O Europeia ID é uma associação sem fins lucrativos que visa promover, valorizar e divulgar a investigação científica e académica e o desenvolvimento de consultoria nas diferentes áreas de educação e formação, universitárias e politécnicas, com foco principal nas áreas de design, marketing, comunicação, gestão, psicologia, desporto, direito, tecnologias, turismo e outras áreas de relevância.
Os projetos de I&D são um pilar estratégico fundamental para a contribuição, promoção e reforço da cultura e da ciência com qualidade. Estes projetos contam com parceiros nacionais e internacionais com uma forte ligação ao mercado de trabalho.
De acordo com os dados, um em cada cinco estudantes apresenta problemas de saúde a longo prazo e alguns são hospitalizados regularmente. Na população de adolescentes com doenças crónicas, uma das fases mais difíceis é o período de hospitalização seguido do regresso à escola. Assim, as aulas e o apoio educativo no contexto das escolas hospitalares são importantes como forma de terapia e como condição prévia para a sua recuperação. Portanto, estes contextos são cruciais como pontes entre o hospital e a escola, permitindo manter alguma "normalidade" no processo educativo em geral.
Listagem da esquerda:
Este estudo visa investigar as necessidades dos professores que trabalham num contexto hospitalar e o nível de preparação para trabalhar com estudantes com doenças crónicas e/ou necessidades especiais. É também um objetivo do mesmo identificar as principais dificuldades em trabalhar com esta população alvo, na intersecção da cooperação e interligação entre o hospital e a escola, no processo de regresso à escola após um período de hospitalização. Como principais resultados, pretende-se construir materiais psico-educacionais (escritos, multimédia e website) para professores que trabalham no hospital e em escolas, bem como para pais e jovens.
País Coordenador
Dorota Kleszczewska: Coordenador do Instituto da Mãe e da Criança [FUNDACJA INSTYTUTU MATKI I DZIECKA]
(Varsóvia, Polónia)
Países Participantes
Alberto Borraccino: Professor no Departamento de Saúde Pública e Pediatria
Ciências e Pediatria da Universidade de Torino [Dipartimento di Scienze della Sanità Pubblica e Pediatriche]
(Turim, Itália)
Alojzy Zbigniew Nowak: Representante da Universidade de Varsóvia
(Varsóvia, Polónia)
O projeto visa criar ferramentas inovadoras para apoiar os professores das escolas hospitalares e outros professores, que trabalham com os estudantes que regressam à escola após a hospitalização. Permitirá a criação de um modelo otimizado de trabalho com esta população e proporcionará igualdade de oportunidades para crianças e jovens que estudam em escolas hospitalares, bem como facilitará a sua adaptação no ambiente escolar, evitando a exclusão durante e após a doença.
Este projeto consiste na colaboração europeia de parceiros, em apoio às estratégias UE nas áreas de inclusão social e da igualdade de oportunidades.
O MBB é um programa de intervenção prática destinado a estudantes do 3º ciclo de estudos, fornecido por peritos no respetivo setor e serviços de aconselhamento. O projeto incorpora os fundamentos da alfabetização física do modelo, que irá unir as pessoas de modo a se envolverem em combinações de apoio físicas e mentais. O MBB utiliza os conhecidos efeitos anti-depressivos do exercício para prevenir o desenvolvimento de problemas sérios relacionados com a saúde-mental em grupos de risco e de difícil acesso.
O programa de 6 semanas de fitness e mental concebido à medida, irá incluir formação de competências de atenção plena e um melhor auto-conhecimento através da psico-educação dentro dos vários grupos de instituições parceiras. Ao combinar elementos de trabalho de inclusividade de grupo, atividade física desafiante e ferramentas de apoio psicológico, o MBB aborda de uma forma abrangente as questões societais do isolamento social e problemas de gestão de humor e stress.
Listagem da esquerda:
País Coordenador:
Lisa Cafferky: Gestora de Percursos Desportivos para Estudantes
Divisão de Serviços Empresariais da Trinity College Dublin, University of Dublin
Países Participantes:
National University of Ireland, Galway (NUIG)
University of Stirling
Universidade Europeia, Lisboa
The Technical University of Munich (TMU)
Vilnius University
It’s Great Out There Coalition
Trata-se de um projeto de colaboração europeia que incorpora os fundamentos da literacia física. Utiliza os efeitos anti-depressivos conhecidos do exercício físico para prevenir o desenvolvimento de problemas graves de saúde mental em grupos em risco. O programa personalizado de 6 semanas, concebido à medida, inclui treino de aptidão física e mental e um melhor auto-conhecimento através da psicoeducação dentro dos vários grupos de instituições parceiras.
As quedas, para além de causarem lesões, são transversais a vários desportos. O projecto Fall to Play tem como objetivo estabelecer estratégias que promovem a integridade física dos atletas de patinagem, o que pode ter consequências graves para o sistema músculo-esquelético. As técnicas de artes marciais podem ser relevantes no que diz respeito às respostas de movimento numa situação de queda. Assim, este projeto visa encontrar soluções técnico-motoras eficazes soluções que evitam fraturas e outros ferimentos graves em atletas de patinagem.
Listagem da esquerda:
O objetivo é preparar os jovens atletas, especialmente os principiantes, a lidar com formas adequadas de queda. Destina-se a implementar uma estratégia que simultaneamente atinja o resultado primário da formação das aptidões e competências necessários para a aprendizagem de novos gestos técnicos e que, em segundo lugar, é possível fazer as novas técnicas adquiridas parte integrante das competências do técnico-motor de um patinador.
Coordenação:
Liliana Aguiar: Investigadora e Professora Assistente. Universidade Europeia, Lisboa
Participantes:
Paulo N. Vieira: Investigador e Professor Assistente. Universidade Europeia, Lisboa
O projeto Fall to Play pretende descobrir como evitar lesões no sistema músculo-esquelético relacionado com as quedas de patins, estabelecendo estratégias que promovam a integridade física.
Good Governance Needs Access and Inclusion
Acrescentando e expandindo o âmbito de iniciatias de empreendimento, este projeto visa trabalhar para uma boa governação no desporto através do apoio ao desenvolvimento de NDSAs existentes e para melhorar a relação entre estes grupos e as suas NAs e Ligas. O projeto irá criar uma plataforma para um maior intercâmbio, compreensão e a colaboração entre cada NDSA e a sua NA e Liga. As autoridades do futebol também ganharão uma compreensão das barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam para assistir aos jogos e as NDSAs poderão aumentar as suas competências e ferramentas para apoiar os níveis DSAs de um clube no seu país, por isso podem ser feitas melhorias a nível local e em profundidade.
Listagem da esquerda:
Este projeto tem como objetivo apoiar a boa administração no desporto:
Equipa Coordenadora:
Centre for Access to Football in Europe (CAFE):
Entidades Participantes:
Ensilis – Educação e Formação, Unipessoal Lda:
Union Royale Belge des Societes de Football-Association (RBFA) – Belgian National Association:
Agentschap Toegankelijk Vlaanderen, private stichting (Intern) – Belgian National Disabled Supporters Association:
Um projeto que criará uma plataforma para um maior intercâmbio, compreensão e colaboração nas ligas de futebol relativamente às barreiras que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam para assistir aos jogos.
Impact of love.fútbol projects on the communities
O atual cenário de contingência afeta a organizações desportivas, independentemente da sua complexidade orgânica e estrutural. Neste sentido, cada vez mais, o papel dos SO é evidente na perspetiva de desenvolvimento da comunidade. Assim, perceber o impacto dos projetos desportivos no contexto da comunidade tende a auxiliar numa gestão mais eficaz. Além disso, para medir o impacto na comunidade, pode ser visto se os objetivos do projeto são alcançados e se as expectativas da comunidade são satisfeitas.
Listagem da esquerda:
Staff love.fútbol
Equipa Coordenadora:
O atual cenário de contingência afeta as organizações desportivas, independentemente da complexidade da estrutura. Neste sentido, é cada vez mais necessário perceber o impacto dos projetos desportivos no contexto comunitário. Este projeto permitirá medir este impacto, assim como saber se expetativas da comunidade são cumpridas.
Este estudo baseia-se nas Normas da OMS para a melhoria da qualidade dos cuidados maternos e dos recém-nascidos em estabelecimentos de saúde. 17 países europeus participam, incluindo a Bósnia e Herzegovina, Croácia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
A recolha de dados será realizada através de dois questionários online, um para mulheres que tenham dado à luz num hospital e outro para médicos e enfermeiros que fornecem cuidados neonatais num ambiente hospitalar. As perguntas cobrem aspetos relacionados com o tipo de cuidados que são prestados pelos serviços de saúde hospitalares; a experiência relativa aos cuidados recebidos; a disponibilidade de recursos humanos e físicos nas unidades de obstetrícia e de neonatologia; e uma dimensão sobre a COVID-19. Os resultados tornarão possível identificar lacunas e ajudar a planear uma resposta coordenada entre países para melhorar a qualidade de cuidados prestados às mães e recém-nascidos.
Listagem da esquerda:
Informação adicional:
https://www.burlo.trieste.it/ricerca/imagine-euro-improving-maternal-newborn-care-euro-region
https://redcap.burlo.trieste.it/surveys/?s=LCJFF7AFF4
O nosso objetivo é registar, analisar e descrever dados sobre a preparação, qualidade e resiliência dos serviços de saúde neonatais - com um foco específico por volta da altura do parto, conforme medido tanto do ponto de vista das mulheres como dos trabalhadores da saúde - em 17 países da Região Europeia da OMS, em diferentes fases da pandemia da COVID-19. Os objetivos secundários são os seguintes (1) desenvolver ferramentas e métodos de medida, através de inquéritos rápidos online, a qualidade dos cuidados de saúde MN nos diferentes países as suas e configurações e (2) estabelecer e consolidar, através de atividades relacionadas com os outros objetivos, uma rede de investigação.
Em última análise, os resultados serão utilizados como guia para a elaboração de diretrizes sobre cuidados maternos e neonatais num contexto hospitalar e para divulgar os resultados do projeto às entidades de saúde, para que possam agir de forma informada, a fim de alcançar a visão da OMS: "todas as mulheres grávidas e recém-nascidos devem receber cuidados de qualidade durante a gravidez, o parto e pós-parto".
País Coordenador:
Maria Lazzerini: Diretora Centro Colaborador da OMS para a Saúde Materno-Infantil de Trieste
Participantes:
Raquel Costa – Professora Auxiliar
Teresa Santos – Coordenadora Psicologia
Com a participação de 17 países europeus, o projeto IMAGINE procura compreender qual o tipo de cuidados prestados pelos serviços de saúde hospitalares e a qualidade da experiência neonatal. Os resultados tornarão possível identificar lacunas e ajudar a planear uma resposta coordenada entre países para melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mães e recém-nascidos.
A organização do trabalho e das relações de emprego é uma questão central da política social, mas também toca em questões fundamentais de ordem política e jurídica das comunidades. Este campo de atividade é geralmente caracterizado por acordos, mas também por ações e disputas entre empregadores e empregados e os seus órgãos representativos. Contra o cenário do grande número de pessoas que são ativas no desporto, tendo em conta a parte considerável do desporto no mercado interno do bruto produto, mas também tendo em conta a relevância social e a dinâmica do desporto, esta lacuna de investigação marca um desiderato central tanto da política social como da investigação académica desportiva. Isto é tudo o mesmo na Europa que conta com uma quota de 800.000 empregados a tempo inteiro no campo assumido do desporto.
Especialmente tendo em conta as atuais mudanças no desporto olímpico, parece ser de grande relevância examinar fundamentalmente o campo de relações de emprego e representação neste importante subdomínio do desporto. Com a sua exigência de um papel reforçado e independência das federações desportivas, os atletas olímpicos têm recentemente seguido exigências que têm estado no ar durante vários anos.
O projeto visa informar os atletas individuais sobre os seus direitos relacionados com o emprego e situação específica. Espera-se que os atletas beneficiem dos resultados do projeto, uma vez que este dá respostas a questões urgentes e importantes para os atletas em desportos olímpicos. As recomendações políticas resultantes do projeto, portanto, abordam o Movimento Olímpico num sentido amplo, incluindo todas as instituições que moldam o regulamento de emprego dos atletas.
Listagem da esquerda:
O principal objetivo desta Parceria Colaborativa é fornecer informação baseada em provas sobre as relações laborais no desporto para os Órgãos de Gestão do Desporto, legisladores nacionais e a União Europeia, de modo a melhorar o bom governo das relações laborais dos atletas em desportos Olímpicos na Europa.
Primeiramente, este projeto visa compreender a situação legal e sociopolítica dos atletas olímpicos em diferentes contextos nacionais de 29 estados (estados membros da UE, mais o Reino Unido e a Noruega). Com base nesta investigação, o projeto procura, então, na sua segunda dimensão de avaliação as atuais práticas em contextos nacionais e europeus, com base nos princípios da boa liderança nas relações laborais dos atletas em desportos Olímpicos na Europa. A parte final do projeto tem como objetivo melhorar a liderança das relações laborais dos atletas olímpicos. Isto refere-se a uma dimensão prática e de elaboração de políticas do projeto. Tendo por base as melhores práticas identificadas, são formuladas recomendações políticas.
País Coordenador:
Países Participantes:
O projeto Understanding, Evaluating, and Improving Good Governance in the Employment Relations of Athletes in Olympic Sports in Europe (EMPLOYS) visa informar os atletas individuais sobre os seus direitos laborais e a sua situação específica. Espera-se que os atletas beneficiem dos resultados do projeto, uma vez que este dá respostas a questões urgentes e importantes para os mesmos nos desportos olímpicos.
Estrada da Correia, nº53 1500-210 Lisboa
Obrigado! Iremos entrar em contacto brevemente.
O pedido foi enviado com sucesso
Obrigado! Iremos entrar em contacto brevemente.
O pedido foi enviado com sucesso
Erro
Houve um erro no envio do formulário, lamentando o inconveniente. Por favor, tente novamente.