A licenciatura em Turismo permite uma grande proximidade ao mundo empresarial e responde às mais recentes tendências do setor do turismo. Atualmente o plano de estudos apresenta como principais unidades curriculares: Gestão de Pessoas e Equipas; Análise e Indicadores em Turismo; Marketing Turístico; Gestão de Eventos e Protocolo e o Desenho e Gestão de Experiências Turísticas.
Uma licenciatura, múltiplas oportunidades:
A licenciatura em Turismo apresenta uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado: 97% Turismo (fonte: infocursos).
3 anos
LICENCIATURAS
Turismo & Hospitalidade
Lispolis
Geografia ou História ou Português
A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia), entre outras.
Cada programa apresenta uma listagem de parcerias específicas, a consultar junto do International Office.
Algumas das empresas que colaboram em seminários, estágios, resolução de casos e problemas práticos reais propostos em sala de aula, em projetos curriculares, concursos de ideias e de empreendedorismo para a licenciatura em turismo: Vida Edu, Rent Experience, TopAltântico, José Maria da Fonseca, Grupo Amorim, Azores, Agência Abreu, Pestana Hotel, Grupo Visabeira, Groundforce.
Reconhecimento:
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Geografia do Turismo
Esta Unidade Curricular tem por objetivo facilitar a compreensão da abordagem geográfica ao fenómeno turístico; os principais movimentos turísticos, o conceito de lugar e a formação do lugar são estudadas por suporte às mais recentes teorias. |
4 | 5 |
Economia do Turismo
O objetivo desta Unidade Curricular é fornecer as bases da teoria económica para compreender o negócio turístico. A importância do turismo enquanto atividade económica, as suas características e as relações que se estabelecem com outras atividades e principais indicadores de medida do fenómeno turístico são amplamente desenvolvidos. |
4 | 5 |
Fundamentos do Turismo
Esta Unidade Curricular apresenta os principais conceitos, metodologias e técnicas para o estudo do Turismo e da Hospitalidade; caracterizar a sua evolução cronológica, relevando os factos que marcaram a historia do turismo, são o core desta Unidade Curricular, que aborda ainda a estrutura sistémica e holística deste setor e os efeitos do fenómeno turístico sobre o destino, o visitante e o visitado. |
4 | 5 |
Métodos Quantitativos e Qualitativos | 4 | 5 |
Tecnologias para o Turismo I | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira I | 2 | 2,5 |
Laboratório Integrado em Turismo I | 4 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Direito do Turismo
A Unidade Curricular de Direito do Turismo pretende assegurar a estudantes de um primeiro ciclo integrado na área do Turismo um conhecimento das principais linhas de enquadramento legal da atividade turística e hoteleira, com especial enfoque na disciplina dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de restauração e bebidas. |
4 | 5 |
Turismo e Transportes
Nesta Unidade Curricular pretende-se perspetivar o desenvolvimento do Mercado Turístico e seu relacionamento com o desenvolvimento e a expansão dos vários meios de transporte e as consequências, a nível nacional, daí decorrentes. Enunciam-se as estratégias e políticas de transporte da União Europeia a médio e longo prazo, numa abordagem global do desenvolvimento da Política Comum de Transportes. |
4 | 5 |
Análise e Indicadores em Turismo | 4 | 5 |
Planeamento e Desenvolvimento do Turismo | 4 | 5 |
Tecnologias para o Turismo II | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira II | 2 | 2,5 |
Laboratório Integrado em Turismo II | 4 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Marketing Turístico
Esta Unidade Curricular tem por objetivos aprofundar os conhecimentos de Marketing turístico e aplicá-los ao mercado; identificar os elementos que compõem um plano de marketing; utilizar os instrumentos e ferramentas promocionais disponíveis; desenvolvendo competências na aplicação de uma estratégia de web-marketing no sector do Turismo, nomeadamente as redes socias. Os estudantes poderão solidificar conceitos relacionados com práticas de sucesso na Internet, relacionando-os com casos concretos que ilustram as tendências do sector. |
4 | 5 |
Mercados e Produtos Turísticos | 4 | 5 |
Promoção e Animação Turística | 4 | 5 |
Agências de Viagens e Operadores Turísticos | 4 | 5 |
Tecnologias para o Turismo III | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira III | 2 | 2,5 |
Laboratório Integrado em Turismo III | 4 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Desenho e Gestão de Experiências Turísticas | 4 | 5 |
Património Material e Imaterial | 4 | 5 |
Gestão de Eventos e Protocolo | 4 | 5 |
Marketing Digital e Virtual | 4 | 5 |
Tecnologias para o Turismo IV | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira IV | 2 | 2,5 |
Laboratório Integrado em Turismo IV | 4 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão de Operações Turísticas | 4 | 5 |
Contabilidade e Finanças | 4 | 5 |
Gestão de Pessoas e Equipas | 4 | 5 |
Empreendedorismo e Estratégia | 4 | 5 |
Competências Comunicacionais | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira V | 2 | 2,5 |
Laboratório Integrado em Turismo V | 4 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Plano de Negócios | 4 | 5 |
Opcional I | 4 | 5 |
Opcional II | 4 | 5 |
Opcional III | 4 | 5 |
Projecto Final/Estágio | 8 | 10 |
Diurno
A licenciatura em Turismo na Universidade Europeia é uma mais-valia para quem pretende trabalhar num sector tão importante como o turismo. Durante o meu percurso académico adquiri conhecimentos que, hoje em dia, consigo colocá-los em prática e serem valorizados. Em relação ao corpo docente, encontram-se activos no mercado de trabalho conseguindo, assim, transmitir as suas opiniões e conselhos.
Aprovado pela A3ES em 21-05-2019
Registo nº R/A-Ef 48/2012/AL01 de 02/08/2019
Despacho n.º 8108/2019, DR n.º 175, Série II de 12/09/2019