O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Docentes da Universidade Europeia publicam artigo na revista International Journal of Tourism Research

11 nov 2022

Foi publicado na International Journal of Tourism Research, prestigiada revista da área do Turismo, um artigo liderado por docentes da Universidade Europeia, com o título “Who are the language tourists? A factor-cluster analysis based on language-related attitudes, beliefs, and travel outcomes”.

Este artigo teve como objetivo perceber e conhecer melhor quem são os turistas idiomático, isto é, os turistas que viajam para aprender línguas. Com base em 1014 indivíduos, foram identificados quatro perfis distintos de turistas idiomáticos (os Entusiastas, os Devotos, os Pragmáticos e os Menos-Empenhados).

Por um lado, os Devotos e os Entusiastas, partilham um maior interesse pela aprendizagem da língua e pelo contacto com os residentes locais, enquanto os Pragmáticos e os Menos Empenhados revelam menor interesse por esse contacto.

Por outro lado, os Devotos e os Pragmáticos têm um comportamento mais parecido ao dos turistas educacionais (por exemplo, tendo estadias mais longas com aulas no destino), enquanto os Entusiastas e os Menos Empenhados têm um comportamento semelhante ao de um turista “típico” (por exemplo, viagens mais curtas e estadia em hotéis), o que faz com que sejam ignorados enquanto turistas idiomáticos.

Este estudo contribui para a compreensão da importância das línguas no contexto do turismo. As línguas podem motivar ou condicionar as viagens e a escolha de destinos. No entanto, este tópico tem sido pouco abordado pela investigação realizada na área do turismo.

Inês Carvalho (Universidade Europeia), Ana Ramires (Universidade Europeia/ IPAM Porto) e Fiona Bakas (Universidade Lusófona) são as autoras deste artigo que pode consultar aqui.