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A licenciatura em Gestão ambiciona ser a melhor licenciatura na área da gestão em Portugal e objectiva a preparação dos estudantes para um mundo global. Um curso de gestão alinhado com as mais recentes tendências mundiais da área e que dá a oportunidade de explorar as diferentes áreas que compõem o know-how de gestão e desenvovler habilidades como a liderança e a gestão de equipas.

Esta licenciatura inclui a Certificação em Linguagem Corporal e Negociação, que permite aos estudantes aprender a comunicar de forma eficaz ganhando uma clara vantagem na negociação, entrevistas, liderança entre outras áreas. Ao concluir com sucesso este programa, será emitido um certificado profissional pelas marcas registadas: Microexpressões Faciais e Linguagem Corporal.

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A licenciatura em Gestão ambiciona ser a melhor licenciatura na área da gestão em Portugal e objectiva a preparação dos estudantes para um mundo global. Um curso de gestão alinhado com as mais recentes tendências mundiais da área e que dá a oportunidade de explorar as diferentes áreas que compõem o know-how de gestão e desenvovler habilidades como a liderança e a gestão de equipas.

Esta licenciatura inclui a Certificação em Linguagem Corporal e Negociação, que permite aos estudantes aprender a comunicar de forma eficaz ganhando uma clara vantagem na negociação, entrevistas, liderança entre outras áreas. Ao concluir com sucesso este programa, será emitido um certificado profissional pelas marcas registadas: Microexpressões Faciais e Linguagem Corporal.

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Duração

3 anos

Tipo

LICENCIATURAS

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Raquel Soares

Campus

Quinta do Bom Nome

Saídas Profissionais

Gestão e administração de empresas
Direcção e gestão das áreas contabilísticas e financeiras
Direcção e gestão das áreas comercial e de marketing
Gestão de projectos
Auditoria e consultoria

Provas de Ingresso

Economia ou Geografia ou Matemática

Experiência Internacional

A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 70 instituições em 20 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional, através dos programas garcilaso e erasmus.

Empresas

Proximidade ao mundo empresarial através de seminários e/ou estágios, da resolução de casos e problemas práticos reais propostos por empresas em sala de aula e durante o semestre em projetos curriculares, concursos de ideias e de empreendedorismo.


Parceiros: 

                    

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Matemática

A Unidade Curricular é uma introdução aos métodos matemáticos para gestão. São cobertos tópicos fundamentais do cálculo diferencial de funções de várias variáveis, do cálculo integral e temas básicos de álgebra linear. Em particular, são exploradas aplicações à economia e às finanças. Os conhecimentos oferecidos são relevantes para o estudo das disciplinas de estatística, econometria e investigação operacional, bem como de outras nas áreas genéricas de economia e finanças.

4 6
Fundamentos da Gestão Empresarial

Esta Unidade Curricular tem como objetivo analisar e compreender a dinâmica da gestão no contexto atual, aberto, global e em mudança, em torno dos principais objetivos empresariais, promovendo a capacidade de identificar e analisar os conceitos fundamentais em gestão, proporcionando uma visão global das Empresas/Organizações, e de compreender o funcionamento do Ciclo de Gestão: Planear, Organizar, Dirigir e Controlar. Permite, simultaneamente, desenvolver as aptidões necessárias ao reforço de uma visão aberta e internacional no domínio da gestão empresarial.

4 6
Economia

A Unidade Curricular de Economia fornece aos alunos um conjunto de competências e ferramentas que lhes permitem olhar para o mundo que os rodeia e compreender o seu comportamento, no que à Economia diz respeito. "Por que motivo, quando vamos a um restaurante de comida à discrição, comemos muito mais que nos restaurantes tradicionais?" ou "Por que motivo Portugal cresceu tão pouco nos últimos anos?" são apenas algumas das questões exploradas ao longo das aulas. Nesta Unidade Curricular promove-se o espírito crítico dos alunos, uma vez que as ferramentas que lhes são fornecidas lhes permitem compreender as múltiplas dimensões da atividade económica e, assim, debater diferentes propostas e os impactos associados a essas propostas.

4 6
Contabilidade Financeira I

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável em qualquer negócio. Para além de constituir uma obrigação legal, é a base para o apuramento de impostos. Dada esta importância, a Contabilidade Financeira encontra-se distribuída por dois semestres letivos. Na Contabilidade Financeira I são estudados os conceitos necessários à introdução na Contabilidade, aliados à componente prática proporcionada pelos exercícios desenvolvidos em aula. É a base para a Contabilidade Financeira II.

4 6
Ciência, Fontes e Métodos

A Unidade Curricular de Ciências, Fontes e Métodos tem como objetivo familiarizar os estudantes com os conceitos, conhecimentos, métodos e técnicas fundamentais a investigações de natureza científica, que servirão de alicerces ao seu percurso intelectual e académico. Alia aspetos teóricos e conceptuais a uma grande vertente prática, plasmada na realização de várias tarefas de investigação ao longo do semestre, alicerçadas, nomeadamente, na utilização de ferramentas informáticas dedicadas.

2 3
Sistemas Informáticos I

No âmbito da Unidade Curricular são lecionadas técnicas e metodologias de uso de folhas de cálculo, como ferramenta de produtividade e suporte à gestão e tomada de decisão. As competências adquiridas permitem realizar cálculos com recurso a funcionalidades avançadas do Microsoft Excel e posteriormente analisar os resultados através da produção de indicadores que permitem desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão, com competência, executando tarefas de modo eficiente e correto.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estatística

A Unidade Curricular faz uma introdução à estatística, apresentando os conceitos e instrumentos básicos de estatística descritiva, probabilidade e estatística indutiva. Sem prejuízo da apresentação rigorosa dos temas, é privilegiado o pendor operacional da formação, com a exploração de aplicações em Microsoft Excel. Os conhecimentos fornecidos são pré-requisito para o estudo posterior das disciplinas de econometria e estatística multivariada.

4 6
Direito Empresarial

O Direito Empresarial é abordado numa ótica de panorâmica geral do direito societário. A lecionação desta unidade curricular pretende alcançar os seguintes objetivos: instruir o discente com noções básicas de direito na área empresarial; ensino dos instrumentos legais que permitem a criação de uma empresa; abordar as formas de sociedade mais adequadas ao objetivo empresarial que se pretende realizar; entender a dinâmica empresarial no seu âmbito interno e externo; promover a iniciativa empreendedora do discente, propondo a criação de uma empresa; perceção geral da atividade empresarial que abrange formas contratuais, títulos de crédito e o comércio eletrónico; análise de case studies reais. Esta abordagem permitirá ao discente, no final do ciclo de estudos, uma preparação legal teórica básica e uma perspetiva prática da atividade empresarial.

4 6
Cálculo Financeiro

A Unidade Curricular de Cálculo Financeiro prepara os alunos para tarefas básicas de cálculo de juros, taxas de juro, rendas e amortização de empréstimos, cujas aplicações profissionais se relacionam com a prática bancária, seguradora e de gestão financeira. Como ponto de partida, esta Unidade Curricular exprime a razão de ser desta temática, ou seja, o valor do dinheiro ao longo do tempo e das variáveis que lhe estão associadas.

4 6
Contabilidade Financeira II

A Contabilidade Financeira II surge no seguimento do que foi lecionado no primeiro semestre. Recebidos os conceitos básicos, reforça-se a aprendizagem com um programa ainda mais exigente. Tratando-se da formação de gestores, a preparação e interpretação das demonstrações financeiras assume um papel importante no objetivo desta Unidade Curricular. A lecionação conta com um corpo docente ligado à realidade empresarial, proporcionando a perfeita conjugação entre investigação e execução prática.

4 6
Criatividade e Pensamento Crítico

Criatividade e Pensamento Crítico é uma Unidade Curricular transversal a muitas áreas de saber. Pretende fornecer aos alunos instrumentos para procurar conhecer a realidade, avaliá-la e encontrar soluções criativas para os problemas da atualidade. Crucialmente, ao longo do semestre, os alunos aprendem a argumentar e a avaliar a argumentação de outrem, considerando aspetos importantes como a credibilidade da fonte e a estrutura do argumento. Para além disso, os alunos desenvolvem projetos criativos como resposta a problemas ou necessidades sociais, culturais e económicas, alterando a sua realidade.

2 3
Sistemas Informáticos II

No âmbito da Unidade Curricular são lecionadas técnicas e metodologias associadas aos sistemas gestores de bases de dados (SGBD), como ferramentas de produtividade, com particular ênfase na planificação e desenvolvimento de bases de dados relacionais que sirvam de suporte a aplicações de gestão. As competências adquiridas permitem desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão em geral, com grande proficiência nas tecnologias de suporte a essas mesmas atividades.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estudos de Mercado

A Unidade Curricular de Estudos de Mercado faz uma introdução ao estudo de mercado como ferramenta de apoio à tomada de decisão em gestão. O módulo é apresentado de forma integrada, envolvendo a conceção e desenvolvimento de um estudo de mercado real/virtual. São cobertas as fases de pesquisa exploratória e de conclusão quantitativa, passando pela conceção de um inquérito para recolha de dados e sua análise recorrendo ao programa SPSS.

4 6
Gestão de Recursos Humanos

O que é que os melhores lugares para trabalhar têm em comum? As melhores práticas de Gestão de Recursos Humanos. Esta Unidade Curricular visa preparar os estudantes para serem excelentes gestores, fornecendo o conhecimento teórico necessário acerca da gestão de Pessoas e a sua aplicação prática a estudos de caso da vida real. Trata de tópicos como recrutamento, desenvolvimento de competências dos colaboradores, avaliação de desempenho, gestão de recompensas, entre outros, adotando uma abordagem ética e dando ênfase a uma gestão socialmente responsável.

4 6
Análise Financeira 4 6
Contabilidade de Custos

Num ambiente de permanente mudança e internacionalização dos mercados, o conhecimento tempestivo e correto de todos os custos incorridos para cumprir os objetivos de competitividade da unidade económica é cada vez mais uma necessidade da gestão. Assim, sendo o objeto da Contabilidade de Custos é construir um sistema de medida de diferentes grandezas da organização tendo em vista facilitar a tomada de decisões e o controlo de gestão. Para que tal seja possível, a Unidade Curricular tem como foco sensibilizar os alunos para conceitos de custos, quais os componentes dos custos de produção, assim como identificar quais os métodos de apuramento dos mesmos. De igual importância é a compreensão dos sistemas de gestão orçamental, bem como do apuramento dos respectivos desvios.

4 6
Competências Comunicacionais

A Unidade Curricular de Competências Comunicacionais foi concebida de modo a promover a aquisição e o desenvolvimento de competências que permitirão aos estudantes lidar com situações comunicacionais em contextos profissionais, preparando-os para apresentações orais, sessões de trabalho e outras situações a nível profissional. São utilizadas metodologias ativas, complementadas pela gravação de vídeos, que os ajudarão a ultrapassar inibições, desenvolver competências interpessoais e assimilar individualmente diferentes técnicas e estratégias comunicacionais.

2 3
Gestão de Projetos

Na Unidade Curricular Gestão de Projetos os conteúdos programáticos dedicam-se à aplicação de conhecimentos e técnicas na conceção e execução de atividades relacionadas, de forma a atingir, no fim do ciclo de vida de um projeto, os objetivos definidos. Os seus processos de gestão organizam-se em cinco grupos (iniciação, planeamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento e de gestão (integração, âmbito, tempo, custo, qualidade, recursos, comunicações, riscos e aquisições).

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Métodos de Previsão

A Unidade Curricular fornece uma introdução à econometria. O estudo visa dotar o estudante da capacidade de desenvolver análise econométrica, incluindo leitura, interpretação e avaliação de resultados empíricos elementares. Em particular, são exploradas aplicações à gestão com o uso do programa SPSS.

4 6
Estratégia

Através da discussão, em grupos de trabalho, de casos e de exercícios criativos em sala, procura-se desenvolver a compreensão das dinâmicas e fatores de competição e comportamento empresarial em ambientes globalizados. Procura-se desenvolver a capacidade em estabelecer estratégias de negócio para promover o crescimento e expansão das unidades empresariais através da resolução de problemas e desafios concretos lançados por empresas.

4 6
Fiscalidade

Esta Unidade Curricular pretende dotar os estudantes dos seguintes conhecimentos fundamentais no domínio da fiscalidade empresarial: principais aspetos caracterizadores do sistema fiscal português; principais conceitos e regras estabelecidos na Lei Geral Tributária; aspetos teórico-práticos dos impostos sobre o rendimento - IRC e IRS, este último na perspetiva do substituto tributário; princípios inerentes à tributação do consumo, com estudo do caso particular do IVA. Abordam-se ainda noções básicas acerca da tributação do património. Pretende-se que no final da unidade curricular os estudantes conheçam os aspetos estruturais dos três principais impostos integrantes do sistema fiscal: IVA, IRS e IRC e que tenham noções básicas acerca da tributação do património. Adicionalmente, pretende-se que fiquem habilitados a consultar os respetivos códigos, de modo a que possam encontrar resposta sustentada para as questões fiscais que, no âmbito profissional, se lhes possam vir a colocar. Conexo com este objetivo, pretende-se que os estudantes fiquem sensibilizados para as restantes fontes de informação fiscal, como é o caso da doutrina vertida em informações vinculativas e circulares, e da jurisprudência e cientes das permanentes alterações que caracterizam a lei fiscal.

4 6
Finanças Corporativas

Esta Unidade Curricular tem como objetivo apresentar os conceitos e as ferramentas necessários à análise e tomada de decisões financeiras empresariais, baseada nos princípios fundamentais da teoria financeira moderna. A Unidade Curricular encontra-se estruturada em três partes: decisões de investimento e métodos de avaliação dos diferentes tipos de investimento;  análise de risco; decisões de financiamento, com ênfase na escolha da estrutura de capital e nos efeitos do financiamento nas decisões de investimento.

4 6
Liderança e Gestão de Equipas

Liderar e gerir equipas é uma competência fundamental na materialização da visão do negócio. Os alunos vão compreender melhor a forma como o comportamento humano afeta o funcionamento da organização e vão tomar contacto com um conjunto de modelos e ferramentas eficazes, que os ajudarão a intervir de forma bem-sucedida numa equipa. Os alunos vão, igualmente, descobrir o seu estilo de liderança e desafiar-se a integrar competências de outros estilos, de forma a expandirem o seu nível de liderança para o patamar seguinte.

2 3
Business Intelligence

A Unidade Curricular de Business Intelligence possibilita a aprendizagem dos principais conceitos relacionados com esta temática, a conceptualização de sistemas de Business Intelligence (BI) e permite o contacto com diversas soluções comerciais de BI. Os alunos desenvolvem um sistema de BI em Power BI, durante o seu processo de ensino-aprendizagem.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Modelos de Governança

Esta Unidade Curricular consiste em fornecer aos estudantes conhecimentos sobre os desafios da relação entre os interesses dos gestores que lideram a empresa e os acionistas que são proprietários da empresa. Visa também fornecer bases para desenvolver processos de monitorização e controlo da atividade dos gestores. Nomeadamente, discutir as problemáticas associadas à distinção entre governança e gestão, os pilares da governança, a estratégia corporativa e o papel do board e dos comités (risco, auditoria, gestão de recursos humanos, entre outros), a ética corporativa, a responsabilidade social interna e externa, os mecanismos de reporte e de comunicação, os desafios contemporâneos da governança, e os estudos de casos sobre práticas de governança.

4 6
Marketing Operacional

A Unidade Curricular de Marketing Operacional promove a aquisição de conhecimentos sobre a definição de marketing e a execução prática do mesmo. Tendo por base um enquadramento estratégico, no final da Unidade Curricular os estudantes serão capazes de analisar, tomar decisões e defender as suas decisões em relação a cada uma das variáveis do marketing-mix. Será também desenvolvido um plano de marketing com maior enfoque na vertente operacional.

4 6
Análise de Projetos de Investimento

Esta Unidade Curricular explora questões relacionadas com o valor de uma empresa, a forma como a podemos avaliar e a definição das variáveis que têm um forte impacto no seu valor. O objetivo desta Unidade Curricular é prover os alunos dos conceitos fundamentais e competências necessárias para efetuar avaliação de empresas e investimentos. A Unidade Curricular abrange os vários métodos de avaliação e baseia-se em casos, permitindo aos alunos colocar em prática  os conceitos de avaliação de empresas e investimentos.

4 6
Gestão da Cadeia de Abastecimento

A cadeia de abastecimento consiste numa área excitante da gestão e que constitui uma importante fonte de vantagem competitiva. Gestão da Cadeia de Abastecimento respeita à gestão da rede de organizações envolvidas em diferentes atividades que criam valor na forma de produtos e serviços ao consumidor final. Os alunos desenvolverão uma compreensão abrangente sobre os principais problemas envolvidos e as técnicas aplicáveis mais atuais, que serão abordados de forma realista e prática.

4 6
Ética e Deontologia Profissional

A Unidade Curricular de Ética e Deontologia Profissional tem como objetivo permitir que os estudantes desenvolvam uma perspetiva crítica acerca do conteúdo moral da ação humana. Mediante a análise de estudos de caso e códigos de prática, pretende-se refletir sobre as principais dimensões históricas, teóricas e práticas da conduta ética. A frequência da Unidade Curricular permitirá identificar e propor soluções para controvérsias éticas no âmbito da área científica específica.

2 3
Casos de Gestão

A Unidade Curricular de Casos de Gestão possibilita aos alunos a aprendizagem da metodologia de análise de casos de gestão, fictícios ou reais. Os alunos têm a possibilidade de desenvolver a sua capacidade de pensamento crítico e de argumentação, numa abordagem de avaliação 360º do processo de ensino-aprendizagem, que envolve trabalho de grupo e trabalho individual.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Projeto Aplicado 2 3
Jogo de Gestão

Esta Unidade Curricular é um exercício de gestão geral e estratégica aplicada, onde equipas de estudantes operam empresas simuladas por computador, atuando como conselho executivo de uma empresa multinacional de produção. Grupos de estudantes competem uns contra os outros enquanto tentam aumentar o valor das suas empresas. O objetivo da Unidade Curricular é desenvolver competências de gestão de dinâmica de grupo e de gestão multidisciplinar. A natureza não estruturada dos problemas permite treinar os alunos para resolver problemas em aberto de forma criativa.

2 3
Negócios Internacionais

A Unidade Curricular de Negócios Internacionais permite aos estudantes ganhar competências no âmbito da internacionalização de empresas, marcas e produtos. Os estudantes têm oportunidade de formular opções estratégicas para internacionalização de empresas; interpretar o comportamento do mercado e participar ativamente na avaliação de oportunidades de negócio a nível internacional; dirigir as operações comerciais de investimento internacional; decidir em contextos complexos de diálogo, trabalho e negociação multilinguística e multicultural, os quais são próprios dos processos de internacionalização; e gerir operações características da gestão internacional. Salienta-se que a Unidade Curricular pressupõe o envolvimento com casos reais onde se estudam e trabalham os mercados de destino para empresas portuguesas.

4 6
Controlo de Gestão

Esta Unidadae Curricular pretende dar a conhecer os conceitos e ferramentas fundamentais no âmbito do Controlo de Gestão das organizações, tais como o Tableau de Bord e o Balanced Scorecard, possibilitando perceber a conceção e implementação de um Sistema de Controlo de Gestão. Salienta-se a importância do Controlo de Gestão para acompanhar de forma eficiente e eficaz a gestão, garantindo a implementação estratégica das empresas e do reporte da informação nas organizações modernas.

4 6
Mercados Financeiros

O objetivo desta Unidade Curricular consiste em apresentar aos alunos a estrutura, operação e regulamentação dos mercados financeiros modernos. A Unidade Curricular cobre os intermediários financeiros, os instrumentos financeiros e os diferentes mercados em que as instituições de crédito são principais intervenientes. O aluno deste Unidade Curricular desenvolverá uma compreensão do papel que as instituições financeiras e os mercados desempenham no ambiente de negócios. Em relação aos mercados financeiros especificamente, esta Unidade Curricular aborda os temas de dinheiro, títulos, ações, moeda e derivativos.

4 6
Logística e Gestão de Operações

Logística e Operações (L&O) constituem uma área excitante da gestão que tem um efeito profundo na produtividade e desempenho de qualquer negócio no mundo. L&O respeita à criação de serviços e produtos de que todos nós dependemos. Esta Unidade Curricular proporciona uma introdução integrada à função operações de uma forma realista e prática. Os alunos desenvolverão uma compreensão abrangente sobre os principais problemas envolvidos e as técnicas aplicáveis mais atuais.

4 6

Horário

Manhã e tarde

INÍCIO
Setembro  Campus Quinta do Bom Nome
Testemunhos

Fazer parte do crescimento da Universidade Europeia, em geral, e da Licenciatura em Gestão, em particular, tem sido uma experiência gratificante, cheia de desafios e de oportunidades. Somos desafiados, pelo corpo docente, com programas curriculares atuais e iniciativas pedagógicas inovadoras. Além disso, temos a oportunidade de participar em estágios, que nos permitem antecipar, desde muito cedo, o futuro profissional. O modelo de ensino-aprendizagem permite ainda ao aluno o desenvolvimento de competências notáveis, prontas a utilizar no mercado de trabalho, para trilhar o sucesso.

João Almerum
Estudante

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 04/02/2013.
NCE/12/00896
Registo nº R/AC-Cr 36/2013/AL02 de 07-07-2016 (DGES).
Despacho 9758/2016, DR n.º 145/2016, Série II de 2016-07-29

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