Portal Estudante

PÓS-GRADUAÇÕES

Hotel Technology and Innovation

Hotel Technology and Innovation

  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
A tecnologia e a inovação são essenciais no mercado da indústria hoteleira de ponta. Este curso tem uma vertente prática, de simulação e criação de soluções tecnológicas de suporte à decisão de um diretor hoteleiro, desde o controlo operacional, até à comunicação com clientes e stakeholders. Num setor em constante evolução, a Pós-graduação em Tecnologia e Inovação na Hotelaria fornece competências de gestor...
Ver mais

A tecnologia e a inovação são essenciais no mercado da indústria hoteleira de ponta. Este curso tem uma vertente prática, de simulação e criação de soluções tecnológicas de suporte à decisão de um diretor hoteleiro, desde o controlo operacional, até à comunicação com clientes e stakeholders.

Num setor em constante evolução, a Pós-graduação em Tecnologia e Inovação na Hotelaria fornece competências de gestor hoteleiro contemporâneo, pela transmissão de conteúdos atuais, um corpo docente experiente e parceria ativa com três organizações líderes no negócio hoteleiro.

O programa interceta as melhores práticas tecnológicas com as mais recentes inovações, o paradigma nacional com o internacional e o saber-saber com o saber-fazer.

Ver menos

Duração

10 meses

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Campus

Quinta do Bom Nome

Principais Benefícios

  • Dotar os participantes de controlo sobre soluções tecnológicas para a operação, distribuição e controlo da operação hoteleira;
  • Colocar os participantes em contato com um corpo docente experiente, de reconhecido valor internacional, com a parceria ativa de 3 parceiros líderes no setor hoteleiro;
  • Transmitir conhecimentos teóricos e práticos, pela contrução e simulação da realidade;
  • Atualizar conhecimentos pela inclusão de 6 aulas-seminários com as discussões mais prementes da tecnologia e o mercado hoteleiro (departamentos, mercados, distribuição, comunicação,arquitetura e design, sustentabilidade, novas tecnologias);
  • Construção, ao longo dos 3 módulos, de um projeto aplicado (pessoal ou em grupo) à gestão/administração hoteleira passando pela conceção, construção e inovação;
  • Conhecer profissionais reconhecidos pelo setor, permitindo um contato mais próximo com o mercado de trabalho.

Objetivos

  • Conhecer as ferramentas tecnológicas para a recolha e tratamento de informação sobre a operação, distribuição e controlo do negócio hoteleiro;
  • Aprofundar conhecimentos sobre as mais recentes evoluções em comunicação e vendas no setor hoteleiro;
  • Saber organizar e tratar dados para suporte de decisões, de forma simples e eficaz;
  • Adaptar os conhecimentos obtidos às necessidades pessoais, pela execução de um projeto integrador e aplicado;
  • Contrapor as melhores práticas internacionais com necessidades pessoais, para a inovação do serviço hoteleiro;
  • Possibilitar o networking com líderes do setor tecnológico-hoteleiro, para a aprendizagem, discussão e empreendedorismo;
  • Prever a evolução tecnológica no turismo e, em particular, nos setores do alojamento, comidas,bebidas, bem-estar e distribuição

Parceiros

O desenho do atual programa foi resultado de um trabalho entre a coordenação do mesmo e três parceiros especialista no negócio hoteleiro. Estes participarão ativamente na monitorização, lecionação e avaliação.
São eles:

         

Saídas Profissionais

  • Revenue Management na indústria hoteleira;
  • Gestor de vendas e marketing;
  • Gestor de comunicação (relações públicas, publicidade e de campanhas);
  • Gestor de e-commerce;
  • Analista de mercado;
  • Gestor de departamento hoteleiro (F&B, Alojamento, marketing e vendas, produto, operações).

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Turismo, Hotelaria e Tecnologia

Quebra gelo, resumo e definição dos conteúdos a serem lecionados, calendarização, execução e corpo docente:
Inovação e indústria 4.0;
Gestão de processos e projetos;
Softwares de aplicação hoteleira;
Big Data, Analytics e inteligêsnica artificial da hotelaria;
Projetos tecnológicos de referência na indústria hoteleira;
Tecnologia e os conceitos de governança, ética, cibersegurança e risco.

(inclui dois seminários com convidados de excelência)

2
Informação e Operação Hoteleira

Transformação Digital x Gestão Hoteleira;
Gestão de Pessoas e Processos;
Potenciando o uso dos PMS/ CRS/ CRM.

2
Intermediação e Distribuição Global

Intermediação e Distribuição em turismo;
Os GDS no contexto da distribuição em turismo e hotelaria;
Amadeus Selling Platform: information, encode/decode, mandatory PNR fields, services e
documents)

2
Controlo do negócio hoteleiro

O diagnóstico do rendimento: indicadores de performance, gestão e administração;
O yield management na indústria hoteleira: core price, métodos de pricing;
Previsão de vendas: métodos de previsão de vendas em hotelaria (clientes individuais e
corporate).

3
Projeto I 2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tecnologia mobile e social media na indústria hoteleira

A indústria hoteleira e a promoção;
O mercado da Distribuição;
A diferenciação do serviço;
O mercado da Comunicação hoteleira contemporâneo;
Tecnologia: o novo modus operandi

(inclui dois seminários com convidados de excelência)

2
Marketing Digital para a Hotelaria

Internet – oportunidades e desafios para as empresas hoteleiras. Exemplos práticos;
As redes sociais e a blogosfera na comunicação: networking como ferramenta; storytelling;
Webmarketing: web design, web promotion e web performance;
Search Engine Marketing (SEM);
O novo consumidor online: prossumer, blending process e o salto para o online; processo de compra on line no turismo e CRM (relacionamento e novos nichos);
O exemplo da Loja Online

3
Storytelling, online campaigns para a co-criação e copromoção de marca

O storytelling e campanhas online;
Imagem e reputação da marca;
Atividades e ferramentas de comunicação da marca;
O papel das pessoas na construção de uma marca;
A medição do valor da marca;
O mercado e a internacionalização.

2
A decisão baseada em business analytics

A tomada de decisão d agestão hoteleira com base em Business Intellingence (BI) e Business Analytics (BA);
Avaliação de sistemas de BI e BA e da infraestrutura tecnológica;
Planeamento e implementação de soluções de Business Analytics com aplicação ao negócio hoteleiro.

2
Projeto II

Forma de reflexão/tutorias sobre os assuntos abordados no módulo;
O trabalho final, será uma apresentação oral para a aplicação de uma solução concreta para um estabelecimento.

2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Transformação Digital no Turismo e na Hotelaria

A Inteligência Artificial na hotelaria;
Biometria na Indústria da Hospitalidade;
Robótica;
Realidade Aumentada x Realidade Virtual no sector hoteleiro.
Sucesso em Projetos Tecnológicos na indústria Hoteleira;
Impacto das Novas Tecnologias para a Governança, Ética, Cibersegurança e Gestão
de Riscos

2
Design Thinking

A inovação como ferramenta de competitividade hoteleira;
O desenvolvimento de produtos/ serviços na indústria da hospitalidade: casos exemplares, etapas no desenvolvimento da inovação, o Plano de Negócios;
Tipos de investidores e apoios ao investimento.

3
Projeto III (I+II)

Forma de reflexão/tutorias sobre os assuntos abordados ao longo do curso;
O trabalho final, será a apresentação escrita e oral para a aplicação de uma solução concreta para um estabelecimento.

3

Corpo Docente

Coordenador
Paulo Alexandre Marques

Hospitalidade

José Morais da Silva

Formação de Executivos

Luís Florêncio

Tecnologias

Orlando Fontan

Tecnologias

Sofia Almeida

Hospitalidade

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Novembro Campus Quinta do Bom Nome

Galeria

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas

Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade