Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
12625

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos Lisboa - Blended

Visão 360º sobre as diversas componentes do mercado dos eventos.

Selecione o regime preferencial

-30% Candidate-se até dia 1 de setembro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo de 30%. Bolsas limitadas.

Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

A Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos é um programa pioneiro em Portugal, que se distingue pela combinação de uma formação multidisciplinar e prática, alinhada com as tendências atuais do setor dos eventos.

Ao longo de quase duas décadas, tem vindo a formar profissionais preparados para enfrentar os novos desafios da indústria, com uma abordagem que alia a teoria à prática em projetos reais, mesas redondas e visitas técnicas.

Este programa oferece uma experiência formativa transformadora, que potencia a empregabilidade, a diferenciação no mercado e o networking com especialistas de referência, capacitando os estudantes para liderar a organização de eventos de qualquer dimensão com inovação, rigor e impacto.

Blended
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 10 meses / 160 horas
Início: Outubro 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Há 60 anos a formar profissionais na área do Turismo e Hospitalidade.

selo_60_anos-fundo branco.png

Porquê a Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos?

Formação prática e aplicada

Metodologias inovadoras como problem-based, challenge-based e simulation-based learning, com foco na aplicação real.

Projeto real de eventos

Planeamento, execução e defesa de um evento completo perante júri especializado.

Mesas redondas temáticas

Contacto direto com líderes de diferentes áreas (moda, desporto, marketing, luxo, congressos), permitindo networking e visão alargada do setor.

Corpo docente de excelência

Professores e coordenadores com experiência nacional e internacional em imagem, protocolo e organização de eventos.

A partir de setembro de 2025, a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus.

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

youtube thumbnail

Parceiro

Este programa conta com a parceria da Rede-T.

rede-t-logo.jpg

Plano de estudos

MóduloUnidadesDocentesHoras
Módulo 1
Projeto Final de Curso
Coordenação: Carla Cachola
Total: 30h
Projeto 1: Processo CriativoCarla Cachola8h
Projeto 2: Planeamento do EventoCarla Cachola8h
Projeto 3: Imagem Global do EventoCarla Cachola6h
Projeto 4: Apresentação & DefesaCarla Cachola8h
Módulo 2
Organização de Eventos – Processo Criativo
Coordenação: Carla Cachola
Total: 10h
Análise Global de EventosRui Ochôa2h
Criatividade, Briefing e AgênciasAndré Gerson4h
Produção de Conteúdos & Materiais de ComunicaçãoAndré Gerson4h
Módulo 3
Organização de Eventos – Estratégia de Social Media
Coordenação: Carla Cachola
Total: 12h
Os Novos Media e as Relações PúblicasBruno Batista4h
Visita Técnica GCIMEDIA GROUP
Assessoria MediáticaAndré Gerson4h
Redes Sociais & NetworkingHugo Carvalho4h
Módulo 4
Organização de Eventos – Planeamento de um Evento
Coordenação: Carla Cachola
Total: 18h
A Inteligência Artificial aplicada aos EventosRui Batista4h
Produção Técnica de EventosMárcia Ferreira2h
Visita técnica - Mainvision Media Solutions
Licenciamento, Segurança & OperaçõesSérgio Morais4h
SustentabilidadeAna Portugal4h
Fornecedores & ServiçosCarla Cachola4h
Módulo 5
Organização de Eventos – Gestão do Evento
Coordenação: Carla Cachola
Total: 20h
Negociação de Patrocínios & ParceriasAna Portugal4h
Orçamentação, Gestão de Meios & StaffSérgio Morais4h
Serviço de CateringFábio Bernardino4h
Gestão de Crises & RiscosJorge Silva4h
Controlo & AvaliaçãoSérgio Morais4h
Módulo 6
Mesas Redondas
Coordenação: Carla Cachola
Total: 8h
Mesa Redonda 1 – Feiras & Congressos (Fátima Vila Maior) / Eventos Corporate: ativação de MarcasCarla Cachola2h
Mesa Redonda 2 – Eventos de Luxo (Adelaide Nunes) / Eventos de Moda (Joana Jorge)Carla Cachola2h
Mesa Redonda 3 – Marketing & Eventos (2 convidados)Carla Cachola2h
Mesa Redonda 4 – Eventos Desportivos (António Marques Vidal) / Eventos de Solidariedade (Ana Portugal)Carla Cachola2h
Módulo 7
Imagem
Coordenação: Carla Cachola
Total: 22h
Imagem Profissional e Dress CodeAna Vieira10h
DecoraçãoPatrícia Carrilho4h
Speech & Media TrainingAna Cáceres Monteiro4h
Pitch – Apresentação de PropostasAndré Gerson4h
Módulo 8
Protocolo
Coordenação: Carla Cachola
Total: 40h
Protocolo OficialTeresa Byrne16h
Protocolo EmpresarialJosé de Noronha Brandão8h
Protocolo AutárquicoRolando Correia dos Santos4h
Protocolo DesportivoMónica Serra4h
Protocolo UniversitárioIsabel Névoa Tavares4h
Etiqueta & Protocolo SocialVasco Ribeiro Santos4h

Direção do Curso

Carla Cachola

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e pós-graduada em Gestão de Destinos Turísticos, pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (Universidade Fernando Pessoa). Iniciou a sua atividade profissional numa agência de publicidade, em Lisboa. Foi técnica de Marketing e Relações Públicas no Grupo André Jordan, na Lusotur, em Vilamoura e no Belas Clube de Campo, em Lisboa. Foi secretária-geral da Associação Nacional das Regiões de Turismo, em Lisboa. Fez parte da equipa do Turismo na Revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Área Metropolitana de Lisboa. Foi diretora de marketing da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa. Foi membro da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa. Foi vogal da Comissão Executiva nas Comemorações dos 100 anos do Turismo em Portugal. Foi coordenadora técnica e formadora dos cursos técnicos de Marketing e Comunicação, Turismo e Organização de Eventos da Escola Profissional da Nazaré. Tem sido, ao longo da sua carreira coordenadora de inúmeros eventos corporativos, sociais e desportivos a nível regional, nacional e internacional. Coordenadora e docente da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. É, atualmente, docente na Pós-graduação de Wine Marketing & Events do ISLA Santarém. Autora de Livro Técnico “Gestão de Pessoas em Lazer, Animação & Eventos”, da Editora d’Ideias (2022).

Docentes

Adelaide Nunes

Iniciou o seu percurso profissional de 17 anos para a multinacional francesa L’Oréal, ligado à indústria da Beleza e dos cuidados com o cabelo. A partir de 2011, optou por trabalhar a Imagem no seu todo e de forma mais independente. Completou com formação de Consultoria de Imagem, onde colaborou com diversas marcas, empresas e particulares. Sempre com o mercado do Luxo em mente, começou por fazer o programa executivos, da Universidade Católica Portuguesa: Marketing de LUXO nas vertentes serviços e Produtos, complementado com percurso em marcas de Luxo em Itália (Roma, Florença e Milão), em maio de 2022, onde experienciamos o Luxo nas marcas Bulgari, Fendi, Fundação Salvatore Ferragamo, Valentino, Dolce & Gabbana, Fundação Prada, Emilio Pucci, Double J, Aquazzura. Em 2018, o projeto Vanilla Dynasty nasce com os 4 pilares: Consultoria de Imagem; Organização de Eventos e casamentos; Beauty on Demand (maquilhadores e cabeleireiros); e Serviço de Hospedeiras (M/F). Portfólio de marcas: Bulgari, Hermanegildo Segna, Vacheron Constantin, Cartier, Calvin Klein, Swatch, Hublot, Fragrancias Creed, Boutique dos Relógios Plus, Procuradoria Geral da República, Closer, DSPA, L’Oréal, Vichy, LaRoche Posay, Rádio Comercial, SIBS, McDonalds, Paladin, Leitão & Irmão, Hotéis Altis Group, Universidade NOVA, CPLP, SUD Lisboa.

Ana Portugal

Licenciatura e Pós-Graduação em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa; possui ainda uma Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pela Universidade Europeia. Durante 12 anos, foi docente no curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Lusíada em Lisboa (disciplinas lecionadas: Ciências Sociais, Comunicação & Informação, Psicologia e Recrutamento de Pessoal). Em simultâneo com esta atividade de ensino, desempenhou funções de Congress Manager nas Empresas EuroCongressos e LusoCongressos. Durante 21 anos, desempenhou funções junto da Administração na GrandVision Portugal, pertencente à multinacional Essilor-Luxottica, líder mundial na ótica a retalho, inicialmente como Assessora de Administração e nos últimos 10 anos como Head of CSR (Corporate Social Responsability), Sustainability e Corporate Events. Em 2019, participou numa Missão Humanitária em Moçambique no terreno. É Co-autora de livros na área dos Eventos Corporativos e dos Eventos Sustentáveis. É Consultora, Formadora e Palestrante na área da Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Eventos Corporativos. Docente na Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, da Universidade Europeia.

Ana Vieira

É Consultora de Imagem e membro da Associação Internacional de Consultoras de Imagem. Curso de Consultora de Imagem pela Blossom Image Consulting e pela Academia Fashion Studio Lab. Foi formadora do curso de preparação da Organização da Miss Portuguesa. Pós-graduada em Comunicação e Media pela Escola Superior de Comunicação Social. Pós-graduada em Turismo (Doutoramento de Turismo) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Universidade de Lisboa). Licenciada em Marketing Turístico pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Instituto Politécnico de Leiria.

André Gerson

CEO do GCIMEDIA Group, é um brand lover e há quase 20 anos que ajuda a construir marcas e a potenciar a sua comunicação. Tudo começou na Escola Superior de Comunicação Social, na licenciatura de Comunicação Empresarial, tendo começado o seu percurso profissional na Media Consulting – Consultores de Comunicação, onde regressou após uma experiência de alguns anos noutra agência de comunicação como consultor e coordenador de contas, mas então para liderar a agência.

Lidera o GCIMEDIA Group, um dos maiores grupos de consultoria de comunicação em Portugal, que integra: GCI, agência de estratégia de marca; Media Consulting, consultoria de comunicação; WMK, eventos e ativação de marca; Sonomage, conteúdos audiovisuais; SSI - Sustainable Society Initiative, sustentabilidade e marketing ambiental; e MERAKI, agência de comunicação em Angola. Pelas suas mãos já passaram empresas e marcas de referência como Henkel, Unilever, Mondelēz International, Grupo TENDAM, Leroy Merlin, MG Motor, entre muitas outras. Em parceria com a Direção-Geral do Consumidor, Ministério da Economia, fez parte da formulação do primeiro Guia de Boas Práticas no Marketing de Influência – Comunicação Comercial no Digital. É formador na área de Media Training, Speech Training e Gestão de Comunicação de Crise. Integra o Top 10 dos Profissionais das agências “Mais Admirados”, nomeados pelos marketers/decisores de comunicação no âmbito do estudo AGENCY SCOPE Portugal 2023-24 sobre Tendências no Sector da Comunicação e Criatividade em Portugal.

António Marques Vidal

Diretor da MarGens FATR, Lda, empresa de Animação Turística, fundada em 1990. É Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) e vogal da Direção da CTP – Confederação do Turismo de Portugal para o triénio 2018 – 2021. Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT, é Assistente Convidado na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona das Humanidades e Tecnologias e na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Participou e publicou vários artigos na área do Turismo, Eventos, Atividades de Aventura e Segurança, nomeadamente para o Jornal Expresso, Revista Evasões, Revista Event Point e Revista Publituris.

Bruno Batista

A voz forte, ao estilo jornal radiofónico, denuncia ao longe o arranque do seu percurso profissional. Efetivamente, esteve sete anos na rádio como jornalista e esta foi a experiência apaixonante que lhe mostrou que a comunicação ia marcar o seu futuro. Trocou o microfone e as notícias pelo marketing e a comunicação, ao ingressar na Delta Cafés, onde desenvolveu inúmeros projetos. Seguiu-se a direção de marketing da Smartbox e a vontade de fundar a sua empresa - WMK -, a quem juntou, 10 anos depois, a GCI. Seguiu-se a Virtual Arena, a Sustainable Society Initiative e, mais recentemente, a Media Consulting, Sonomage e a Meraki. CEO do GCIMEDIA GROUP, gosta de empreender, de desafiar diariamente aqueles com quem trabalha. A assessoria política e public affairs são uma antiga paixão que se transformou numa das suas maiores especializações.

Fábio Bernardino

Fábio Bernardino é Chef, CEO da Travel&Flavours, professor, consultor gastronómico, formador, organizador de eventos, um jovem Chef cuja excelência o fez passar por grandes hotéis e restaurantes portugueses. Com uma forte paixão pela cozinha, e em especial pela pastelaria, iniciou a sua carreira com apenas 14 anos de idade ao frequentar o Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. É licenciado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e frequentou o Doutoramento em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, tendo ainda finalizado várias pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa.

Para além de ministrar aulas de cozinha, pastelaria, panificação e restauração, o Chef Fábio Bernardino é ainda consultor na inovação e desenvolvimento de produtos dietéticos e iguarias tradicionais portuguesas. Participa ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronómicos e preservação do património gastronómico-cultural português, assim como em jornadas médicas de cuidados continuados, contribuindo com alguns trabalhos científicos. Desde 2017, colabora com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, no desenvolvimento de vários materiais de referência na área da promoção da saúde. Foi Chef convidado, “Chefinho”, no Programa “Queridas Manhãs”, com Júlia Pinheiro no canal SIC, para além de júri, enquanto Chef Residente, no programa diário, “A minha mãe cozinha melhor que a tua”, na RTP1. Atualmente, é Chef residente no programa “A Nossa Tarde” com Tânia Ribas de Oliveira na RTP1. Desde o início da pandemia, desenvolveu nas redes sociais o conteúdo “cozinhar na quarentena”, com diretos de cozinha todos os dias às 19h, que mais tarde se transformou nos “sabores que nos unem”, e que conta com uma grande “família” em torno das suas receitas.

Fátima Vila Maior

Licenciada em Economia, iniciou a sua atividade no Departamento de Economia da AIP- Associação Industrial Portuguesa, mas é na área das feiras que faz o seu percurso profissional, primeiro como Diretora de Marketing e depois como Diretora de feiras como a Filmoda, Ceramex, Alimentaria, Interiores. Entre 2006 e 2010, foi responsável pela área de Relações Internacionais da AIP, organizando Cimeiras empresariais, EU-China, EU-África, a participação de Pavilhões de Portugal em Feiras em vários Países da Europa, Brasil, China, EUA, Japão, e eventos como o “Portugal Exportador”, que tem como objetivo apoiar as empresas portuguesas no seu desafio da exportação. Mais tarde como Diretora de Área de Feiras, foi responsável pela direção de várias feiras, das quais se destacam a BTL – Feira Internacional de Turismo e a FIA- Feira Internacional de artesanato. Nos últimos anos, tem organizado os pavilhões oficiais de Portugal em feiras em Moçambique e Cabo Verde. Entretanto, tem um novo desafio como responsável da FILDESIGN, empresa do grupo Fundação AIP, que se dedica à conceção e montagem de stands e áreas temáticas em feiras e eventos não só do grupo, mas também em outras iniciativas em Portugal e no estrangeiro.

Hugo Miguel Carvalho

Professor universitário, CEO da Neuro It, business angel, docente, investigador e clínico. É doutorado em neurociências aplicadas, em mapeamento de emoções e comportamento para Brain Computer Interface pela Universidade da Beira Interior. É diretor-geral e diretor de investigação da Neuro IT. É fundador do projeto "Negócios à (sobre)mesa", “PIGO", "ABAC- Aveiro Business Angels Club", “Geisertech", e é também embaixador Nacional do "IGNITE Portugal”. Para além disso, foi distinguido por 7 anos consecutivos como networker do ano (2014 a 2020). Iniciou a sua atividade profissional em 1988 no Grupo Regisconta, conhecido pelo slogan “Aquela Máquina”, sempre ligado à área comercial. Prossegue a sua carreira na indústria farmacêutica até 1997 e, paralelamente, em 1989, torna-se sócio da Turnatur - Turismo de Natureza C.R.L., empresa pioneira no Turismo de Natureza em Portugal, que em 1995 dá origem à TUPER. Em 1997, decide abraçar uma nova aventura, e integra a tempo inteiro o projeto TUPER como diretor-geral, um projeto pioneiro na apresentação de soluções outdoor para a área corporativa, tendo evoluído para aquele que é hoje o Grupo TUPER, com 3 empresas distintas, todas elas tendo em comum o facto de apresentarem soluções diferenciadoras e de qualidade na prestação de serviços para eventos.

Joana Jorge

Tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, parte para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor. Integra a equipa da ModaLisboa como gestora de projetos, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais.

Jorge Silva

Diretor Executivo do BONS SONS em 2018 e 2019, integra a Equipa do Festival desde 2008. Com o intuito de conhecer o perfil dos visitantes do BONS SONS, e identificar os impactos económicos e sociais do festival no Concelho de Tomar, coordena o Estudo de Públicos BONS SONS desde o ano de 2010. Assumiu em 2012 a Coordenação do Programa de Voluntariado BONS SONS, tendo desenvolvido um programa único a nível nacional, com a seleção e recrutamento do perfil de candidatos a colaborar no festival. Tem participado na conceção e produção de dezenas de eventos de cariz cultural, musical e social, com expressão regional e nacional, sendo um elemento ativo no associativismo. É Mestre em Psicologia Social e formação em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido trabalho em projetos de investigação nas áreas das ciências sociais, sendo especialista em análise de dados. Desenvolve trabalho como consultor e na prática clínica.

José de Noronha Brandão

Profissional da área da Comunicação há cerca de 20 anos, tem-se dedicado à área institucional e reputacional e especializou-se em Protocolo, sitting e voz on e voz off em eventos institucionais. Assessor de imprensa da Associação Sindical dos Juízes Portugueses há uma década, desempenhou as funções de diretor de Comunicação e Relações Públicas do Teatro Nacional de D. Maria II, Diretor de Relações Públicas do Grupo ZWELA para Angola, Portugal, Moçambique e Cabo Verde, com responsabilidades pelos mercados português e angolano, tendo a seu cargo a Imagem de vários bancos, destacando-se a estratégia de comunicação do Banco Nacional de Angola, Sonangol, Multiperfil, BNA, SAHAM Seguros, Banco BCS, Banco Sol, Banco Keve, DStv, AIBA. Foram vários os clientes ao longo de quase duas décadas: Emirates Airlines, TAP, FIMA LEVER, Siemens, Pasta Garofalo. Senior account na LPM Comunicação, com a responsabilidade de alguns clientes, entre os quais a CARRIS, Consiste e ANL. Responsável pela Comunicação & Imagem da Casa da Música, enquanto cliente LPM. Especialista e responsável pelo Protocolo de Estado e Empresarial. Leciona em Mestrados em Comunicação, Licenciaturas e Pós-graduações.

Márcia Ferreira

É CEO da Mainvision e formadora de produção técnica de eventos. Formada em Marketing com mestrado em Design de Comunicação e especialização em Design de Eventos. Considera que os Eventos são a ferramenta de comunicação mais eficaz e que o audiovisual é a área mais importante de um Evento, a que permite mais eficiência nos resultados. Por isso, concentra-se no rigor, nos detalhes e na busca constantemente de novas ferramentas tecnológicas, audiovisuais e cenográficas, que promovem e destacam a comunicação, objetivo de um Evento.

Marcos Pinto

Marcos Pinto é uma cara e uma voz bem reconhecidas do público português. Foi pivô de notícias e apresentador na TVI, TVI24 e também na CMTV. Antes da televisão, foi locutor e jornalista na Rádio Comercial e no Rádio Clube Português. Também na imprensa, passou por redações de jornais e revistas. São mais de duas décadas de experiência em comunicação e essa experiência levou-o a grandes palcos para apresentar grandes eventos corporativos das maiores empresas nacionais

Mónica Serra

Nasceu em Portalegre, mas vive em Lisboa há mais de 25 anos. É licenciada em Comunicação Social, com especialização em Marketing e Relações Públicas, pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem uma especialização em Marketing Desportivo, pelo IPAM e uma Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pela Universidade Europeia.

Iniciou o seu percurso profissional no Centro Cultural de Belém, na área de eventos. Seguiu-se o Sporting Clube de Portugal, onde teve a oportunidade de passar por diversas áreas, ligadas ao Marketing, Corporate e Patrocínios. Nos últimos anos, está na área de Relações Institucionais, onde é responsável pelo protocolo do Clube.

Patrícia Carrilho

Founder & CEO da Menta Dourada (empresa de eventos).Pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pela Universidade Europeia. Frequentou o primeiro ano da licenciatura em TIC e o segundo ano da licenciatura em Marketing, Publicidade e RP. Trabalhou durante 9 anos na indústria farmacêutica enquanto Sales Representative. Rosário Carmona Retail Business Owner (MultiOpticas franchise store)Business Partner – SFORI – Strategy for ImprovementHR Senior Consultant – Guest SpeakerHR Director – Grandvision Portugal (1998-2019)Curso intensivo de Wedding Planning and Etiquette by Pratas Wedding Design Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos – Universidade Europeia, 2018-2019PDE - Programa Direção de Empresas – AESE Business School, 2001PARH – Programa Avançado de recursos Humanos – Universidade Católica, 1996-1997Licenciatura em Marketing – IADE – Creative University, 1991-1995.

Rolando Correia dos Santos

Pós-graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pela Universidade Europeia. Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing. Desempenha atualmente funções como Chefe da Unidade de Protocolo e Relações Institucionais na Câmara Municipal de Loures, onde tem como missão assegurar, com a respetiva equipa, as ações protocolares, as relações institucionais e representações do Município, bem como as deslocações oficiais do Presidente e dos Vereadores. Desempenhou ao longo das 2 últimas décadas funções nas áreas das Relações Públicas e do Protocolo na Câmara Municipal de Lisboa.


Desempenhou funções como Chefe de Divisão de Informação e Relações Públicas na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e como Chefe da Divisão de Protocolo e Relações Internacionais na Câmara Municipal de Almada. Desempenhou funções no quadro civil do Instituto Hidrográfico-Marinha, como coordenador da área do Protocolo e Relações Públicas. Ao longo da carreira, teve ocasião de receber e estar envolvido em Visitas de Estado e receções às mais altas dignidades e individualidades, bem como a delegações nacionais e internacionais. Esteve igualmente envolvido, muitas das vezes enquanto coordenador, em eventos institucionais e empresariais de representação da maior diversidade possível, desde almoços e jantares oficiais até simples receções de âmbito diplomático para apresentação de cumprimentos. Foi docente convidado em várias ações de formação e cursos de Pós-Graduação na área das Relações Públicas e Comunicação na ESTG-IP Guarda e no IPAM, sendo convidado regularmente para conferências, palestras e workshops na área do Protocolo e da Comunicação. É coautor de dois livros nas áreas do Marketing e da Comunicação e de um capítulo de um livro na área do networking.

Rosário Carmona

Licenciada em Marketing, pelo IADE – Creative University; PDE-Programa de Direção de Empresas – AESE Business School; PARH-Programa Avançado de Recursos Humanos – Universidade Católica Portuguesa; Professional Wedding Planning and Etiquette – Pratas Wedding Design. Possui a Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos – Universidade Europeia e a Certificação em Coaching pela Gallup Certified Coach. Entre 1998 e 2019, foi Diretora de Recursos Humanos na empresa Grandvision Portugal (pertecente à Grandvision NV), líder no setor da ótica e detentora das insígnias Multiopticas, Grandoptical e Solaris, com + de 240 lojas (próprias e franchisadas) e mais de 900 colaboradores. Destaca-se o seu papel ativo ao nível da definição das políticas de RH alinhadas com o contexto internacional, desenvolvimento de capital humano, políticas de formação, recrutamento, controlo interno e gestão de budget, incentivos, clima, pool de talentos, comunicação interna, gestão da mudança, políticas salariais, Legal & Compliance. Desde Setembro de 2019, é Consultora Estratégica de RH, no âmbito do desenvolvimento de projetos de consultoria, nas áreas de gestão e gestão estratégica de RH. É fundadora da Klinica do Talento.

Rui Batista

Diretor de Live & Digital Events na agência de comunicação UPPARTNER. Conta com mais de 25 anos de experiência ligado ao mundo dos eventos e inúmeros prémios por projetos realizados tanto a nível nacional como internacional.

Com a psicologia organizacional e marketing como formação base, tem atuado em mercados que vão desde o grande consumo ao corporativo. Com a pandemia desenvolveu um gosto especial pelo digital, e pela IA (inteligência artificial) aplicada ao mundo dos eventos.

Rui Ochôa

Jornalista, formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, e pós-graduado em Comunicação e Gestão Cultural pela Universidade Lusófona. Colaborou em diversos jornais e revistas, dos quais se destacam a Visão e o Jornal de Letras, Artes e Ideias. É desde 2011 diretor da revista Event Point, a única publicação portuguesa especializada no segmento Meeting Industry. Na Estação Livre, editora da Event Point, coordena a produção de conteúdos para clientes externos, como o Grupo Ibersol, Unicer e para os convention bureaux de Lisboa, Algarve e Açores. Tem integrado júris de vários prémios internacionais ligados aos eventos, destacando-se os Eventex e os Bea World. Faz parte da organização do MEET@MEOARENA, um evento conjunto Event Point e MEO Arena e que já trouxe alguns dos mais importantes speakers internacionais da indústria dos eventos, como Colja Dams e Kevin Jackson.

Sérgio Morais

Atualmente exerce funções de Coordenador Municipal de Proteção Civil do Bombarral. Formador em vários cursos no âmbito da prevenção e segurança de pessoas e bens. Mestre em Riscos e proteção Civil pelo ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa. Licenciado em Proteção Civil pela Escola Superior de Tecnologia do Mar em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria.

Teresa Byrne

É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. Trabalhou dez anos na Presidência da República, onde acumulou a função de Adjunta Política com a de Responsável de Protocolo da Casa Civil. Teve a seu cargo o acompanhamento protocolar de inúmeras cerimónias e acompanhou o Chefe de Estado na visita aos mais variados sectores do país. Criou a TByrne Consulting, empresa especializada em consultoria e formação nas áreas do protocolo. Visando contribuir para o sucesso estratégico das empresas, aposta no recrutamento seletivo e na formação contínua da sua equipa. No leque de oferta de serviços na área dos eventos institucionais, conta com o apoio de uma vasta equipa de protocol trainees (hospedeiras) e, mais recentemente, com um novo serviço de liaison officers (oficiais de ligação a delegações estrangeiras).

Isabel Névoa Tavares

Consultora e formadora nas áreas do protocolo, do protocolo universitário e da organização de eventos. Pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos do ISLA. Organizou congressos médicos e reuniões científicas internacionais de 1983 a 2009, em Portugal e no estrangeiro para as associações: ASI Association Stomatologique Internationale; ICD International College of Dentists; ICOI International Congress of Oral Implantologists; CECDO The Council of European Chief Dental Officers. Consultora na organização de cerimónias universitárias (comemoração dos 100 anos da Universidade de Lisboa e doutoramentos Honoris Causa) (2010- 2013). Foi conferencista em quatro edições dos Encontro Hispano-Luso de Protocolo Universitário e Encontro de Responsáveis de Protocolo e Relações Institucionais das Universidades Espanholas. Docente nas duas primeiras edições da pós-graduação em Eventos, Protocolo e Comunicação Estratégica, da Coimbra Business School - ISCAC, 2018 e 2020. Presidente da Direção da APorEP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, desde agosto de 2022. Faz parte da organização das JIP – Jornadas Internacionais de Protocolo desde 2014, tendo sido por diversas vezes palestrante, Mestre de Cerimónias e moderadora, sendo atualmente presidente da comissão organizadora. Efetuou formações direcionadas aos quadros superiores e colaboradores de várias universidades portuguesas, nas áreas do protocolo oficial e universitário, imagem e comunicação, em 2023 e 2024. É colaboradora da revista EVENTPOINT, com artigos no espaço APorEP e no site. É membro da Direção da Academia Portuguesa de Gastronomia.

Saídas profissionais em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

Saídas profissionais

  • Empresas de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas

  • Agências especializadas em imagem, protocolo e organização de eventos

  • Gabinetes de protocolo de entidades públicas e privadas

  • Organizações nacionais e internacionais do setor cultural, corporativo, social e desportivo

  • Empresas de consultoria estratégica em comunicação e protocolo

  • Projetos empreendedores na área de eventos e hospitalidade

Perfis profissionais

  • Gestor de eventos corporativos, sociais ou culturais

  • Consultor em protocolo oficial, empresarial e social

  • Especialista em imagem e comunicação estratégica aplicada a eventos

  • Coordenador de gabinetes de protocolo ou relações institucionais

  • Planeador e produtor de eventos de média e grande dimensão

  • Empreendedor no setor da comunicação, imagem e organização de eventos

Metodologia

Formação que combina teoria e prática, através de metodologias inovadoras (Problem-based, Challenge-based e Simulation-based learning). O programa privilegia a aplicação real dos conteúdos, com projetos, visitas técnicas e mesas redondas, culminando no Projeto Capstone: desenvolvimento e defesa de um evento real perante um júri de especialistas.

Testemunhos

Comillas
ComillasA minha experiência na Universidade Europeia, durante a Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, foi verdadeiramente enriquecedora e impactante para o meu desenvolvimento profissional. Os professores, altamente qualificados e experientes, proporcionaram uma aprendizagem dinâmica e prática, relacionando a teoria com casos reais e desafios do mundo profissional. As disciplinas abordaram não apenas a logística e protocolo de eventos, mas também a importância da imagem pessoal e corporativa, fatores determinantes na eficácia da comunicação. A estrutura do curso incentivou a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos, permitindo-me melhorar as minhas habilidades e estratégias no ambiente de trabalho. Concluir a pós-graduação não só aprimorou as minhas competências na área, mas também abriu portas para oportunidades profissionais significativas. Estou grata pela qualidade do ensino e pelo impacto positivo que esta experiência teve na minha carreira.

Patrícia Barreiro

Founder & CEO na Menta Dourada.

Alumni | Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

ComillasExigente, concreto e adequado. O plano de estudos da PG – IPOE é feito de acordo com as necessidades do mercado e com a realidade do meio. Acredito que esta formação contribui de forma positiva para o enriquecimento curricular e pessoal dos alunos, permitindo igualmente uma oportunidade de networking única, tanto entre pares no curso como com o corpo docente – alguns dos melhores profissionais da área. Estou certo de que quem escolha fazer esta formação terá uma vantagem competitiva única no acesso a novas oportunidades e/ou no melhoramento das suas competências sócio-profissionais.

Diogo Rebelo Rodrigues

Sales Executive no Lisbon Marriott Hotel

Alumni | Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

ComillasComo antigo aluno, a referida Pós-Graduação vale no seu todo. No entanto, destaco o Protocolo, pois do meu ponto de vista, o conhecimento das suas regras é uma necessidade sentida por aqueles que se preocupam em transmitir uma imagem social positiva. Para o meu caso particular, que desenvolvo uma atividade social intensa, convivendo com pessoas de meios e culturas diferentes, o conhecimento destas regras protege-me das situações menos confortáveis do ponto de vista protocolar, funcionando como instrumento de trabalho que uso diariamente para a inserção em qualquer meio social.

Mateus de Sá Miranda

Cônsul, República de Angola

Alumni | Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos

Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

FAQs

Imagem institucional é a perceção que os diversos públicos têm sobre uma empresa. Uma imagem sólida e coerente aumenta a credibilidade, atrai parcerias estratégicas e contribui para a reputação organizacional. A gestão da imagem deve ser planeada e integrada às práticas de comunicação e protocolo.

O protocolo é um conjunto de normas e práticas que regulam o comportamento em eventos oficiais, empresariais e diplomáticos. Garante ordem, respeito hierárquico e adequação cultural, sendo fundamental para a representação institucional e a eficácia das relações públicas.

Eventos bem planeados são ferramentas estratégicas de comunicação institucional. Reforçam o posicionamento da marca, promovem networking qualificado, facilitam negociações e contribuem para a notoriedade da organização junto a stakeholders relevantes.

Os principais tipos incluem:

  • Protocolo oficial: aplicado em cerimónias de Estado ou com autoridades públicas.
  • Protocolo empresarial: focado em eventos corporativos com clientes, parceiros ou colaboradores.
  • Protocolo diplomático: relacionado com representação internacional e embaixadas.

Destacam-se: comunicação institucional, gestão de crises, planeamento estratégico, atenção ao detalhe, conhecimento de normas protocolares, postura ética e capacidade de articulação com públicos diversos.

  • Falta de planeamento ou cronograma.
  • Desrespeito às normas protocolares.
  • Escolha inadequada de local ou fornecedores.
  • Comunicação ineficaz com os participantes.
  • Falhas na gestão de imprevistos.

Critérios essenciais incluem: reputação no mercado, experiência comprovada em eventos do mesmo porte, cumprimento de prazos, flexibilidade, capacidade técnica e alinhamento com os padrões de qualidade e imagem da organização.

A avaliação pode ser feita através de indicadores como:

  • Grau de satisfação dos participantes (questionários ou entrevistas);
  • Alinhamento com os objetivos estratégicos;
  • Cobertura mediática;
  • Retorno do investimento (ROI);
  • Impacto na imagem e notoriedade da organização.
None