Portal Estudante
toggle menu
A Universidade Europeia oferece um plano de estudos renovado para a pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (29ª edição). Desde 2003, esta Instituição tem sido pioneira na lecionação neste domínio e contribuído para o enriquecimento de muitos profissionais. O plano de estudos é vasto e inovador na área e em Portugal. Refira-se que nos últimos anos este segmento de atividade se tem afirmado como significativo na economia nacional.
A frequência deste programa permite adquirir e aprofundar conhecimentos em diversas vertentes da comunicação, solidificando a técnica a quem pretende enveredar por uma carreira neste setor. Os eventos exigem na atualidade competências específicas que foram tidas em consideração com a revisão do plano de estudos. Acreditamos que responde às exigências do mercado e às solicitações dos empregadores.
A participação nesta formação de executivos irá proporcionar um posicionamento forte e competitivo no mercado de trabalho. Temos orgulho em poder afirmar que vários dos nossos alumni se encontram a trabalhar, em Portugal e no estrangeiro, em Empresas e Instituições de elevado prestígio.
10 meses | 160 horas
PÓS-GRADUAÇÕES
Turismo & Hospitalidade
Marketing & Comunicação
Quinta do Bom Nome
Tomar conhecimento com 6 Case Studies temáticos referentes a matérias complementares na área dos eventos expostos por especialistas;
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Comunicação e Jornalismo
Formação de Executivos
Economia e Gestão
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Marketing
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Comunicação e Jornalismo
Economia e Gestão
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Marketing
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Análise Global de Eventos
Dimensão e caracterização da indústria dos eventos em Portugal.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Criatividade, Briefing e Agências
Drivers da Criatividade. Brainstorming, exercícios práticos e ligação à indústria dos eventos. Briefing Criativo – O que é? Para que serve? Como se desenvolve e utiliza. Exercícios práticos de preenchimento e resposta a briefing (Role Playing). A relação entre Agências e Clientes – Best Practices, Soft Skills e exemplos práticos.
Docentes
|
4 | 1 |
Produção de Conteúdos e Materiais Publicitários
Processo de criação de conteúdos publicitários para eventos. Tipos de materiais publicitários para eventos.
Docentes
|
4 | 1 |
Branding de Eventos
Processo de branding EM eventos. Identidade dos eventos. Imagem dos eventos.
Docentes
|
4 | 1 |
Inovação & Empreendedorismo nos Eventos
Formas de inovação nos eventos. Tipos de empreendedorismo nos eventos. Case studies.
Docentes
|
4 | 1 |
Direção de Meios de Sociedade: da imprensa escrita ao digital
Relação do papel com o digital. Escolhas editoriais. Importância da imagem. Relação com as figuras públicas. Importância na imagem das figuras públicas. Tendências futuras.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Assessoria de Imprensa
O papel e as funções das relações públicas na receção, acolhimento e acompanhamento dos convidados nos eventos. Relação com os media (impressos e digitais). Assessoria de imprensa (impressa e digital). Assessoria mediática. Press Releases. Exercícios práticos.
Docentes
|
4 | 1 |
Redes Sociais
Tipologia e gestão estratégica das redes sociais. Formas de comunicação dos eventos nas redes sociais. Case studies.
Docentes
|
4 | 1 |
Orçamentação, Gestão de Meios e Staff
Técnicas e modelos de orçamentação. Técnicas e modelos de gestão de meios. Técnicas de gestão de RH.
Docentes
|
4 | 1 |
Licenciamento, Logística e Operações
Licenciamento de eventos. Logística: espaços/locais, recursos materiais, montagens e desmontagens. Gestão de operações.
Docentes
|
4 | 1 |
Controlo e Avaliação
Supervisão, fases de contolo, análise e avaliação do evento.
Docentes
|
4 | 1 |
Negociação de Patrocinadores, Marcas e Clientes: contrapartidas, garantias e permutas
Técnicas e etapas de negociação. Análise e identificação dos patrocinadoes. Níves de patrocínio. Tipologia de Clientes. Patrocínio versus Mecenato. Propostas de patrocínios. Tipologia das contrapartidas, garantias e permutas. Modelos de gestão a nível de contrapartidas, garantias e permutas nos eventos.
Docentes
|
4 | 1 |
Responsabilidade Social
Responsabilidade Social. Exemplo prático de um Modelo a aplicar à Responsabilidade Social. Responsabilidade Empresarial. Cidadania Empresarial. Voluntariado Empresarial.
Docentes
|
4 | 1 |
Catering
Tipologia de Serviços de Catering. O mercado do catering no setor dos eventos. Planeamento do serviço de catering nos eventos.
Docentes
|
4 | 1 |
Segurança e Gestão de Riscos
Identificação, análise e avaliação dos riscos na realização de eventos. Segurança do público. Planeamento e organização da segurança de um evento.
Docentes
|
4 | 1 |
Fornecedores e Serviços
Tipologia de fornecedores e gama de serviços subcontratados para dar apoio direto a eventos: audiovisuais, decoração, animação, fotografia, video.
Docentes
|
4 | 1 |
Projeto Final de Curso | Fase 1: Processo Criativo e Planeamento do Evento | 8 | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Feiras e Congressos
Panorama, tendências e desafios aplicados a feiras e congressos específicos.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Eventos Corporate: ativação de Marcas
Panorama, tendências e desafios aplicados a eventos corporate na ótica da ativação de marcas.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Eventos Desportivos
Panorama, tendências e desafios aplicados a eventos desportivos específicos.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Eventos de Solidariedade
Panorama, tendências e desafios aplicados a eventos solidários específicos.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Eventos Mediáticos
Panorama, tendências e desafios aplicados a eventos mediáticos específicos.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Eventos de Luxo
Panorama, tendências e desafios aplicados a eventos de luxo específicos.
Docentes
|
2 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Imagem Profissional
Requisitos de uma boa imagem pessoal e profissional. Elementos fundamentais da imagem pessoal e profisisonal. O papel e impacto da imagem pessoal e profisisonal nos eventos. Apresentações e cumprimentos. Dress code nos eventos.
Docentes
|
8 | 2 |
Decoração de Eventos | 4 | 1 |
Apresentação de Eventos e Entretenimento | 4 | 1 |
Relações Públicas | 6 | 1,5 |
Media Training: Rádio, TV e Imprensa | 4 | 1 |
Projeto Final de Curso | Fase 2: Realização do Evento
Processo criativo & estratégia de social media do evento. Planeamento do evento. Patrocínios, mecenato & media partners do evento. Serviços de o utsourcing do evento. Imagem & Protocolo do evento.
Docentes
|
4 | 1 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Introdução ao Protocolo: definição e obrigatoriedade | 2 | 0,5 |
Protocolo Oficial | 16 | 4 |
Protocolo Empresarial | 16 | 4 |
Protocolo Militar | 2 | 0,5 |
Protocolo Desportivo | 2 | 0,5 |
Etiqueta e Protocolo Social | 4 | 1 |
Projeto Final de Curso | Fase 3: Realização do Evento | 8 | 2 |
Pós-Laboral
Como antigo aluno, a referida Pós-Graduação vale no seu todo. No entanto, destaco o Protocolo, pois do meu ponto de vista, o conhecimento das suas regras é uma necessidade sentida por aqueles que se preocupam em transmitir uma imagem social positiva. Para o meu caso particular, que desenvolvo uma atividade social intensa, convivendo com pessoas de meios e culturas diferentes, o conhecimento destas regras protege-me das situações menos confortáveis do ponto de vista protocolar, funcionando como instrumento de trabalho que uso diariamente para a inserção em qualquer meio social.”
Exigente, concreto e adequado. O plano de estudos da PG – IPOE é feito de acordo com as necessidades do mercado e com a realidade do meio. Acredito que esta formação contribui de forma positiva para o enriquecimento curricular e pessoal dos alunos, permitindo igualmente uma oportunidade de networking única, tanto entre pares no curso como com o corpo docente – alguns dos melhores profissionais da área.
Estou certo de que quem escolha fazer esta formação terá uma vantagem competitiva única no acesso a novas oportunidades e/ou no melhoramento das suas competências sócio-profissionais.