O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Universidade-europeia-online-PG-gestao-energias-renovaveis

Pós-Graduação 100% Online em Gestão de Energias Renováveis Online

Desenvolva competências avançadas em diversas fontes de energia renováveis, análise financeira e gestão de projetos na indústria energética.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação 100% Online em Gestão de Energias Renováveis

A Pós-graduação em Gestão de Energias Renováveis tem como objetivo principal formar e capacitar profissionais para atuarem de forma especializada na indústria das energias renováveis. Isso envolve o desenvolvimento de competências e conhecimentos avançados, abrangendo diversas fontes de energia renováveis. Além disso, a formação visa proporcionar uma compreensão aprofundada das questões ambientais e sociais associadas às energias renováveis, incentivando práticas de utilização dos recursos de forma mais sustentável.

O programa abrange ainda áreas de competências como a análise económico-financeira e práticas de gestão eficiente de projetos, com a introdução de metodologias e ferramentas estratégias específicas para esse contexto.

As políticas de planeamento energético bem como regulamentações da indústria serão também aqui matéria de discussão, preparando os participantes para compreenderem o enquadramento legal e as dinâmicas do mercado da energia e das renováveis. A promoção da inovação e das boas práticas no setor da eficiência energética e mobilidade também aqui terão um papel fundamental.

Online Português
Início: Novembro 2024 18 ECTS
9 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Gestão de Energias Renováveis?

Especialização Avançada
  • Proporciona conhecimentos avançados e especializados em tecnologias de energias renováveis

Competências de Gestão
  • Desenvolve competências de gestão específicas no panorama das energias renováveis, preparando os graduados para liderarem projetos na área da transição energética;

Visão Global
  • Aborda diversas fontes de energias renováveis, como solar, eólica, hidroelétrica, biomassa, entre outras proporcionando uma visão abrangente do setor.
Entendimento das Políticas Energéticas
  • Capacita os profissionais a compreenderem as políticas e regulamentações relacionadas às energias renováveis
Consciência Sustentável
  • Promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e eficiência energética, incorporando princípios éticos, ambientais e sociais na gestão de projetos de caráter renováveis
Transição Energética
  • Capacita os graduados a desempenharem um papel ativo na transição energética, alinhando-se com as crescentes preocupações climáticas, ambientais e metas rumo à neutralidade carbónica na economia

Plano de estudos

Unidade CurricularDocentes
Fontes de Energias ReonováveisEdgar Neto
Análise Economico-Financeira de Sistemas de Energia RenovávelRicardo Pinto
Governança corporativa e ESGRicardo Pinto
Contexto Energético AtualTiago Antunes
Planeamento e Matriz EnergéticaPaulo Castelão
Eficiência Energética e MobilidadeRicardo Soares

Coordenação

Fernando Martins

Possui um MBA em Gestão de Empresas com especialização em Finanças pelo Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais. Paralelamente, possui várias formações em distintas áreas como Sales Management, Negotiation, Pricing, Change Management, corporate anti corruption and compliance em Londres, UK, Effective Leadership na Nova School of Business and Economics, Lisboa e negociação avançada na Católica Porto Business School.

Iniciou a sua carreira na Indústria Automóvel (Grupo SAG), com uma passagem pela Indústria do Oil Gas em várias multinacionais (Shell Oil Company, Comma Oil Chemicals Ltd, Cosan Lubricants, Moove Europe do Grupo Cosan).

Em 2019 decidiu enveredar pela indústria das Energias Renováveis, assumindo várias funções de liderança em diversas empresas, sendo atualmente diretor Geral da Nexhos Energies Portugal do Grupo Nexhos, uma spin-off da Legendre Energie e da Legendre XP do Groupe Legendre.

Possui uma vasta experiência empresarial nacional e internacional, tendo sido responsável por várias negociações chave, planos estratégicos e reorganizações de negócios na área de Sales business development em contextos de mercado desafiantes e de complexidade elevada.

É membro efetivo da ordem dos engenheiros do colégio de engenharia mecânica, membro efetivo do FAE (Fórum de Administradores e Gestores) e Professor do IPAM de pós-Graduação.

Frequenta o Programa doutoral em sistemas sustentáveis de energia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

Tiago Antunes: Country Manager Ibéria na Esdec BV. Formação em marketing, programação neurolinguística e pelo AMEG, Advanced Management in Energy, da AESE. Encontra-se atualmente a frequentar um MBA internacional em Espanha.

Ricardo Soares: Diretor-geral da GoCharge, empresa especializada em Mobilidade Elétrica e em Transição Energética na Indústria e nos Serviços. Licenciado em Eng. Mecânica com especialização em Gestão Industrial e Pós-Graduação em Engenharia da Mobilidade Elétrica.

Edgar Neto: Manager numa empresa multinacional líder no mercado de Energia Eólica.
Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Pós-Graduação em Gestão na AESE Business School e é doutorado em Sistemas Avançados de Energia pela FEUP-MIT.

Ricardo Pinto: Consultor independente internacional com experiência multissectorial na organização e montagem de negócios, na constituição de parcerias e de equipas de sucesso, permanentemente motivadas para novos desafios, e na gestão estratégica e comercial de empresas de diferentes dimensões. Formado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com MBA – Master on Business Administration na Porto Business School – Universidade do Porto.

Paulo Castelão: Exerce funções na Direção Geral de Energia e Geologia tendo sido selecionado para o programa Future Energy Leaders Portugal em 2024. Licenciado em Engenharia em Ambiente com Mestrado em Energia e Sustentabilidade pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela FEUP.

Pós-graduação em Data Analytics for Business
Saídas profissionais

  • Integração em empresas da área da instalação, manutenção e operação de infraestruturas renováveis;
  • Integração em empresas de estudos e projetos nomeadamente no desenvolvimento de sistemas de produção que utilizem energias renováveis;
  • Consultadoria na área das Energias Renováveis: realização de análises de viabilidade técnico, económico-financeira, avaliação das melhores alternativas no que diz respeito ao uso e seleção das tecnologias mais eficientes para cada caso;
  • Integração em agências de energia e realização de auditorias e matrizes energéticas;
  • Instituições públicas, como por exemplo, autarquias no que diz respeito ao planeamento energético.
Becas y ayudas Master in Big Data Analytics online
Público-Alvo

  • Licenciados, mestrados, quadros de empresas com atividade no setor das energias renováveis.
  • Profissionais com curriculum relevante que pretendam desenvolver atividade profissional nesta área.

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura online.

None