O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-Graduação em Health Management

Pós-Graduação em Health Management Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Health Management

Esta Pós-graduação é desenvolvida em parceria com a Lusíadas Saúde e visa capacitar os estudantes para o planeamento estratégico e a gestão da mudança em organizações de saúde, a partir do enquadramento e da análise das tendências de inovação, em saúde para a estratégia, gestão e liderança de equipas e para a eficiência operacional. Distingue-se pelo seu caráter inovador suportado num modelo académico baseado na aprendizagem experiencial, através do recurso à simulação e ao estudo de casos e com a participação de um corpo docente com vasta experiência académica, profissional, multidisciplinar e internacional.

(This programme is lectured only in Portuguese)

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: Outubro 2024
10 meses Faculdade de Ciências da Saúde
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Health Management?

Benefícios
  • Modelo académico baseado na aprendizagem experiencial, com uma forte componente teórico-prática e prática, repartido entre o ambiente académico e o ambiente profissional
  • Corpo docente altamente qualificado, com experiência profissional multidisciplinar e internacional
  • Parceria com a Lusíadas Saúde
  • Networking e intercâmbio de experiências com diferentes gestores e entidades de saúde a nível nacional e internacional.
  • Possibilidade de participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid.

Objetivos
  • Analisar e refletir sobre os principais desafios que a gestão em saúde enfrenta atualmente em Portugal e a nível internacional.
  • Conhecer e analisar o planeamento estratégico e a gestão da mudança nas organizações de saúde.
  • Refletir sobre liderança, relações interpessoais e tomada de decisões no setor da saúde através de estudos de casos reais e a simulação.
Destinatários
  • Profissionais com funções de gestão ou liderança de organizações e equipas na área da saúde.
  • Profissionais qualificados de outras áreas setoriais em transição para o setor da saúde.

Parceiros

Esta Pós-graduação é desenvolvida em parceria com a Lusíadas Saúde e permite ao estudante realizar uma experiência internacional em Madrid em colaboração com a Universidad Europea de Madrid.

International Health Weekend

Ao frequentar este programa poderá participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu o no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.

É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.

A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.

O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições.

Plano de estudos

Sessão de abertura com os coordenadores do programa

Unidades curricularesHoras/Semana
Saúde em Mundo Global - One Health3
Introdução à Saúde Pública e à Epidemiologia3
Políticas de Saúde e Governança em Saúde3
Direito em Saúde, Aspetos Éticos e Regulatórios3
O Setor da Saúde em Portugal3
Mercado de Saúde e Stakeholders3
Tendências Internacionais na Oferta de Cuidados3
Cuidados de Saúde Baseados em Valor3

Unidades curricularesHoras/Semana
Inovação e Desenvolvimento em Cuidados de Saúde – Investigação Clínica3
Innovation in the Healthcare Corporations3
Big Data, AI, IoT e 5G e B.I3
Cloud, Cibersegurança, Data Protection e Record Management3
Digital Tranformation Model3
Masterclass 13

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão Estratégica em Cuidados de Saúde3
Análise de Consumo e Marketing3
Gestão da Mudança3
Sustentabilidade em Saúde3
Masterclass 2: Comportamento organizacional3

Unidades curricularesHoras/Semana
Planeamento Estratégico de Recursos Humanos3
Motivação e Retenção de Recursos Humanos na Saúde3
Liderança e Mudança Organizacional3
Dinâmica interpessoal em Organizações de Saúde3
Masterclass 33

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão de Operações e Finanças3
Logística e Cadeia de Valor3
Qualidade e Segurança3
Experiência do Cliente3
Ciência de Dados e Tomada de Decisão3
Masterclass 43

Unidades curricularesHoras/Semana
Workshop Final: Prioridades na Saúde5
Entrega de Trabalhos (ET) e Apresentação Final (AF)4

Coordenação

José Mendes Ribeiro: Co-coordenador

Economista (ISEG, Lisboa). Formação especializada em “Advanced Managed Care” (EUA, Chicago, 1998 e “Architecting Business Change in Health Services” (EUA, Chicago, 1999); Post Graduação em “Gestão de Instituições Financeiras” (Universidade Católica Portuguesa, 2000);

Tem desempenhado funções de gestão no setor da saúde, em instituições públicas e privadas. Foi responsável pelo lançamento dos Hospitais Empresa (Ministério da Saúde (2003) e pela Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012).

Foi Administrador no Hospital da Cruz Vermelha, no INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e no Grupo Português Saúde. Diretor da área de saúde da Accenture, e membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos e do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico da Universidade de Coimbra.

José Mendes Ribeiro

Vasco Antunes Pereira: Co-coordenador

CEO da Lusíadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional, incluindo um hospital gerido em regime de parceria público-privada, a Lusíadas Saúde tem aproximadamente 7 mil colaboradores em Portugal, gerando receitas anuais de aproximadamente 350M€.

Antes de assumir o cargo de CEO, Vasco Antunes Pereira foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais e membro do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde. Com licenciatura em Direito na Universidade Lusíada, várias pós-graduações em saúde na Stanford University e IESE e um MBA em Direito na Georgetown University, iniciou a carreira como advogado corporativo e foi diretor da área jurídica no Hospital Amadora-Sintra antes de entrar no sector privado de saúde, na direção de Logística da José de Mello Saúde.

Lourdes Martín Méndez: Co-coordenadora

Doutorada em Medicina e Cirurgia pela Universidad Autónoma de Madrid, (Licenciatura em 1997, Doutoramento em 2012), Especialista em Medicina Geral e Familiar, Mestre em Administração Médica e Gestão Clínica (Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Instituto Carlos III e Escuela nacional de Sanidad, 2014). Instrutora de Simulação (Center for Medical Simulation, Boston 2015), MBA (Universidad Europea de Madrid, 2017). Exerceu enquanto médica de família, na Gestão de Cuidados de Saúde Primários e no Serviço de Urgências do Hospital Ramón y Cajal. Diretora do Centro de Cuidados de Saúde Primários e Subdiretora Médica da Dirección Asistencial Oeste de la Gerencia de Atención Primaria de la Comunidad de Madrid. Coordenadora de Ensino (Académico-Hospitalar) da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidad Europea de Madrid, foi Diretora do Hospital Simulado da Universidad Europea de Madrid, sendo atualmente, desde novembro de 2021 Diretora Executiva da área de Ciências da Saúde de Universidade Europeia. Do ponto de vista da investigação, realizou inúmeros estudos na área de Cuidados de Saúde Primários e qualidade e gestão no ensino superior, os quais resultaram em inúmeras publicações científicas, nacionais e internacionais, capítulos de livros, bem como participações em congressos. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação em Health Management da Universidade Europeia.

Corpo docente

Adalberto Campos Fernandes

adalberto_campos.png

Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2018-2021). Professor Catedrático Convidado da Universidade Europeia. Especialista em Saúde Pública. Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Presidente do Conselho de Administração do Hospital Cruz Vermelha. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente. Foi Presidente da Comissão Executiva dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, SA Hospital de Cascais. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Detentor das competências de Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos.. Pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Diploma do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE, em Lisboa. Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Membro do Conselho de Curadores da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. Consultoria Internacional em projetos na área das políticas, sistemas e organizações de saúde. Membro do Júri do Prémio João Lobo Antunes da SCML. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

Luís Drummond Borges

Filipe Drummond Borges 400x225.png

Chief Growth Officer / Chief Commercial Officer da Lusiadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional, incluindo um hospital gerido em regime de parceria público-privada, a Lusíadas Saúde tem aproximadamente 7 mil colaboradores em Portugal, gerando receitas anuais de aproximadamente 350M€.
Antes de assumir o referido cargo, Luis Drummond Borges foi CEO da AdvanceCare S.A., plataforma de gestão de saúde, CEO da Esumédica, Medicina e Segurança do Trabalho e membro do comité de gestão da ADV Health International, da ADV Angola e da United Health International Inc.. Antes, ainda, assumiu a responsabilidade de Lead Sénior Manager da Accenture Portugal na área de Finantial Services.
Luis Drummond Borges tem uma licenciatura em organização e gestão de empresas pelo ISCTE, uma pós-graduação no PASGEF programa avançado para gestores do setor privado, pela Universidade Católica Portuguesa.

Maria Eduarda Duarte

Professora Catedrática Aposentada, desde Abril de 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia. Coordenou o Mestrado em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Foi Professora Convidada e Visitante em instituições na Europa, Ásia, América do Sul, África e América do Norte. As publicações e apresentações abarcam tópicos sobre os adultos e o mundo do trabalho, avaliação e processos de aconselhamento. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia (2005-2018); é membro de conselhos editoriais de revistas científicas em Portugal, na Europa e também em Revistas Americanas e Ibero-Americanas. Foi directora do Instituto de Orientação Profissional (2009-2014). Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2013- 2014), e de outros orgãos de gestão da Universidade e da Faculdade. Foi Presidente da Counseling Division (2014-2018), da International Association of Applied Psychology (IAAP). É Presidente da UNESCO CHAIR – Lifelong guidance and counselling, Universidade de Wroclaw (Polónia). Recebeu o Fellow Award – IAAP (2014), e da European Society for Vocational Design and Counseling (ESVDC) 2015. É auditora de Defesa Nacional desde 2007.

Pedro Gonçalves Pereira

Pedro Gonçalves Pereira 400x225.png

Administrador Executivo com os pelouros Financeiro e Operações do grupo Lusíadas Saúde, uma referência no setor em Portugal.
Atualmente, o Grupo Lusíadas tem seis hospitais e cinco clínicas de Norte a Sul do País, conta com cerca de 7.000 Pessoas e contabiliza receitas anuais superiores a 350 milhões de euros.
Antes de integrar o Grupo Lusíadas Saúde, Pedro Gonçalves Pereira foi Administrador Executivo da AdvanceCare, uma empresa especialista na gestão de seguros e planos de saúde com operações quer em Portugal, quer em África.
No seu percurso profissional, Pedro Gonçalves Pereira desempenhou ainda os cargos de Consultor Sénior na Accenture e Auditor Financeiro na Price Waterhouse.
Pedro Gonçalves Pereira é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE - Lisboa), participou no Programa Avançado para Executivos da Universidade Católica Portuguesa (UCP - Lisboa), tem uma especialização em sistemas de controlo de gestão (ISCTE - Lisboa), e completou o General Manager Program do UnitedHealth Group.

Ana Rafaela Prado

Ana Rafaela Prado 400x225.jpg

Médica consultora de Medicina Interna com mais de 17 anos de experiência clínica, no sector público e privado e, desde 2019, Chief Clinical Information Officer do Grupo Lusíadas Saúde. Desde 2017 é auditora externa para o HIMSS Europe e faz parte do Board of Clinical Advisors desta entidade que reconhece a adoção de tecnologia com valor para os doentes e para as instituições que os tratam.

Tem vasta experiência com o ensino pré e pós-graduado na área da medicina e na especialidade de medicina interna, tendo sido adjunta da coordenação do internato médico durante vários anos, recebido alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e levado 5 internos da especialidade a exame. Também já foi presidente de júri do exame final do internato complementar de medicina interna e vogal de vários exames de especialidade de medicina interna. Entre a sua atividade clínica destaca-se a Chefia de Equipa de Urgência externa de 2012 até 2021 tendo estado na prestação de cuidados durante a pandemia Covid. Já foi speaker e moderadora em congressos e encontros científicos nacionais e internacionais, abordando sobretudo a área da introdução de tecnologia na prestação de cuidados de saúde, gestão da mudança e de equipas no terreno.

André Pinto

CEO do Hospital Lusíadas Amadora e o Responsável pelo Cluster de Lisboa na Lusíadas Saúde, aonde tem como principais funções, a organização e a supervisão das suas operações clínica e administrativa. Na AdvanceCare Angola foi Country Manager entre 2013 e 2019 tendo sido responsável nesse país pela liderança estratégica da Companhia e pela implementação de objetivos, planos e políticas de longo prazo. Entre 2009 e 2013 foi Gestor de Projeto na AdvanceCare em Portugal. Formado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Gestão (especialização em Saúde) pelo ISCTE. Mais recentemente frequentou um Programa Executivo da Harvard Business School em Managing Health Care Delivery.

Catarina Andrade

Licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Pós-Graduação em Gestão e Direcção de Serviços de Saúde pela Escola de Gestão do Porto (EGP). Experiência profissional em Auditoria, adquirida na empresa Internacional “Ernst & Young”, e no Departamento Financeiro da empresa industrial Frulact, onde desempenhou a função de Assessora Financeira. Desempenhou ainda funções de Controlo de Gestão no Centro Hospitalar de São João E.P.E. (Unidade de Controlo e Planeamento do Negócio). Foi Vogal do Conselho Diretivo da Unidade Autónoma de Gestão de Medicina (UAG Medicina), sendo responsável pelo controlo de produção, área financeira e Recursos Humanos. Foi Diretora de Produção do Hospital Cuf Porto e do Instituto Cuf Porto. Foi ainda Administradora do Trofa Saúde Hospital em Alfena e do Trofa Saúde Hospital Central. É atualmente Diretora Geral do Hospital Lusíadas Braga.

Cláudia Silveira Calisto

Diretora de Engagement & Wellbeing na Jerónimo Martins SGPS SA desde Janeiro de 2021, é membro fundador do Wellbeing Executive Council pela The Conference Board desde Maio de 2022 e tem desenvolvido toda a sua atividade profissional ligada à área da gestão, liderança de pessoas e cultura organizacional, “Change Management” e “transformation in high-performance people & organizations” comunicação interna e corporativa, bem como políticas de saúde e bem estar.

Na Jerónimo Martins, tem colaborado em vários projetos de implementação interna transversal a outras áreas ao nível de comunicação interna, people engagement, transformação digital, Web design de plataformas UX, UI e canais internos, bem como projetos especiais de responsabilidade social corporativa e diversidade e inclusão.

Detém Diploma em Business Management Program pela AESE Business School de Lisboa, bem como uma Pós-graduação em CRM Marketing & Management pela Universidade Nova de Lisboa, uma Pós-graduação em Economics & Management pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management e uma Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa.

De 2019 – 2021 foi docente convidada e colaborou em projetos formativos e académicos na AESE Business School, Lisboa, conciliando com a atividade profissional de Lusíadas Knowledge Center and Clinical Engagement Director na Lusíadas Saúde, Hospital Lusíadas em Lisboa.

Anteriormente exerceu funções de Cuf Academic Center Director na José de Mello Saúde e Marketing Director na Espírito Santo Saúde, para além de funções de Consultoria em Marketing Estratégico, Liderança e Alta Performance de equipas e IT em empresas como a Cap Gemini e Vodafone.

David Magboulé

davidmagboulé.png

Licenciado em Biologia pela University of Nottingham, o David tem 15 anos de experiência internacional no setor da Saúde (Pharma, Medical Devices, Biotech) em postos de Marketing e Business Development tendo passado por empresas como a ITF-Farma, a Genetrix, a Carestream e a SonoSite FUJIFILM, e nos últimos 8 tem trabalhado como consultor de estratégia para diversas indústrias.

Apaixonado pela inovação, lançou no final de 2017 a LabToMarket, uma one stop-shop para os investigadores e start-ups que querem lançar os seus produtos e serviços no mercado, trazendo o know-how do mercado e fazendo a ponte estratégica entre os inovadores e os decisores. Trabalha ainda com entidades governamentais, hospitais e multinacionais como consultor em metodologias ágeis e open innovation. Desde 2022, é o Head of Growth & Acceleration da Startup Portugal, entidade responsável pela Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.

Eduarda Reis

Eduarda Reis 400x225.jpg

Médica pediatra neonatologista, desempenhando atualmente o cargo de Chief Medical Officer (CMO) na Lusíadas Saúde aonde é também Presidente do seu Conselho Clínico. A sua principal responsabilidade como CMO é trabalhar com a liderança clínica por forma a construir uma estratégia clínica e facilitar a sua implementação a nível local. Tem 8 reportes diretos: Quality & Patient Safety, Chief Clinical Information Officer, Chief Transformation Officer, Clinical Engagement & Operations Manager, Lusíadas Knowledge Center, Farmácia, Física Médica & Radioproteção e Normalização Clínica. Enquanto Presidente do Conselho Clínico tem como função não só promover a discussão entre equipas clínicas como também apoiar a Administração do Grupo orientando as tomadas de decisão corporativas por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Com mais de 30 anos de experiência na área de cuidados de saúde, 17 dos quais em funções de liderança como Diretora de uma Maternidade Privada, Diretora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Cascais, Diretora do Departamento Materno-Infantil, CMO do Hospital de Cascais, e atualmente CMO e Presidente do Conselho Clínico na Lusíadas Saúde.

Ester Leotte

Ester Leotte 400x225.jpg

Diretora de Marketing da Lusíadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional e receitas superiores a 300 milhões de euros, a Lusíadas Saúde assume um compromisso com a melhoria do sistema nacional de saúde e contribuiu para desenhar ativamente o futuro da saúde em Portugal.

Na sua atual função tem como principais responsabilidades definir uma estratégia de marca coerente com a missão e visão do grupo e implementar planos de ações de marketing com o objetivo de aumentar o valor e notoriedade da marca Lusíadas e de fazer crescer o negócio de acordo com as prioridades definidas pelo Grupo.

Antes de assumir este cargo, foi Diretora de Marketing na AdvanceCare, Gestão de Serviços de Saúde. S.A, empresa na qual colaborou 18 anos, tendo passado por outras funções durante este percurso, como Diretora de Clientes Institucionais ou Chefe do Gabinete de assessoria à Direção Geral, entre outros.

Apesar de ter feito grande parte da sua carreira no sector segurador, esteve sempre ligada ao ramo Saúde, pelo que a passagem para a gestão de cuidados foi uma evolução natural, construindo assim uma carreira na área da saúde com quase 20 anos.

Com licenciatura em Publicidade e Marketing e pós-graduação em Gestão na Universidade Lusíada de Lisboa, frequenta doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em comunicação estratégica e, durante o seu percurso profissional tem feito diversas formações em marketing, estratégia, liderança e gestão de equipas.

Filipe Pereira

Licenciado em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho, tendo desenvolvido a sua atividade na área de dados de suporte à decisão. Iniciou o seu percurso profissional como Team Leader da equipa de sistemas de dados de suporte à decisão da Glintt, onde desempenhou funções durante 10 anos no sector da saúde. Em 2014 aconteceu a sua entrada no projecto Lusíadas Saúde onde assumiu a função de Manager da área de sistemas analíticos. Durante a sua atividade teve a oportunidade de desenvolver e implementar novos produtos e tecnologias de suporte à decisão nos maiores hospitais públicos e privados do país, tendo inclusivé participado na implementação do cálculo dos Parâmetros de desempenho e resultado usados na avaliação das parcerias público-privadas (PPP) da saúde.

Hugo Rocha

Engenheiro Eletrotécnico formado no Instituto Superior Técnico em 2006, com uma Pós-Graduação em Gestão da Energia e Eficiência Energética. Liderou o departamento de construção e manutenção da rede elétrica numa pme referencia no sector durante 10 anos. Em 2017 concluiu o TheLisbonMBA International, formação essa em parceriacom duas escolas de referência em Portugal, a Universidade NovaSBE e a Universidade Católica, que culminou num período no Massachusetts Institute of Technology Sloan em Boston para profundar os conhecimentos de gestão e liderança. Após conclusão do MBA, surge a oportunidade no sector da Saúde, onde geriu grandes unidades dentárias no sector mass market e posteriormente uma clínica de referência no sector premium. Com formação BlackBelt em LeanSixSigma é orientado para os processos que promovam a eficiência e a experiência do paciente. A sua entrada no projecto Lusíadas dá-se em 2023, tendo sido convidado a assumir a liderança da Direção da Gestão de Clientes do Hospital Lusiadas de Lisboa, o maior hospital do grupo, liderando uma equipa de 200 colaboradores.

João Louro

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo de Telecomunicações e Eletrónica, pela Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e MBA com especialização em Gestão da Informação pela Universidade Católica.

Tem mais de 25 anos de experiência profissional como diretor, assessor da alta direção e consultor de gestão, servindo diversas organizações públicas e privadas, como o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e a Accenture, Consultores de Gestão. Participou na fundação do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) e da Digisis Consulting. Fundou a Newbridge Digital, firma de consultoria estratégica e transformação digital da qual é managing director.

É professor convidado na Universidade Europeia e presidente do conselho diretivo do PM Portugal Toastmasters, um dos mais reputados clubes Toastmasters da Península Ibérica.

Luís Lopes Pereira

Luis Lopes Pereira 400x225.jpg

PhD pela Universidade de Aveiro na área de Tecnologias de Saúde, Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE e frequência do curso de Economia na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou carreira ligada à indústria farmacêutica e às tecnologias de saúde na Multinacional Abbott onde veio a assumir a Direção Geral fora de Portugal, nomeadamente na Hungria e mais tarde na Noruega. Regressou a Portugal para dirigir localmente a líder mundial em tecnologias e dispositivos médicos, a multinacional Medtronic. Foi Presidente da Apormed, Associação das empresas dos Dispositivos Médicos, onde atualmente ainda faz parte da Direção, e foi convidado para o board do prestigiado Health Cluster Portugal, o maior cluster de saúde no país, onde mantém funções. É investigador da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica Portuguesa. No sentido de aproximar as empresas do conhecimento, colaborou em diversas situações com outras Universidades tais como o Instituto Superior Técnico, a Lisbon Business School e a Universidade da Beira Interior. Participa em diversos fóruns relacionados com a saúde e escreve artigos de opinião sobre o mesmo tema. Tem investido parte do seu tempo em melhorar a presença da indústria portuguesa na cadeia de valor das tecnologias de saúde nomeadamente a indústria transformadora e o software. Mais concretamente tem indiciado e participado em ações concretas que aliam as indústrias e empresas que apresentam elevados padrões de qualidade e capacidade de escala mundial às tecnologias de saúde mais promissoras no mercado internacional como os diagnósticos, o fenómeno do active ageing e as terapêuticas mais interventivas.

Marco Ramalho

Currently Board Member at Lusíadas Cascais S.A., a Hospital with c. 300 beds, managed by Lusíadas Saúde, a United Health Group Company. I have been at Lusíadas Saúde since 2007, with more than 15 years of experience in the health sector. I was Head of Corporate Planning of Lusíadas Saúde BoD (former HPP Saúde) and also served as controller coordinator for all the companies and hospitals within the group between 2007 and 2014. During 2014-2016 I was Head of Logistics and Head of Corporate Development at Lusíadas Saúde BoD. Between 2015 and 2016 I was a Hospital de Cascais Board Member (a Public Private Partnership with the Portuguese State). Prior to joining HPP Saúde, I served as General Manager (2005-2007) at the Unimed Cascais Hospital – GPSaúde group, today CUF Cascais Hospital at José de Mello Saúde; as Board Advisor at GPSaúde (2004- 2005) where I participated in project management teams created to promote new organizational models and in the development of the project at Unimed Cascais Hospital - defining processes, equipment acquisition, layouts and human resources definitions; I also served as Senior consultant on Arthur Andersen and Deloitte – Corporate Finance/Strategy, Mergers & Acquisitions, Audit. Skills and Competences: Provide creative, innovative, enthusiastic and forward thinking leadership in a team environment. Focused on achieving continuous, improved organizational performance. Education: Stanford University, Innovative Health Care Program. Graduate of the Universidade Técnica de Lisboa with a degree in Economics. Additionally I am specialized in Strategy for Health Organizations - Universidade Católica Portuguesa – Lisbon and an Advanced Degree in Situational leadership.

Paula Maia Fernandes

Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde no XXI Governo Constitucional (2015-2018). Desempenhou funções de coordenação e elaboração dos projetos legislativos e sistematização do correspondente planeamento como Adjunta dos Gabinete do Ministro da Saúde do XIX Governo (2011-2015), do Gabinete da Ministra da Saúde do XVII Governo (2008/2009) e do Gabinete do Secretário de Estado do Tesouro do XI e XII Governos Constitucionais (1990/1992); Licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa e Pós-graduada em Direito da Medicina e Direito Europeu pela Faculdade de Direito de Coimbra, Relações Internacionais e Direito Comunitário pelo ISCSP, Direito Comercial e Sociedades Comerciais pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Direito dos Valores Mobiliários e Corporate Governance/Corporate Finance pela Faculdade de Direito de Lisboa. Especialização na área do Direito da Saúde, no âmbito do tratamento de informação de saúde e proteção de dados pessoais, seguros de saúde e redes convencionadas de prestadores, bem como na área do Direito Económico e das Instituições Financeiras, atividade bancária e mercado de valores mobiliários. Leciona e publica nas áreas da especialidade.

Paulo Jorge Pereira

Foto_Paulo-Pereira.jpg

Gestor de empresas nas áreas das tecnologias de informação e de consultoria, sendo atualmente administrador da empresa noLimits Consulting, S.A. Leciona, desde 2022, as unidades de “Cloud, Cibersegurança & Data Protection & Record Managment” e a de “A infraestrutura Tecnológica” no Curso de Especialização em Digital Health da Universidade Europeia. Tem uma carreira profissional com de mais de 30 anos, tendo exercido funções de direção e de coordenação em empresas em Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos, tendo participado na criação, avaliação e reestruturação de empresas. Dedica-se ao estudo da aplicação das ciências de dados e da inteligência artificial ao desenvolvimento da sociedade, com particular foco no bem-estar da população sénior.

Roberta Frontini

Roberta Frontini 400x225.jpg

Detentora de um doutoramento europeu no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica - Psicologia da família e intervenções familiares (aprovada com distinção e louvor por unanimidade) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Especialidade reconhecida pela Ordem dos Psicólogos em Psicologia Clínica e da Saúde. Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica: Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e da Saúde pela FPCE-UC. É psicóloga clínica no Hospital Cruz Vermelha e em Consultório privado em Lisboa (Areeiro). É investigadora, membro integrado e membro da comissão executiva do ciTechCare (Center for Innovative Care and Health Technology). É membro colaborador no CIEQV (Centro de Investigação Em Qualidade de Vida). É Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa e Professora Adjunta Convidada no Politécnico de Leiria.

Sofia Fernandes

Sofia Fernandes 400x225.jpg

Com formação académica em Direito, uma Pós-Graduação em Recursos Humanos e formação em Gestão, Liderança e Coaching de equipas, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional sempre ligado às Pessoas. Iniciou a sua experiência na Banca (BCI), ligada à Formação, tendo depois transitado para a Consultoria de RH em empresas como a Dynargie, Deloitte e RAY Human Capital. Ao longo de cerca de 15 anos teve a oportunidade de gerir projetos em diferentes setores de atividade. Foi Manager de projetos em várias empresas em temáticas de Customer Care e Melhoria da Qualidade de Serviço, Assessment e Desenvolvimento de Competências, Identificação de Potencial e Programas de alinhamento organizacional. Em 2012 regressa ao setor financeiro, Banco Popular - Banco Santander, para novos desafios nos Recursos Humanos, onde teve a oportunidade de apoiar na definição e implementação de uma estratégia de Gestão de Talento, articulada com modelos de compensação. No ano de 2019 integra um novo setor, assumindo a responsabilidade pela nova área de Talent & Development no Grupo Lusíadas Saúde, onde lidera o recrutamento, a formação e o desenvolvimento.

Suzana Rocha

Licenciada em Ciência Política, Suzana Rocha Pereira assumiu as funções de Head of ESG no Grupo Lusíadas Saúde em janeiro de 2023.

Após ter iniciado a sua carreira como jornalista e editora de economia, Suzana Rocha Pereira passou 15 anos dedicada à comunicação institucional, tendo-se especializado na medição e gestão da reputação corporativa.

Enquanto Head of Reputation na Lift Consulting, foi responsável pelo desenvolvimento do Reputation Circle, centro de conhecimento para a reputação corporativa fundado pela agência, do qual se tornou Diretora Executiva.

Entre 2020 e 2022, fez ainda parte da Direção do Grace – Empresas Responsáveis, em representação da Lift.

Susana Moreira da Silva

Susana Moreira 400x225.jpg

Directora de Recursos Humanos do Grupo Lusíadas Saúde, o Grupo Lusíadas Saúde detém 6 hospitais e 5 clínicas, com um universo de mais de 7.000 colaboradores. O foco da função é garantir os recursos certos, com as competências adequadas, que permitam construir sucesso conjunto. A Susana Moreira da Silva integrou a Lusíadas Saúde em Março de 2001.

Antes de ingressar na Lusíadas Saúde, Susana trabalhou na Egor como Executive Researcher e Talent Acquisition, durante 4 anos. Iniciou a sua carreira trabalhando como Talent Acquisition numa Construtora Cívil Espanhola (Grupo San José) e viveu em Espanha durante um ano e meio.

Tem 21 anos de experiência na liderança e gestão de equipas de capital humano no sector da saúde. Teve a oportunidade de participar como Especialista em Capital Humano nos concursos das PPP para novos hospitais, assim como também participou no processo de alienação da Lusíadas Saúde ao UnitedHealth Group. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Pricologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1990-1995), Pós-graduação Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa (2005), Executive Development Program by UnitedHealth Group que inclui uma semana de residência em Stanford University (219). A Susana Moreira da Silva facilita workshops de Cultura Empresarial UnitedHealth Group para LÍderes.

Saídas profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Liderança e Gestão de Equipas em Sistemas e Organizações de Saúde.

  • Desempenho, atual ou futuro, de funções de enquadramento técnico, clínico, de gestão ou operacional.

  • Exercício de cargos de responsabilidade orgânica, ao nível estratégico e operacional.

Testemunhos

Comillas
ComillasEscolhi a Pós-graduação em Health Management da Universidade Europeia pelos interessantes conteúdos funcionais que esta apresenta. Com um corpo docente de excelência e a abrangência do plano de estudos, tenho a certeza que escolhi a formação indicada para me preparar da melhor forma para os desafios da minha atividade profissional.

Susana Daniel

Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica - Área de Saúde Ambiental desde 2000

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None