2005 e 2008 na NATO, em Bruxelas, onde foi responsável pela implementação de comunicações móveis para o novo sistema de Comando e Controlo Aéreo. Participa em vários projetos de investigação em 5G e 6G, Internet das Coisas, Cibersegurança, Blockchain e Inteligência Artificial. É autor de cinco livros na Editora Norte Americana CRC Press, instrutor certificado CCNA pela Cisco e autor patentes, capítulos de livros e mais de uma centena de artigos científicos e papers em conferências.

    Rui Metelo Marques

    Exerce atualmente funções no Ministério da Defesa Nacional como perito nacional no Fundo de Inovação da NATO e como Innovation Project Manager no Cyber Academia Innovation Hub. Especialista em cibersegurança, inovação tecnológica e segurança da informação, possui experiência nos sectores público e privado. É licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Inteligência Competitiva e Guerra da Informação, detém um MBA pela AESE/IESE (Universidade de Navarra) e uma pós-graduação em Economia e Direito da Defesa Nacional.

    Participou em grupos de trabalho nacionais e internacionais ligados à Estratégia Nacional de Ciberdefesa e à criação da Cyber Academy and Innovation Hub da NATO. Foi perito nos comités de finanças e auditoria da NATO Communications and Information Organization e integrou o Steering Committee da NATO/NCI Academy.

    É fundador da conferência internacional Power of Intelligence e leciona em instituições de ensino superior nas áreas da cibersegurança, inteligência empresarial, gestão de projetos, negociação e finanças.

    Parceiros

    • ISACA Lisbon Chapter

    Representação portuguesa da ISACA, organização internacional dedicada à certificação, investigação e boas práticas em governação e segurança da informação.

    • CIWA

    Comunidade internacional e rede de conhecimento entre entidades, especialistas e demais interessados na temática da Competitive Intelligence e da Guerra de Informação.

    • Cyber Academia and Innovation Hub

    A parceria com a Cyber Academia and Innovation Hub, permite a utilização facultativa dos laboratórios de forma planeada pelos alunos do Executive Master.

    Parcerias Cibersegurança

    Logótipo Privacy and Data Protection Centre

    Linha de Investigação em cibersegurança e ciberdefesa

    A universidade europeia desenvolve através do seu centro de privacidade e proteção de dados uma linha de investigação em cibersegurança com fortes ligações à realidade empresarial/Industrial, no qual os alunos do Executive Master em cibersegurança estratégica podem participar no desenvolvimento do seu projeto Executivo.

    A linha de investigação permite que os alunos desde que possuam um grau académico possam participar em coautoria em artigos científicos com os respetivos investigadores/docentes.

    Projeto Executivo

    Ao longo do programa, será desenvolvido um projeto executivo, tipo projeto Capstone, onde será desafiado a desenvolver uma solução para um problema do mundo real, utilizando as competências e ferramentas aprendidas. Este projeto poderá envolver:

    • Simulação de um ataque cibernético e construção de uma defesa (ex: pentest + relatório).
    • Criação de uma política de segurança da informação para uma empresa fictícia.
    • Configuração e teste de um sistema de deteção de intrusão (IDS).
    • Realização de uma análise forense num cenário simulado de ataque.
    • Desenvolvimento de um plano de resposta a incidentes.

    Ferramentas e softwares

    • IDS/IPS - Sistemas de deteção e prevenção de intrusões

    • IAM - Gestão de identidades e acessos

    • SIEM - Gestão de eventos e informações de segurança

    • Learning Machine - Aplicações de machine learning para segurança

    • Symantec Encryption - Solução de encriptação de dados da Symantec

    • Cuckoo Sandbox - Ferramenta de análise de malware

    • Kali Linux - Distribuição Linux especializada em testes de penetração

    • Cobit - Framework de governança e gestão de TI

    Porquê um Executive Master?

    Impacto real

    Para profissionais que procuram um curso com uma visão estratégica, prática e com impacto real, com o intuito de progredir na carreira ou explorar novas áreas de especialização.

    100% online

    Uma experiência de ensino com a flexibilidade necessária para conciliar a vida pessoal com uma atividade profissional ativa e exigente.

    Aplicabilidade imediata

    Desenvolvimento de um projeto executivo alinhado com os desafios reais das organizações e que acompanha o aluno no decorrer do curso.

    Aprender com os melhores

    Acesso a Masterclasses Executivas, lideradas por especialistas de referência, reforçando a ligação ao mercado.

    Metodologia online

    Flexibilidade

    Aulas 100% online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

    Para si

    Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

    Aprendizagem experiencial

    Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

    Uma estudante do curso onlline da Universidade Europeia

    Acesso

    Para ingressar neste curso, é necessário possuir uma licenciatura (ou outro grau académico superior), complementado por um mínimo de dois anos de experiência profissional relevante, em qualquer área.

    Os candidatos deverão deter pelo menos um destes conhecimentos fundamentais: criptografia, segurança de redes, análise forense, desenvolvimento de software seguro, gestão da segurança de informação.

    FAQs

    O Executive Master uma base teórica sólida complementada com uma maior componente prática, com aplicabilidade profissional imediata, através de um projeto executivo que acompanha o aluno ao longo do curso e masterclasses lideradas por especialistas de referência, reforçando a ligação ao mercado.

    O Executive Master é uma formação de menor duração, menos académica e sem necessidade de tese obrigatória. Com uma base teórica sólida complementada com uma maior componente prática, com aplicabilidade profissional imediata, através de um projeto executivo que acompanha o aluno ao longo do curso e masterclasses lideradas por especialistas de referência, reforçando a ligação ao mercado.

    Profissionais que procuram um curso com uma visão estratégica, prática e com impacto real e que possua a flexibilidade necessária para conciliar a vida pessoal com uma atividade profissional ativa e exigente. Para quem gere equipas, lidera projetos, toma decisões estratégicas e pretende progredir na carreira ou explorar novas áreas de especialização.

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura online.

    None