À semelhança de outras indústrias, o futebol tem procurado cada vez mais nos dados formas de tomar melhores decisões e eliminar perdas resultantes de escolhas mal fundamentadas. No que diz respeito ao desempenho desportivo, estes dados são utilizados principalmente para a análise de jogos, deteção de atletas talentosos e avaliação da performance física.
A Pós-Graduação Online em Football Analytics, dirigida a amantes de futebol e profissionais do desporto, proporciona um primeiro contacto com a tomada de decisões baseada em dados. Utilizando instrumentos e técnicas modernas de recolha e análise de dados, prepara os participantes para intervir eficazmente neste campo, contribuindo para a maximização do desempenho desportivo de atletas e equipas de futebol.
Online | Português |
Início: Junho 2024 | 8 meses, 18 ECTS |
Faculdade Online |
Metodologia diferenciadora
Corpo docente especializado
Experiência com mais modernos instrumentos
Módulos | Unidades de Ensino | Docentes | ECTS |
---|---|---|---|
Football Analytics Fundamentos | Introdução à análise de dados Bases de dados e Big Data Análise do Rendimento Individual Análise do Rendimento em competição Análise do Rendimento em Treino Estatística aplicada Programação para a Ciência de Dados Análise Preditiva Fundamentos de Machine Learning | Gabriel Pestana João Ribeiro Diogo Coutinho Pedro Silva José Cruz João Azevedo | 6 |
Análise de Jogo | Tagging: Indicadores de treino e jogo Organização e análise de dados com o Microsoft Excel Potenciar a Análise de Dados com o software PowerBI Visualização de Dados para Análise do rendimento desportivo com o Tableau A utilização de sistemas de tracking para a análise do rendimento desportivo Potêncial dos softwares dos sistemas de tracking | Diogo Coutinho Nuno Mateus | 3.5 |
Análise de Talento | Dimensão Psicológica Análise de Talento baseado em dados | Hugo Sarmento Luis Dias | 2.5 |
Análise de Performance | Sistemas de Geolocalização Variáveis de desempenho Frequência Cardiaca Medidas Subjectivas Monitorização do sono Marcadores Bioquímicos | Óscar Tojo Fábio Nakamura Ana Sousa Petrus Gantois Julio Costa João Ribeiro | 4 |
Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.
Diogo Coutinho: Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) Treinador de futebol desde 2011, tendo sido treinador adjunto em Clubes de Futebol profissionais como Moreirense FC, Académica OAF e Varzim Sport Club. Orador em vários cursos de treinador de futebol (UEFA B e C) da Federação Portuguesa de Futebol.
Fábio Nakamura: Editor associado do periódico Science and Medicine in Football, Journal of Sports Science and Medicine, e também membro do conselho editorial do International Journal of Sports Physiology and Performance. Colaborou com várias equipas profissionais (Sporting Clube de Braga, Retro FC) e equipas de futebol de todo o mundo em projetos de pesquisa (incluindo a Seleção Brasileira). Atualmente desempenha funções no Boavista CF como Coordenador de Investigação Científica no Boavista Lab.
Gabriel Pestana: Coordenador da Licenciatura em Informática de Gestão e do Mestrado em Sistemas de Informação para a Gestão da Universidade Europeia. Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Univ. Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico, onde leciona como Prof. Auxiliar Convidado. Investigador no INOV INESC Inovação onde coopera em ações de transferência de conhecimento. Especialista na modelação de soluções para info-estruturas críticas, com requisitos de monitorização e localização em tempo-real.
João Azevedo: Data Scientist na Caixa Geral de Depósitos e Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e especializado em Matemática aplicada à computação pelo Instituto Superior Técnico.
João Ribeiro: Fisiologista do exercício do Gabinete de Otimização Desportiva do Sporting Clube de Braga. PhD em Filosofia, Ciências do Desporto; Mestre em Ciências do Desporto.
José Cruz: Licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Mestre em Matemática Financeira com tese intitulada “Integro-Differential Equations for Option Pricing in Exponential Levy Models”. Doutor em Matemática Aplicada à Economia e Gestão com a apresentação da tese “Option Pricing in Illiquid markets with jumps”. Atualmente é docente na Universidade Europeia nas unidades curriculares de Matemática e Estatística.
Júlio Costa: Fisiologista / Cientista Desportivo. Ph.D. em Ciências do Desporto, mestre em Formação de Alto Rendimento pela Universidade do Porto. Investigador na área da monitorização de cargas de treino e competição, fadiga e recuperação, prevenção de lesões e futebol (recreativo) para a saúde. Em 2017, recebeu o patrocínio da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol e da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) para estudar a função autonómica cardíaca e os padrões de sono após treinos e jogos em jogadoras de futebol.
Luis Dias: Atualmente Data Manager no SC Braga, trazendo experiência de funções anteriores no SC Braga, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade do Minho e AIS.SC UMinho. Licenciado pela Universidade do Minho 2016 - 2021. Com um conjunto robusto de habilidades que inclui Trabalho em equipe, Business Intelligence, Engenharia, Java, MySQL e muito mais, Luís Dias contribui com insights valiosos para a indústria. Luís Dias tem 3 emails no RocketReach.
Nuno Cardoso: Licenciado em Psicologia, Licenciado em Educação Física e Desporto, Pós-Graduação e Mestrado em Psicologia do Desporto, Doutorando em Psicologia do Desporto. Formador em cursos de treinador, Psicólogo da Federação Nacional de Karate, Psicólogo no ADCR Caxinas Futsal, Psicólogo de atletas Olímpicos e em ciclo Olímpico. Autor do programa Taticamente no NovumCanal. Psicólogo no Programa de Alto Rendimento- Madeira. Coordenador da PG Psicologia do Desporto na Universidade Europeia.
Óscar Tojo: Foi já treinador principal, assistente técnico, técnico físico e analista de jogo. Em 2011, tornou-se membro da equipa técnica de Pedro Caixinha em clubes como UD Leiria e Nacional da Madeira, da primeira liga portuguesa, e Club Santos Laguna, da Primeira Liga do México. Atualmente é Preparador Físico no clube saudita, Al-Shabab.
Pedro Figueiredo: Doutorando em Ciências do Desporto – Universidade do Porto; Senior sport scientist na Universidade de Maryland (EAU); Guest researcher no National Institute on Aging; Fisiologista na Seleção Nacional de Futebol Sub21.
Pedro Silva: Doutorado em Ciências do Desporto, foi recentemente Performance Coach no Olympique de Marselha. Integrando a equipa técnica do Treinador André Villas-Boas, desempenhou funções em clubes como o Shanghai SIPG FC e FC Zenit.
Nuno Mateus: Membro do Centro em Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e Professor em Instituições nacionais e estrangeiras, nas quais destacamos a Escola Real Madrid|Universidade Europea. Utilizador frequente de softwares de análise da performance desportiva, acumula uma vasta experiência em avaliações do rendimento com equipas profissionais possuindo licença UEFA C. Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livro relacionados com análise da performance nos jogos desportivos coletivos, bem como com as valias da utilização dos sistemas de tracking em treino e competição.
O presente programa é apontado para todos aqueles que pretendem desempenhar funções ou melhorar competências como:
Treinadores
Analistas de dados de futebol
Analista de Futebol
Scoutse Preparadores Físicos
Strenght & Conditiong Coaches em contexto de clubes
Academias de futebol
Aulas 100% Online em regime live training que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.
Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.
Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de admissão está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de candidatura ou admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura online.