O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde Lisboa

Programa prático que lhe irá permitir adquirir técnicas e conhecimentos de comunicação aplicadas às atuais necessidades do sector da saúde - One Health.

Selecione o regime preferencial

-25% Candidate-se até 15 de Março e beneficie da Bolsa de Apoio ao Estudo de 25%.

Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

O Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde combina um modelo académico teórico e prático em ambientes simulados dotar os participantes de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, a fim de promover a saúde e o bem-estar num contexto One Health.

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: Maio 2024
9 meses / 90 horas Faculdade de Ciências da Saúde
Não conferente de grau

Porquê o Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde?

Benefícios
  • Programa especializado em comunicação integrada em saúde que visa dotar os participantes de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, a fim de promover a saúde e o bem-estar num contexto One Health. Uma comunicação transparente, humana e em vários meios (online e offline) numa visão 360º.
  • Modelo académico baseado na aprendizagem experiencial, em que os estudantes aprendem através da experiência, baseada na simulação.
  • Corpo docente nacional e internacional com experiência clínica e multidisciplinar – especialistas em comunicação e psicologia.
  • Parceria estratégica com a Universidad Europea de Madrid, que conta com um Hospital Simulado, equipado com alta tecnologia e com uma abordagem One Health.
  • Possibilidade de participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Promover a compreensão sobre Compreender oo papel das diversas competências de comunicação necessárias para o profissional envolvido no processo de promoção da saúde;
  • Conhecer os participantes sobre os princípios e métodos de uma comunicação eficaz (interpessoal, organizacional e com os media), bem como os principais problemas de comunicação em saúde;
  • Identificar o papel e potencial dos diversos canais para as ações de comunicação em saúde, incluindo as novas tecnologias e redes sociais.
Destinatários
  • Profissionais e Investigadores, preferencialmente na área das Ciências da Saúde (Médicos, Enfermeiros, Investigadores, Nutricionistas, outros);
  • Profissionais na área de comunicação que queiram obter conhecimentos na área da Comunicação de Ciência e da Saúde.

Acreditação e Parceiros

Este Programa conta com a Acreditação da Ordem dos Psicólogos, o Patrocínio Científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a parceria da Universidad Europea de Madrid.

International Health Weekend

Ao frequentar este programa poderá participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu o no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.

É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.

A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.

O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras
Apresentação
Sessão de Abertura - One Health2
Módulo 1 - Princípios de Comunicação em Saúde
Tendências e Evolução da Sociedade: Promoção da Saúde & Bem-Estar4
A definição de públicos-alvo na saúde - Aulas Online Live4
Fundamentos da Comunicação na saúde (importância da comunicação verbal, não verbal, entre outros)4
Módulo 2 - Comunicação Integrada em Saúde
Plano Estratégico de Comunicação de Saúde4
Comunicação Interna, Comunicação Externa e Media Relations4
Comunicação de Crise / Comunicação de Risco4
Métricas de Comunicação | Webinar - Aulas Online Live2
Media Training - workshop4
Módulo 3 - Comunicação em Saúde: profissional de saúde/ doente e família / cuidadores
Relação Terapêutica: barreiras, atitudes e competências. Comunicação com clientes com diversidade funcional4
Mudança Comportamental (Adesão, Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis) - Entrevista Motivacional4
Gerir emoções em Saúde. Como transmitir "más notícias" (diagnóstico, doença crónica, luto, entre outros)4
Comunicação ao longo do ciclo Vital (adolescentes, crianças, entre outros)4
Simulador: UE Madrid8
Módulo 4 - Comunicação, Informação e Literacia em Saúde
Informação e Literacia em Saúde4
Comunicação e Fontes de Informação - Aulas Online Live4
Comunicação Baseada na Evidência (Como Comunicar Ciência?)4
Seminário sobre Marketing Social - Webinar - Aulas Online Live2
Módulo 5 - Comunicação em Saúde - ferramentas digitais e tecnologia
Estratégia de comunicação online - social media - Aulas Online Live4
A Inteligência Artificial na Comunicação de Saúde4
Gestão de Conteúdos / Storytelling4
Organizar e Gerir Eventos - Webinar - Aulas Online Live2
Apresentação final6

Coordenação

Ricardo Mena: Co-coordenador do Curso

Doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Vigo. Foi diretor do IPAM Porto, diretor do programa de Mestrado em Gestão de Marketing do IPAM Porto e professor adjunto da área de Marketing Estratégico. Foi igualmente convidado para vários cursos de pós-graduação e conferências na área de Gestão Estratégica de Marcas. Ricardo Mena foi fundador e diretor de inovação de marca da MM+A Branding, uma empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de branding na área da saúde, a partir de um método autodesenvolvido chamado 3´S Brand Three Method. É co-autor do livro Healthcare Marketing editado pela Leya em 2016 e do livro Branding: Back to Basics pela Almedina em 2022.

Teresa Santos: Co-coordenador do Curso

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Educação; e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga certificada pela EFPA (European Federation of Psychologists Associations - EFPA). Coordenadora de Psicologia e Professora Associada na Universidade Europeia. Professora Auxiliar Convidada no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa, CatolicaMed Platform.

Coordenadora científica, clínica e investigadora em diversos projetos internacionais e nacionais e autora de diversas publicações científicas na área da Psicologia.

Corpo docente

Abel Garcia Abejas

Coordenador da Equipa Intra-hospitalar de cuidados paliativos do Hospital Lusíadas Lisboa, onde ainda exerce as funções de presidente da CES (Comissão de Ética) desde 2018. Docente de Bioética e Ética Médica na FCS-UBI – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Coordenador do Núcleo de Estudos em Bioética NEBUBI, da FSC-UBI. Mestre em Bioética pelo Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull - Barcelona (Espanha), desde 2019. Competência em Cuidados Paliativos à Ordem dos Médicos desde 2015. Doutorando em Medicina na Universidade da Beira Interior na área dos Cuidados Paliativos, Saúde Digital e Bioética. Especialista em Medicina Geral e Familiar e Licenciado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de Estremadura em 2000. Investigador na área de saúde digital e dos cuidados paliativos. Conselheiro da CES do IVI/GINEMED.

Ana Canavarro

Professora Universitária e consultora. Acima de tudo, apaixonada pelo Conhecimento e Inovação disruptiva. Iniciou carreira na advocacia e, posteriormente, trabalhou cerca de 13 anos em Retalho- gestão de centros comerciais, onde desempenhou várias funções (marketing manager, leasing manager, coordenação comercial). Foi ainda consultora de marketing digital, com foco em gestão de conteúdos e redes sociais. Possui o título especialista em Marketing e Publicidade e é doutorada em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais (com tese em Novos Media e Marketing Político). É pós-graduada em marketing e em gestão empresarial, contando ainda com cursos e especializações em Digital Strategy, Marketing Digital de Moda, Storytelling e life e executive coaching. É autora do blog marketingdigitalretalho.com

Diana Cunha

Possui experiência Profissional como Gestora de Eventos e Comunicação no Centro de Congressos da Alfândega do Porto: vertente comercial e operacional dos eventos; gestão de toda a comunicação da marca no canal online e offline; sistemas de certificação da Qualidade. Departamento de marketing e comunicação e impulsionadora de formação executiva dos programas do ISAG-European Business School. Responsável de ativação de marca de grandes grupos em eventos como Primavera Sound, Meo Marés Vivas, Essência do Vinho, Serralves em Festa, Web Summit, entre outros. Possui um curso profissional em comunicação, marketing, relações públicas, licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura (vertente do marketing) e é atualmente mestranda em Gestão de Marketing. 10 anos de experiência na área do marketing e da organização de eventos.

Diana Frasquilho

Psicóloga Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e doutorada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na área de Saúde Mental, onde desenvolveu investigação ligada aos determinantes socioeconómicos da saúde mental das populações em contexto de crise financeira. Psicoterapeuta pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses Desempenhou funções como investigadora PostDoc na Fundação Champalimaud, na área da resiliência em cancro de mama. Exerce a sua atividade profissional como psicoterapeuta na clínica AlterStatus.

Duarte Vital Brito

Médico especialista em saúde pública, formador e consultor, com experiência em comunicação em saúde, visualização de dados e gestão de infodemia. Fundador da Academia de Comunicação em Saúde, marca dedicada à formação sobre comunicação em saúde. Possui Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento (Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade Nova de Lisboa), Pós-Graduação em Visualização de Dados (ISCTE-IUL e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública (Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica de Lisboa).

Isabel Pereira Santos

Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialização em Comunicação em Saúde pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Jornalista da RTP mais de 20 anos onde desempenhou múltiplas funções, de grande repórter a editora de sociedade, desenvolvendo paralelamente a função de jornalista especialista em saúde durante mais de uma década.

Assessora de comunicação do Ministério da Saúde, de 2015 a 2018. Além da assessoria mediática e política aos responsáveis governamentais, participou no desenvolvimento de diversas campanhas de comunicação no âmbito da Saúde Pública, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de promoção de alimentação saudável, prática de exercício físico, cessação tabágica, entre outras. Assessora de Comunicação no Ministério da Defesa, foi responsável pela Comunicação interna e externa da Defesa Nacional, na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE 2021).

Formadora de Media Training. Docente universitária na licenciatura de Comunicação Social, no Instituto Português de Estudos Superiores e palestrante convidada na Pós-Graduação de Comunicação em Saúde, da Faculdade de Medicina de Lisboa.

É atualmente a responsável de Políticas Públicas na Roche Farmacêutica, onde promove e desenvolve parcerias e projetos de Políticas Públicas na área da Saúde.

Joana Alarcão

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Health Economics and Outcomes Research Manager no Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa durante 9 anos onde desenvolveu e coordenou revisões sistemáticas, meta-análises, estudos de avaliação do valor terapêutico e económico de medicamentos, avaliação do impacto orçamental da introdução de medicamentos no mercado e estudos de custo e carga da doença. Information Specialist do Grupo de Revisão Cochrane das Doenças do Movimento, onde foi responsável pela qualidade e desenvolvimento das estratégias de pesquisa das revisões, e investigadora do Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana até 2020. Formadora em cursos pós-graduados nos módulos de revisões sistemáticas e meta-análises na Faculdade de Medicina e no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Exerce atualmente a sua atividade profissional como Access Partner na Roche Farmacêutica e Química, Lda e é assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Jorge Amorim

Empresário e investigador com interesse pelas áreas da gestão de conhecimento, cognição e aprendizagem; tanto em pessoas como em agentes artificiais. Em 2013 criou a Empresa HIKARI, da qual é fundador, sendo esta uma marca na área dos serviços com base na cognição e comportamento humano. É também responsável da estratégia da empresa e dos projetos de inovação. Dentro deste projeto, desenhou um programa de estímulo cognitivo para promoção de aprendizagens ao longo da vida. Antes desta etapa trabalhou com equipas multidisciplinares para resolver problemas em sectores como tecnologia assistida (ou ajudas técnicas) e saúde mental. É docente convidado no IPAM. A sua filosofia de trabalho assenta em quatro pilares: razão, ciência, humanismo e progresso. Considera o desenvolvimento tecnológico e a aplicação de inteligência artificial como ferramentas para colocar ao serviço das pessoas para a elaboração de soluções eficazes e eficientes. Mestre em ciência cognitiva (Universidade de Lisboa), realizou um MBA (AESE/IESE) e tem formação avançada em neurociência para a educação (Universidade Católica). Os seus tópicos atuais de investigação relacionam-se com funções executivas e resolução de problemas. Está neste momento a iniciar o doutoramento em ciências cognitivas (Universidade Católica).

Miguel Arriaga

Licenciado em Psicologia Clínica e Doutorado em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior. Chefe da Divisão de Literacia em Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde (2018 ao momento). Colaboração como Docente na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior e Universidade Católica Portuguesa.Responsável pela coordenação do Plano de Ação da DGS para a Literacia em Saúde 2019/2021 e membro das Task Force (TF) da DGS na resposta à COVID-19 e TF para as Ciências Comportamentais aplicada ao contexto da pandemia de COVID-19. Coordenação da OMS European Action Network on Health Literacy for Prevention and Control of NCDs e ponto focal da Behavioural and Cultural Insights unit da OMS Investigador com vários artigos publicados. Vencedor do Prémio Saúde Pública, do Ministério da Saúde, Dr. Francisco George 2018.

Saídas profissionais

  • Especialista em Comunicação, Marketing e Relações Públicas nas diferentes áreas da Saúde

  • Jornalista especialista em Saúde

  • Consultor em Saúde

  • Diretor/gestor de comunicação em organizações de saúde

  • Organização de eventos de Saúde

  • Organizações de Saúde para gestão do atendimento com pacientes

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None