O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício

Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício Lisboa

Programa acreditado pela Ordem dos Nutricionistas.

Selecione o regime preferencial

Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício

A nutrição exerce um papel fundamental no desempenho desportivo assistindo-se a um significativo aumento da investigação e do conhecimento técnico e científico na área. As estratégias nutricionais para otimizar o rendimento desportivo devem ser adaptadas a situações específicas e personalizadas, em contexto de equipa multidisciplinar, pelo que é fundamental que os profissionais que trabalham na área do desporto possam desenvolver os seus conhecimentos e competências técnico-científicos, no sentido de uma prática profissional de excelência nesta área, baseada na evidência científica mais atual.

Este programa aborda várias perspetivas da nutrição no desporto, incluindo a avaliação nutricional, a nutrição e o desempenho, a nutrição em situações especiais e a nutrição aplicada, com foco integral no atleta. Simultaneamente prevê a inclusão de seminários e promove o contacto com a realidade profissional em locais e modalidades desportivas diversificadas.

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: 21 abr. 2023
6 meses Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê o Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício?

Benefícios
  • Estágio internacional na Universidad Europea de Madrid, incluindo uma componente imersiva no Hospital Simulado, nos laboratórios de tecnologia dos alimentos e de fisiologia do desporto. Inclui as aulas. Não estão incluídas as despesas de viagem (voo, alimentação e deslocações).
  • Visita de estudo e formação no Serviço de Nutrição da Escola Universitária Real Madrid.
  • Corpo docente experiente, multidisciplinar e internacional em parceria com a Universidad Europea de Madrid.
  • Parcerias com as equipas de nutrição de Federações Desportivas, Clubes Desportivos e Ginásios.
  • Networking nacional e internacional.
  • Modelo académico baseado na aprendizagem experiencial.
  • Programa acreditado pela Ordem dos Nutricionistas e certificado pelo IPDJ.

Objetivos
  • Dotar os participantes de conhecimentos na área da nutrição, particularmente direcionadas para o trabalho em equipa interdisciplinar, na intervenção com praticantes de desporto e de exercício físico.
  • Dotar os participantes de competências na avaliação, prescrição e acompanhamento nutricional, particularmente direcionadas para o trabalho em equipa interdisciplinar, na intervenção com praticantes de desporto e de exercício físico (objetivo destinado apenas a nutricionistas ou licenciados em Ciências da Nutrição, Nutrição e Dietética ou Dietética).
  • Promover o desenvolvimento dos conhecimentos e competências necessários para compreender e integrar a nutrição de forma interdisciplinar com a prática de desporto e de exercício físico, potenciando o rendimento e a recuperação, estimulando alterações na composição corporal quando necessário, tendo em conta as características próprias da atividade praticada e específicas de cada praticante.
Destinatários

O Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício (90h) destina-se a licenciados, mestres ou doutores nas áreas de Ciências da Nutrição, Ciências do Desporto, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, outros profissionais da área de Ciências da Saúde e da área de Ciências do Desporto. Este programa permite que nutricionistas ou licenciados, mestres ou doutores em Ciências da Nutrição, Nutrição e Dietética ou Dietética, possam realizar um estágio mais longo (130h), que lhes permite a conclusão do programa com o título de pós-graduação.

Parceiros
  • Clube VII
  • Federação de Patinagem de Portugal
  • Portugal Ativo
  • Real Madrid CF
  • Sport Lisboa e Benfica
  • Solinca
  • Universidad Europea de Madrid

Acreditação

Programa acreditado pela Ordem dos Nutricionistas.

Ordem dos Nutricionistas 230x130.png

Certificação

Programa certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que atribui 18 UCs para renovação das cédulas DT e TEF, e 14 UCs para a renovação da cédula de TPTD.

IPDJ 230x130.png

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/Semana
Introdução à nutrição para o desempenho físico e desportivo2
Fatores que afetam o desempenho desportivo2

Unidades curricularesHoras/Semana
Avaliação clínica e bioquímica do atleta2
Avaliação do estado de hidratação, balanço hídrico e eletrolítico durante o exercício e recuperação2

Unidades curricularesHoras/Semana
Necessidade de energia e planeamento da ingestão energética em atletas2
Planeamento teórico e prático da ingestão de hidratos de carbono, proteínas e gorduras em atletas4
Planeamento teórico e prático da ingestão de micronutrientes em atletas2
Nutrição, antioxidantes e inflamação em atletas4
Sono, nutrição, lesão e desempenho desportivo2

Unidades curricularesHoras/Semana
Alimentos funcionais e ergogénicos, sua aplicação na prática desportiva2
Suplementação para o rendimento desportivo, recuperação e melhoria da composição corporal4
Nutrição prática para modificações da composição corporal em atletas: perda de gordura e hipertrofia muscular2
Mitos e fatos sobre o jejum intermitente, a dieta cetogênica, a dieta com baixo teor de hidratos de carbono e alto teor de gordura e outras novas dietas2

Unidades curricularesHoras/Semana
Necessidades e planeamento nutricional em mulheres desportistas: da teoria à prática2
Necessidades e planeamento nutricional em crianças e adolescentes desportistas: da teoria à prática2
Necessidades e planeamento nutricional em veteranos: da teoria à prática2
Necessidades e planeamento nutricional em atletas com diabetes tipo 1: da teoria à prática2

Unidades curricularesHoras/Semana
Necessidades nutricionais de atletas de endurance2
Necessidades nutricionais de atletas de força/potência/intermitentes2
Necessidades nutricionais de atletas por categorias de peso2
Necessidades nutricionais no desporto em altitude2

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Visita de estudo e formação no Serviço de Nutrição da Escola Universitária Real Madrid5
Laboratório de Antropometria: avaliação nutricional e avaliação da composição corporal2,51
Laboratórios de Tecnologia Alimentar: necessidades alimentares, definição de receita e preparação de alimentos51
Hospital Simulado: prática clínica51
Laboratório de Fisiologia do Exercício: avaliação funcional, avaliação do esforço e substratos energéticos2,51

Unidades curricularesHoras/Semana
Estágio
  • Estudantes não nutricionistas ou nutricionistas – estágio observacional (20h)
  • Estudantes nutricionistas – possibilidade de realizar um estágio com intervenção (130h)

    Coordenação

    Alexandra Bento: Co-coordenadora do Curso

    Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School. É especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública. Bastonária da Ordem dos Nutricionistas desde 2012, foi durante mais de uma década presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, onde desenvolveu trabalho pioneiro em prol da nutrição em Portugal e da criação da Ordem dos Nutricionistas, tendo presidido à sua Comissão Instaladora em 2011. É professora auxiliar convidada da licenciatura em ciências da nutrição na Nova Medical School e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Iniciou o seu percurso profissional como nutricionista no Hospital de Amarante, sendo atualmente assessora superior de nutrição da Administração Regional de Saúde do Norte. Autora de várias publicações científicas e artigos de opinião, é frequentemente convidada a participar como oradora em conferências nacionais e internacionais no âmbito da nutrição. Pela sua ação na defesa e promoção de hábitos alimentares saudáveis, recebeu a Medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde, grau ouro e a Medalha de Mérito grau ouro da Câmara Municipal do Porto. É atualmente Coordenadora da área de Ciências da Nutrição da Universidade Europeia.

    Sandra Martins: Co-coordenadora do Curso

    Coordenadora de Ciências do Desporto e da Atividade Física da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Europeia, Doutora em Saúde e Condição Física, com dissertação na área da Obesidade, e Mestre em Exercício e Saúde, pela Faculdade de Motricidade Humana. Investigadora em projetos financiados pela FCT no âmbito da Obesidade Adolescente e no Adulto, coordenadora de intervenções multidisciplinares em colaboração com o Hospital de Santa Maria de Lisboa (durante 10 anos) e o British Hospital de Lisboa. Coordenadora do Programa BaroActiv (preparação e acompanhamento antes e após cirurgia bariátrica e metabólica) na Malo Clinic, em Lisboa, e consultora da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Autora de mais de 20 artigos internacionais e vários capítulos de livros nas áreas da avaliação e prescrição de exercício, treino e obesidade. Membro do Conselho Científico do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção Geral de Saúde, vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e vice-presidente da Direção da Associação de Fisiologistas do Exercício de Portugal.

    Sandra Martins

    Docentes

    Ana Ramires

    Licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área clínica, obteve um mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho e encontra-se atualmente num programa de doutoramento na Universidade das Ilhas Baleares, aprofundando os conhecimentos na intersecção das áreas de Saúde Mental e Excelência de Desempenho. Licenciou-se em "Saúde Mental no Desporto de Elite" pelo COI (Comité Olímpico Internacional) e detém uma Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e das Organizações e também uma Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses - membro número 8488.

    Foi Professora Assistente Universitária no ISPA, durante 13 anos e uma das responsáveis pela organização, conteúdo programático e ensino das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Actividade Física e em Formação de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. Também nesta área, foi professora convidada em diferentes instituições de ensino superior (FADEUP, Univ. Coimbra, entre outras).

    Em matéria de investigação, é autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área do Desporto e Psicologia do Desempenho, sendo responsável por uma coluna semanal de opinião no site "Tribuna Expresso", bem como conferencista em numerosos eventos em Portugal e no estrangeiro.

    Integra, desde o final de 2017, a Direcção de Medicina do Comité Olímpico de Portugal, na especialidade de Psicologia Clínica e Desporto, assumindo esta mesma responsabilidade durante a Missão Olímpica Tóquio 2020 (Equipa NOC).

    Bruno Pereira

    Nutricionista desportivo nº1635N, actualmente no Centro de Alto Desempenho Jamor IPDJ.IP (13 anos) e no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa (10 anos). É também Supervisor de estágios de nutrição desportiva em atletas de alto rendimento.

    Anteriormente, foi Nutricionista do Estoril Praia SAD - Futebol Profissional sénior e sub-23 (3 temporadas). Tem também experiência como professor de Nutrição Desportiva na Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Católica, bem como professor no curso de Ciências da Nutrição e na pós-graduação de Nutrição Desportiva no ISCSEM.

    Participou nas atividades de investigação com uma bolsa na FMH no âmbito do projecto PTDC/DES/098963/2008 - "Alterações na composição corporal e desempenho físico durante uma época desportiva em Atletas de Elite".

    César Leão

    Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e Mestre em Formação Desportiva pelo IPVC-ESDL, está atualmente a frequentar o Doutoramento em Educação, Desporto e Saúde na Universidade de Vigo.

    Em termos profissionais, é responsável pelo departamento de nutrição do Futebol Clube Paços de Ferreira, e também presta apoio à Federação Portuguesa de Voleibol, juntamente com o acompanhamento nutricional de vários atletas de Trail, bem como de outros desportos. Adicionalmente, é professor associado do Instituto IPVC-ESDL e IPMAIA, responsável pelas unidades curriculares de nutrição em vários programas.

    Diana Granja

    Depois de terminar a Licenciatura de Nutrição e Dietética, integrou a Ordem dos Nutricionistas e tem vindo a trabalhar na área de Nutrição Desportiva no Sports Lisboa e Benfica (SLB), perfazendo, actualmente, 9 anos de experiência no clube. Começou a trabalhar com equipas de futebol juvenil (u-14 a u-19), apoiando também atletas mais jovens (u-9 até u-13). Nos anos seguintes, ganhou experiência com atletas mais velhos no clube (u-23 e equipa B), entrou em contacto com o desporto de interior e fez alguns cursos de especialização em Nutrição Desportiva. Teve também a oportunidade de publicar alguns artigos com a equipa de nutrição do clube (ex: Nutrição e Suplementação no Futebol). Estando em torno dos atletas e encarregada das suas avaliações de composição corporal, obteve a acreditação de nível I e II da Sociedade Internacional para o Progresso da Kinantropometria (ISAK). Concluiu também o Diploma do COI em Nutrição Desportiva pelo Comité Olímpico Internacional para assegurar uma actualização de conhecimentos e uma maior especialização na área. Durante os anos na SLB, orientou também vários estágios curriculares e profissionais, contribuindo para a integração de jovens profissionais da área da Nutrição no mercado de trabalho. Também deu algum apoio à área internacional no SLB, através de palestras a diferentes treinadores e/ou equipas, assim como avaliações antropométricas. Atualmente, coordena a área de Nutrição Desportiva do Departamento de Performance Humana no SLB, que inclui Futebol Juvenil (equipa u-9 a B), Futebol Feminino, Desportos Indoor e Projeto Olímpico.

    Diogo Ferreira

    Dietista desportivo, com mais de 10 anos de trabalho dentro do contexto desportivo de elite. Tendo obtido a sua licenciatura em Nutrição e Dietética na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2009, é também antropometrista de nível II acreditado pela ISAK e concluiu o Diploma do COI em Nutrição Desportiva (2015-2017).

    De 2012 a 2015, trabalhou no Sport Lisboa e Benfica como nutricionista a tempo inteiro para a segunda (2012-2013) e para a primeira equipa (2013-2015), antes de ser nomeado consultor de nutrição do clube para todos os desportos, de 2015 a 2018. Deixaria então Portugal para uma experiência de um ano com a equipa de futebol saudita Al Hilal SFC. Em 2020, fundou a Nutriwin - Sports Nutrition, uma empresa de consultoria empenhada em ajudar equipas e atletas de todos os desportos e idades a alcançar o seu melhor desempenho através da nutrição.

    Paralelamente à sua carreira como praticante, Diogo tem sido convidado como orador para cursos de nutrição desportiva desde 2011, bem como orador convidado para eventos nacionais e internacionais relacionados com a nutrição desportiva. Também participou em vários trabalhos de investigação publicados, e está atualmente (2022) a terminar a sua tese de mestrado em Nutrição Desportiva (Universidade Stirling, Reino Unido).

    João Almeida Lopes

    Nutricionista, licenciado em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, atualmente a tirar um mestrado em Exercício e Nutrição para a Saúde (Universidad Camilo José Cela, Madrid).

    Entre 2015 e 2021, foi o primeiro nutricionista de equipa e chefe de Nutrição no Sporting Clube de Portugal, trabalhando com atletas de elite, e, ao mesmo tempo, foi Nutricionista Clínico na Clínica ComCorpus, ambos trabalhando com lesões/recuperação de atletas e população em geral.

    Atualmente faz parte do Centro de Medicina Desportiva do Hospital da Luz Lisboa, como Nutricionista Desportivo. Além disso, nos últimos 3 anos, colaborou com várias instituições de ensino superior como professor convidado na área da Nutrição, em especializações profissionais, pós-graduações, licenciaturas e mestrados.

    Sérgio Veloso

    Mestre e Licenciado em Biologia Celular e Biologia Humana, especialista em metabolismo, fisiologia e nutrição. Professor em várias instituições e entidades de formação pós-graduada. Fundador da MetaClinic, um centro clínico dedicado ao apoio nutricional, médico e de exercício, monitorização e acompanhamento.

    Saídas Profissionais

    O presente programa é indicado para todos aqueles que ambicionam uma prática profissional especializada em nutrição no desporto e exercício direcionada para:

    • Federações desportivas

    • Associações desportivas

    • Clubes desportivos

    • Ginásios & health clubs

    • Clínicas e consultórios

    • Hospitais

    • Empresas de produtos alimentares, ergogénicos e suplementos alimentares

    • Instituições de ensino superior e outras instituições de formação

    • Centros de investigação científica públicos e privados

    • Organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, da área da saúde e do desporto (Comité Olímpico de Portugal (COP), Comité Paralímpico de Portugal (CPP), International Olympic Committee (IOC), Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), World Anti-Doping Agency (WADA), Organização Mundial de Saúde).

    Podcast

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line