O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-Graduação em Health Management

Pós-Graduação em Health Management Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Health Management

Esta Pós-graduação é desenvolvida em parceria com a Lusíadas Saúde e visa capacitar os estudantes para o planeamento estratégico e a gestão da mudança em organizações de saúde, a partir do enquadramento e da análise das tendências de inovação, em saúde para a estratégia, gestão e liderança de equipas e para a eficiência operacional. Distingue-se pelo seu caráter inovador suportado num modelo académico baseado na aprendizagem experiencial, através do recurso à simulação e ao estudo de casos e com a participação de um corpo docente com vasta experiência académica, profissional, multidisciplinar e internacional.

Presencial
Quinta do Bom Nome
9 meses / 100 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Health Management?

Benefícios
  • Modelo académico baseado na aprendizagem experiencial, com uma forte componente teórico-prática e prática, repartido entre o ambiente académico e o ambiente profissional
  • Corpo docente altamente qualificado, com experiência profissional multidisciplinar e internacional
  • Experiência Internacional em Madrid em colaboração com a Universidad Europea de Madrid e a SEDISA (Sociedad Española de directivos de la Salud) y Fundación SEDISA. Inclui as aulas, não estão incluídas as despesas de viagem (voo, alimentação e deslocações). A viagem é opcional, podendo ser acompanhada via aulas hyflex.
  • Parceria com a Lusíadas Saúde
  • Networking e intercâmbio de experiências com diferentes gestores e entidades de saúde a nível nacional e internacional.

Objetivos
  • Analisar e refletir sobre os principais desafios que a gestão em saúde enfrenta atualmente em Portugal e a nível internacional.
  • Conhecer e analisar o planeamento estratégico e a gestão da mudança nas organizações de saúde.
  • Refletir sobre liderança, relações interpessoais e tomada de decisões no setor da saúde através de estudos de casos reais e a simulação.
Destinatários
  • Profissionais com funções de gestão ou liderança de organizações e equipas na área da saúde.
  • Profissionais qualificados de outras áreas setoriais em transição para o setor da saúde.

Parceiros

Esta Pós-graduação é desenvolvida em parceria com a Lusíadas Saúde e permite ao estudante realizar uma experiência internacional em Madrid em colaboração com a Universidad Europea de Madrid e a SEDISA (Sociedad Española de directivos de la Salud) y Fundación SEDISA.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/Semana
Saúde em Mundo Global - One Health3
Introdução à Saúde Pública e à Epidemiologia3
Políticas de Saúde e Governança em Saúde3
O Setor da Saúde em Portugal3
Direito em Saúde, Aspetos Éticos e Regulatórios3

Unidades curricularesHoras/Semana
Inovação e Desenvolvimento em Cuidados de Saúde3
Sistemas em Saúde3
Saúde Digital e Transformação dos Cuidados de Saúde3
Cuidados de Saúde Baseados em Valor3
Masterclass 13

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão Estratégica em Cuidados de Saúde3
Análise de Consumo e Marketing3
Gestão da Mudança3
Sustentabilidade em Saúde3
Masterclass 2: Comportamento organizacional3

Unidades curricularesHoras/Semana
Planeamento Estratégico de Recursos Humanos3
Motivação e Retenção de Recursos Humanos na Saúde3
Liderança e Mudança Organizacional3
Dinâmica interpessoal em Organizações de Saúde3
Masterclass 33

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão de Operações e Finanças3
Logística e Cadeia de Valor3
Qualidade e Segurança3
Experiência do Cliente3
Ciência de Dados e Tomada de Decisão3
Masterclass 43

Unidades curricularesHoras/Semana
Os estudantes que não consigam realizar a visita de estudos com aulas que decorre num fim-de-semana na Universidad Europea em Madrid, poderão assistir as aulas através via Hyflex.18

Unidades curricularesHoras/Semana
Entrega de Trabalhos e Apresentação Final.3

Coordenação

Lourdes Martís Méndez: Co-coordenadora do Curso

Doutorada em Medicina e Cirurgia pela Universidad Autónoma de Madrid, (Licenciatura em 1997, Doutoramento em 2012), Especialista em Medicina Geral e Familiar, Mestre em Administração Médica e Gestão Clínica (Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Instituto Carlos III e Escuela nacional de Sanidad, 2014). Instrutora de Simulação (Center for Medical Simulation, Boston 2015), MBA (Universidad Europea de Madrid, 2017). Exerceu enquanto médica de família, na Gestão de Cuidados de Saúde Primários e no Serviço de Urgências do Hospital Ramón y Cajal. Diretora do Centro de Cuidados de Saúde Primários e Subdiretora Médica da Dirección Asistencial Oeste de la Gerencia de Atención Primaria de la Comunidad de Madrid. Coordenadora de Ensino (Académico-Hospitalar) da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidad Europea de Madrid, foi Diretora do Hospial Simulado da Universidad Europea de Madrid, sendo atualmente, desde novembro de 2021m Diretora Executiva da área de Ciências da Saúde de Universidade Europeia. Do ponto de vista da investigação, realizou inúmeros estudos na área de Cuidados de Saúde Primários e qualidade e gestão no ensino superior, os quais resultaram em inúmeras publicações científicas, nacionais e internacionais, capítulos de livros, bem como participações em congressos. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação em Health Management da Universidade Europeia.

Vasco Antunes Pereira: Co-coordenador do Curso

CEO da Lusíadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional, incluindo um hospital gerido em regime de parceria público-privada, a Lusíadas Saúde tem aproximadamente 7 mil colaboradores em Portugal, gerando receitas anuais de aproximadamente 350M€.

Antes de assumir o cargo de CEO, Vasco Antunes Pereira foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais e membro do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde. Com licenciatura em Direito na Universidade Lusíada, várias pós-graduações em saúde na Stanford University e IESE e um MBA em Direito na Georgetown University, iniciou a carreira como advogado corporativo e foi diretor da área jurídica no Hospital Amadora-Sintra antes de entrar no sector privado de saúde, na direção de Logística da José de Mello Saúde.

Corpo Docente

Adalberto Campos Fernandes

adalberto_campos.png

Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2018-2021). Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. É especialista em Saúde Pública, detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde e em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e em Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios (AESE). Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Foi administrador de diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Cascais, SAMS - Prestação Integrada de Cuidados de Saúde). Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É membro da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. É autor ou coautor de diversos trabalhos e publicações nas áreas da administração, das políticas e da gestão dos serviços de saúde, integrando diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais. É atualmente Coordenador Estratégico da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia.

Luís Drummond Borges

Filipe Drummond Borges 400x225.png

Chief Growth Officer / Chief Commercial Officer da Lusiadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional, incluindo um hospital gerido em regime de parceria público-privada, a Lusíadas Saúde tem aproximadamente 7 mil colaboradores em Portugal, gerando receitas anuais de aproximadamente 350M€.
Antes de assumir o referido cargo, Luis Drummond Borges foi CEO da AdvanceCare S.A., plataforma de gestão de saúde, CEO da Esumédica, Medicina e Segurança do Trabalho e membro do comité de gestão da ADV Health International, da ADV Angola e da United Health International Inc.. Antes, ainda, assumiu a responsabilidade de Lead Sénior Manager da Accenture Portugal na área de Finantial Services.
Luis Drummond Borges tem uma licenciatura em organização e gestão de empresas pelo ISCTE, uma pós-graduação no PASGEF programa avançado para gestores do setor privado, pela Universidade Católica Portuguesa.

Maria Eduarda Duarte

Professora Catedrática Aposentada, desde Abril de 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia. Coordenou o Mestrado em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Foi Professora Convidada e Visitante em instituições na Europa, Ásia, América do Sul, África e América do Norte. As publicações e apresentações abarcam tópicos sobre os adultos e o mundo do trabalho, avaliação e processos de aconselhamento. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia (2005-2018); é membro de conselhos editoriais de revistas científicas em Portugal, na Europa e também em Revistas Americanas e Ibero-Americanas. Foi directora do Instituto de Orientação Profissional (2009-2014). Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2013- 2014), e de outros orgãos de gestão da Universidade e da Faculdade. Foi Presidente da Counseling Division (2014-2018), da International Association of Applied Psychology (IAAP). É Presidente da UNESCO CHAIR – Lifelong guidance and counselling, Universidade de Wroclaw (Polónia). Recebeu o Fellow Award – IAAP (2014), e da European Society for Vocational Design and Counseling (ESVDC) 2015. É auditora de Defesa Nacional desde 2007.

Pedro Gonçalves Pereira

Pedro Gonçalves Pereira 400x225.png

Administrador Executivo com os pelouros Financeiro e Operações do grupo Lusíadas Saúde, uma referência no setor em Portugal.
Atualmente, o Grupo Lusíadas tem seis hospitais e cinco clínicas de Norte a Sul do País, conta com cerca de 7.000 Pessoas e contabiliza receitas anuais superiores a 350 milhões de euros.
Antes de integrar o Grupo Lusíadas Saúde, Pedro Gonçalves Pereira foi Administrador Executivo da AdvanceCare, uma empresa especialista na gestão de seguros e planos de saúde com operações quer em Portugal, quer em África.
No seu percurso profissional, Pedro Gonçalves Pereira desempenhou ainda os cargos de Consultor Sénior na Accenture e Auditor Financeiro na Price Waterhouse.
Pedro Gonçalves Pereira é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE - Lisboa), participou no Programa Avançado para Executivos da Universidade Católica Portuguesa (UCP - Lisboa), tem uma especialização em sistemas de controlo de gestão (ISCTE - Lisboa), e completou o General Manager Program do UnitedHealth Group.

Ana Maria Adão e Silva

Ana Maria Adão Silva 400x225.jpg

Trabalha na Lusíadas Saúde, um prestador de referência no setor da saúde em Portugal, onde lidera a Área de Projetos desde 2019 e recentemente começou a desenvolver a área de Data Strategy do grupo através da implementação de use cases de valor acrescentado e de uma aposta na melhoria da qualidade e acesso a dados.

Iniciou a sua carreira profissional como consultora na McKinsey and Company e em 2015 mudou-se para Nova Iorque onde trabalhou como Gestora de Projetos no NewYork-Presbyterian Hospital e como consultora de campanhas de angariação de fundos na CCS Fundraising.

A Ana Maria Adão e Silva é formada em Economia e tem um Mestrado em Finanças pela NOVA School of Business and Economics. Mais recentemente completou o Nanodegree de Microsoft Power BI do Udacity e frequentou o Lean Sigma Healthcare Green Belt na Johns Hopkins Medicine.

Ana Rafaela Prado

Médica consultora de Medicina Interna com mais de 17 anos de experiência clínica, no sector público e privado e, desde 2019, Chief Clinical Information Officer do Grupo Lusíadas Saúde. Desde 2017 é auditora externa para o HIMSS Europe e faz parte do Board of Clinical Advisors desta entidade que reconhece a adoção de tecnologia com valor para os doentes e para as instituições que os tratam.

Tem vasta experiência com o ensino pré e pós-graduado na área da medicina e na especialidade de medicina interna, tendo sido adjunta da coordenação do internato médico durante vários anos, recebido alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e levado 5 internos da especialidade a exame. Também já foi presidente de júri do exame final do internato complementar de medicina interna e vogal de vários exames de especialidade de medicina interna. Entre a sua atividade clínica destaca-se a Chefia de Equipa de Urgência externa de 2012 até 2021 tendo estado na prestação de cuidados durante a pandemia Covid. Já foi speaker e moderadora em congressos e encontros científicos nacionais e internacionais, abordando sobretudo a área da introdução de tecnologia na prestação de cuidados de saúde, gestão da mudança e de equipas no terreno.

Catarina Rodrigues Marques

Catarina Rodrigues Marques 400x225.jpg

Head of Innovation na Sempa, função na qual agrega responsabilidades na área da inovação, sustentabilidade e talento. Trabalhou, nos últimos dois anos, enquanto responsável da área de sustentabilidade da Lusíadas Saúde.

É ainda CEO do MOVE - organização não-governamental que capacita empreendedores em comunidades em desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Açores, procurando tornar real um mundo onde ideias e trabalho têm um retorno justo. Estudou Relações Internacionais, Políticas Públicas, Desigualdades Sociais e é mestre em Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics, onde lecionou, enquanto professor assistente, a cadeira de Lean Entreperneuship.

Cláudia Silveira Calisto

Diretora de Engagement & Wellbeing na Jerónimo Martins SGPS SA desde Janeiro de 2021, é membro fundador do Wellbeing Executive Council pela The Conference Board desde Maio de 2022 e tem desenvolvido toda a sua atividade profissional ligada à área da gestão, liderança de pessoas e cultura organizacional, “Change Management” e “transformation in high-performance people & organizations” comunicação interna e corporativa, bem como políticas de saúde e bem estar.

Na Jerónimo Martins, tem colaborado em vários projetos de implementação interna transversal a outras áreas ao nível de comunicação interna, people engagement, transformação digital, Web design de plataformas UX, UI e canais internos, bem como projetos especiais de responsabilidade social corporativa e diversidade e inclusão.

Detém Diploma em Business Management Program pela AESE Business School de Lisboa, bem como uma Pós-graduação em CRM Marketing & Management pela Universidade Nova de Lisboa, uma Pós-graduação em Economics & Management pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management e uma Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa.

De 2019 – 2021 foi docente convidada e colaborou em projetos formativos e académicos na AESE Business School, Lisboa, conciliando com a atividade profissional de Lusíadas Knowledge Center and Clinical Engagement Director na Lusíadas Saúde, Hospital Lusíadas em Lisboa.

Anteriormente exerceu funções de Cuf Academic Center Director na José de Mello Saúde e Marketing Director na Espírito Santo Saúde, para além de funções de Consultoria em Marketing Estratégico, Liderança e Alta Performance de equipas e IT em empresas como a Cap Gemini e Vodafone.

Eduarda Reis

Eduarda Reis 400x225.jpg

Médica pediatra neonatologista, desempenhando atualmente o cargo de Chief Medical Officer (CMO) na Lusíadas Saúde aonde é também Presidente do seu Conselho Clínico. A sua principal responsabilidade como CMO é trabalhar com a liderança clínica por forma a construir uma estratégia clínica e facilitar a sua implementação a nível local. Tem 8 reportes diretos: Quality & Patient Safety, Chief Clinical Information Officer, Chief Transformation Officer, Clinical Engagement & Operations Manager, Lusíadas Knowledge Center, Farmácia, Física Médica & Radioproteção e Normalização Clínica. Enquanto Presidente do Conselho Clínico tem como função não só promover a discussão entre equipas clínicas como também apoiar a Administração do Grupo orientando as tomadas de decisão corporativas por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Com mais de 30 anos de experiência na área de cuidados de saúde, 17 dos quais em funções de liderança como Diretora de uma Maternidade Privada, Diretora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Cascais, Diretora do Departamento Materno-Infantil, CMO do Hospital de Cascais, e atualmente CMO e Presidente do Conselho Clínico na Lusíadas Saúde.

Ester Leotte

Ester Leotte 400x225.jpg

Diretora de Marketing da Lusíadas Saúde, grupo português de referência no sector da saúde. Com 11 hospitais e clínicas em todo o território nacional e receitas superiores a 300 milhões de euros, a Lusíadas Saúde assume um compromisso com a melhoria do sistema nacional de saúde e contribuiu para desenhar ativamente o futuro da saúde em Portugal.

Na sua atual função tem como principais responsabilidades definir uma estratégia de marca coerente com a missão e visão do grupo e implementar planos de ações de marketing com o objetivo de aumentar o valor e notoriedade da marca Lusíadas e de fazer crescer o negócio de acordo com as prioridades definidas pelo Grupo.

Antes de assumir este cargo, foi Diretora de Marketing na AdvanceCare, Gestão de Serviços de Saúde. S.A, empresa na qual colaborou 18 anos, tendo passado por outras funções durante este percurso, como Diretora de Clientes Institucionais ou Chefe do Gabinete de assessoria à Direção Geral, entre outros.

Apesar de ter feito grande parte da sua carreira no sector segurador, esteve sempre ligada ao ramo Saúde, pelo que a passagem para a gestão de cuidados foi uma evolução natural, construindo assim uma carreira na área da saúde com quase 20 anos.

Com licenciatura em Publicidade e Marketing e pós-graduação em Gestão na Universidade Lusíada de Lisboa, frequenta doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em comunicação estratégica e, durante o seu percurso profissional tem feito diversas formações em marketing, estratégia, liderança e gestão de equipas.

Francisco Miranda Duarte

Francisco Miranda Duarte 400x225.png

Experiência e forte motivação para a implementação de projetos de otimização de custos e processos em organizações complexas, tendo-o feito extensivamente em saúde e serviços financeiros com impacto relevante no EBITDA e uma profunda preocupação com a sustentabilidade. Ao longo da carreira, teve a responsabilidade pela gestão global de negócios de grande dimensão, extensa experiência executiva e como consultor na área da saúde, projetou e implementou propostas de valor inovadoras em saúde, nomeadamente novos modelos assistenciais baseados na saúde digital.

Tem como foco encontrar soluções para desafios corporativos, liderando equipes em diferentes contextos de negócios, estabelecendo ambientes de trabalho colaborativos e de aprendizagem que envolvam todos os stakeholders e atribuindo especial relevância à comunicação de visão, metas e realizações em um maneira estruturada e convincente.

Atualmente é Partner da Expense Reduction Analysts, CEO da OT Home & Digital Care Solutions, e dá aulas sobre o sistema de saúde na Universidade Europeia. Tem licenciatura em gestão pelo ISEG, MBA pela Universidade Nova e estudos pós graduados no INSEAD, Wharton School (University of Pennsylvania) e Kellog School of Management (Northwestern University).

Luís Lopes Pereira

Luis Lopes Pereira 400x225.jpg

PhD pela Universidade de Aveiro na área de Tecnologias de Saúde, Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE e frequência do curso de Economia na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou carreira ligada à indústria farmacêutica e às tecnologias de saúde na Multinacional Abbott onde veio a assumir a Direção Geral fora de Portugal, nomeadamente na Hungria e mais tarde na Noruega. Regressou a Portugal para dirigir localmente a líder mundial em tecnologias e dispositivos médicos, a multinacional Medtronic. Foi Presidente da Apormed, Associação das empresas dos Dispositivos Médicos, onde atualmente ainda faz parte da Direção, e foi convidado para o board do prestigiado Health Cluster Portugal, o maior cluster de saúde no país, onde mantém funções. É investigador da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica Portuguesa. No sentido de aproximar as empresas do conhecimento, colaborou em diversas situações com outras Universidades tais como o Instituto Superior Técnico, a Lisbon Business School e a Universidade da Beira Interior. Participa em diversos fóruns relacionados com a saúde e escreve artigos de opinião sobre o mesmo tema. Tem investido parte do seu tempo em melhorar a presença da indústria portuguesa na cadeia de valor das tecnologias de saúde nomeadamente a indústria transformadora e o software. Mais concretamente tem indiciado e participado em ações concretas que aliam as indústrias e empresas que apresentam elevados padrões de qualidade e capacidade de escala mundial às tecnologias de saúde mais promissoras no mercado internacional como os diagnósticos, o fenómeno do active ageing e as terapêuticas mais interventivas.

Roberta Frontini

Roberta Frontini 400x225.jpg

Detentora de um doutoramento europeu no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica - Psicologia da família e intervenções familiares (aprovada com distinção e louvor por unanimidade) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica: Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e da Saúde pela FPCE-UC. É psicóloga clínica no Hospital Lusíadas Amadora.

É investigadora, membro integrado e membro da comissão executiva do ciTechCare (Center for Innovative Care and Health Technology). É membro colaborador no CIEQV (Centro de Investigação Em Qualidade de Vida). É Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Maia e Professora Adjunta Convidada no Politécnico de Leiria.

Sofia Couto da Rocha

Sofia Couto da Rocha 400x225.png

Lidera a inovação e transformação digital como Chief Transformation Officer & Head of the Virtual Client na Lusíadas Saúde, que faz parte do maior grupo privado de saúde do mundo, UnitedHealth Group.

Completou o seu MBA no The Lisbon MBA, uma especialização em Ciência Política pela NOVA e um BA em Design em Londres. Depois de ganhar uma bolsa de estudos para o IWI no MIT Engineering Boston e uma para Pesquisa Clínica da Harvard Medical School, concentrou a sua pesquisa em inovação e tecnologia para a saúde. Dedica-se à junção da clinica com a inovação na área de smart ageing. Premiada em Biotecnologia, Liderança e Digital, sendo um dos mais recentes o Global Impact Challenge da Singularity University, que fez a sua última startup dar o pontapé inicial em Silicon Valley no campus da NASA e o SAGES Clinical Services 2021 Shining Bright.

Foi presidente da comissão de TI da iniciativa Health Parliament Portugal durante 3 anos, sendo atualmente Medical officer da Patient Innovation e da Untech, e membro do Conselho nacional para as tecnologias de informática na saúde da Ordem dos Médicos desde há 6 anos. Como crente da igualdade de oportunidades, foi convidada a fazer parte do fórum global Women Leaders, desde 2018.

Atualmente, lecciona sobre inovação e novas tecnologias aplicadas à saúde em três universidades em Portugal.

Sofia Fernandes

Sofia Fernandes 400x225.jpg

Com formação académica em Direito, uma Pós-Graduação em Recursos Humanos e formação em Gestão, Liderança e Coaching de equipas, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional sempre ligado às Pessoas. Iniciou a sua experiência na Banca (BCI), ligada à Formação, tendo depois transitado para a Consultoria de RH em empresas como a Dynargie, Deloitte e RAY Human Capital. Ao longo de cerca de 15 anos teve a oportunidade de gerir projetos em diferentes setores de atividade. Foi Manager de projetos em várias empresas em temáticas de Customer Care e Melhoria da Qualidade de Serviço, Assessment e Desenvolvimento de Competências, Identificação de Potencial e Programas de alinhamento organizacional. Em 2012 regressa ao setor financeiro, Banco Popular - Banco Santander, para novos desafios nos Recursos Humanos, onde teve a oportunidade de apoiar na definição e implementação de uma estratégia de Gestão de Talento, articulada com modelos de compensação. No ano de 2019 integra um novo setor, assumindo a responsabilidade pela nova área de Talent & Development no Grupo Lusíadas Saúde, onde lidera o recrutamento, a formação e o desenvolvimento.

Susana Moreira da Silva

Susana Moreira 400x225.jpg

Directora de Recursos Humanos do Grupo Lusíadas Saúde, o Grupo Lusíadas Saúde detém 6 hospitais e 5 clínicas, com um universo de mais de 7.000 colaboradores. O foco da função é garantir os recursos certos, com as competências adequadas, que permitam construir sucesso conjunto. A Susana Moreira da Silva integrou a Lusíadas Saúde em Março de 2001.

Antes de ingressar na Lusíadas Saúde, Susana trabalhou na Egor como Executive Researcher e Talent Acquisition, durante 4 anos. Iniciou a sua carreira trabalhando como Talent Acquisition numa Construtora Cívil Espanhola (Grupo San José) e viveu em Espanha durante um ano e meio.

Tem 21 anos de experiência na liderança e gestão de equipas de capital humano no sector da saúde. Teve a oportunidade de participar como Especialista em Capital Humano nos concursos das PPP para novos hospitais, assim como também participou no processo de alienação da Lusíadas Saúde ao UnitedHealth Group. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Pricologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1990-1995), Pós-graduação Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa (2005), Executive Development Program by UnitedHealth Group que inclui uma semana de residência em Stanford University (219). A Susana Moreira da Silva facilita workshops de Cultura Empresarial UnitedHealth Group para LÍderes.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Liderança e Gestão de Equipas em Sistemas e Organizações de Saúde.

  • Desempenho, atual ou futuro, de funções de enquadramento técnico, clínico, de gestão ou operacional.

  • Exercício de cargos de responsabilidade orgânica, ao nível estratégico e operacional.

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line