O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Oportunidades de financiamento para estudantes e investigadores

Quando?

15 de novembro de 2023 das 15:00 às 16:00

Onde?

Campus da Quinta do Bom Nome - Auditório

UE_Seminario_Oportunidades_Financiamento_800x400_Evento.jpg

No dia 15 de novembro, pelas 15h00, a Universidade Europeia promove o seminário Oportunidades de financiamento para estudantes e investigadores, evento híbrido a ter lugar online e no Auditório do Campus da Quinta do Bom Nome.

O seminário contará, enquanto orador, com Christian Ramos, Science Manager da Universidade Europeia - sendo o mesmo moderado por Inês Carvalho, professora da Universidade Europeia.

A investigação científica é uma atividade fulcral tanto para docentes e seu desenvolvimento de carreira bem como para as instituições de ensino superior, alavancando o desenvolvimento das UC's ao nível do estado da arte. Contudo, a atividade de investigação e desenvolvimento apresenta elevados custos, que apenas parcialmente podem (e devem) ser suportados pela instituição de acolhimento, porquanto as atividades de I&D são de interesse público. Neste sentido interessa informar os investigadores das fontes de financiamento disponíveis, quer a nível nacional, quer Europeu, ou ainda extracomunitário, capacitando os investigadores para uma escolha coerente e aumentado a sua probabilidade de sucesso na obtenção de financiamento.

É relevante notar que nem todo o financiamento é público, e que para cada tipologia, além de diferentes requisitos, a maturidade da ideia proposta será diferente. Iremos debruçar-nos sobre estes assuntos.

Por outro lado, a obtenção de um grau académico pós-licenciatura qualifica o profissional com competências de alto relevo para o mercado de trabalho. Sabe-se que o nível de qualidade e profundidade de uma dissertação de mestrado ou doutoramento é diretamente proporcional ao compromisso de tempo alocado para o desenvolvimento dos estudos que permitem elaborar a tese. Ora, um compromisso a tempo integral é muitas vezes difícil, pois o estudante muitas vezes tem que conciliar os seus estudos com trabalhos remunerados, ainda que a tempo parcial. Atualmente há diversos mecanismo que permitem financiar o trabalho (conforme descrito na Carta Europeia do Investigador) do estudante para que este possa ter uma dedicação a 100%. Estes mecanismos, em regra públicos, requerem a vontade e envolvimento do estudante, mas também do seu orientador, que é um elemento fulcral para o sucesso quer da candidatura, quer do desenvolvimento do estudante e seu trabalho. É com este pressuposto que vamos abordar esta temática na segunda parte, dando a conhecer os vários mecanismos de financiamento e melhor compreender o papel do estudante, orientador e instituição de acolhimento.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade académica/investigadores.

Contamos com a sua presença!