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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
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Pós-Graduação 100% Online em Liderança Online

Desenvolva habilidades de liderança eficazes, domine os 5 passos de Tuckman para construir e liderar equipas coesas e produtivas.

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Pós-Graduação 100% Online em Liderança

Esta Pós-Graduação visa dotar os participantes de competências no âmbito do desenvolvimento e liderança de equipas. Organizada tendo por base o modelo do Psicólogo Bruce Tuckman, o curso percorrerá os 5 passos para o desenvolvimento de equipas: Forming, Storming, Norming, Performing, and Adjourning.

É sabido que a liderança eficaz das equipas alavancará os resultados e sucesso da organização. Portanto, liderar eficazmente equipas orientando-as para um desempenho superior, tornou-se essencial em organizações modernas. Mas liderar uma equipa e mantê-la coesa e produtiva está longe de ser simples.

Trabalhar em equipa e principalmente liderar equipas exige um conhecimento da forma como cada indivíduo pode ser motivado para atingir o melhor desempenho conseguindo simultaneamente elevados níveis de satisfação, bem estar e compromisso no seu trabalho.

Online Português
Início: Outubro 2024
8 meses, 18 ECTS
Faculdade Online

Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Liderança?

Gestão de Equipas
  • Dominar as diversas técnicas de gestão de equipas em fase de storming (conflitos, tomada de decisão, etc).
  • Identificar as 5 fases que compõem o percurso de uma equipa as variáveis implicadas em cada uma dessas fases.
  • Identificar as variáveis que podem influenciar a criação das normas intregrupais através da liderança.

Ser lider
  • Identificar as várias teoria/tipologias de liderança bem como as suas vantagens, desvantagens e aplicabilidade.
  • Adaptar e ativar os diversos recursos individuais e de equipa para alcançar o melhor desempenho.
  • Listar as diferenças entre Liderança e Gestão bem como as diferentes tipologias de equipas e influência cultural.
Gerir ambientes de mudança
  • Relacionar os mecanismos de adaptação necessários em contextos de mudança e incerteza.
  • Compreender e saber desencadear e gerir mudanças em contexto organizacional.

Plano de estudos

MódulosUnidades de EnsinoDocentes
FormingGestão e Liderança
Formação de Equipas: identificação, coesão e identidade
Equipas naturais vs. Equipas de projecto
Estilos de liderança. Perfis e auto-conhecimento
Comunicação inter-pessoal
À conversa com: Ana Passos
Andrea Fontes
Isabel Moço
João Pina
StormingIdentidade individual vs. Identidade coletiva
Resolução de conflitos
Gestão do stress e ansiedade - Adaptabilidade e Resiliência
Gestão de emoções e inteligência emocional
A tomada de decisão: erro e causalidade
Dinâmicas de grupo e técnicas de facilitação
À conversa com: Fátima Lopes
Andrea Fontes
João Pina
Marina Garcia
Marta Sena Brito
NormingA influência e subdinâmicas de grupo e de liderança
A diversidade dos liderados
Mudança de atitude: a persuasão
Orgulho e sentimento de pertença
À conversa com: Sofia Brandão
António Sacavém
Andrea Fontes
Fernanda Barata
PerformingRegras de ouro para equipas eficazes
Motivação e engagement
Auto-regulação e foco no objetivo
Criatividade, co-criação e Inovação
Citizenship Behaviour
À conversa com: Sandra Alvarez Baptista
Andrea Fontes
João Pina
AdjourningA reinvenção da liderança (liderança autêntica e adaptativa)
A reinvenção da liderança (liderança ética, servidora)
Gestão da mudança
Gestão de carreira
A sustentabilidade na liderança e gestão de pessoas
À conversa com: Fernando Vasco Costa
Andrea Fontes
Pedro Vieira
Carlos Sezões

Coordenadora da Pós-Graduação em Liderança

Andrea Fontes

Professora na Universidade Europeia e no ISCTE, Investigadora na Business Research Unit. É coordenadora da licenciatura e mestrado em GRH na Universidade Europeia e exerce ainda funções de Coach, Psicóloga Clínica e Consultora de Recursos Humanos (RH). Possui 20 anos de experiência em multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing e Vendas até Pesquisas de Mercado e RH. É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e em Psicologia pela Universidade Lusófona, tem um mestrado em Psicologia Aconselhamento e Psicoterapia e o doutoramento em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. As suas publicações científicas e interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • António Sacavém: Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
  • Carlos Sezões: Managing Partner da Darefy – Leadership & Change Builders, empresa dedicada à transformação organizacional. Foi durante 10 anos Partner em Portugal da Stanton Chase, uma das 10 maiores multinacionais de Executive Search – também dedicada às áreas de Talent Management e Executive Coaching. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, possui uma pós graduação em Marketing pelo ISG e um Executive MBA pela UAL, tendo concluído em 2018 o Mestrado em Gestão do Potencial Humano no ISG. Obteve, em 2012, a certificação internacional em Executive Coaching. Em 2013 foi distinguido como Consultor do Ano, pela Revista RH Magazine. É fundador e coordenador da plataforma Portugal Agora.
  • Fernanda Barata de Carvalho: Foi Diretora de Recursos Humanos e Responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Inclusão & Diversidade e Ética na Accenture Portugal. Atualmente opera como consultora independente focando a sua atuação na Inclusão e Diversidade, Coaching e Engajamento de Pessoas e Desenvolvimento de Liderança. É professora convidada em diversas instituições académicas, de pós-graduação e mestrado tendo também participado da publicação de diversos livros.
  • Isabel Moço: Doutoranda em Ciências Sociais – Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa, – tese em desenvolvimento sobre Work-Life Balance. Docente de Recursos Humanos e vários domínios do Comportamento Organizacional, em vários programas, da Universidade Europeia desde 1999; Coordenadora de Programas de Pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação, da Universidade Europeia, desde 2001. Consultora e formadora internacional, em várias entidades, desde 1992, em domínios de GRH e Comportamento Organizacional. Exerceu cargos de Direção de Recursos Humanos e Formação em várias entidades, desde 1992. Vice-Presidente do Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020.
  • João Aragão e Pina: Consultor em Gestão de Conflitos. Ex-colaborador da Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia.
  • Marina Garcia: Atualmente a colaborar como Business Unit Manager da Page Consulting (consultoria de Recursos Humanos pertencente ao PageGroup), foi Consultora de Recursos Humanos na Egor (2009), Gestora de Recursos Humanos na Precision Iberia (2010), Responsável de Recursos Humanos na Zagope/Andrade Gutierrez - Mercado da Guiné Conacry (2011), SAP Human Capital Management Consultant (2013), Senior Consultant na Jason Associates (Portugal e Moçambique) (desde 2014) e, posteriormente, como Manager na Mercer (de 2018 a 2021). Mestre em Psicologia dos Recursos Humanos, do trabalho e das organizações na Universidade de Lisboa.
  • Marta Sena Brito: Atualmente da desempenhar funções de Consumer & Market Intelligence na Central de Cervejas, é pesquisador de mercado com ampla experiência em análise e interpretação de dados de consumidores, clientes, inteligência de mercado e media. Comprometido em pesquisar resultados de pesquisas perspicazes e compartilhá-los com altos padrões de qualidade. Transformar informações complexas em perceções de negócios acionáveis.
  • Pedro Vieira: Reconhecido coach, formador, autor e palestrante, com especialização em Coaching, Programação Neuro Linguística e Hipnose. O Pedro treinou mais de 70.000 pessoas nos últimos 10 anos e certificou pessoalmente mais de 1.000 treinadores e praticantes de PNL. Escreveu livros, desenvolveu programas online de sucesso e criou sistemas e ferramentas de desenvolvimento pessoal usados ​​por clientes em 30 países diferentes. Gosta de abordagens dinâmicas de ação rápida que realmente transferem know-how para seus clientes, para que eles alcancem desempenhos de alto nível de forma consistente.

Convidados

Ana Margarida Passos

Ana Passos

Vice-Reitora na Universidade Europeia

    Fátima Lopes

    Apresentadora de TV / Public Speaker

      Sofia Brandão

      Diretora de Operações – AlmaLusa Hotels

        Sandra Alvarez Baptista

        General Mamager na PHD Media – Omnicom Media Group

          Fernando Vasco Costa

          Managing Director at Nexity Portugal

            Saídas profissionais

            O presente programa é apontado para todos aqueles que ambicionam exercer cargos de liderança em diferentes tipos de organizações.

            Metodologia Online

            Flexibilidade

            Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

            Para si

            Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

            Aprendizagem experiencial

            Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

            Admissões

            Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

            O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

            Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

            1

            Pedido de Informação

            Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

            2

            Documentação

            Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

            3

            Candidatura

            Avance com a formalização da candidatura online.

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