O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-graduação em Football Analytics

Pós-graduação em Football Analytics Online

Nesta Pós-Graduação os alunos poderão ter o primeiro contacto com decisões baseadas em dados utilizando os mais modernos instrumentos e técnicas de recolha.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Football Analytics

O Futebol, à semelhança de outras Indústrias, tem vindo cada vez mais a procurar nos dados formas de tomar melhores decisões e eliminar perdas com escolhas mal suportadas. No que concerne ao desempenho desportivo per si, estes dados têm sido utilizados, sobretudo, para a análise de jogo, para a deteção de atletas talentosos e para análise da performance física.

Nesta Pós-Graduação em Football Analytics, os alunos poderão ter o primeiro contacto com decisões baseadas em dados utilizando os mais modernos instrumentos e técnicas de recolha e análise, permintindo-lhes estar preparados para intervir de forma capaz neste âmbito, contribuindo assim, para a maximização do desempenho desportivo de atletas / equipas de futebol.

Online Português
Início: 5 jun. 2023 18 ECTS
8 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós Graduação?

Metodologia Diferenciadora

Flexibilidade e comodidade associadas ao facto do programa ser ministrado em regime e-Learning

Corpo Docente Especializado

Constituído fundamentalmente por profissionais com competências comprovadas. Ligação ao Mercado, componente prática e potencial de aplicabilidade imeditata ao contexto profissional

Experiência com mais modernos instrumentos

os alunos poderão ter o primeiro contacto com decisões baseadas em dados utilizando os mais modernos instrumentos e técnicas de recolha e análise

Plano de estudos

Unidades curricularesHorasECTS
Módulo 1: Football Analytics -Fundamentos40 horas6
Módulo 2: Análise de Jogo24 horas3,6
Módulo 3: Análise de Talento16 horas2,4
Módulo 4: Análise de Performance física28 horas4,2

Corpo docente

Ricardo Balbeira

Coordenador da Pós Graduação em Football Analytics.Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos em diferentes áreas do Conhecimento. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos formativos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Ana Sousa: Pós-doutorada no Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD, Portugal) onde estuda o efeito combinado do exercício na hipoxia e da suplementação com nitrato no rendimento de atletas. Professora Auxiliar no Instituto Universitário da Maia, ISMAI. Investigadora na área da fisiologia do exercício: hipóxia, suplementação de nitrato, cinética de VO2, planeamento, periodização e controle do treino em diferentes modos de exercício cíclico.
  • Diogo Coutinho: Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) Treinador de futebol desde 2011, tendo sido treinador adjunto em Clubes de Futebol profissionais como Moreirense FC, Académica OAF e Varzim Sport Club. Orador em vários cursos de treinador de futebol (UEFA B e C) da Federação Portuguesa de Futebol.
  • Fábio Nakamura: Editor associado do periódico Science andMedicine in Football, Journal of Sports Science and Medicine, e também membro do conselho editorial do International Journal of Sports Physiology and Performance. Colaborou com várias equipas profissionais (Sporting Clube de Braga, Retro FC) e equipas de futebol de todo o mundo em projetos de pesquisa (incluindo a Seleção Brasileira). Atualmente desempenha funções no Boavista CF como Coordenador de Investigação Científica no Boavista Lab.
  • Fernando Gonçalves: Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. LecionaCálculo, Álgebra Linear, Estatística e Econometria em programas de licenciatura e Estatística Multivariada em programas de doutoramento. Coordena, atualmente, a área científica de Matemática e Técnicas Quantitativas da Universidade.Tem um Ph.D. em Matemática e Estatística pela University of Edinburg, tendo prosseguido estudos pós-doutorais na Australian National University.
  • Filipe Ramos: Licenciado em Matemática (Ensino) pela FCUL, Mestrado em Matemática Financeira, pelo ISCTE-Business Scholl/FCUL, e em Ensino da Matemática, pela FCT-UNL. Especializado em Métodos Quantitativos, no ISCTE-Business Scholl, tendo já obtido o diploma de estudosavançados nesta área. Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado no ISCTE-Business Scholl e colaborador na Universidade Europeia, estando a prosseguir a sua investigação na área da Modelação Matemática, nomeadamente “Time Series Analysis and Forecasting”,aplicada às áreas da Economia, Gestão e Finanças.
  • Filipe Rodrigues: Professora Auxiliar na ESECS -Politécnica de Leiria. Investigador centrada em teorias motivacionais e cognitivas para compreender a mudança de comportamento relacionada com a saúde em diversos domínios. Autor da premiada tese de Doutoramento intitulada “The Bright and Dark side of motivation in exercise: promoting persistence and adherence”.
  • Gabriel Pestana: Coordenador da Licenciatura em Informática de Gestão e do Mestradoem Sistemas de Informação para a Gestão da Universidade Europeia. Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Univ. Técnica de Lisboa –Instituto Superior Técnico, onde leciona como Prof. Auxiliar Convidado. Investigador no INOV INESC Inovação onde coopera em ações de transferência de conhecimento. Especialista na modelação de soluções para info-estruturas críticas, com requisitos de monitorização e localização em tempo-real.
  • Gonçalo Bexiga: Atual Head of Scouting no Al Ain FC (Abu Dhabi), foi scout para a primeira equipa do Sport Lisboa e Benfica. Como Scout passou também por uma das mais modernas academias do mundo, a Aspire Academy. Exerceu também funções de treinador, técnico de prospeção e coordenador técnico de futebol.
  • João Ribeiro: Fisiologista do exercício do Gabinete de Otimização Desportiva do Sporting Clube de Braga. PhD em Filosofia, Ciências do Desporto; Mestre em Ciências do Desporto.
  • José Cruz: Licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Mestre em Matemática Financeira com tese intitulada “Integro-Differential Equations for Option Pricing in Exponential Levy Models”. Doutor em Matemática Aplicada à Economia e Gestão com a apresentação da tese “Option Pricing in Illiquid markets with jumps”. Atualmente é docente na Universidade Europeia nas unidades curriculares de Matemática e Estatística.
  • Júlio Costa: Fisiologista / Cientista Desportivo. Ph.D.em Ciências do Desporto, mestre em Formação de Alto Rendimento pela Universidade do Porto. Investigadornaárea damonitorização de cargas de treinoe competição, fadiga e recuperação, prevenção de lesões e futebol (recreativo) para a saúde. Em 2017, recebeu o patrocínio da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol e da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) para estudar a função autonómica cardíaca e os padrões de sono após treinos e jogos em jogadoras de futebol.
  • Óscar Tojo: Foi já treinador principal, assistente técnico, técnico físico e analista de jogo. Em 2011, tornou-se membro da equipa técnica de Pedro Caixinha em clubes como UD Leiria e Nacional da Madeira, da primeira liga portuguesa, e Club Santos Laguna, da Primeira Liga do México. Atualmente é Preparador Físico no clube saudita, Al-Shabab.
  • Pedro Silva: Doutorado em Ciências do Desporto, foi recentementePerformance Coach no Olympique de Marselha. Integrando a equipa técnica do Treinador André Villas-Boas, desempenhou funções em clubes como o Shanghai SIPG FC e FC Zenit.
  • Rui Marcelino: Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Éinvestigador do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano –CIDESD e professor universitário no Instituto Universitário da Maia ISMAI onde é responsável (entre outros) pelos módulos «Observação e Análise do Rendimento Desportivo» e «Métodos de Investigação» no Mestrado em Treino Desportivo.

Saídas profissionais

O presente programa é apontado para todos aqueles que pretendem desempenhar funções ou melhorar competências como:

  • Treinadores

  • Analistas de jogo

  • Scoutse Preparadores Físicos

  • Strenght & Conditiong Coaches em contexto de clubes

  • Academias de futebol

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line