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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
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Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
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Pós-Graduação 100% Online em Liderança Online

O conceito de liderança tem vindo a evoluir ao longo dos tempos e sabe-se hoje que um líder eficaz em terminado contexto pode não ter os mesmos níveis de eficácia em contextos diferentes.

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Pós-Graduação 100% Online em Liderança

Esta Pós-Graduação visa dotar os participantes de competências no âmbito do desenvolvimento e liderança de equipas. Organizada tendo por base o modelo do Psicólogo Bruce Tuckman, o curso percorrerá os 5 passos para o desenvolvimento de equipas: Forming, Storming, Norming, Performing, and Adjourning.

É sabido que a liderança eficaz das equipas alavancará os resultados e sucesso da organização. Portanto, liderar eficazmente equipas orientando-as para um desempenho superior, tornou-se essencial em organizações modernas. Mas liderar uma equipa e mantê-la coesa e produtiva está longe de ser simples.

Trabalhar em equipa e principalmente liderar equipas exige um conhecimento da forma como cada indivíduo pode ser motivado para atingir o melhor desempenho conseguindo simultaneamente elevados níveis de satisfação, bem estar e compromisso no seu trabalho.

Online Português
Início: 7 dez. 2023 18 ECTS
8 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós Graduação?

Gestão de Equipas
  • Dominar as diversas técnicas de gestão de equipas em fase de storming (conflitos, tomada de decisão, etc).
  • Identificar as 5 fases que compõem o percurso de uma equipa as variáveis implicadas em cada uma dessas fases.
  • Identificar as variáveis que podem influenciar a criação das normas intregrupais através da liderança.

Ser lider
  • Identificar as várias teoria/tipologias de liderança bem como as suas vantagens, desvantagens e aplicabilidade.
  • Adaptar e ativar os diversos recursos individuais e de equipa para alcançar o melhor desempenho.
  • Listar as diferenças entre Liderança e Gestão bem como as diferentes tipologias de equipas e influência cultural.
Gerir ambientes de mudança
  • Relacionar os mecanismos de adaptação necessários em contextos de mudança e incerteza.
  • Compreender e saber desencadear e gerir mudanças em contexto organizacional.

Plano de estudos

MódulosUnidades de EnsinoDocentes
FormingGestão e Liderança
Formação de Equipas: identificação, coesão e identidade
Equipas naturais vs. Equipas de projecto
Estilos de liderança. Perfis e auto-conhecimento
Comunicação inter-pessoal
À conversa com: Ana Passos
Andrea Fontes
Isabel Moço
Rui Lança
João Pina
Ana Ramires
StormingIdentidade individual vs. Identidade coletiva
Resolução de conflitos
Gestão do stress e ansiedade - Adaptabilidade e Resiliência
Gestão de emoções e inteligência emocional
A tomada de decisão: erro e causalidade
Dinâmicas de grupo e técnicas de facilitação
À conversa com: Fátima Lopes
Jorge Henriques
João Pina
Marina Garcia
Marta Sena Brito
Rui Lança
Ana Ramires
NormingA influência e subdinâmicas de grupo e de liderança
A diversidade dos liderados
Mudança de atitude: a persuasão
Orgulho e sentimento de pertença
À conversa com: Sofia Brandão
António Sacavém
Andrea Fontes
Ana Leal
Fernanda Barata
Ana Ramires
PerformingRegras de ouro para equipas eficazes
Motivação e engagement
Auto-regulação e foco no objetivo
Criatividade, co-criação e Inovação
Citizenship Behaviour
À conversa com: Sandra Alvarez Baptista
Jorge Henriques
Andrea Fontes
João Pina
Andrea Fontes
Ana Ramires
AdjourningA reinvenção da liderança (liderança autêntica e adaptativa)
A reinvenção da liderança (liderança ética, servidora)
Gestão da mudança
Gestão de carreira
A sustentabilidade na liderança e gestão de pessoas
À conversa com: Fernando Vasco Costa
Andrea Fontes
Pedro Vieira
Carlos Sezões
Ana Bispo Ramires

Coordenadora da Pós-Graduação em Liderança

Andrea Fontes

Professora na Universidade Europeia e no ISCTE, Investigadora na Business Research Unit. É coordenadora da licenciatura e mestrado em GRH na Universidade Europeia e exerce ainda funções de Coach, Psicóloga Clínica e Consultora de Recursos Humanos (RH). Possui 20 anos de experiência em multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing e Vendas até Pesquisas de Mercado e RH. É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e em Psicologia pela Universidade Lusófona, tem um mestrado em Psicologia Aconselhamento e Psicoterapia e o doutoramento em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. As suas publicações científicas e interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Ana Bispo Ramires: Licenciada em Psicologia pelo ISPA, Mestre em Psicologia Desportiva. Foi Assistente Universitária no ISPA, durante 13 anos, onde lecionou as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, tem acumulado experiências tão distintas como: Key-Speaker, Formadora e Consultora, com milhares de horas de trabalho desenvolvido com mais de 18000 pessoas, em empresas tão distintas como: Banco Popular, Renault, PT, BP Portugal, GALP, Repsol, Tranquilidade, EDP, Emel, Accenture, Compta, Nobre, HaviLogistics, BES, Metlife, Aveleda, Alma Lusa Hotels, Executiva, entre outras.
  • Ana Catarina Leal: Psicóloga social e organizacional e doutora em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Iscte-IUL. Atualmente exerce funções como Professora Assistente na Universidade Europeia e é Coordenadora de Práticas Pedagógicas da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologias. Colabora como professora em várias áreas que se estendem da Psicologia à Gestão em diferentes instituições universitárias portuguesas.
  • António Sacavém: Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
  • Carlos Sezões: Managing Partner da Darefy – Leadership & Change Builders, empresa dedicada à transformação organizacional. Foi durante 10 anos Partner em Portugal da Stanton Chase, uma das 10 maiores multinacionais de Executive Search – também dedicada às áreas de Talent Management e Executive Coaching. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, possui uma pós graduação em Marketing pelo ISG e um Executive MBA pela UAL, tendo concluído em 2018 o Mestrado em Gestão do Potencial Humano no ISG. Obteve, em 2012, a certificação internacional em Executive Coaching. Em 2013 foi distinguido como Consultor do Ano, pela Revista RH Magazine. É fundador e coordenador da plataforma Portugal Agora.
  • Fernanda Barata de Carvalho: Foi Diretora de Recursos Humanos e Responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Inclusão & Diversidade e Ética na Accenture Portugal. Atualmente opera como consultora independente focando a sua atuação na Inclusão e Diversidade, Coaching e Engajamento de Pessoas e Desenvolvimento de Liderança. É professora convidada em diversas instituições académicas, de pós-graduação e mestrado tendo também participado da publicação de diversos livros.
  • Isabel Moço: Doutoranda em Ciências Sociais – Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa, – tese em desenvolvimento sobre Work-Life Balance. Docente de Recursos Humanos e vários domínios do Comportamento Organizacional, em vários programas, da Universidade Europeia desde 1999; Coordenadora de Programas de Pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação, da Universidade Europeia, desde 2001. Consultora e formadora internacional, em várias entidades, desde 1992, em domínios de GRH e Comportamento Organizacional. Exerceu cargos de Direção de Recursos Humanos e Formação em várias entidades, desde 1992. Vice-Presidente do Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020.
  • João Aragão e Pina: Consultor em Gestão de Conflitos. Ex-colaborador da Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia.
  • Jorge Henriques: Foi treinador profissional de basquetebol durante 20 anos em equipas de referência a nível nacional. Vice-presidente da Team Work Consultores, possui vasta experiência como consultor de empresas na área da Liderança e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas. É Coach certificado pelo ICC e é certificado internacionalmente em Coaching for High Performance e Leadership Style for Managers.
  • Marina Garcia: Atualmente a colaborar como Associate Manager da Michael Page, foi consultora de Recursos Humanos na Egor (2009), gestora de Recursos Humanos na Precision Iberia (2010), responsável de Recursos Humanos na Zagope/Andrade Gutierrez - Mercado da Guiné Conacry (2011), consultora SAP Human Capital Management (2013) e Senior Consultant | Project Manager Mercer | Jason Moçambique e Portugal (desde 2017). Mestre em Psicologia dos Recursos Humanos, do trabalho e das organizações na Universidade de Lisboa.
  • Marta Sena Brito: Atualmente da desempenhar funções de Consumer & Market Intelligence na Central de Cervejas, é pesquisador de mercado com ampla experiência em análise e interpretação de dados de consumidores, clientes, inteligência de mercado e media. Comprometido em pesquisar resultados de pesquisas perspicazes e compartilhá-los com altos padrões de qualidade. Transformar informações complexas em perceções de negócios acionáveis.
  • Pedro Vieira: Reconhecido coach, formador, autor e palestrante, com especialização em Coaching, Programação Neuro Linguística e Hipnose. O Pedro treinou mais de 70.000 pessoas nos últimos 10 anos e certificou pessoalmente mais de 1.000 treinadores e praticantes de PNL. Escreveu livros, desenvolveu programas online de sucesso e criou sistemas e ferramentas de desenvolvimento pessoal usados ​​por clientes em 30 países diferentes. Gosta de abordagens dinâmicas de ação rápida que realmente transferem know-how para seus clientes, para que eles alcancem desempenhos de alto nível de forma consistente.
  • Rui Lança: Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Gestão do Desporto pela FMH-UTL, doutorando em Comportamento Organizacional pelo ISCSP Desenvolve investigação na área da gestão desportiva e liderança nas organizações, possui seis livros publicados e participa regularmente na comunicação social na vertente da gestão e liderança no desporto. É atualmente Diretor de Modalidades de Pavilhão no Sport Lisboa e Benfica.

Convidados

Ana Margarida Passos

Ana Passos

Vice-Reitora na Universidade Europeia

    Fátima Lopes

    Apresentadora de TV / Public Speaker

      Sofia Brandão

      Diretora de Operações – AlmaLusa Hotels

        Sandra Alvarez Baptista

        General Mamager na PHD Media – Omnicom Media Group

          Fernando Vasco Costa

          Managing Director at Nexity Portugal

            Saídas profissionais

            O presente programa é apontado para todos aqueles que ambicionam exercer cargos de liderança em diferentes tipos de organizações.

            Metodologia Online

            Flexibilidade

            Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

            Para si

            Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

            Aprendizagem experiencial

            Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

            Admissões

            Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

            O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

            Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

            1

            Pedido de Informação

            Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

            2

            Documentação

            Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

            3

            Candidatura

            Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

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