A nutrição exerce um papel fundamental no desempenho desportivo assistindo-se a um significativo aumento da investigação e do conhecimento técnico e científico na área. As estratégias nutricionais para otimizar o rendimento desportivo devem ser adaptadas a situações específicas e personalizadas, em contexto de equipa multidisciplinar, pelo que é fundamental que os profissionais que trabalham na área do desporto possam desenvolver os seus conhecimentos e competências técnico-científicos, no sentido de uma prática profissional de excelência nesta área, baseada na evidência científica mais atual.
Este programa aborda várias perspetivas da nutrição no desporto, incluindo a avaliação nutricional, a nutrição e o desempenho, a nutrição em situações especiais e a nutrição aplicada, com foco integral no atleta. Simultaneamente prevê a inclusão de seminários e promove o contacto com a realidade profissional em locais e modalidades desportivas diversificadas.
Presencial | |
Quinta do Bom Nome | Início: 27 out. 2023 |
6 meses | Faculdade de Ciências da Saúde |
Não conferente de grau |
Programa acreditado pela Ordem dos Nutricionistas.
Programa certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que atribui 18 UCs para renovação das cédulas DT e TEF, e 14 UCs para a renovação da cédula de TPTD.
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Introdução à nutrição para o desempenho físico e desportivo | 2 |
Fatores que afetam o desempenho desportivo | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Avaliação clínica e bioquímica do atleta | 2 |
Avaliação do estado de hidratação, balanço hídrico e eletrolítico durante o exercício e recuperação | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Necessidade de energia e planeamento da ingestão energética em atletas | 2 |
Planeamento teórico e prático da ingestão de hidratos de carbono, proteínas e gorduras em atletas | 4 |
Planeamento teórico e prático da ingestão de micronutrientes em atletas | 2 |
Nutrição, antioxidantes e inflamação em atletas | 4 |
Sono, nutrição, lesão e desempenho desportivo | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Alimentos funcionais e ergogénicos, sua aplicação na prática desportiva | 2 |
Suplementação para o rendimento desportivo, recuperação e melhoria da composição corporal | 4 |
Nutrição prática para modificações da composição corporal em atletas: perda de gordura e hipertrofia muscular | 2 |
Mitos e fatos sobre o jejum intermitente, a dieta cetogênica, a dieta com baixo teor de hidratos de carbono e alto teor de gordura e outras novas dietas | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Necessidades e planeamento nutricional em mulheres desportistas: da teoria à prática | 2 |
Necessidades e planeamento nutricional em crianças e adolescentes desportistas: da teoria à prática | 2 |
Necessidades e planeamento nutricional em veteranos: da teoria à prática | 2 |
Necessidades e planeamento nutricional em atletas com diabetes tipo 1: da teoria à prática | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Necessidades nutricionais de atletas de endurance | 2 |
Necessidades nutricionais de atletas de força/potência/intermitentes | 2 |
Necessidades nutricionais de atletas por categorias de peso | 2 |
Necessidades nutricionais no desporto em altitude | 2 |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Visita de estudo e formação no Serviço de Nutrição da Escola Universitária Real Madrid | 5 | |
Laboratório de Antropometria: avaliação nutricional e avaliação da composição corporal | 2,5 | 1 |
Laboratórios de Tecnologia Alimentar: necessidades alimentares, definição de receita e preparação de alimentos | 5 | 1 |
Hospital Simulado: prática clínica | 5 | 1 |
Laboratório de Fisiologia do Exercício: avaliação funcional, avaliação do esforço e substratos energéticos | 2,5 | 1 |
Unidades curriculares | Horas/Semana |
---|---|
Estágio
|
O presente programa é indicado para todos aqueles que ambicionam uma prática profissional especializada em nutrição no desporto e exercício direcionada para:
Federações desportivas
Associações desportivas
Clubes desportivos
Ginásios & health clubs
Clínicas e consultórios
Hospitais
Empresas de produtos alimentares, ergogénicos e suplementos alimentares
Instituições de ensino superior e outras instituições de formação
Centros de investigação científica públicos e privados
Organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, da área da saúde e do desporto (Comité Olímpico de Portugal (COP), Comité Paralímpico de Portugal (CPP), International Olympic Committee (IOC), Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), World Anti-Doping Agency (WADA), Organização Mundial de Saúde).
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line