Portal Estudante

Licenciaturas

Turismo

Turismo

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que podes encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Investimento e bolsas disponíveis
    • Processo de candidatura
    • Parcerias internacionais
    • Empresas parceiras
    • Testemunhos de estudantes
    • Entre outras informações
  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Calcular Média

    Para calculares a tua média de acesso ao Ensino Superior, preenche os dados abaixo:

    Escolhe qual foi a tua área

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões

Uma licenciatura, múltiplas oportunidades de emprego.

  • Visão multidisciplinar com diversas oportunidades no mercado de trabalho.
  • Foco na conceção, gestão e divulgação do turismo e hospitalidade.
  • Empreender, inovar e criar: Tourism Lab imersões na Fábrica de startups e na Beta-i.
  • Desenvolvimento de projetos inovadores em concursos nacionais e internacionais com participação de...
Ver mais

Uma licenciatura, múltiplas oportunidades de emprego.

  • Visão multidisciplinar com diversas oportunidades no mercado de trabalho.
  • Foco na conceção, gestão e divulgação do turismo e hospitalidade.
  • Empreender, inovar e criar: Tourism Lab imersões na Fábrica de startups e na Beta-i.
  • Desenvolvimento de projetos inovadores em concursos nacionais e internacionais com participação de empresas.
  • Atualização permanente sobre as mais recentes tendências.
  • Experiências laboratoriais: Academia gourmet, Techlab, Tourism Lab, Agência de viagens, Laboratório virtual, Academia de línguas.
  • Licenciatura reconhecida pelo Turismo de Portugal.
  • Mais de 170 parcerias nas áreas de turismo.


Este
curso de Turismo, com forte ligação ao mundo empresarial, foca a concepção, gestão e divulgação do turismo e da hospitalidade nas suas diferentes vertentes, abrindo um leque de oportunidades de emprego ímpar. Mais de 170 parcerias nas áreas de turismo e da hotelaria, que propiciam aos estudantes experiências reais e diversificadas de todo o sistema turístico: Vila Galé, Pestana, Hotéis Tivoli, Grupo Viagens Abreu, Uniplaces, Museus de Portugal, CCB, Zomato, Fórum Turismo 2.1, entre muitas outras parcerias.

Neste curso os estudantes terão também a oportunidade de participar no Tourism Train Experience, um projeto de revitalização de áreas desertificadas no interior do país, que lhes permite apresentar projetos ao Turismo de Portugal e à Secretaria de Estado do Turismo, no primeiro ano do curso.

Curso com uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado: 95% Turismo (fonte: infocursos).

Ver menos
Duração

3 anos

Tipo

LICENCIATURAS

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Coordenador

Ana Cláudia Campos

Campus

Lispolis

Saídas Profissionais

Direção e gestão de empresas turísticas
Operadores turísticos, agências de viagens e transportadoras aéreas
Guia-intérprete
Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico
Projetos especializados no âmbito da indústria do lazer
Promoção e animação turística
Organização de eventos
Coordenação de serviços documentais ligados ao turismo

Provas de Ingresso

Geografia ou História ou Português

Experiência Internacional

A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 70 instituições em 20 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional, através dos programas garcilaso e erasmus.

Empresas

Proximidade ao mundo empresarial através de seminários, estágios e projetos, entre outros.


Parceiros:

amadeus        Agências Abreu                

                                    


Reconhecimento:


Turismo de Portugal

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Metodologia das Ciências Sociais

O principal objetivo desta unidade curricular é distinguir conhecimento popular de conhecimento científico. Os estudantes aprendem nesta disciplina a: construir uma questão de investigação e analisar de que forma esta se articula com os objetivos, hipóteses e teoria; dominar as ferramentas informáticas que auxiliam a pesquisa bibliográfica de artigos científicos e livros técnicos, bem como as que auxiliam a pesquisa de dados estatísticos; a construir fichas de leitura que auxiliam o desenvolvimento de um racional teórico coerente, enquadrado na investigação mais atual e relevante; as regras de citação e de redação de referências bibliográficas de acordo com o tipo de documento e com o modelo mais usado em ciências sociais. São ainda analisadas diferentes opções metodológicas adequadas a diferentes tipos de questões e objetivos de investigação, concebidos instrumentos de avaliação assim como articular todas as componentes de um trabalho científico de forma clara, coerente e rigorosa.

2 3
Geografia do Turismo

Esta Unidade Curricular tem por objetivo facilitar a compreensão da abordagem geográfica ao fenómeno turístico; os principais movimentos turísticos, o conceito de lugar e a formação do lugar são estudadas por suporte às mais recentes teorias.

4 6
Economia do Turismo

O objetivo desta Unidade Curricular é fornecer as bases da teoria económica para compreender o negócio turístico. A importância do turismo enquanto atividade económica, as suas características e as relações que se estabelecem com outras atividades e principais indicadores de medida do fenómeno turístico são amplamente desenvolvidos.

4 6
Fundamentos do Turismo

Esta Unidade Curricular apresenta os principais conceitos, metodologias e técnicas para o estudo do Turismo e da Hospitalidade; caracterizar a sua evolução cronológica, relevando os factos que marcaram a historia do turismo, são o core desta Unidade Curricular, que aborda ainda a estrutura sistémica e holística deste setor e os efeitos do fenómeno turístico sobre o destino, o visitante e o visitado.

4 6
Gestão de Serviços

Esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento de competências na gestão de serviços de qualidade orientados para o cliente.

4 6
Inglês I

No 1º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências.

Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Técnicas de Expressão Escrita

Esta Unidade Curricular prepara os estudantes para organizar o pensamento e falar de forma profissional e com confiança, utilizando linguagem e vocabulário adequados a diversos contextos profissionais e a públicos distintos, exprimindo-se de forma clara, assertiva e criativa ao dominar técnicas de comunicação oral eficazes.

2 3
Direito do Turismo

A Unidade Curricular de Direito do Turismo pretende assegurar a estudantes de um primeiro ciclo integrado na área do Turismo um conhecimento das principais linhas de enquadramento legal da atividade turística e hoteleira, com especial enfoque na disciplina dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

4 6
Estatística

Esta Unidade Curricular visa proporcionar uma formação geral na área quantitativa, evidenciando a centralidade da Estatística na Sociedade Contemporânea. Recolha, organização de dados, tratamento e interpretação de informação, são o foco desta Unidade Curricular.  O trabalho realizado permitirá desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão com base em dados quantitativos. Pretende-se ainda a aquisição de competências para prosseguir sem dificuldade a aquisição de conhecimentos em outras áreas que recorram às técnicas descritas nesta ciência.

4 6
Turismo e Transportes

Nesta Unidade Curricular pretende-se perspetivar o desenvolvimento do Mercado Turístico e seu relacionamento com o desenvolvimento e a expansão dos vários meios de transporte e as consequências, a nível nacional, daí decorrentes. Enunciam-se as estratégias e políticas de transporte da União Europeia a médio e longo prazo, numa abordagem global do desenvolvimento da Política Comum de Transportes.

4 6
Sistemas Informáticos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes aprendam a utilizar folhas de cálculo e sistemas de gestão de bases de dados, como ferramentas de produtividade e suporte à gestão e tomada de decisão. Os estudantes ficarão aptos a realizar operações recorrendo a funcionalidades avançadas do Microsoft Office Excel e Access 2016 e posteriormente analisar os resultados e produzir indicadores que lhes permitam desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão, com competência, executando tarefas de modo eficiente e correto.

4 6
Inglês II

No 2º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências.

Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Inglês III

No 3º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências.

2 3
Competências Comunicacionais

Nesta Unidade Curricular os estudantes aprendem a lidar com situações de comunicação, tanto enquanto emissor e recetor de mensagens, observador, assim como enquanto agente de decisão. A familiarização com os principais processos comunicacionais subjacentes à comunicação intrapessoal, interpessoal (face-a-face) e intergrupal (pequeno e grande grupo) é um dos objetivos assim como o desenvolvimento das competências verbais e não-verbais da comunicação em público.

2 3
Contabilidade

Os objetivos desta Unidade Curricular passam por compreender a Contabilidade como um sistema de informação; identificar e compreender o Capital Próprio e a sua dinâmica; identificar contas a usar e o correto registo contabilístico perante a existência de um facto; avaliar os inventários à entrada e à saída do armazém utilizando os diversos critérios; entender a aplicação e a diferença entre os sistemas de inventário; identificar a aplicação da periodização económica e da prudência e compreender as regras do encerramento e reabertura do ciclo económico.

4 6
Marketing Turístico

Esta Unidade Curricular tem por objetivos aprofundar os conhecimentos de Marketing turístico e aplicá-los ao mercado; identificar os elementos que compõem um plano de marketing; utilizar os instrumentos e ferramentas promocionais disponíveis; desenvolvendo competências na aplicação de uma estratégia de web-marketing no sector do Turismo, nomeadamente as redes socias. Os estudantes poderão solidificar conceitos relacionados com práticas de sucesso na Internet, relacionando-os com casos concretos que ilustram as tendências do sector.

4 6
Património Material e Imaterial

Esta Unidade Curricular fornece conhecimentos especializados no âmbito do património material e imaterial, imóvel e móvel, habilitando-os para uma correta compreensão, valorização e utilização dos monumentos, conjuntos ou sítios e das instituições detentoras de coleções de arquivos, bibliotecas e museus.

4 6
Informática Aplicada ao Turismo

A presente Unidade Curricular insere-se no contexto dos Sistemas Informáticos específicos para turismo. É uma Unidade Curricular especializada, resultado da importância crescente que os sistemas de reservas para turismo têm na indústria turística mundial. O principal objetivo é estudar os aspetos teóricos e as metodologias práticas associados aos sistemas Galileo e Amadeus, com vista à futura utilização dos mesmos em contexto profissional.

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Mercados e Produtos Turísticos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam competências no âmbito dos produtos turísticos estratégicos para Portugal, bem como dos vários mercados que lhes estão associados. É assim fundamental o conhecimento das especificidades dos produtos turísticos de modo a que os alunos sejam capazes de vir a promover a sua criação, desenvolvimento e promoção de acordo com as características dos respetivos mercados e as tendências atuais do comportamento dos turistas.

4 6
Itinerários Turísticos

Nesta Unidade Curricular os estudantes ficam aptos a compreender e refletir sobre a articulação entre os espaços frequentados pelos turistas e as leituras que esses espaços podem oferecer, pretende-se que saibam  reconhecer os itinerários turísticos atualmente comercializados, bem como ficar na posse dos instrumentos necessários para a elaboração de diferentes itinerários.

4 6
Turismo e Sustentabilidade

Numa lógica de desenvolvimento sustentável esta Unidade Curricular, caracteriza e interpreta os impactos da atividade turística  aos diferentes níveis – económico, social e ambiental. Apresentam-se os principais instrumentos de planeamento e ordenamento do território que condicionam ou potenciam a prática do turismo na sua relação com o ambiente. São ainda estudadas as estratégias de turismo sustentável de empresas e destinos e caracterizados novos produtos turísticos que emergem das relações entre Turismo e Ambiente.

4 6
Inglês IV

No 4º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria.

2 3
Optativa I 2 3
Gestão Financeira

Esta Unidade Curricular introduz os principais conceitos e teorias da Gestão Financeira, dotando os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam aferir a importância da Gestão Financeira na empresa. Os instrumentos, métodos e técnicas de análise financeira e sua integração no processo de decisão empresarial, designadamente a análise financeira de empresas, a análise de risco e rentabilidade, o planeamento financeiro e a gestão equilibrada dos recursos financeiros, são o foco desta Unidade Curricular.

4 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Plano de Negócios

Nesta Unidade Curricular promove-se a aplicação de conhecimentos técnico-científicos adquirido nas diferentes Unidades Curriculares que permitam desenvolver a capacidade de analisar e formular uma estratégia, para elaborar um plano de Negócios e sua monitorização. É ainda objetivo da unidade curricular estimular a inovação, a criatividade e o espírito crítico e construtivo e promover temáticas na área do Turismo.

4 6
Promoção Turística

A Unidade Curricular de promoção turística visa desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre definições, conceitos e técnicas, que permitam em contextos empresariais e científicos, desempenhar ações como: mostrar familiaridade com os conceitos fundamentais da promoção turística, enquadrados no âmbito mais global do Marketing Turístico, tendo em conta os seus fundamentos científicos; saber comunicar conhecimentos relacionados com Promoção Turística, de forma adequada às exigências dos contextos científicos e empresariais, situando-a no domínio do marketing, com entendimento sobre a estrutura da área científica e suas ramificações, desenvolvendo ações de experimentação e de teste; aplicar os métodos e técnicas relacionadas com a seleção de instrumentos promocionais e estruturação de um plano de promoção turística de acordo com as diferentes realidades, de forma precisa e evidenciar um referencial na área da investigação científica que permita distinções qualitativas na abordagem de teorias e de metodologias do conhecimento.

4 6
Animação Turística

A Unidade Curricular pretende responder às necessidades de reconhecer o conceito de animação turística, ajustá-lo ao mercado, tendo em conta os recursos disponíveis, definindo e organizando teoricamente atividades a desenvolver, tendo em conta a faixa etária e as motivações dos turistas. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e conhecer o funcionamento e operacionalização de programas de animação turística.

4 6
Agências de Viagens e Operadores Turísticos

Esta Unidade Curricular propõe definir e compreender o que são agências de viagens e operadores turísticos. Enquadramento legal, identificação dos operadores turísticos e análise dos processos de desenvolvimento e distribuição dos pacotes turísticos alimentam o programa desta Unidade Curricular.

4 6
Inglês V

No 5º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria.

4 6
Optativa II 2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Projeto Final

Nesta Unidade Curricular promove-se a aquisição, pelos estudantes, das competências necessárias à realização do diagnóstico técnico, económico e financeiro e à formulação de opções estratégicas sobre uma empresa em contexto real. Desenvolve-se nos estudantes as capacidades organizativas na preparação de trabalhos técnicos que exijam o recurso, de forma integrada, a várias áreas do conhecimento científico e à sustentação objetiva de propostas estratégicas empresariais.

4 6
Marketing Digital

Com esta Unidade Curricular pretende-se dar a conhecer as potencialidades da Internet; aprofundar os conhecimentos de e-commerce e potenciar o seu papel no desenvolvimento de uma estratégia na Internet; utilizar a Web para potenciar o Turismo 2.0; integrar o Comércio On-line. O s estudantes irão aprender a manusear o back Office de uma plataforma de CRS; compreender o que são canais de distribuição na Internet, como funcionam e como os podemos utilizar para chegar junto do cliente. Serão aina abordadas temáticas como o aparecimento de um novo público: Traveler Tribes e o desenvolvimento de técnicas de aproximação, a monitorização e mensuração de resultados para otimizar a estratégia de e-commerce. Os estudantes serão ainda sensibilizados para a importância da Web 2, das Redes Sociais e da Blogosfera para a transformação dos clientes em fãs.

4 6
Planeamento do Turismo

Os objetivos propostos para esta Unidade Curricular passam pela compreensão dos impactos da atividade turística e sua relação com os fenómenos de desenvolvimento regional. Relacionando a evolução do pensamento sobre o planeamento em geral, e o planeamento turístico em particular, e os processos de desenvolvimento dos destinos turísticos. O longo do semestre são analisadas as “macrotendências” de desenvolvimento do turismo e as opções de política de turismo recomendadas neste contexto. Dá-se a conhecer os modelos, metodologias, instrumentos e técnicas de planeamento do turismo e, em particular, de indicadores de monitorização do desenvolvimento de destinos turísticos.  

4 6
Gestão de Empresas Turísticas

Esta Unidade Curricular explora as funções de gestão no mundo do turismo, ferramentas de formação de preços e estruturas de mercado e métodos de gestão em função da estrutura identificada alimentam o programa desta Unidade Curricular.

4 6
Inglês VI

No 6º semestre de inglês, os estudantes são submetidos a um teste de aferição de conhecimentos prévios e colocados na turma que mais se adequa às suas necessidades de melhoria no domínio desta língua. Nos semestres seguintes, verifica-se uma progressão de meio nível (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas), por semestre, não existindo precedências. Os conteúdos de todas as Unidades Curriculares (Inglês I – Inglês VI) desenvolvem as quatro competências linguísticas (compreensão, leitura, oralidade e expressão escrita) nesta língua, sendo sempre aplicados ao sector do turismo e da hotelaria.

4 6
Optativa III 2 3

Horário

Diurno

INÍCIO
Setembro Campus Lispolis
Testemunhos

A licenciatura em Turismo na Universidade Europeia é uma mais-valia para quem pretende trabalhar num sector tão importante como o turismo. Durante o meu percurso académico adquiri conhecimentos que, hoje em dia, consigo colocá-los em prática e serem valorizados. Em relação ao corpo docente, encontram-se activos no mercado de trabalho conseguindo, assim, transmitir as suas opiniões e conselhos.

Andreia Oliveira
Estudante

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 07-05-2012

Registo nº R/A-Ef 48/2012 de 07-05-2012

Despacho nº 4478/2014, de 26/03, DR II Série nº 60


Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Gestão Hoteleira
Turismo + Gestão Hoteleira
Hospitality & Tourism Management
Management

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade