-40% Candidate-se até dia 30 de maio e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.
O Curso de Especialização em Media Training é um programa diferenciador, imersivo e multidisciplinar, desenhado para ir ao encontro das necessidades dos profissionais que pretendem destacar-se numa área tão desafiante como é o “saber comunicar”.
Neste programa, os participantes terão a oportunidade de aprimorar as suas competências técnicas, comunicacionais e de imagem, assim como de explorar as tendências emergentes, as competências comportamentais (em grupo e individualmente), compreender os aspetos éticos desta indústria e desenvolver uma visão holística das dinâmicas dos media, preparando-se para responder às exigências de jornalistas e diferentes audiências, mesmo em situações de crise.
Este Programa oferece uma oportunidade única aos profissionais para aprofundarem os seus conhecimentos de forma teórico-prática numa área dinâmica, específica e enriquecedora.
Esta especialização conta com a parceria com o GCIMEDIA Group.
Blended | Lecionado em Português | Oriente Green Campus | 7 meses / 60h | Início: Outubro 2025 | Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia |
O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Sessão de Abertura & Projeto Final de Curso | 4 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Os Media em Portugal | 4 | |
Compreender os Media | ||
A relação com os Media | ||
A eficácia da mensagem | ||
O que está a mudar nos meios de comunicação | ||
A relação entre jornalista e fonte | ||
Quem é o autor nas redes sociais | ||
Fact vs Fake | ||
A dinâmica dos Media (Laboratório): Produção de conteúdos na ótica do Jornalista | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gerir a imagem pessoal | 3 | |
Como se criam as primeiras impressões | ||
Compreender a linguagem corporal (Ex: expressões positivas e negativas através dos gestos) e como influenciam o desempenho de uma entrevista |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Tipologias de entrevistas (Ex: TV, Rádio, Imprensa) | 4 | |
A preparação para uma entrevista | ||
Segredos de sucesso de uma entrevista | ||
O Sucesso de uma entrevista (Laboratório): Simular uma entrevista de sucesso | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
A preparação | 4 | |
A prestação oral | ||
Estruturar as Mensagens | ||
Técnicas para criar apresentações eficazes | ||
Gestão do Tempo | ||
Gestão de perguntas e interações desafiantes com a audiência | ||
Técnicas prender a atenção da audiência | ||
Speech Training em Estúdio | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Regras de participação | 4 | |
Preparação do tema | ||
Conhecimento dos colegas de painel | ||
Conhecimento da audiência | ||
Fomentar uma participação equilibrada | ||
Utilização eficaz do tempo | ||
Criação de empatia | ||
Simulação de mesa redonda | 2 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
A importância dos Media no contexto social | 8 | |
A formação da opinião pública | ||
Dominar o Conceito de Crise numa Organização | ||
Identificar os princípios base da gestão de comunicação de crise | ||
Mapear Cenários de Risco de Crise numa organização | ||
Projetar a matriz de vulnerabilidade, organizando os riscos por probabilidade fraca ou forte e impacto fraco ou forte | ||
As fases da crise | ||
Identificar boas e más práticas a adotar na eclosão de uma crise | ||
Compreender o processo de comunicação e a gestão das mensagens-chave | ||
Entender a importância dos Meios de Comunicação Social na Gestão de Crise | ||
Entender as necessidades dos jornalistas ao nível de informação | ||
A importância do Porta-Voz | ||
Refletir sobre a importância do online na gestão de comunicação de crise | ||
Formas de atuação para os diferentes media (TV, Rádio, Imprensa, etc.) | ||
Gabinete de Comunicação de Crise | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Protocolo e Cortesia | 4 | |
Cultura e Diversidade | ||
Comportamento e etiqueta em âmbito oficial e empresarial | ||
Reputação e riscos reputacionais | ||
Formas de Tratamento e Cumprimentos |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gerir o stress e o bem-estar psicológico | 8 | |
Avaliar competências pessoais | ||
Desenvolvimento de competências em inteligência emocional |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Apresentação Projeto Final | 4 |
Chairman GCIMEDIA Group. A voz forte, ao estilo jornal radiofónico, denuncia ao longe o arranque do seu percurso profissional. Efetivamente, esteve sete anos na rádio como jornalista e esta foi a experiência apaixonante que lhe mostrou que a comunicação ia marcar o seu futuro. E assim foi. Trocou o microfone e as notícias pelo marketing e a comunicação, ao ingressar na Delta Cafés, onde desenvolveu inúmeros projetos, a inovação fez sempre parte da equação. Seguiu-se a direção de marketing da Smartbox e a vontade de fundar a sua empresa - WMK -, a quem juntou, 10 anos depois, a GCI. Depois Virtual Arena, a Sustainable Society Initiative e, mais recentemente a Media Consulting, Sonomage e a Meraki. Chairman do GCIMEDIA Group, gosta de empreender, de desafiar diariamente aqueles com quem trabalha. A assessoria política e public affairs são uma antiga paixão que se transformou numa das suas maiores especializações. E desengane-se quem ache que só tem este perfil sério associado à liderança empresarial. É Vê-lo com os seus 3 melhores amigos patudos, dois corso e um labrador, que o fazem rir e divertir.
Adora um bom debate (então se for político, “nem pestaneja”), mas odeia o discutir por discutir. Quando era criança adorava escrever notícias na máquina de escrever que havia em casa, mas sempre disse que queria gerir pessoas. O tempo havia de ditar o percurso e de concretizar na prática as brincadeiras e as falas da criança curiosa, que às escondidas da família apanhava amoras silvestres e lavava o vestido no rio, para que não se soubesse o que havia feito.
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, aceita bem cedo o desafio para ser jornalista na Revista Valor e mais tarde no Semanário Económico. A partir daí, as brincadeiras de criança assumem contornos sérios, num mundo onde a gestão, as pessoas, as conversas e as histórias coabitam. O convite para trocar as notícias pela Consultoria na GCI aguçam a curiosidade e a entrada num mundo novo. Com competências nas áreas de Public Affairs e Stakeholders Management, assume responsabilidade ao nível da Comunicação Corporate e de Gestão de Crise. É formadora na área de Media Training e Gestão de Comunicação de Crise. Para além de pós-graduada em Comunicação e Marketing Político, foi Deputada Municipal. Num percurso profissional marcado pelo imprevisto, acredita que todos os dias aprende algo novo e está sempre pronta para qualquer desafio. A serenidade do seu olhar transmite tempo e paciência, características que treina no momento em que dispara cada flecha do seu arco, paixão antiga a que agora se dedica nos tempos livres.
Diretor Executivo do BONS SONS nos anos de 2018 e 2019, integra a Equipa do Festival desde 2008. Com o intuito de conhecer o perfil dos visitantes do BONS SONS, e identificar os impactos económicos e sociais do festival no Concelho de Tomar coordena o Estudo de Públicos BONS SONS desde o ano de 2010. Assumiu em 2012 a Coordenação do Programa de Voluntariado BONS SONS, tendo desenvolvido um programa único a nível nacional, na seleção e recrutamento do perfil de candidatos a colaborar no festival. Tem participado na conceção e produção de dezenas de eventos de cariz cultural, musical e social com expressão regional e nacional, sendo um elemento ativo no associativismo. É Mestre em Psicologia Social e formação em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido trabalho em projetos de investigação nas áreas das ciências sociais, sendo especialista em análise de dados. Desenvolve trabalho como consultor e na prática clínica.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduado e mestrando em Comunicação, Cultura e tecnologias de informação pelo ISCTE, Pedro Costa começou a sua carreira na área da comunicação , com foco no Marketing e eventos. Começou na João Lagos Sports, seguindo-se outras agências e projetos próprios. Passou pela política , sendo autarca durante quase uma década e dirigente do Partido Socialista, participando na direção de várias campanhas eleitorais nacionais e locais.
Desde 2024 tem sido presença habitual em debates e comentário televisivo bem como assinado diversos artigos na imprensa escrita. É Diretor-Geral do GCIMEDIA Group, liderando em particular a área de comunicação institucional.
É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. Trabalhou dez anos na Presidência da República, onde acumulou a função de Adjunta Política com a de Responsável de Protocolo da Casa Civil. Teve a seu cargo o acompanhamento protocolar de inúmeras cerimónias e acompanhou o Chefe de Estado na visita aos mais variados sectores do país. Criou a TByrne Consulting, empresa especializada em consultoria e formação nas áreas do protocolo. Visando contribuir para o sucesso estratégico das empresas aposta no recrutamento seletivo e na formação contínua da sua equipa. No leque de oferta de serviços na área dos eventos institucionais conta com o apoio de uma vasta equipa protocol trainees (hospedeiras) e, desde o ano passado, com um novo serviço de liaison officers (oficiais de ligação a delegações estrangeiras).
Diretora geral do 24Horas, tem três décadas de experiência na imprensa, aliada a uma paixão pela comunicação digital. Foi subdiretora do Diário de Notícias, editora e subdiretora do Jornal Económico e subdiretora do semanário NOVO. Anteriormente, durante cinco anos, foi diretora editorial das revistas LUX e LUXWOMAN.
Licenciada em Estudos Europeus e com formação técnica em jornalismo televisivo, Ana trabalhou na RTP, em jornais e revistas, como redatora, repórter principal, editora, editora-executiva, subdiretora e diretora, tendo sido ainda 'partner' de uma agência de comunicação, a Ideia Certa.
Tem uma vasta experiência no planeamento e organização de eventos, pasta que geriu nomeadamente enquanto diretora das revistas LUX e LUXWOMAN.
Redator da BLITZ, onde estagiou há mais de duas décadas, e da secção de cultura do Expresso, tem ampla experiência em diversas vertentes do jornalismo, em particular no escrito, digital e multimédia, sendo um dos apresentadores do podcast Posto Emissor desde 2020.
Nascido em Cascais e criado em Sintra, licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, em 2003, e desde então escreveu também para publicações como DIF, Parq ou Dance Club. Para lá de artigos sobre cinema, televisão ou exposições, entrevistou, ao longo dos anos, músicos tão incontornáveis quanto Björk, Morrissey, Billie Eilish, Jack White, Rihanna, Ney Matogrosso, Ana Moura ou Dino D’Santiago, a bailarina, modelo e atriz Dita Von Teese ou os atores Michael C. Hall e Ruy de Carvalho. Assegurou também, de forma continuada, a cobertura dos maiores festivais de música nacionais, bem como de algumas edições no estrangeiro do Rock in Rio, Primavera Sound ou Lollapalooza.
Paralelamente, participa de forma regular como moderador ou orador em eventos como Tribeca Festival Lisboa, MIL Lisboa ou Talkfest, foi comentador da cobertura televisiva da primeira edição do festival Meo Kalorama e é ocasionalmente chamado a analisar grandes eventos musicais na televisão, como aconteceu, por exemplo, com concertos de Madonna ou de Taylor Swift. Mais recentemente, foi convidado para desenvolver e apresentar uma análise aprofundada do espólio literário de Amy Winehouse adquirido pela Livraria Lello, no Porto. Além de música, cinema e televisão, é apaixonado por literatura, fotografia e, acima de tudo, boas conversas.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line