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Uma licenciatura, múltiplas oportunidades de emprego.
Este curso de Turismo, com forte ligação ao mundo empresarial, foca a concepção, gestão e divulgação do turismo e da hospitalidade nas suas diferentes vertentes, abrindo um leque de oportunidades de emprego ímpar. Mais de 170 parcerias nas áreas de turismo e da hotelaria, que propiciam aos estudantes experiências reais e diversificadas de todo o sistema turístico: Vila Galé, Pestana, Hotéis Tivoli, Grupo Viagens Abreu, Uniplaces, Museus de Portugal, CCB, Zomato, Fórum Turismo 2.1, entre muitas outras parcerias.
Neste curso os estudantes terão também a oportunidade de participar no Tourism Train Experience, um projeto de revitalização de áreas desertificadas no interior do país, que lhes permite apresentar projetos ao Turismo de Portugal e à Secretaria de Estado do Turismo, no primeiro ano do curso.
Curso com uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado: 95% Turismo (fonte: infocursos).
Licenciatura reconhecida pelo:
Uma licenciatura, múltiplas oportunidades de emprego.
Este curso de Turismo, com forte ligação ao mundo empresarial, foca a concepção, gestão e divulgação do turismo e da hospitalidade nas suas diferentes vertentes, abrindo um leque de oportunidades de emprego ímpar. Mais de 170 parcerias nas áreas de turismo e da hotelaria, que propiciam aos estudantes experiências reais e diversificadas de todo o sistema turístico: Vila Galé, Pestana, Hotéis Tivoli, Grupo Viagens Abreu, Uniplaces, Museus de Portugal, CCB, Zomato, Fórum Turismo 2.1, entre muitas outras parcerias.
Neste curso os estudantes terão também a oportunidade de participar no Tourism Train Experience, um projeto de revitalização de áreas desertificadas no interior do país, que lhes permite apresentar projetos ao Turismo de Portugal e à Secretaria de Estado do Turismo, no primeiro ano do curso.
Curso com uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado: 95% Turismo (fonte: infocursos).
Licenciatura reconhecida pelo:
3 anos
LICENCIATURAS
Turismo & Hospitalidade
Lispolis
Direcção e gestão de empresas turísticas
Operadores turísticos, agências de viagens e transportadoras aéreas
Guia-intérprete
Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico
Projectos especializados no âmbito da indústria do lazer
Promoção e animação turística
Organização de eventos
Coordenação de serviços documentais ligados ao turismo
Geografia ou História ou Português
A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 70 instituições em 20 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional, através dos programas garcilaso e erasmus.
Proximidade ao mundo empresarial através de seminários, estágios e projetos, entre outros.
Parceiros:
Reconhecimento:
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Metodologia das Ciências Sociais
O principal objetivo desta unidade curricular é distinguir conhecimento popular de conhecimento científico. Os estudantes aprendem nesta disciplina a: construir uma questão de investigação e analisar de que forma esta se articula com os objetivos, hipóteses e teoria; dominar as ferramentas informáticas que auxiliam a pesquisa bibliográfica de artigos científicos e livros técnicos, bem como as que auxiliam a pesquisa de dados estatísticos; a construir fichas de leitura que auxiliam o desenvolvimento de um racional teórico coerente, enquadrado na investigação mais atual e relevante; as regras de citação e de redação de referências bibliográficas de acordo com o tipo de documento e com o modelo mais usado em ciências sociais. São ainda analisadas diferentes opções metodológicas adequadas a diferentes tipos de questões e objetivos de investigação, concebidos instrumentos de avaliação assim como articular todas as componentes de um trabalho científico de forma clara, coerente e rigorosa. |
2 | 3 |
Geografia do Turismo
Esta Unidade Curricular tem por objetivo facilitar a compreensão da abordagem geográfica ao fenómeno turístico; os principais movimentos turísticos, o conceito de lugar e a formação do lugar são estudadas por suporte às mais recentes teorias. |
4 | 6 |
Economia do Turismo
O objetivo desta Unidade Curricular é fornecer as bases da teoria económica para compreender o negócio turístico. A importância do turismo enquanto atividade económica, as suas características e as relações que se estabelecem com outras atividades e principais indicadores de medida do fenómeno turístico são amplamente desenvolvidos. |
4 | 6 |
Fundamentos do Turismo
Esta Unidade Curricular apresenta os principais conceitos, metodologias e técnicas para o estudo do Turismo e da Hospitalidade; caracterizar a sua evolução cronológica, relevando os factos que marcaram a historia do turismo, são o core desta Unidade Curricular, que aborda ainda a estrutura sistémica e holística deste setor e os efeitos do fenómeno turístico sobre o destino, o visitante e o visitado. |
4 | 6 |
Gestão de Serviços
Esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento de competências na gestão de serviços de qualidade orientados para o cliente. |
4 | 6 |
Inglês I
No 1º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria. |
2 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Técnicas de Expressão Escrita
Esta Unidade Curricular prepara os estudantes para organizar o pensamento e falar de forma profissional e com confiança, utilizando linguagem e vocabulário adequados a diversos contextos profissionais e a públicos distintos, exprimindo-se de forma clara, assertiva e criativa ao dominar técnicas de comunicação oral eficazes. |
2 | 3 |
Direito do Turismo
A Unidade Curricular de Direito do Turismo pretende assegurar a estudantes de um primeiro ciclo integrado na área do Turismo um conhecimento das principais linhas de enquadramento legal da atividade turística e hoteleira, com especial enfoque na disciplina dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de restauração e bebidas. |
4 | 6 |
Estatística
Esta Unidade Curricular visa proporcionar uma formação geral na área quantitativa, evidenciando a centralidade da Estatística na Sociedade Contemporânea. Recolha, organização de dados, tratamento e interpretação de informação, são o foco desta Unidade Curricular. O trabalho realizado permitirá desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão com base em dados quantitativos. Pretende-se ainda a aquisição de competências para prosseguir sem dificuldade a aquisição de conhecimentos em outras áreas que recorram às técnicas descritas nesta ciência. |
4 | 6 |
Turismo e Transportes
Nesta Unidade Curricular pretende-se perspetivar o desenvolvimento do Mercado Turístico e seu relacionamento com o desenvolvimento e a expansão dos vários meios de transporte e as consequências, a nível nacional, daí decorrentes. Enunciam-se as estratégias e políticas de transporte da União Europeia a médio e longo prazo, numa abordagem global do desenvolvimento da Política Comum de Transportes. |
4 | 6 |
Sistemas Informáticos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes aprendam a utilizar folhas de cálculo e sistemas de gestão de bases de dados, como ferramentas de produtividade e suporte à gestão e tomada de decisão. Os estudantes ficarão aptos a realizar operações recorrendo a funcionalidades avançadas do Microsoft Office Excel e Access 2016 e posteriormente analisar os resultados e produzir indicadores que lhes permitam desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão, com competência, executando tarefas de modo eficiente e correto. |
4 | 6 |
Inglês II
No 2º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria. |
2 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Inglês III
No 3º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. |
2 | 3 |
Competências Comunicacionais
Nesta Unidade Curricular os estudantes aprendem a lidar com situações de comunicação, tanto enquanto emissor e recetor de mensagens, observador, assim como enquanto agente de decisão. A familiarização com os principais processos comunicacionais subjacentes à comunicação intrapessoal, interpessoal (face-a-face) e intergrupal (pequeno e grande grupo) é um dos objetivos assim como o desenvolvimento das competências verbais e não-verbais da comunicação em público. |
2 | 3 |
Contabilidade
Os objetivos desta Unidade Curricular passam por compreender a Contabilidade como um sistema de informação; identificar e compreender o Capital Próprio e a sua dinâmica; identificar contas a usar e o correto registo contabilístico perante a existência de um facto; avaliar os inventários à entrada e à saída do armazém utilizando os diversos critérios; entender a aplicação e a diferença entre os sistemas de inventário; identificar a aplicação da periodização económica e da prudência e compreender as regras do encerramento e reabertura do ciclo económico. |
4 | 6 |
Marketing Turístico
Esta Unidade Curricular tem por objetivos aprofundar os conhecimentos de Marketing turístico e aplicá-los ao mercado; identificar os elementos que compõem um plano de marketing; utilizar os instrumentos e ferramentas promocionais disponíveis; desenvolvendo competências na aplicação de uma estratégia de web-marketing no sector do Turismo, nomeadamente as redes socias. Os estudantes poderão solidificar conceitos relacionados com práticas de sucesso na Internet, relacionando-os com casos concretos que ilustram as tendências do sector. |
4 | 6 |
Património Material e Imaterial
Esta Unidade Curricular fornece conhecimentos especializados no âmbito do património material e imaterial, imóvel e móvel, habilitando-os para uma correta compreensão, valorização e utilização dos monumentos, conjuntos ou sítios e das instituições detentoras de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. |
4 | 6 |
Informática Aplicada ao Turismo
A presente Unidade Curricular insere-se no contexto dos Sistemas Informáticos específicos para turismo. É uma Unidade Curricular especializada, resultado da importância crescente que os sistemas de reservas para turismo têm na indústria turística mundial. O principal objetivo é estudar os aspetos teóricos e as metodologias práticas associados aos sistemas Galileo e Amadeus, com vista à futura utilização dos mesmos em contexto profissional. |
4 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Mercados e Produtos Turísticos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam competências no âmbito dos produtos turísticos estratégicos para Portugal, bem como dos vários mercados que lhes estão associados. É assim fundamental o conhecimento das especificidades dos produtos turísticos de modo a que os alunos sejam capazes de vir a promover a sua criação, desenvolvimento e promoção de acordo com as características dos respetivos mercados e as tendências atuais do comportamento dos turistas. |
4 | 6 |
Itinerários Turísticos
Nesta Unidade Curricular os estudantes ficam aptos a compreender e refletir sobre a articulação entre os espaços frequentados pelos turistas e as leituras que esses espaços podem oferecer, pretende-se que saibam reconhecer os itinerários turísticos atualmente comercializados, bem como ficar na posse dos instrumentos necessários para a elaboração de diferentes itinerários. |
4 | 6 |
Turismo e Sustentabilidade
Numa lógica de desenvolvimento sustentável esta Unidade Curricular, caracteriza e interpreta os impactos da atividade turística aos diferentes níveis – económico, social e ambiental. Apresentam-se os principais instrumentos de planeamento e ordenamento do território que condicionam ou potenciam a prática do turismo na sua relação com o ambiente. São ainda estudadas as estratégias de turismo sustentável de empresas e destinos e caracterizados novos produtos turísticos que emergem das relações entre Turismo e Ambiente. |
4 | 6 |
Inglês IV
No 4º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria. |
2 | 3 |
Optativa I | 2 | 3 |
Gestão Financeira
Esta Unidade Curricular introduz os principais conceitos e teorias da Gestão Financeira, dotando os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam aferir a importância da Gestão Financeira na empresa. Os instrumentos, métodos e técnicas de análise financeira e sua integração no processo de decisão empresarial, designadamente a análise financeira de empresas, a análise de risco e rentabilidade, o planeamento financeiro e a gestão equilibrada dos recursos financeiros, são o foco desta Unidade Curricular. |
4 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Plano de Negócios
Nesta Unidade Curricular promove-se a aplicação de conhecimentos técnico-científicos adquirido nas diferentes Unidades Curriculares que permitam desenvolver a capacidade de analisar e formular uma estratégia, para elaborar um plano de Negócios e sua monitorização. É ainda objetivo da unidade curricular estimular a inovação, a criatividade e o espírito crítico e construtivo e promover temáticas na área do Turismo. |
4 | 6 |
Promoção Turística
A Unidade Curricular de promoção turística visa desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre definições, conceitos e técnicas, que permitam em contextos empresariais e científicos, desempenhar ações como: mostrar familiaridade com os conceitos fundamentais da promoção turística, enquadrados no âmbito mais global do Marketing Turístico, tendo em conta os seus fundamentos científicos; saber comunicar conhecimentos relacionados com Promoção Turística, de forma adequada às exigências dos contextos científicos e empresariais, situando-a no domínio do marketing, com entendimento sobre a estrutura da área científica e suas ramificações, desenvolvendo ações de experimentação e de teste; aplicar os métodos e técnicas relacionadas com a seleção de instrumentos promocionais e estruturação de um plano de promoção turística de acordo com as diferentes realidades, de forma precisa e evidenciar um referencial na área da investigação científica que permita distinções qualitativas na abordagem de teorias e de metodologias do conhecimento. |
4 | 6 |
Animação Turística
A Unidade Curricular pretende responder às necessidades de reconhecer o conceito de animação turística, ajustá-lo ao mercado, tendo em conta os recursos disponíveis, definindo e organizando teoricamente atividades a desenvolver, tendo em conta a faixa etária e as motivações dos turistas. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e conhecer o funcionamento e operacionalização de programas de animação turística. |
4 | 6 |
Agências de Viagens e Operadores Turísticos
Esta Unidade Curricular propõe definir e compreender o que são agências de viagens e operadores turísticos. Enquadramento legal, identificação dos operadores turísticos e análise dos processos de desenvolvimento e distribuição dos pacotes turísticos alimentam o programa desta Unidade Curricular. |
4 | 6 |
Inglês V
No 5º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria. |
4 | 6 |
Optativa II | 2 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Projeto Final
Nesta Unidade Curricular promove-se a aquisição, pelos estudantes, das competências necessárias à realização do diagnóstico técnico, económico e financeiro e à formulação de opções estratégicas sobre uma empresa em contexto real. Desenvolve-se nos estudantes as capacidades organizativas na preparação de trabalhos técnicos que exijam o recurso, de forma integrada, a várias áreas do conhecimento científico e à sustentação objetiva de propostas estratégicas empresariais. |
4 | 6 |
Marketing Digital
Com esta Unidade Curricular pretende-se dar a conhecer as potencialidades da Internet; aprofundar os conhecimentos de e-commerce e potenciar o seu papel no desenvolvimento de uma estratégia na Internet; utilizar a Web para potenciar o Turismo 2.0; integrar o Comércio On-line. O s estudantes irão aprender a manusear o back Office de uma plataforma de CRS; compreender o que são canais de distribuição na Internet, como funcionam e como os podemos utilizar para chegar junto do cliente. Serão aina abordadas temáticas como o aparecimento de um novo público: Traveler Tribes e o desenvolvimento de técnicas de aproximação, a monitorização e mensuração de resultados para otimizar a estratégia de e-commerce. Os estudantes serão ainda sensibilizados para a importância da Web 2, das Redes Sociais e da Blogosfera para a transformação dos clientes em fãs. |
4 | 6 |
Planeamento do Turismo
Os objetivos propostos para esta Unidade Curricular passam pela compreensão dos impactos da atividade turística e sua relação com os fenómenos de desenvolvimento regional. Relacionando a evolução do pensamento sobre o planeamento em geral, e o planeamento turístico em particular, e os processos de desenvolvimento dos destinos turísticos. O longo do semestre são analisadas as “macrotendências” de desenvolvimento do turismo e as opções de política de turismo recomendadas neste contexto. Dá-se a conhecer os modelos, metodologias, instrumentos e técnicas de planeamento do turismo e, em particular, de indicadores de monitorização do desenvolvimento de destinos turísticos. |
4 | 6 |
Gestão de Empresas Turísticas
Esta Unidade Curricular explora as funções de gestão no mundo do turismo, ferramentas de formação de preços e estruturas de mercado e métodos de gestão em função da estrutura identificada alimentam o programa desta Unidade Curricular. |
4 | 6 |
Inglês VI
No 6º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria. |
4 | 6 |
Optativa III | 2 | 3 |
Manhã e tarde
A licenciatura em Turismo na Universidade Europeia é uma mais-valia para quem pretende trabalhar num sector tão importante como o turismo. Durante o meu percurso académico adquiri conhecimentos que, hoje em dia, consigo colocá-los em prática e serem valorizados. Em relação ao corpo docente, encontram-se activos no mercado de trabalho conseguindo, assim, transmitir as suas opiniões e conselhos.
Aprovado pela A3ES em 07-05-2012
Registo nº R/A-Ef 48/2012 de 07-05-2012
Despacho nº 4478/2014, de 26/03, DR II Série nº 60